🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Olha a pomba!

Precisamos falar sobre “style drift”, ou quando o gestor se mete a fazer o que não sabe

17 de abril de 2019
18:27
Pomba
Há uma preocupação de que o fenômeno do "style drift" esteja tomando conta dos gestores de fundos multimercados - Imagem: Shutterstock

O mundo deve ao meu pai. Ele tinha um amigo oftalmologista que o convenceu a fazer a cirurgia de miopia ainda em fase experimental. Como? Esse cara devia ser melhor de marketing do que a Empiricus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu era bem nova, mas ainda me lembro como se fosse hoje do meu pai andando pela casa com uns óculos de Robocop enormes por alguns dias. Deu certo. Ele não se livrou de todos os mais de dez graus que tinha, mas de uma boa parte deles.

Minha irmã sempre se ressentiu de ter recebido a miopia como herança, até que ela própria fez a cirurgia. Antes disso, entretanto, eu fui por muito tempo os olhos dela pela manhã, antes das lentes assumirem essa posição. “Lu, o que tá escrito ali?”.

A cirurgia de miopia nos roubou umas boas gargalhadas. A melhor herança desse período foi o dia em que o Max, nosso bull terrier, tentou atacar logo pela manhã uma pomba na varanda que compartilhávamos com meu irmão.

Meu irmão, ainda deitado, colocou o braço para fora do quarto e conseguiu puxar o cachorro sabe-se lá como e segurá-lo firmemente: “A pomba foi embora? Posso soltar?” — gritou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minha irmã sentou na cama sonolenta e espichou o olhar. Respondeu em alto e bom som: “Pode!!!”.

Leia Também

E aqui jaz uma pomba.

Contei essa história dia desses para a Ana, que trabalha comigo na avaliação de fundos aqui na Empiricus. Ela, que é míope e também tem um cachorro invocado, foi rápida: “Nossa, uma boa metáfora para os gestores que se metem a fazer o que não sabem”. Obrigada, Ana, por essa oportunidade de sacanear minha irmã em rede nacional.

O fenômeno relatado pela Ana e tão bem exemplificado pela minha irmã tem nome lá fora: “style drift”. O “desvio de estilo” é uma preocupação constante dos alocadores de fundos: você seleciona um gestor por sua capacidade de navegar em uma estratégia e, de repente, sem te perguntar, ele parte para outros mares, para os quais não necessariamente está capacitado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há uma preocupação de alocadores de fundos de que o fenômeno do style drift esteja tomando conta dos gestores de fundos multimercados brasileiros neste momento.

É fato que os gestores têm sido empurrados pela conjuntura macroeconômica brasileira a buscar novas fontes de retornos. Historicamente, eles ganharam muito dinheiro com a renda fixa local – seja com o patrimônio parado em LFTs (Tesouro Selic), seja com a queda dos juros.

Abre parênteses. Há quem menospreze essa capacidade dos gestores locais de ganhar com juros em queda. Dizem que qualquer um poderia fazer isso com uma dúzia de LTNs e NTN-Bs (títulos prefixados e indexados) adquiridas no Tesouro Direto. Eu discordo.

Acho que boa parte desses caras realmente se diferenciou com uma capacidade de antecipar movimentos do Banco Central e escolher os vencimentos certos. E considero os multimercados, quando bem escolhidos, um excelente instrumento para o investidor pessoa física que nada entende de investimentos aplicar como um profissional. Fecha parênteses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o juro em patamar baixo e muito menos gordura na curva de juros futuros — que reflete as expectativas para a taxa —, os multimercados vão ter que buscar novas fontes de ganhos (ou reduzir a taxa de 2 por cento ao ano com 20 por cento de performance, mas isso é assunto pra outra hora).

E, sim, a maior parte deles têm procurado caminhos de diversificação, trocando a roda com o carro andando. Dentre as saídas estão principalmente investir mais em Bolsa e também em ativos no exterior (reduzir a taxa não vi ainda).

Essa guinada poderia ser chamada de “style drift”? E é potencialmente negativa, motivo para pedir resgates?

Não necessariamente. Em primeiro lugar porque, ao investir em um multimercado, por incrível que pareça, espera-se que o dinheiro seja alocado em múltiplos mercados. Não se trata de um fundo de renda fixa começando a operar ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vejo com bons olhos a busca por novos mercados pelos gestores locais. Até acho que faz parte do trabalho pelo qual eles são remunerados.

Por outro lado, considero que nós, investidores de multimercados, podemos tomar alguns cuidados para que isso não coloque nossos retornos e, principalmente, preservação de capital em risco. Listo quatro abaixo:

1. Não concentrar demais – 10 por cento do seu patrimônio em um único gestor de multimercados está de bom tamanho. Mesclar uns cinco seria ótimo. Eles estão experimentando novos mercados e, principalmente no começo, podem errar a mão. Ter dinheiro demais ali pode levar você a se desesperar e sacar antes da recuperação. Rogério Xavier, Luis Stuhlberger, Marcio Appel são todos excelentes — mas também erram.

2. Dar preferência a gestores brasileiros que já operam Bolsa e mercados internacionais há algum tempo. Como? Observando o perfil da equipe, de onde vêm seus principais integrantes e, se possível, a atribuição de performance passada dividida por classe de ativo. Gestoras como SPX, pela expansão internacional, e Absolute, cujo gestor integrou a mesa de Bolsa do Santander e do Merrill Lynch, são bons exemplos de perfis que devem ser buscados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Dar preferência a casas que adicionam uma nova estratégia aos poucos. O gestor recebe uma mesa, mas só vai adquirindo mais possibilidade de tomar risco à medida que mostra capacidade de ganhar dinheiro. A Kapitalo é um exemplo desse tipo de modelo (além de operar mercados internacionais e Bolsa há bastante tempo).

4. Há bons gestores de ações no Brasil, com históricos longos e bem testados. Se você só investe em multimercados, faz sentido diminuir um pouco sua alocação neles e dedicar um pouco a fundos de ações. Já que vamos para a Bolsa, melhor dividir essa tarefa com quem tem experiência no riscado. Apenas para dar três exemplos, sob risco de ser injusta, estão aí IP, Brasil Capital e Bogari com mais de uma década de história e bons retornos.

Seu fundo

Estamos sempre de olho nos fundos que são oferecidos na indústria e, acredite, até em produtos que sequer nasceram. O mais novo a entrar no nosso radar é o multimercado da Kairós Capital, nova casa de um velho conhecido desse mercado, Luiz Fabiano Gomes Godoi.

Depois de dez anos na gestora do Safra — que totalizam uma história de mais de 20 anos na área —, Fabiano decidiu deixar o cargo de CEO e montar sua própria asset. Assim nasceu a “Kairós”, que, em grego, significa “tempo oportuno”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Kairós Macro, único fundo da casa, será lançado no fim deste mês. E, segundo Fabiano, terá o mesmo perfil do famoso fundo do Safra, o Galileo, que perdeu sua equipe ao longo dos últimos três anos: primeiro saiu Marcio Appel, para montar a Adam; depois Nicholas McCarthy, para o Itaú; e, por último, Fabiano.

É exatamente como sempre descreveu o segredo da consistência do Galileo que Fabiano explica a estratégia do Kairós: posições estruturais de longo prazo, traçadas para capturar um cenário macro projetado, complementadas por outras o menos correlacionada possíveis com elas. As segundas tendem a funcionar como uma proteção enquanto as teses principais não se realizam, porém não têm esse único objetivo: também têm potencial de ganho.

Não espere de Fabiano uma posição convencional, como o combo “comprado em Bolsa + vendido em real + aplicado em juros futuros”, estratégia preferida de muitos multimercados hoje. Em sua avaliação, o famoso “kit Brasil” é semelhante a investir em um só tema, aquele em que o país vai dar certo, com todas as classes de ativos viradas para um mesmo lado.

Ele prefere diversificar: “Quando pensamos em portfólio, a ideia é tentar refletir temas diferentes, em que entendamos que há valor para ser extraído ao longo do tempo, nas diferentes classes de ativos e diferentes geografias. E o ideal é que esses temas tenham a menor correlação possível entre si”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tradicionalmente, os fundos multimercados se concentram em estratégias de juros e câmbio, fruto da experiência pregressa dos gestores em tesouraria de bancos, mas Fabiano adianta que em seu time não há preferência por classe de ativos. Ele lembra que, antes da experiência no Safra, começou como gestor de ações no Banco Bozano e também foi responsável pela área de ações do Santander.

Na Kairós, as decisões serão centralizadas em Fabiano, com contribuições da equipe, que inclui Jorge Eduardo Kattar (ex-colega de Santander), Adriano Ouchi (ex-Itaú e Franklin Templeton), Rodrigo Gatti (ex-Rio Bravo e Ibiuna) e do economista Marco Maciel (ex-Bloomberg).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVAS REGRAS

Entre o relógio e as malas: o que dizem as novas regras de check-in e check-out em hotéis

18 de dezembro de 2025 - 13:42

Portaria do Ministério do Turismo já está em vigor; norma fixa tempo mínimo de estadia, critérios de limpeza e exige clareza nos horários

ESQUECIDOS?

Esses números nunca deram as caras na Mega da Virada; veja quais são

18 de dezembro de 2025 - 9:13

Histórico da Mega da Virada revela números que não apareceram em nenhuma edição do concurso especial da Caixa

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Bola dividida na Lotofácil termina com 4 novos milionários; Mega-Sena e Timemania disputam quem paga mais

18 de dezembro de 2025 - 7:31

Prêmio principal da Lotofácil será dividido entre 4 apostadores; Timemania e Mega-Sena sorteiam nesta quinta-feira R$ 68 milhões e R$ 58 milhões, respectivamente

CAI HOJE

Caixa libera Bolsa Família para NIS final 7 nesta quinta-feira (18)

18 de dezembro de 2025 - 6:01

Benefício cai na conta hoje para milhões de famílias; valor pode ser movimentado pelo Caixa Tem sem necessidade de saque

EM GREVE

Trabalhadores dos Correios entram em greve em 9 estados; entenda os motivos da paralisação

17 de dezembro de 2025 - 17:30

Após acordos prorrogados e negociações travadas, trabalhadores dos Correios entram em greve; Correios dizem que agências seguem abertas

SEGUNDA MAIOR PREMIAÇÃO DO CONTINENTE

Final da Copa do Brasil 2025: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

17 de dezembro de 2025 - 17:11

Corinthians x Vasco iniciam nesta quarta-feira (17) a decisão da Copa do Brasil 2025, em duelo que vale uma das maiores premiações do futebol sul-americano

VAI POPULARIZAR?

Fim da patente do Ozempic: quando as canetas emagrecedoras vão ficar mais baratas?

17 de dezembro de 2025 - 16:14

Decisão do STJ abre caminho para concorrentes do Ozempic, mas especialistas dizem que a queda de preços das canetas emagrecedoras deve ser gradual

SEM CONDIÇÕES DE OPERAR

Enel fora de São Paulo? Empresa pode ter ‘carta na manga’ contra as acusações após Ministério pedir fim da concessão; veja

17 de dezembro de 2025 - 11:00

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a concessionária não tem mais condições de operar no estado depois de diversas crises, mas processo de encerramento do contrato ainda demora

PARA FECHAR AS CONTAS

Câmara aprova texto-base do projeto que reduz benefícios tributários e aumenta impostos de bets, fintechs e JCP

17 de dezembro de 2025 - 9:45

Os deputados agora analisam um destaque que visa retirar da proposta o aumento de impostos sobre o juro sobre o capital próprio, de 15% para 17,5%

SEM SORTE?

Renegados? Veja os números que menos saíram na Mega da Virada 

17 de dezembro de 2025 - 9:09

Histórico da Mega da Virada mostra os números que menos saíram no sorteio especial da Caixa

INSISTÊNCIA RECOMPENSADA

Teimosia faz um novo milionário na Quina em dia de bola na trave na Lotofácil, na Mega-Sena e na Timemania

17 de dezembro de 2025 - 6:45

Quina foi a única loteria da Caixa a pagar um valor milionário ontem, mas os prêmios de consolação da Mega-Sena, da Timemania, da Lotofácil e da Dia de Sorte deixam pouca margem para reclamação

NIS 6

Bolsa Família paga parcela de dezembro hoje para NIS final 6; veja o calendário do programa

17 de dezembro de 2025 - 5:27

Depósito do bolsa família ajuda a reforçar o orçamento em um mês de despesas maiores.Veja quem recebe e como consultar o valor

PERSPECTIVAS DO ASA

Queda da Selic em janeiro e juros a 11,5% em 2026: Fábio Kanczuk, ex-BC, diz que Copom “tirou todas as amarras” para iniciar ciclo de cortes

16 de dezembro de 2025 - 16:00

Segundo ele, o afrouxamento deve acontecer em janeiro do ano que vem, momento no qual o dólar estará sendo negociado abaixo de R$ 5,40

AO INFINITO E ALÉM!

O primeiro foguete comercial brasileiro vai para o espaço — enquanto cometa 3I/ATLAS se aproxima da Terra

16 de dezembro de 2025 - 13:08

Brasil abre janela para o lançamento do primeiro foguete comercial a partir de Alcântara, em meio à passagem do cometa 3I/ATLAS

MÁXIMAS HISTÓRICAS

O que a Inteligência Artificial (IA) e a transição energética têm em comum? Ambas estão levando este metal a atingir preços jamais vistos

16 de dezembro de 2025 - 11:19

Ambos os temas, que podem nem sempre entrar em intersecção, têm exercido uma pressão quase simultânea nos preços do cobre, que vêm renovando máximas históricas em 2025

VAI CONTINUAR APERTADO

Ata do Copom: BC diz que manutenção da Selic em nível ‘contracionista por período bastante prolongado’ é a estratégia correta

16 de dezembro de 2025 - 9:45

Os membros do comitê concluíram que “a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”

MÁQUINA AZEITADA

Lotofácil abre semana com um novo milionário; Mega-Sena corre hoje valendo R$ 52 milhões, mas pode ser superada pela Timemania

16 de dezembro de 2025 - 6:56

Ganhador ou ganhadora do concurso 3563 da Lotofácil efetuou sua aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal

CAI HOJE

Bolsa família de dezembro é pago hoje para NIS final 5

16 de dezembro de 2025 - 5:39

O programa segue o calendário escalonado e é feito conforme o final do NIS; depósito é realizado automaticamente em contas da Caixa

E NÃO É BC

Essa cidade brasileira tem mais apartamentos do que casas, fica no litoral e está entre as mais desenvolvidas

15 de dezembro de 2025 - 15:44

Dados do Censo 2022 mostram que mais de 60% da população de Santos vive em apartamentos, em um município que também se destaca em indicadores de desenvolvimento

CAI ANTES

Segunda parcela do décimo terceiro (13°) está chegando; veja até quando o valor deve cair na conta

15 de dezembro de 2025 - 11:06

Pagamento será antecipado porque o dia 20 cai em um sábado; é nessa etapa que entram os descontos de INSS e Imposto de Renda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar