🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A ausência dos 150 mil tuítes de Bolsonaro se faz muito presente

O Congresso quer a reforma da Previdência, que pode ser inclusive acelerada, conforme cobra publicamente Rodrigo Maia — falem o que quiserem, mas o Congresso sentiu, sim, a pressão das manifestações. O Executivo quer a reforma.

29 de maio de 2019
10:49
jair Bolsonaro, emburrado
Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

O garçom se aproxima da mesa ao fundo e à direita daquele café parisiense onde senta um senhor baixo, de nariz grande e bastante feio. Pergunta o pedido. O cliente, Jean-Paul Sartre, responde: “Quero uma xícara de café com açúcar, mas sem creme”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O garçom se retira, entra na cozinha e logo volta se desculpando: “Mil perdões, Monsieur Sartre, mas o creme acabou. Pode ser sem leite?”.

A piada original aparece no filme “Ninotchka”, de Ernst Lubitsch. Aqui está adaptada. Ela marca a diferença entre dois tipos de ausência muito bem definidos. A ausência pode ser bastante presente. O nada, o vazio, ganha contornos bastante concretos e materiais diante do que ele pode ter de representação.

Sartre dá dois exemplos para ilustrar o argumento.

Imagine que eu marque um encontro com meu sócio Rodolfo num determinado restaurante hoje às 20 horas. Chego 20 minutos atrasado (o que nunca acontece, imagina) e, um pouco angustiado pela falta de educação, olho em volta procurando atentamente pelo meu companheiro de jantar. Tudo está perfeito no restaurante. As mesas, a movimentação dos garçons, os quadros coloridos nas paredes, os pratos de comida servidos nas mesas ao lado, as garrafas de vinho exalando especiarias, tabaco e frutas vermelhas. Algo se destaca acima de tudo isso: a ausência de Rodolfo. Nada é mais proeminente e eloquente do que a falta da presença física do meu sócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro caso: esqueci meu cartão de crédito em casa e agora me preocupo com meu almoço. Terei dinheiro para pagar o rango? Acho que tenho 200 reais na carteira. Ok, parece bom. Estou tranquilo. Resolvo checar com os próprios olhos e noto que tenho apenas 150 reais comigo. Ora, neste exato instante, o que se faz mais presente não são mais os 150 reais efetivamente constantes na carteira, mas, sim, a ausência dos 50 reais que eu tinha como expectativa para completar os 200.

Leia Também

Para dar os devidos créditos: a ideia de um nada ativo e específico não surge exatamente com Sartre; é um desenvolvimento da fenomenologia de Husserl e da noção de intencionalidade, aqui no sentido dado pelo anglicismo “intend to”. A mente é sempre um “acerca-de”, se inclina a algo, sai de dentro de si, pois a consciência não existe sozinha, para debruçar-se sobre algo. Ela não é nada a não ser sua tendência de apontar ou de se dirigir a coisas.

Essa perspectiva nunca foi tão forte pra mim quanto agora. Nada me parece mais relevante, presente e eloquente do que a ausência dos tuítes beligerantes de Bolsonaro contra o Congresso e a imprensa. De uma forma estranha — neste governo, não poderia ser diferente —, eles parecem ter encontrado um jeito de caminhar com a pauta de reformas. Isso basta para os mercados no curto prazo — assumindo, claro, que não haverá uma hecatombe no exterior.

“Segundo Mandato Temer”

Há pouco mais de um ano, apresentei a tese do “Segundo Mandato Temer”, resumida no argumento de que as condições materiais estavam postas para a migração do espectro político da esquerda intervencionista para a direita liberal. Independentemente do presidente a ser eleito, haveria uma vitória da agenda, que se colocaria como inexorável pela mera imposição das forças estruturais. Previdência ou morte (registrei antes da revista!). E como vaso ruim não quebra, a gente não vai morrer agora, não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bastaria ao novo governo não atrapalhar. Olha, no começo, o Planalto bem que tentou. Esforçou-se bastante para tirar-nos do rumo. Mas parece ter se emendado. Sem criar crises desnecessárias, a coisa caminha. Note que isso não vem somente no pós-manifestações de domingo, nem da votação de ontem no Senado pela aprovação da reforma administrativa, tampouco do pacto dos três Poderes. Com a devida sensibilidade, pode-se notar uma aproximação do Executivo ao Legislativo e até mesmo a uma parte da imprensa há pouco mais de uma semana, quando o presidente parece ter se aconselhado com a ala militar mais moderada e abrandado o tom.

O Congresso quer a reforma da Previdência, que pode ser inclusive acelerada, conforme cobra publicamente Rodrigo Maia — falem o que quiserem, mas o Congresso sentiu, sim, a pressão das manifestações. O Executivo quer a reforma. A população nunca pareceu aceitar tanto, com parcela relevante inclusive indo às ruas em favor da matéria. E quase toda a mídia também está a favor.

Contrariando as estimativas pasteurizadas dos discursos politicamente corretos, não me surpreenderia inclusive com uma reforma pouquíssimo desidratada, próxima a 1 trilhão de reais e com cerca de 350 votos a favor (pense que a esquerda tem apenas 120 votos; para reforçar a vitória acachapante esperada, considere que partidos como PSB e PDT têm dissidências internas e podem oferecer alguma surpresinha a favor da reforma). Se for isso mesmo, pode ser porrada giga. Além da questão em si, abre caminho para toda uma programação de reformas liberais sucessivas. Daí o crescimento vem.

Finalmente, agora parece que vai. Até quanto? Ora, pegando aquele exemplo de re-rating da Índice, podemos ter cerca de 30 por cento de expansão de múltiplos, mais cerca de 20 por cento de crescimento dos lucros. Próxima parada: 150 mil pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Feedbacks

Dois feedbacks rápidos antes de encerrar:

1. Sobre o follow-on do BTG, entendo a notícia como positiva em termos líquidos. Pode até gerar algum overhang de curto prazo, claro. Mas o estrutural é muito mais relevante. Vai recomprar EFG e separar para a holding, melhorando ROE consolidado do banco, o que traz re-rating em termos de Preço sobre Valor Patrimonial. Melhora core capital, traz mais liquidez ao ir para 25 por cento de free float e migrar para Nível 2 de governança. Em paralelo, trouxe Amos Genish para comandar unidade de varejo, claramente indicando foco em tecnologia nessa vertente e maior direcionamento para esse nicho de negócio — seria a antessala do spin-off do Digital e do aqui defendido processo de destravamento de valor? Não sei, mas faria sentido. Também daí podemos ter re-rating, com BTG sendo cada vez mais percebido como um case de tecnologia. Se a narrativa pegar, os múltiplos são outros. Ah, sim, daqui dois anos Amos pula para um novo galho, lotado de stock options, como costumam fazer os executivos percebidos como heróis pelos empty suits do mercado financeiro (afinal, não foi isso que ele mesmo fez nos últimos anos?), mas até lá temos bastante tempo para ganhar dinheiro com BPAC11.

2. Com MP do Saneamento caducando na próxima segunda-feira, recebi várias dúvidas sobre eventual mudança de opinião sobre os casos de Sanepar e Copasa. Discordo da interpretação mais negativa e tomaria inclusive a queda recente como oportunidade de entrada. O governo já se comprometeu a enviar projeto de lei e deve endereçar a questão com urgência. No final, entendo que isso acaba com federalização dos marcos regulatórios e outros níveis de preços para o setor, hoje possivelmente o mais barato em Bolsa.

Mercados

Mercados brasileiros iniciam a quarta-feira em clima mais negativo, pressionados por um movimento de realização de lucros depois dos ganhos dos últimos dias e por um clima mais pesado no exterior. Há ao menos três fontes de preocupação lá fora. A principal delas segue no entorno da guerra comercial, com China ameaçando usar terras raras, cruciais para o setor tecnológico, como arma para beligerância tarifária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em paralelo, a situação fiscal da Itália entra no radar, bem como queda do yield dos Treasuries — o rendimento do bond de dez anos atingiu a mínima em um ano e meio e voltou a alimentar temores de recessão.

Agenda doméstica traz contas do governo central, nota de crédito do BC e fluxo cambial semanal.

Ibovespa Futuro abre em baixa de 0,5 por cento, dólar e juros futuros estão próximos à estabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CEO CONFERENCE 2026

Até onde a Selic pode cair? BTG projeta cortes totais de 3 pontos nos juros este ano; questão fiscal é o principal risco

10 de fevereiro de 2026 - 18:32

Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos

REFÚGIO MILIONÁRIO

Quer ser vizinho do Bill Gates? Veja quanto custa a casa colocada à venda pelo fundador da Microsoft

10 de fevereiro de 2026 - 15:37

Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo

BC INDEPENDENTE

Em ano eleitoral, Motta blinda autonomia do BC e descarta aumento de impostos para 2026

10 de fevereiro de 2026 - 14:04

O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC

CEO CONFERENCE 2026

Com recordes no Ibovespa e dólar em queda, Haddad cutuca mercado: “quem não acreditou na gestão perdeu dinheiro”

10 de fevereiro de 2026 - 12:15

Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo

SÓ DEU ELA

Lotofácil começa semana com 2 vencedores mais perto do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões hoje

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.

POLÍTICA MONETÁRIA

Presidente do BC prega cautela nos juros e fala sobre Master: “não há regra que proíba captar acima do CDI”

9 de fevereiro de 2026 - 17:16

Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica

QUEM PAGA A CONTA

FGC deve votar proposta para recuperar R$ 50 bilhões perdidos com o caso Master, diz jornal

9 de fevereiro de 2026 - 10:00

A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.

LOTERIAS

Com R$ 47 milhões em jogo, Mega-Sena promete o prêmio mais alto da semana, mas outras loterias também oferecem valores milionários

9 de fevereiro de 2026 - 7:36

Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.

TAÇA VAZIA

Crise do vinho na Argentina: consumo cai mais de 20% — e o principal motivo não é a economia do país

8 de fevereiro de 2026 - 16:03

Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa

DINHEIRO NO BOLSO

JHSF (JHSF3), BTG Pactual (BPAC11) e outras quatro empresas distribuem dividendos esta semana; veja quem pode receber

8 de fevereiro de 2026 - 15:06

Pagamentos de dividendos e JCP ocorrem em conjunto com a temporada de divulgação de balanços das principais empresas da B3

ENTRE JUROS E ELEIÇÕES

Estrangeiro impulsiona Ibovespa, mas institucional não compra a tese e foge da bolsa brasileira; entenda o desânimo dos investidores

8 de fevereiro de 2026 - 13:16

Dados preliminares mostram que, dos dias 1o a 29 de janeiro, a entrada de recursos na bolsa vindos do exterior somou R$ 25,3 bilhões

LOTERIAS

A sorte saiu da sala: loterias encalham, e prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 47 milhões; confira os sorteios da segunda-feira

8 de fevereiro de 2026 - 11:02

A única loteria que contou com um vencedor na categoria principal foi a Lotofácil 3608

FUTUROLOGIA

Utopia ou distopia? Como seria a vida sem trabalho nem dinheiro sugerida por Elon Musk

8 de fevereiro de 2026 - 9:57

Enquanto o bilionário projeta um mundo sem mercado de trabalho, o debate filosófico e a ficção científica oferecem pistas sobre suas consequências

SORTE GRANDE

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões neste sábado; confira como apostar

7 de fevereiro de 2026 - 17:02

Concurso 2970 acontece em São Paulo; último sorteio pagou R$ 141,8 milhões para uma única aposta

TORNOZELEIRA ELETRÔNICA?

MP denuncia Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, por esquema de propinas; valor pago por varejistas é de R$ 1 bilhão

6 de fevereiro de 2026 - 11:25

Na época da deflagração da operação, Sidney chegou a ser preso, porém foi solto dias depois. Agora, o MP pede à Justiça que os acusados usem tornozeleira eletrônica

BRILHOU SOZINHA

Mega-Sena desencalha, sai pela 1ª vez desde a Mega da Virada e vencedor leva mais de R$ 141 milhões sozinho; Lotofácil tem dezenas de ganhadores

6 de fevereiro de 2026 - 7:03

Mega-Sena vinha acumulando desde o sorteio da Mega-da Virada. Lotofácil teve um total de 48 ganhadores. Todas as demais loterias sorteadas na quinta-feira (5) acumularam.

SOB ESCRUTÍNIO

Por que Fictor entrou na mira da Polícia Federal após tentativa frustrada de comprar o Banco Master

5 de fevereiro de 2026 - 18:22

Investigação apura crimes contra o sistema financeiro e questiona o que havia por trás da negociação

ADEUS, BRASIL?

Fugindo da instabilidade? Brasil é o país que mais perdeu milionários em 2025

5 de fevereiro de 2026 - 14:26

Com instabilidade no radar, Brasil lidera a saída de milionários na América Latina e aparece entre os países que mais perderam fortunas no mundo em 2025

EXPLOSÕES SOLARES

Sol entra em fase rara de explosões e Terra passa a ser monitorada de perto

5 de fevereiro de 2026 - 11:53

Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.

INDESTRUTÍVEL

Guerras nucleares, raios gama ou asteroides caindo do céu: esse é o único animal que sobreviveria ao fim do mundo

5 de fevereiro de 2026 - 10:28

Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar