Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Do armário para o ‘fim do mundo’ com o FGTS

Até hoje tenho sérias dúvidas se o destino que dei ao meu FGTS liberado pelo governo em 2017 ajudou a aquecer a demanda. Tenho certeza, porém, de que os 44 bilhões de reais resgatados por 26 milhões de trabalhadores ergueram a economia brasileira

6 de junho de 2019
10:57
Ministro da Economia, Paulo Guedes
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Isac Nóbrega/PR

“Amigos presentes!” é o meu grupo de amigos mais próximos no WhatsApp. Oito pessoas unidas por afinidades que curtem celebrar aniversários. Você deve ter um grupo parecido com esse. Anualmente, uma “vaquinha” coletiva banca a compra de um presente que atenda à necessidade ou ao simples desejo do aniversariante da ocasião. Dois integrantes nasceram em um mesmo dia, o que exige gestão de caixa — tarefa desempenhada com maestria por uma amiga que também é minha vizinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em novembro de 2016, abri o meu presente com alegria e curiosidade. E, para o meu espanto, recebi o casaco mais bonito que já tive! Cor gelo, uma das minhas preferidas. No tamanho parecia grande, mas serviu certinho. Tem vários bolsos e capuz. Decathlon. Reconheci a marca de atletas e esportistas. Nada mais distante do meu perfil profissional e pessoal (nem sei andar de bicicleta). Pronta para a selfie, nossa remadora profissional disparou: “Não é um casaco, é um quebra-vento”.

Casaco ou quebra-vento, ele foi para o armário. Eu fiquei com o dilema: onde usar o presentão?

Uma amiga do “Amigos presentes!” resolveu: “Patagônia”. E como financiar a empreitada? Com o FGTS! Desta vez, quem respondeu foi Michel Temer.

Ops! Não. Não pense você que sou “assim” com o ex-presidente! Em dezembro de 2016, o presidente Michel Temer anunciou a liberação para saque de contas inativas do FGTS. Dyogo Oliveira, então ministro do Planejamento e responsável pela proposta de liberação dos recursos e pela operação, garantiu que o cronograma para os saques seria divulgado até o início de fevereiro e levaria em conta a data de nascimento dos beneficiários...Tortura. Nasci em novembro, lembra?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Era bom demais para ser verdade. Pensei. Mas aguentei firme, saquei meu dinheiro meses e meses depois e parti para El Calafate, Patagônia Argentina, carregando um mapa do Parque Nacional dos Glaciares. Visitei cavernas, soube tudo sobre a “família Kirchner”, conheci o Fitz Roy, o Perito Moreno e voltei encantada com o fim do mundo... e com o meu casaco.

Leia Também

Até hoje tenho sérias dúvidas se o destino que dei ao meu FGTS liberado pelo governo em 2017 ajudou a aquecer a demanda. Tenho certeza, porém, de que os 44 bilhões de reais resgatados por 26 milhões de trabalhadores ergueram a economia brasileira. Da expansão de 1,1 por cento do PIB de 2017, 0,7 ponto percentual foi creditado aos saques.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou nesta semana a intenção do governo Bolsonaro de liberar FGTS e PIS/Pasep, mas após a aprovação da reforma da Previdência. Sem as mudanças fundamentais na economia, o Brasil teria um “voo de galinha” — crescimento sem sustentação.

Alocação eficiente

Funcionário de carreira do Ministério da Fazenda desde 1998, tendo ocupado diversas funções no topo da hierarquia da pasta até assumir o Ministério do Planejamento em 2016 e, em 2018, a presidência do BNDES, Dyogo Oliveira concorda com Paulo Guedes de que há um momento adequado para a liberação de recursos dos fundos institucionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma longa conversa que tive, na terça-feira, com o ex-ministro, que em agosto assume a presidência da Associação dos Aeroportos Privados, ele reconheceu que o momento guarda semelhança com 2016. Lá, como agora, a economia vinha em processo de melhora gradual que foi interrompida pela deterioração de expectativas. Redirecionadas para um terreno positivo, as expectativas tornam-se alavancas para o crescimento.

Dyogo lembra do ambiente favorável do segundo semestre de 2016 decorrente de uma sequência de eventos: a troca de governo com o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff e o encaminhamento da reforma da Previdência e da proposta de criação do teto de gastos para o setor público.

Essas iniciativas atendiam ao clamor por um ajuste fiscal. O ex-ministro vê cenário semelhante neste início de governo Bolsonaro. E ele concorda que “o Brasil seria um outro país” não fosse o evento JBS em maio de 2017.

Dyogo Oliveira chegou à proposta de liberação das contas inativas do FGTS — e mais adiante do PIS/Pasep — por estar convencido à época de que o país estava em profunda recessão. “O ajuste fiscal era fundamental e ajudaria, sim, no longo prazo. Mas considerando que num primeiro momento o ajuste tem efeitos recessivos, precisávamos de algo que estimulasse a economia sem gerar despesa. Tínhamos alternativas, mas a liberação do FGTS era a mais adequada, inclusive, por ser o maior estoque de recursos privados sob gestão do governo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, explica Dyogo, a liberação do FGTS teria um impacto alocativo importante. O governo estaria entregando o dinheiro dos trabalhadores aos trabalhadores (os donos do dinheiro) e eles poderiam optar por aplicações mais rentáveis. E o resultado seria uma alocação de recursos mais eficiente. “Tínhamos preocupação com o financiamento à construção (feito em parte com dinheiro do FGTS) que não poderia ser prejudicado. E não houve prejuízo algum nesse sentido.”

Dívida, consumo e poupança

O patrimônio do FGTS soma cerca de 530 bilhões de reais e o do PIS/Pasep é pouco superior a 21 bilhões de reais.

Agora, em 2019, entende o ex-ministro, o evento catalisador da possível liberação do FGTS e PIS/Pasep é a reforma da Previdência. “Paulo Guedes está certo”, diz.

Dyogo Oliveira apresentou ao presidente Temer a proposta de liberação dos recursos em outubro de 2016. O presidente anunciou a decisão em dezembro e, a partir de março de 2017, os desembolsos começaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses meses foram dedicados à logística do desembolso. A criação de um sistema pela Caixa foi o que mais demorou. Além do desenvolvimento de tecnologia, foi necessário localizar os trabalhadores e definir uma agenda de liberação por regiões geográficas inclusive. Não poderia ocorrer concentração de operações que viessem a atrapalhar, por exemplo, a condução da política monetária. Naquele momento, havia pressão inflacionária.

Do total de 44 bilhões de reais liberados há cerca de dois anos, 50 por cento foram direcionados ao consumo, 40 por cento ao pagamento de dívidas e 10 por cento para aplicações financeiras.

Ele estima que, atualmente, algo em torno de 30 bilhões de reais, 0,5 por cento do PIB, poderiam ser sacados do FGTS. Embora os brasileiros tenham reduzido suas dívidas em 2017, o ex-ministro acredita que parte dos novos recursos teriam o mesmo destino. O nível recorde de comprometimento da renda dos brasileiros com pagamento de juros foi 23 por cento. Após a injeção de dinheiro do FGTS, essa parcela caiu ligeiramente abaixo de 20 por cento, patamar ainda elevado.

Dyogo Oliveira entende que a liberação deste ano, que poderá ocorrer após a aprovação da reforma da Previdência, terá impacto limitado no PIB de 2019, que está praticamente dado. Entretanto, o efeito será importante para o PIB de 2020. O efeito multiplicador desses recursos é relevante especialmente neste momento em que as pequenas e médias empresas estão muito descapitalizadas. O aumento do consumo deverá fazer uma boa diferença e poderá acelerar a oferta de emprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-ministro é otimista com as perspectivas para a economia brasileira e vê a retomada dos investimentos, desde que as reformas prossigam. Neste cenário, fique atento à Bolsa brasileira. O Ibovespa está trabalhando em torno de 95 mil pontos desde janeiro. A aprovação da reforma da Previdência e de outras medidas pró-mercado devem livrar o índice dessa amarra, dando início a um longo ciclo de valorização.

Mercados

Bolsas no exterior operam no terreno positivo que também marca a abertura do Ibovespa nesta quinta-feira. O dólar cede. A atenção dos mercados estará voltada para a votação da Lei do Saneamento. E para a retomada do julgamento, no STF, da liminar que condiciona a privatização de estatais à autorização do Congresso. A apresentação do parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a proposta de reforma da Previdência ficou para a semana que vem. Não dá para dizer que é um adiamento. O prazo dado por ele para a entrega do documento é até 15 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEM ACORDO

Após 30 dias de guerra, Irã fecha o cerco no Estreito de Ormuz

29 de março de 2026 - 9:57

Teerã adotou medidas para gerenciar o tráfego na via marítima, visando impedir que “agressores e seus parceiros” utilizem o canal para fins militares contra o território iraniano

AS MAIS LIDAS DO SD

Dividendos extraordinários da Vale (VALE3), o susto de Raízen (RAIZ4) e Pão de Açúcar (PCAR3) e a febre das loterias: confira o que bombou na semana

28 de março de 2026 - 15:31

O ranking das mais lidas do Seu Dinheiro traz as projeções do BTG para os dividendos da Vale, o alerta sobre a onda de recuperações judiciais e a sorte grande nas loterias da Caixa

DISPARADA DO PETRÓLEO

Combustíveis mais caros, lucro 37% maior: quem está ganhando com a guerra?

27 de março de 2026 - 18:45

Enquanto diesel e gasolina ficam mais caros, fatia de distribuidoras e postos engorda; PF investiga preços abusivos

O PESO DA GUERRA

Selic mais alta no radar? Santander revisa projeções de inflação com disparada do petróleo

27 de março de 2026 - 17:32

Banco eleva projeções de inflação após alta do petróleo e alerta para impactos no real, taxa de juros e economia brasileira

FUSO HORÁRIO COMPLICADO

Esquece o feriado! Por que seu chefe dificilmente vai te dar uma folga nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2026

27 de março de 2026 - 14:03

Mesmo com toda a animação que cerca o evento, dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriado nem ponto facultativo

A HISTÓRIA SE REPETE

Lotofácil 3646 paga prêmio milionário no meio da selva (de pedra); Mega-Sena puxa de novo a fila das loterias acumuladas, agora com R$ 40 milhões em jogo

27 de março de 2026 - 6:51

Assim como aconteceu nos dias anteriores, Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (26). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.

DANOS SOB CONTROLE

De vilão a herói: juros altos devem reduzir o impacto do preço do petróleo na inflação do Brasil, diz Galípolo

26 de março de 2026 - 14:29

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita que o Brasil está bem posicionado para possíveis impactos da guerra no Irã

PESQUISA ATLASINTEL/BLOOMBERG

STF, Congresso e governo Lula estão envolvidos com o escândalo do Banco Master? Mais da metade dos brasileiros acredita que sim

26 de março de 2026 - 13:43

Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

Selic com freio de mão puxado? A mensagem do IPCA-15 e das projeções de inflação do BC sobre o corte de juros

26 de março de 2026 - 13:04

O IPCA-15 de março, o relatório trimestral do BC e o conflito no Oriente Médio dão sinais aos investidores sobre o que esperar na próxima reunião do Copom; confira

IMPARÁVEL

Ninguém segura a Lotofácil: concurso 3645 faz mais um milionário; Mega-Sena 2989 retoma o topo do pódio dos prêmios mais altos do dia

26 de março de 2026 - 6:55

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na quarta-feira (25). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

RALI COM CONTORNO ESTRUTURAL

Após a disparada do petróleo, as commodities agrícolas são o próximo front da guerra — saiba como surfar o novo ciclo

25 de março de 2026 - 19:36

Escalada no Oriente Médio pressiona insumos, eleva custos do agro e pode marcar início de novo ciclo de commodities, que abre oportunidade de ganhos para quem quer se expor ao segmento

Mudanças na CNH

CNH se adapta à era dos carros elétricos: projeto de lei autoriza habilitados na categoria B a conduzirem automóveis mais pesados do que antes

25 de março de 2026 - 15:20

Proposta eleva o limite de peso dos automóveis conduzidos por motoristas habilitados na categoria B da CNH

ISSO NUNCA ACONTECEU

‘Pix suspenso’ é fake news; o que acontece quando você não consegue transferir ou pagar pelo seu banco

25 de março de 2026 - 15:05

Banco Central (BC) esclarece em nota enviada à redação do Seu Dinheiro que, desde que a plataforma entrou no ar em 2020, o pix nunca foi suspenso

TOUROS E URSOS #264

Tinha uma guerra no meio do caminho: é hora de adequar a carteira ao ciclo de queda da Selic?

25 de março de 2026 - 14:30

Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos no Itaú, conta no novo episódio do Touros e Ursos sobre como o banco ajustou sua estratégia de alocação diante das incertezas atuais

DINHEIRO PARA EXPORTAR

R$ 15 bilhões na mesa: governo reforça crédito para empresas exportadoras em meio à tensão global e guerra no Irã

25 de março de 2026 - 11:28

Nova etapa do Plano Brasil Soberano tem um impacto potencial sobre indústria e pequenas e médias empresas (PMEs)

NA MIRA

Fraudes de até R$ 500 milhões: PF mira CEO da Fictor em operação contra esquemas milionários — e ligação com Comando Vermelho entra no radar

25 de março de 2026 - 10:33

Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos

PRESSÃO DE LULA?

Petrobras (PETR4; PETR3) avalia recomprar refinaria de Mataripe do fundo árabe Mubadala; entenda o que está em jogo

25 de março de 2026 - 10:13

A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo

SÓ DEU ELA

Lotofácil 3644 paga prêmio milionário na unidade da federação de maior renda do país; Mega-Sena puxa a fila das loterias acumuladas

25 de março de 2026 - 6:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.

POLÍTICA MONETÁRIA

Sinal verde para a Selic: o segredo escondido na ata do Copom que abre as portas para cortes de 0,50 pp nos juros

24 de março de 2026 - 13:30

A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente

Remédio no carrinho

Nimesulida, dipirona, tadalafila e outros remédios ao lado do leite, da carne e do café? Campeões de vendas nas farmácias agora chegam aos supermercados, mas com regras claras

24 de março de 2026 - 13:27

Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia