🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Mais de 55 mil cotistas

Sócios da gestora do fundo imobiliário GGRC11 são presos por fraude em falências

Três sócios da Supernova Capital, responsável pela gestão do fundo de galpões com mais de 55 mil cotistas, foram presos em operação do MP de Goiás; gestora diz que caso não tem relação com seus fundos

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
25 de novembro de 2019
14:12 - atualizado às 10:40
cotações em painel de bolsa de valores
Fundo GGRC11 tem cotas negociadas na B3 e integra o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX). Imagem: Shutterstock

Atualização: em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, omitimos os nomes dos envolvidos na operação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três sócios da Supernova Capital, gestora responsável pelo fundo imobiliário GGR Covepi Renda FII (GGRC11), foram presos na semana passada na Operação Máfia das Falências, do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Ontem e hoje, tanto a CM Capital Markets, administradora do fundo, quanto a Supernova emitiram, respectivamente, um fato relevante e um comunicado ao mercado a respeito do caso.

O FII GGRC11 tem mais de 55 mil cotistas e cotas negociadas em bolsa de valores, além de integrar o IFIX, Índice de Fundos Imobiliários da B3. O preço da cota do fundo recuou 5,94% nesta segunda-feira, enquanto o IFIX fechou em leve alta de 0,02%. No ano, no entanto, o GGRC11 acumula alta de 10,99%.

No entanto, segundo comunicado ao mercado da Supernova, divulgado nesta segunda-feira (25), "os fatos noticiados não dizem respeito a qualquer atividade da gestora, tampouco a quaisquer dos fundos e/ou ativos geridos por ela".

A administradora CM Capital Markets já havia emitido um Fato Relevante ontem (24) onde afirma que "com base nas informações disponíveis até o momento (uma vez que o processo corre em segredo de justiça), bem como nas diligências até o momento empreendidas, não identificamos nenhuma relação entre a investigação, a Gestora e eventualmente os fundos por ela geridos."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fundo GGRC11 é um fundo imobiliário "de tijolo", que investe em 15 galpões industriais e logísticos em todas as regiões do país, com exceção da região Norte. O FII tem 16 contratos de locação ativos e nenhuma vacância. Entre os locatários dos imóveis há grandes empresas como Ambev, Suzano e Hering.

Leia Também

O GGRC11 fez uma emissão de cotas no início do ano para a aquisição de novos imóveis. No fim de outubro, o fundo ainda tinha R$ 162 milhões em caixa a serem empregados em futuras aquisições.

Entenda a operação que levou à prisão os sócios da Supernova

A Operação Máfia das Falências foi deflagrada pelo Ministério Público de Goiás na última quinta-feira (21) nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O objetivo era "desarticular uma organização criminosa especializada tanto no cometimento de fraudes a credores quanto na lavagem de capitais, antes, durante e depois de falências e recuperações judiciais", diz o comunicado do MP-GO.

Foram expedidos sete mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, 26 de busca e apreensão, além de 26 ordens e mandados de sequestro de bens, inclusive de várias propriedades rurais. Foram também bloqueados bens dos investigados até o montante de R$ 500 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo nota do MP-GO, a investigação vem sendo desenvolvida há cerca de oito meses. Na sua primeira etapa, abrange crimes cometidos antes e durante a recuperação judicial do grupo empresarial Borges Landeiro, que atua na construção civil.

O dono da empresa, Dejair Borges Landeiro, também foi preso na operação, assim como outros funcionários do grupo. Sua filha, a diretora empresarial do grupo Camila Landeiro Borges, também teve mandado de prisão temporária expedido, mas ele não foi cumprido pois ela se encontra fora do país.

A operação dividiu a suposta organização criminosa em quatro núcleos: o financeiro, ao qual pertenceriam os três sócios da Supernova, o empresarial, o jurídico e o de fachada ou de laranjas.

O núcleo financeiro, segundo o MP, "dispõe de lastro patrimonial e utiliza tanto empresas reais quanto de fachada, para dissimular e camuflar as tratativas em torno da ocultação de patrimônio das empresas do núcleo empresarial. De forma semelhante, age comprando e vendendo os créditos gerados pelas indevidas recuperações judiciais e falências, sendo uma das formas pela qual o esquema criminoso se operacionaliza."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O núcleo empresarial, por sua vez, é formado por empresários, administradores, contadores e advogados de empresas de várias áreas de atuação que buscariam reduzir as dívidas dos seus negócios e, concomitantemente, aumentar o patrimônio pessoal e o capital empresarial.

Segundo o MP, esse grupo tentaria também, com a ajuda dos núcleos financeiro e jurídico, ocultar os bens pessoais e das suas empresas antes da recuperação judicial ou falência, além de forjar tais processos, de forma a levar os credores a prejuízos.

O núcleo jurídico seria o responsável por intermediar o contato entre os dois primeiros núcleos, além de confeccionar todas as peças processuais necessárias à concretização das fraudes. Já o núcleo das empresas de fachada e laranjas seria utilizado para a ocultação de bens e compra de créditos nas recuperações judiciais ou falências.

Ainda segundo a nota do MP, os fatos investigados até o momento configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, de fraude a credores da recuperação judicial, de lavagem de capitais, além de outros crimes específicos da Lei de Falências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nota do MP-GO na íntegra pode ser acessada aqui.

Confira o comunicado ao mercado da Supernova Capital

A Supernova tomou conhecimento pela imprensa acerca do cumprimento de medida cautelar do tipo temporária em face de sócios da Gestora no âmbito de procedimento investigatório do poder judiciário de Goiás, o qual tramita em segredo de justiça. Durante este final de semana, apresentamos ao administrador do fundo todas as informações necessárias que resultaram na elaboração do Fato Relevante publicado em 24 de novembro de 2019.

Os fatos noticiados não dizem respeito a qualquer atividade da Gestora, tampouco a quaisquer dos Fundos e/ou ativos geridos por ela. As atividades dos Fundos e da Gestora permanecem normalmente, em pleno funcionamento, sem qualquer tipo de interrupção na sua rotina operacional, sendo que os sócios não participam da equipe de gestão dos Fundos.

Para fins de esclarecimentos, as notícias veiculadas se referem a investigação que tem como objeto a aquisição de créditos estressados de empresa em recuperação judicial no estado de Goiás. Tais operações em nada se relacionam a qualquer atuação da Gestora e/ou envolvem quaisquer ativos dos Fundos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Gestora ratifica seu compromisso com os mais elevados padrões éticos e de compliance, tendo como foco a gestão de fundos imobiliários, não atuando em operações de créditos estressados.

O documento pode ser acessado aqui.

Confira o Fato Relevante da CM Capital Markets

A Administradora teve conhecimento por informações públicas que alguns dos sócios da Gestora do Fundo, no caso a SUPERNOVA CAPITAL LTDA., estão envolvidos em investigação que corre em segredo de justiça. Em decorrência desta investigação, foram expedidos mandados de prisão, em sede de medidas cautelares temporárias.

Com base nas informações disponíveis até o momento (uma vez que o processo corre em segredo de justiça), bem como nas diligências até o momento empreendidas, não identificamos nenhuma relação entre a investigação, a Gestora e eventualmente os fundos por ela geridos. Não obstante, a Administradora permanecerá realizando as diligências necessárias e novas diligências, e caso necessário, novos fatos poderão ser divulgados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, a Administradora imediatamente ao tomar conhecimento destas informações, sempre atenta aos seus deveres fiduciários de diligência, iniciou processos internos de diligência e entendeu necessária a publicação do presente Fato Relevante.

A Administradora não pode ter acesso a maiores informações sobre o processo, uma vez que o mesmo corre em segredo de justiça. Todavia, sempre atenta às suas obrigações regulatórias e autorregulatórias, a Administradora permanecerá acompanhando os andamentos e eventualmente poderá divulgar novos Fatos Relevantes.

O documento pode ser acessado aqui.

Mais informações em instantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
APOSTA NA QUEDA

Essa combinação de dados garante um corte da Selic em dezembro e uma taxa de 11,25% em 2026, diz David Beker, do BofA

31 de outubro de 2025 - 11:03

A combinação entre desaceleração da atividade e arrefecimento da inflação cria o ambiente necessário para o início do ciclo de afrouxamento monetário ainda este ano.

CÉSAR TRALLI VEM AÍ

O último “boa noite” de William Bonner: relembre os momentos marcantes do apresentador no Jornal Nacional

31 de outubro de 2025 - 10:36

Após 29 anos na bancada, William Bonner se despede do telejornal mais tradicional do país; César Tralli assume a partir de segunda-feira (3)

DO FIM DO ANO NÃO PASSA

O que falta para a CNH sem autoescola se tornar realidade — e quanto você pode economizar com isso

31 de outubro de 2025 - 9:57

A proposta da CNH sem autoescola tem o potencial de reduzir em até 80% o custo para tirar a habilitação no Brasil e está próxima de se tornar realidade

MINI BLACK FRIDAY

Doces ou travessuras? O impacto do Halloween no caixa das PMEs

31 de outubro de 2025 - 9:01

De origem estrangeira, a data avança cada vez mais pelo Brasil, com faturamento bilionário para comerciantes e prestadores de serviços

LOTERIAS

Bruxa à solta nas loterias da Caixa: Mega-Sena termina outubro encalhada; Lotofácil e Quina chegam acumuladas ao último sorteio do mês

31 de outubro de 2025 - 7:32

A Mega-Sena agora só volta em novembro, mas a Lotofácil e a Quina têm sorteios diários e prometem prêmios milionários para a noite desta sexta-feira (31).

NIS FINAL 0

Caixa encerra pagamentos do Bolsa Família de outubro nesta quinta (31) para NIS final 0

31 de outubro de 2025 - 5:41

Valor médio do benefício é de R$ 683,42; Auxílio Gás também é pago ao último grupo do mês

NINGUÉM ESTÁ A SALVO

Não é só o consumidor que sofre com golpes na Black Friday; entenda o que é a autofraude e seus riscos para o varejo

30 de outubro de 2025 - 18:15

Com o avanço do e-commerce e o aumento das transações durante a Black Friday, cresce também o alerta para um tipo de golpe cometido por consumidores

VEJA OS DETALHES

O que muda com a aprovação da MP do setor elétrico na Câmara? Confira os principais pontos

30 de outubro de 2025 - 17:57

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, o texto principal da MP 1.304, que define novas diretrizes para o setor elétrico. Alguns pontos considerados mais polêmicos foram destacados e votados em separado

DE SECAS A ENCHENTES

Mais da metade das empresas na América Latina está bastante exposta a riscos climáticos, cada vez mais extremos, diz Moody’s

30 de outubro de 2025 - 15:57

Eventos extremos estão aumentando, intensificando os prejuízos, e tornam as empresas um risco crescente de crédito.; Seguros não são o suficiente para proteger as companhias

UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO

Ele começou lavando pratos e hoje é o dono da empresa mais valiosa da história

30 de outubro de 2025 - 15:33

De lavador de pratos a bilionário da tecnologia, Jensen Huang levou a Nvidia a se tornar a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando os US$ 5 trilhões com a revolução da inteligência artificial

VENTOS FAVORÁVEIS

A Argentina vive seu momento “Plano Real”, e poucos parecem estar botando fé nisso, diz gestora

30 de outubro de 2025 - 13:40

Segundo a gestora RPS Capital, a Argentina tem todos os elementos que colaboraram para o boom dos ativos brasileiros depois do Plano Real

OS DONOS DO JOGO

Jogo do bicho na Netflix: como a expansão das bets abalou a maior loteria ilegal do mundo

30 de outubro de 2025 - 10:38

Do Barão de Drummond ao “tigrinho”, a história do jogo que ensinou o Brasil a apostar e perdeu espaço para as bets

ALÍVIO

Trump e Xi divulgam acordos comerciais, redução de tarifas e trégua sobre terras raras

30 de outubro de 2025 - 9:13

O aperto de mão mais aguardado pelo mercado finalmente aconteceu e presidentes dos EUA e da China firmaram acordos sobre compras de commodities e energia, terras raras e tarifas, mas não houve decisão sobre o TikTok

LOTERIAS

Quina acumula e pode pagar muito mais que a Mega-Sena hoje — e a Timemania mais ainda

30 de outubro de 2025 - 7:47

Além da Lotofácil, da Quina e da +Milionária, a Caixa sorteou na véspera os números da Lotomania, da Dupla Sena e da Super Sete

BRILHOU SOZINHA

Teimosia ou simplicidade? Lotofácil 3525 deixa dois apostadores mais perto do primeiro milhão

30 de outubro de 2025 - 6:35

Com sorteios diários, a Lotofácil volta à cena na noite desta quinta-feira (30) com prêmio estimado em R$ 1,8 milhão na faixa principal do concurso 3526

NIS FINAL 9

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja quem recebe nesta quinta-feira (30)

30 de outubro de 2025 - 5:41

Programa do governo federal atinge 18,9 milhões de famílias em outubro, com gasto total de R$ 12,88 bilhões.

BOOM DA TECNOLOGIA

Hora de investir na China: Nord Investimento indica dois ETFs para você se expor às empresas do país asiático

29 de outubro de 2025 - 19:21

Investir diretamente na China não é fácil, mas os ETFs estão tornando o acesso mais prático e eficiente, segundo o analista Christopher Galvão

CONQUISTA HISTÓRICA

O que você precisa saber sobre a licença menstrual aprovada pela Câmara

29 de outubro de 2025 - 17:31

Câmara aprova afastamento remunerado de até dois dias por mês para mulheres com sintomas graves durante o ciclo menstrual; proposta segue para o Senado

WIKIPEDIA IMPARCIAL?

Elon Musk lança IA “anti-woke” para concorrer com Wikipedia — e essa é apenas a mais recente da coleção de polêmicas do homem mais rico do mundo

29 de outubro de 2025 - 15:39

Elon Musk acaba de lançar o Grokpedia, uma ferramenta de IA que promete ser uma alternativa “anti-woke” à Wikipedia, mas as polêmicas em torno do bilionário não param por aí

NOVAS BARREIRAS

Contas laranja: depois de ataques hacker históricos e bilionários, bancos tentam limitar rotas de fuga para dinheiro roubado

29 de outubro de 2025 - 15:11

Após nova invasão digital no sistema financeiro, Febraban endurece regras e amplia a blindagem contra o uso criminoso de contas bancárias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar