🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Estadão Conteúdo
De volta ao Brasil

“Missão cumprida. Atingimos todos os objetivos”, diz Bolsonaro sobre G20

De volta ao Brasil, presidente disse esperar que o Parlamento brasileiro seja o primeiro a aprovar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia

Jair Bolsonaro visita a cidade de Dallas, nos Estados Unidos
Jair Bolsonaro - Imagem: Isac Nóbrega/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, neste domingo, 30, que "espera" que o Parlamento brasileiro seja o primeiro a aprovar o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O acordo foi assinado na sexta-feira e depende de aprovação dos parlamentos dos países membros do Mercosul e do Parlamento Europeu.

"Missão cumprida. Atingimos todos os objetivos. No meio do evento, houve a concretização (do acordo) do Mercosul. As informações que eu tenho são as melhores possíveis. Entra em vigor daqui a uns dois anos ou três, depende dos parlamentos. Vamos ver se o nosso aqui...Talvez seja um dos primeiros a aprovar, espero.", afirmou o presidente.

O processo de aprovação e ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia deve demorar cerca de dois a cinco anos, avaliam especialistas. Formalmente, o processo poderia ocorrer em dois anos, mas como se exige a aprovação do acordo em cada um dos parlamentos a previsão é que a discussão se estenda por mais tempo.

Após as aprovações e ratificações, a redução de tarifas entre os blocos entra em vigor, mas de forma gradativa, ao longo de dez anos. Um dos primeiros entraves para a sua aprovação definitiva ocorrerá no Parlamento Europeu, onde os "verdes" ganharam poder de influência e podem dificultar a aprovação do texto em represália à política ambiental do governo brasileiro.

Em nota, o bloco dos verdes no Parlamento Europeu afirmou que o acordo Mercosul-UE "é um mau compromisso e vem no momento errado, quando há uma demanda crescente por desenvolvimento sustentável". O grupo também critica a abordagem da UE sobre o Acordo de Paris, dizendo que falar o que se quer ouvir sobre o tratado climático está fazendo nada mais do que "servir a imagem do presidente Jair Bolsonaro".

Os integrantes do bloco parlamentar são conhecidos pelos compromissos voltados para preservação ambiental e questões climáticas. Eles surpreenderam na última eleição e vão ocupar 75 dos 751 lugares do Parlamento europeu, representando o quarto maior grupo da legislatura que vai de 2019 a 2024.

Depois de ser ratificado pelo Parlamento Europeu e pelos parlamentos dos quatro membros do bloco sul-americano, o acordo ainda terá de passar pelo crivo dos 27 países do bloco europeu (já considerando a saída do Reino Unido, pelo Brexit). A expectativa do Brasil e da Argentina é que o processo dure até dois anos. Integrantes do governo do ex-presidente Michel Temer, por outro lado, estimavam que o processo poderia levar até cinco anos.

Compartilhe

taxação de multinacionais

G20 endossa imposto corporativo global de ao menos 15%

10 de julho de 2021 - 17:16

Medida visa acabar com paraísos fiscais e taxar as empresas onde elas geram suas receitas

Perdendo tempo?

G20 discute tributação de economia digital, enquanto Brasil engatinha

16 de março de 2021 - 16:48

Um ponto que dificulta a chegada de um consenso em todo o mundo é o de que, na economia digital, quase toda atividade pode ser classificada como serviço

Encontro de líderes

G20 se compromete a garantir acesso global a vacina contra covid-19

23 de novembro de 2020 - 8:01

O G20 endossou um plano para estender o congelamento dos pagamentos de dívida dos países mais pobres até meados de 2021 e uma abordagem comum para lidar com os problemas de dívida

Mensagem ao G-20

Tempo vem provando que estávamos certos sobre pandemia, diz Bolsonaro

21 de novembro de 2020 - 12:05

Em mensagem de vídeo, Bolsonaro afirmou que “desde o início” seu governo ressaltou que “era preciso cuidar da saúde e da economia, simultaneamente”

Crise mundial

Moody’s prevê queda de 3,8% para o PIB do conjunto de economias do G-20

12 de novembro de 2020 - 17:26

A agência espera queda de 5,10% do PIB das economias avançadas desse conjunto e recuo menos intenso, de 1,60%, das economias emergentes.

reflexos da crise

Moody’s projeta contração de 5,8% para conjunto de economias do G-20 neste ano

28 de abril de 2020 - 12:20

Vice-presidente da Moody’s, Madhavi Bokil afirma que a contração na atividade econômica no segundo trimestre será “severa” e que a recuperação no segundo semestre de 2020 “será gradual”

Pisa no freio

FMI se reúne em cenário de freada global

15 de outubro de 2019 - 8:10

As novas estimativas do Fundo para este ano e para o próximo devem ser divulgadas nesta terça-feira, 15, com a atualização da Perspectiva Econômica Mundial, relatório divulgado regularmente em abril e outubro.

Turbulências e mais turbulências?

Risco à economia global continua alto, diz diretora do FMI

29 de junho de 2019 - 11:40

Christine Lagarde apontuou que os bancos centrais precisarão continuar a ajustar suas políticas diante dos dados econômicos recentes

Agora vai?

OMC diz que houve apoio do G20 para ambiente forte de comércio e investimento

29 de junho de 2019 - 11:37

Líderes também abordaram a “situação crítica” no sistema de solução de controvérsias da OMC e concordaram em agir quanto ao funcionamento do sistema

O que vem pela frente

G20 reconhece risco de tensões geopolíticas e comerciais à economia global

29 de junho de 2019 - 11:34

Reconhecimento de uma nova realidade comercial aponta uma mudança em relação ao comunicado da reunião de 2018

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar