O bancos serão autorizados a diminuírem sem aviso prévio o seu limite no cartão de crédito se constatarem que seu perfil financeiro passou a ter mais risco de inadimplência. Essa é uma das decisões tomadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em reunião feita em Brasília nesta segunda-feira, 29.
A norma autoriza que as instituições financeiras reduzam mais rapidamente o limite do cartão de crédito de clientes que tenham uma deterioração de perfil de risco. Atualmente, os bancos precisam respeitar um prazo de 30 dias entre o aviso aos clientes e a efetiva redução do limite do cartão.
Com a nova medida, essa comunicação deve ocorrer apenas antes da redução do limite. A explicação do Banco Central para tomar tal decisão foi de que a regra antiga abria margem para que o cliente expandisse seu endividamento além de sua efetiva capacidade de pagamento.
A decisão pode assustar a um primeiro momento mas, na prática, pode trazer benefícios aos clientes. Isso porque menos risco significa menos custo da linha de crédito, menos spread e menos subsídio cruzado, o que contribui para a adoção de taxas de juros menores.
*Com Estadão Conteúdo.