No que depender das estimativas da Moody's, o sistema bancário do Brasil se manterá firme no médio prazo. Um relatório divulgado nesta quarta-feira pela agência de classificação de risco trouxe uma perspectiva estável para o setor. Segundo a agência, a recuperação da economia será o suporte ao risco e à rentabilidade dos bancos à medida que o volume de negócios cresce.
"A confiança do consumidor e do empresário está melhorando lentamente e a alavancagem das corporações e das famílias continua diminuindo. A recuperação econômica, inflação e juros baixos criam oportunidades para que os bancos expandam o crédito, em linha com crescimento do PIB", ressaltou em nota a vice-presidente sênior da Moody's, Ceres Lisboa.
Rentabilidade estável, porém limitada
O relatório da Moody's também apontou para uma estabilidade da rentabilidade dos bancos apoiada na queda do custo de risco em relação aos anos anteriores. Isso deve compensar parcialmente o cenário de juros baixos do país. Por falar em juros pequenos, eles serão os responsáveis por limitar as margens de lucro nos próximos trimestres.
*Com agências de notícias.