Menu
2019-03-11T15:45:00-03:00
Imóveis

Senado discute novas possibilidades para saque do FGTS

Projeto quer permitir uso do saldo para quitar imóveis de parentes, imóveis rurais e imóveis que estejam em inventário

11 de março de 2019
15:45
Imóveis
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado a votação de um projeto que prevê novas possibilidades para o saque de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ideia é que o trabalhador possa usar o dinheiro em três novas situações.

  • Quitação de financiamento de imóvel de pai ou filho, no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
  • Pagamento de dívida de imóvel rural pertencente ao titular, seus pais ou filhos.
  • Aquisição de imóvel pertencente a familiar do titular que seja objeto de inventário. Nesse caso, um dos herdeiros pode comprar as partes dos demais com recursos do fundo.

O PLS 337 de 2015 já passou pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e tem votação final na CAE, que se reúne amanhã, terça-feira. A autoria é do ex-senador Donizete Nogueira (TO). O relator, senador Elmano Férrer (Pode-PI), apresentou voto favorável ao projeto, com as emendas de redação já aprovadas na comissão anterior.

Em seu relatório, Férrer avalia que o que as três novas situações em que poderia ser movimentada a conta do FGTS estão bem justificadas e podem ser acolhidas.

“São três situações de alta relevância econômica e social em que, na nossa opinião, o resgate da conta do FGTS estaria plenamente justificado”, diz o senador em seu relatório.

Ainda de acordo com o parlamentar, a função social do FGTS é justamente permitir ao trabalhador a formação de uma reserva monetária que possa ser utilizada em situações de alta importância pessoal, como a aquisição da casa própria, dos filhos ou dos pais (parentes de primeiro grau), o pagamento de dívidas rurais da família e a aquisição de imóvel objeto de inventário.

*Com informações da Agência Senado

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Seu Mentor de Investimentos

Como proteger seus investimentos diante do risco de sanções comerciais por causa das queimadas

País tornou-se um pária no mundo por conta do que acontece no Pantanal e na Amazônia, diz colunista Ivan Sant’Anna; ele aponta uma série de tipos de ativos que podem estar imunes a uma eventual protesto da comunidade internacional

caso de fevereiro

Guedes ‘excedeu barbaramente’ limites ao comparar servidor a parasita, diz juíza

Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Bahia, afirmou que o ministro da Economia ‘insultou’ os servidores públicos

em recuperação judicial

Justiça dos EUA libera empréstimo de US$ 2,4 bi da Latam

Nova proposta retirou cláusula questionada por minoritários

o melhor do seu dinheiro

Briga de bilionários e a maior besteira da minha vida

Texto mais lido da semana foi sobre uma troca de farpas virtual entre Elon Musk e Bill Gates. O motivo da discórdia? A viabilidade de veículos elétricos para longas distâncias

críticas ao governo

Para Bill Gates, uma medida de Trump pode ter acelerado o contágio pelo coronavírus

Voz crítica ao governo americano durante a pandemia, o bilionário apontou uma medida do presidente dos EUA que não ajudou a segurar a doença nos EUA

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements