Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Reformulação

Governo muda composição do Conselho Curador do FGTS

Decreto editado por Jair Bolsonaro reduz número de representantes de trabalhadores e entidades patronais

Concurso publico da Caixa Econômica Federal
Concurso publico da Caixa Econômica Federal - Imagem: Itaci Batista/Estadão Conteúdo

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que determina a utilização dos recursos do fundo, passou por reformulação e contará com menos participantes de sindicatos e de entidades patronais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em decreto editado na tarde desta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro reduziu de seis para três o número de representantes de entidades sindicais de trabalhadores e de patrões.

Em 2009, o governo tinha aumentado o número de conselheiros de 16 para 24, somando duas centrais sindicais e duas patronais, também subiu na mesma proporção o número de representantes do governo.

A reestruturação também se faz necessária pela mudança na estrutura dos Ministérios. A presidência do Conselho Curador era do Ministério do Trabalho, que foi incorporado ao Ministério da Economia. Agora, a representação será feita por um representante da Secretaria Especial de Fazenda, que presidirá o conselho; um da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; e um representante da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

Ainda na parte do governo, teremos um representante da Casa Civil; um do Ministério do Desenvolvimento Regional; e um do Ministério de Infraestrutura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sindicatos

A regra em vigor previa a participação de seis representantes dos trabalhadores indicados pelas Força Sindical, CUT, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

Leia Também

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Petrobras (PETR4) puxa nova frente de minerais estratégicos em acordo com governo e BNDES

CASO WILL BANK

Tinha dinheiro no Will Bank? Mais de 5 milhões de credores do Will Bank ainda não resgataram valores

O novo decreto prevê a participação de "um representante de cada uma das três centrais sindicais com maior índice de representatividade dos trabalhadores".

Com relação à representação dos empregadores, estavam representadas a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional de Serviços (CNS), Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNS) e Confederação Nacional do Transporte (CNT). O decreto de hoje reduz essa representação a três entidades: CNI, Consif e CNC.

* Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Moedas empilhadas com miniaturas de casas em uma escala crescente representando os dividendos dos fundos imobiliários 21 de junho de 2026 - 15:26
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 21 de junho de 2026 - 10:00
Alerta da defesa civil no celular, chamando a atenção para "misantropia" 20 de junho de 2026 - 13:11
O Ministro da Fazenda, Dario Durigan 19 de junho de 2026 - 19:15
Jogadores da Espanha em campo 19 de junho de 2026 - 15:41
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 19 de junho de 2026 - 13:15
suplemento alimentar anvisa ID da foto:2209671901 19 de junho de 2026 - 11:00
toy story 5 calvo cinema 19 de junho de 2026 - 9:30
seleção brasileira no gramado 19 de junho de 2026 - 7:08
brasil 18 de junho de 2026 - 19:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar