O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Neste quesito, o investimento em FII se parece muito com o investimento direto em imóveis e em ações; entenda essas semelhanças
Fundos imobiliários investem em imóveis de alto padrão e ativos de renda fixa ligados ao mercado imobiliário, e podem ter características diversas. Uns focam nos aluguéis dos imóveis; outros, em lucrar com os rendimentos pagos pelos ativos de renda fixa; outros, ainda, focam em ganhar com a valorização dos imóveis e papéis da carteira. Mas, afinal, como ganhar dinheiro com fundos imobiliários sendo cotista?
Os fundos de investimento imobiliário (FII) têm uma dinâmica muito própria, diferente das aplicações financeiras a que estamos mais acostumados. Já falei mais sobre isso na matéria Fundo imobiliário: como funciona esse investimento.
Uma característica que costuma causar muitas dúvidas nos investidores é o fato de haver duas formas de lucrar com esse tipo de fundo.
A primeira e mais conhecida é por meio dos rendimentos mensais. Fundos imobiliários são pratos cheios para os investidores que sonham em viver de renda, porque boa parte deles paga rendimentos periódicos - normalmente mensais - isentos de IR para a pessoa física em determinadas circunstâncias.
Essa renda deriva dos aluguéis dos imóveis ou dos rendimentos dos papéis presentes nas carteiras dos fundos, em geral corrigidos por algum índice de inflação. Podem também ser fruto da venda, com lucro, dos imóveis ou dos ativos de renda fixa.
Mas há uma segunda forma de lucrar, que muitas vezes passa batida pelos investidores: a valorização da cota. O problema é que, nesse caso, o retorno também pode ser negativo, pois assim como podem subir, os preços das cotas também podem cair.
Leia Também
Nesse sentido, o investimento em FII se assemelha muito ao investimento direto em imóveis ou em ações. Quando você compra um imóvel, pode ganhar com o aluguel ou, na hora da venda, com a valorização do bem; já ao comprar uma ação, você pode ganhar com a alta da ação ou a distribuição de proventos como os dividendos.
A seguir eu vou esmiuçar melhor essas duas formas de lucrar com fundos imobiliários.
Fundos imobiliários são investimentos geradores de renda, pois boa parte deles distribui rendimentos periódicos em dinheiro aos seus cotistas. É isso que torna possível aos investidores viver de FII.
Em geral, esses recursos advêm dos aluguéis dos imóveis da carteira ou dos rendimentos pagos pelos títulos de renda fixa detidos pelos fundos, sendo geralmente corrigidos por um índice de preços. Ou seja, trata-se de uma renda protegida contra a inflação.
Os rendimentos distribuídos pelos FII são isentos de imposto de renda para a pessoa física, desde que o fundo atenda a três condições:
A maior parte dos fundos imobiliários nos quais as pessoas físicas investem tem cotas negociadas na bolsa de valores, como se fossem ações.
FII são fundos fechados, não permitindo aplicações nem resgates. O acesso ao investimento é feito por meio de ofertas públicas. Mas, encerrado o período da oferta, a única forma de se tornar cotista ou aumentar a posição é por meio da compra de cotas em bolsa.
O mesmo vale para quem quiser sair do investimento. O resgate só é possível se o fundo encerrar suas atividades. Caso contrário, o investidor deve vender suas cotas na bolsa a outro interessado.
No vídeo a seguir eu falo sobre como investir em fundos imobiliários:
Assim como ocorre com as ações, os preços das cotas dos FII negociados em bolsa estão sujeitos aos movimentos de oferta e demanda.
Ou seja, se a demanda começar a ficar maior que a oferta, o preço das cotas sobe; se a oferta começar a ficar maior que a demanda, o preço cai. Tudo depende das perspectivas do mercado para o desempenho do fundo em questão.
Em outras palavras, as cotas dos FII podem se valorizar ou desvalorizar, assim como ocorre com ativos como imóveis e ações.
Portanto, a segunda maneira de ganhar dinheiro com os fundos imobiliários é por meio da valorização das cotas. Mas perceba que, neste caso, há risco de mercado: também é possível perder dinheiro, caso as cotas se desvalorizem.
E atenção: os ganhos com a valorização das cotas não são isentos de IR. Eles são tributados em 20%, e o imposto deve ser recolhido pelo próprio investidor por meio de DARF, até o último dia útil do mês seguinte ao da venda das cotas na bolsa.
Enquanto parte dos usuários das canetas emagrecedoras buscam perder peso, eles engordam as vendas da Lindt, afirma empresa
Com o Fuleco agora aposentado, mais de 95% da obra da Linha 17-Ouro já está concluída, segundo o Metrô
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (9). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogos aumentaram.
Bets alegam que a Kalshi e a Polymarket não têm sede nem autorização para atuar no Brasil e pressionam para suas atividades sejam suspensas.
O iPhone 17e já pode ser adquirido e está sendo produzido no interior de São Paulo
Projeto de transporte hidroviário deverá conectar represas da zona sul de São Paulo aos rios Pinheiros e Tietê
A Dupla de Páscoa abre o calendário de sorteios especiais das loterias da Caixa, que conta também com a Quina de São João, a Lotofácil da Independência e a Mega da Virada.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina e a Dupla Sena são as loterias da Caixa com os maiores prêmios em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores em disputa.
O atraso da Receita Federal bombou no Seu Dinheiro na última semana, junto com bancos grandes e pequenos
Camaçari, Rio de Janeiro e Osasco tem novos milionários da Lotofácil; Mega-Sena e Quina acumulam prêmios maiores
Jeff Bezos não gosta de apresentações e valoriza a opinião dos funcionários, mesmo os mais juniores
Ranking reúne as ações mais citadas por bancos e corretoras nas carteiras recomendadas do mês
Ouro sobre nesta sexta-feira (6), mas fecha semana no vermelho; entenda o que mexeu com o metal
O melhor símbolo de status para um milionário é uma conta bancária robusta, segundo Brian David Crane
Escalada do conflito no Oriente Médio provoca disparada histórica do petróleo, que ultrapassa os US$ 90; alta impulsiona ações da Petrobras na bolsa
A compra e o contrato de locação de 25 anos envolvem 11 imóveis destinados a atividades médico-hospitalares
Documentário lidera ranking da plataforma de streaming ao detalhar a batalha judicial entre uma secretária de confiança e uma suposta esposa
Enquanto o Banco Central recolhe as cédulas da primeira família do real, a disputa pelos itens cresce e preços que já ultrapassam R$ 5 mil
Entenda a origem do Dia da Mulher, marcada por lutas e pala reivindicação de direitos, igualdade e reconhecimento.
Nicola Dickinson, do Reino Unido, ganhou sorteio e agora é dona de uma casa avaliada em muitos milhões