🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Blockchain: a tecnologia que pode mudar a vida de milhões de pessoas

Desenvolvimento de modelos de negócios revolucionários em Blockchain estão aí, a 48 horas de distância, só esperando alguém que tome a iniciativa de encarar o desafio e fazer

17 de junho de 2020
12:54 - atualizado às 14:13
blockchain
Imagem: Shutterstock

Esses dias em casa têm servido para organizar muitas coisas na minha vida. Uma delas foi para, finalmente, trabalhar em um projeto que promete causar barulho assim que for oficialmente lançado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto vou manter o suspense sobre o que se trata, só vou adiantar algo importante para essa carta: precisava entender o processo inteiro da criação de modelos de negócios viáveis em Blockchain, do começo ao fim.

Não sei se tem uma melhor maneira para fazer isso na prática, mas optei por um caminho que me rendeu uma das mais gratificantes experiências de vida até o momento: entrei num hackaton. Como participante.

Troquei o chapéu de mentora/jurada/organizadora que usei tantas vezes e decidi ver como as coisas funcionam do outro lado.

Minha equipe era composta por 4 pessoas: uma designer/UX, um desenvolvedor de front end e um de back end. Fiquei responsável pela área de negócios. Tínhamos um final de semana para desenvolver uma solução tecnológica para aumento da qualidade de vida de caminhoneiros.

Um parênteses aqui: hackatons são desafios propostos geralmente por um patrocinador (nesse caso, uma concessionária de rodovias) para que sejam propostos modelos de negócio com forte viés tecnológico visando solucionar o problema.

Os prazos são curtíssimos (um final de semana é o mais comum deles) e espera-se que as equipes entreguem ao menos um protótipo com programação de códigos (back e front end), as principais telas da aplicação (UX/design) e elabore uma apresentação de até 3 minutos (pitch) amarrando a solução proposta com um modelo de negócios incrível.

Fecha parênteses.

Desafio lançado, acompanhei a abertura, exposições dos principais dados relativos à saúde, carga horária de trabalho, utilização de tecnologias, etc.

Resumo geral: a categoria é composta por uma massa de trabalhadores (em torno de 2% da população economicamente ativa no Brasil) que trabalha em média 11,5 horas por dia, 6 dias por semana. Políticas de prevenção e de saúde têm uma adoção baixíssima e o uso de novas tecnologias só acontece se tiver algum benefício direto e perceptível.

Bem. Parecia óbvio que criar algo com essas características (benefícios) era ordem do dia para o modelo de negócios ser, de fato, incrível.

Na parte de proposta tecnológica, os 3 membros do time saíram com a mesma ideia: algo envolvendo gamificação, que fosse fácil e intuitivo.

Então, chegou minha vez de expor. Foi algo mais ou menos assim:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pessoal, se todos nós tivemos exatamente a mesma ideia sobre a solução, podem ter certeza que metade das demais equipes também vai seguir nessa linha. Vamos pensar, o que o desafiante quer? Aumentar a qualidade de vida dos seus principais clientes por qual razão? É uma entidade humanitária, por acaso? Não.

Leia Também

Então, se não é, provavelmente tem alguma relação direta entre a má qualidade de vida dessas pessoas e o dinheiro que eles perdem ou deixam de ganhar. Desta forma, para criarmos um “jogo de ganha-ganha”, precisamos tirar desse bolo (despesas) o principal incentivo de qualquer ser humano desde o início dos tempos: dinheiro.

E como tem muita gente envolvida nisso (lembra? São 2 milhões de caminhoneiros) o processo precisa ser incrivelmente transparente. Então, precisamos de Blockchain.” 

Notem: não era um desafio sobre o tema. Nenhum dos desenvolvedores jamais tinha desenvolvido nada usando esse tipo de tecnologia. Mas, pelo menos para eles, a resposta da necessidade de Blockchain no projeto era óbvia e irrefutável – tanto que passamos mais tempo discutindo as cores do layout do que isso.    

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estabelecemos uma meta de entregáveis pra cada um. Nosso designer de front decidiu ver se conseguia programar algo em Ethereum. Em 2 dias, o contrato inteligente já estava com deploy feito, rodando em testnet (traduzindo: rodando perfeitamente em ambiente de testes, bastando apertar 1 botão para jogar na rede do Ethereum de verdade).

Todos entregáveis saíram no prazo. Projeto entregue com sucesso (e com orgulho) horas antes do deadline. E acreditem: quando o prazo são 48 horas corridas, 2 horas são preciosas!

Apresentei o projeto para algumas pessoas alheias ao desafio depois que entregamos. Todos, sem exceção, começaram a frase com “Uau!”.

Meu ponto aqui, entretanto, não tem nada a ver com a genialidade (ou não!) do que foi proposto (sinceramente, tem tantos participantes bons participando que o mais provável é que não ganhemos nada além da experiência).

A questão é que desenvolvimento de modelos de negócios revolucionários em Blockchain estão aí, a 48 horas de distância, só esperando alguém que tome a iniciativa de encarar o desafio e fazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas vezes ideias simples assim podem gerar economias multimilionárias ou aumento de receita expressivos.

Porque só tecnologias em Blockchain conseguem, de fato, garantir transparência e confiabilidade a qualquer base de dados que se queira criar. E o tamanho do impacto disso é tão incalculável quanto estimar quanto o Bitcoin poderá valer daqui há 10, 20, 50 anos.

Mas uma coisa é fato: é o tipo de tecnologia que veio pra ficar. E como as moedas digitais são em muitos casos quase que uma “licença de uso” de uma Blockchain com emissão decrescente e que tende a zero, imaginem quanto valerá uma dessas “licenças” quando a demanda pela solução aumentar e a oferta diminuir.

Esse é o racional econômico de (grande parte) das criptomoedas. Nada de bolha, nem de esquema financeiro. É uma tecnologia da qual cada um pode ter uma fração sem, se fato, ser dono. E isso é, assim como a tecnologia em si, sem precedentes.

  • Aproveito para te indicar O Lançamento do Ano ele chegou para mudar sua vida de investidor e investidora para sempre. Basta clicar aqui para saber mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)

15 de outubro de 2025 - 7:47

A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje

14 de outubro de 2025 - 8:08

Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo

13 de outubro de 2025 - 19:58

Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?

13 de outubro de 2025 - 7:40

Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano

TRILHAS DE CARREIRA

ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho

12 de outubro de 2025 - 7:04

Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)

10 de outubro de 2025 - 7:59

No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação

SEXTOU COM O RUY

Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe

10 de outubro de 2025 - 6:03

Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)

9 de outubro de 2025 - 8:06

No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar