É semana de PIB! Saiba o que esperar da atividade no Brasil e confira o calendário completo de indicadores da semana
Teremos a oportunidade de entender melhor como a economia brasileira tem se comportado em um cenário de juros em alta e inflação crescente pelo mundo

Com o mundo cada vez mais preocupado com o movimento dos preços, os bancos centrais — incluindo o nosso — têm respondido com aumentos nos juros, numa tentativa de conter o avanço dos indicadores de inflação.
Mas esse remédio acaba tendo um efeito colateral bastante incômodo: com o dinheiro mais caro, a atividade econômica tende a perder vigor, já que os investimentos passam a exigir taxas de retorno mais altas — e, portanto, o número de projetos considerados atrativos tende a diminuir.
Indicadores lá fora
Fora do Brasil, inflação e atividade também fazem uma dobradinha entre os principais indicadores da semana. Isso porque estão programadas diversas divulgações, como a inflação ao consumidor e ao produtor na Zona do Euro, e mais dados sobre o mercado de trabalho no Velho Continente.
Nos Estados Unidos, a semana será de Livro Bege, relatório produzido pelas 12 filiais do Federal Reserve sobre a situação econômica do país. Além disso, como é comum, a semana será marcada por uma série de discursos dos presidentes dessas filiais.
Para onde vai a atividade no Brasil
Quem pode oferecer boas pistas sobre os rumos do PIB por aqui, antes mesmo da divulgação do indicador oficial, pelo IBGE, na quinta-feira (2), é o Monitor do PIB. O indicador, elaborado mensalmente pela FGV, utiliza a mesma metodologia das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE.
A última divulgação do indicador apontava para um crescimento de 1,5% no PIB no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o quarto trimestre de 2021. Segundo a FGV, o setor de serviços apresentou recuperação importante nos níveis de atividade econômica, que em alguns casos passaram a superar os do período pré-pandemia.
Leia Também
Multiplicação histórica: pequenas empresas da bolsa estão prestes a abrir janela de oportunidade
Como o ator Mel Gibson pode salvar a Austrália das garras de Trump
Ainda segundo o monitor do PIB, o consumo das famílias teria crescido no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Contudo, o consumo de bens duráveis deve apresentar recuo.
Quem também apresentou crescimento robusto, segundo o indicador da FGV, foram as exportações — que avançaram 9,6% nos três primeiros meses do ano na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
Os resultados apresentados pelo indicador da Fundação Getúlio Vargas ainda podem sofrer alterações, já que as Contas Nacionais Trimestrais, do IBGE, podem ter mudanças na metodologia.
Ainda assim, os resultados estão próximos do que espera a consultoria econômica LCA, que projeta um crescimento de 1,6% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o último trimestre de 2022, e um avanço de 2,5% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo período do ano passado.
Confira abaixo o calendário com os principais indicadores que devem movimentar a economia brasileira na próxima semana. Os dados são da consultoria econômica LCA:
Segunda-feira (30)
Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
Sondagem de Serviços | Maio | 8:00 | FGV |
Sondagem do Comércio | Maio | 8:00 | FGV |
IGP-M | Maio | 8:00 | FGV |
Resultado do Tesouro Nacional | Abril | 14:30 | Tesouro |
Resultado primário do Governo Central | Abril | - | Tesouro |
Caged (geração de emprego formal)* | Abril | - | SEPTR |
Indicador de confiança na economia - Zona do Euro | Maio | 6:00 | EC |
Inflação ao consumidor (CPI) - Alemanha | Maio (prévia) | 9:00 | GFSO |
Discurso Christopher Waller - EUA | - | 12:00 | Fed St. Louis |
PMI Serviços - China | Maio | 22:30 | NBS |
Sondagem Industrial - China | Maio | 22:30 | NBS |
PMI Composto - China | Maio | 22:30 | NBS |
Terça-feira (31)
Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
Taxa de desemprego (PNAD Contínua) | Abril | 9:00 | IBGE |
Notas com estatísticas fiscais | Abril | 9:30 | Banco Central |
Taxa de desemprego - Alemanha | Maio | 4:55 | Bundesbank |
Inflação ao consumidor - Zona do Euro | Maio (prévia) | 6:00 | Eurostat |
Preços residenciais - EUA | Março | 10:00 | S&P-CS |
Confiança do consumidor - EUA | Maio | 11:00 | C. Board |
Sondagem industrial - EUA | Maio | 11:30 | Fed Dallas |
PMI Industrial - China | Maio | 22:30 | NBS |
Quarta-feira (1)
Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
IPC-S | Abril - 4ª quadrissemana | 8:00 | FGV |
Índice de Confiança Empresarial | Maio | 8:00 | FGV |
PMI Industrial | Maio | 10:00 | HSBC |
Balança comercial mensal | Maio | 15:00 | Secint |
PMI Industrial - Alemanha | Maio | 5:00 | Markit |
PMI Industrial - Zona do Euro | Maio | 6:00 | Markit |
Taxa de desemprego - Zona do Euro | Abril | 6:00 | Eurostat |
Lagarde, Yi, Campos Neto, Villeroy falam sobre transição | - | 8:00 | - |
PMI Industrial - EUA | Maio | 10:45 | Markit |
Gastos com construção - EUA | Abril | 11:00 | C. Bureau |
ISM Industrial - EUA | Maio | 11:00 | ISM |
Geração de emprego - EUA | Abril | 11:00 | BLS |
Discurso de John Williams - EUA | - | 12:30 | Fed NY |
Discurso de James Bullard - EUA | - | 14:00 | Fed St. Louis |
Livro Bege - EUA | - | 15:00 | Fed |
Quinta-feira (2)
Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
Vendas de veículos | Maio | - | Fenabrave |
IPC-Fipe | Maio | 5:00 | Fipe |
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais | 1º tri | 9:00 | IBGE |
IPP - Indústrias de Transformação e Extrativa | Abril | 9:00 | IBGE |
PIB | 1º tri | 9:00 | IBGE |
Inflação ao produtor (PPI) - Zona do Euro | Abril | 6:00 | Eurostat |
Emprego no setor privado - EUA | Maio | 9:30 | ADP |
Produtividade no trabalho - EUA | 1º tri | 9:30 | BLS |
Custo unitário do trabalho - EUA | 1 tri | 9:30 | BLS |
Pedidos de auxílio desemprego - EUA | 27-mai | 9:30 | DoL |
Encomendas à indústria - EUA | Abril | 11:00 | C. BUreau |
Estoques de petróleo bruto - EUA | 27-mai | 12:00 | DOE |
Discurso de Loretta Mester - EUA | - | 14:00 | Fed Cleveland |
Sexta-feira (3)
Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
Pesquisa Industrial Mensal: Produção Industrial | Abril | 9:00 | IBGE |
PMI Serviços | Maio | 10:00 | HSBC |
PMI Composto | Maio | 10:00 | HSBC |
Indicadores Industriais | Março | 10:00 | CNI |
Balança comercial - Alemanha | Abril | 3:00 | - |
PMI Serviços - Alemanha | Maio | 4:55 | Markit |
PMI Composto - Alemanha | Maio | 4:55 | Markit |
PMI Serviços - Zona do Euro | Maio | 5:00 | Markit |
PMI Composto - Zona do Euro | Maio | 5:00 | Markit |
Vendas no varejo - Zona do Euro | Abril | 6:00 | Eurostat |
Relatório de emprego - EUA | Maio | 9:30 | BLS |
Taxa de desemprego - EUA | Maio | 9:30 | BLS |
Ganho médio por hora - EUA | Maio | 9:30 | BLS |
PMI Serviços - EUA | Maio | 10:45 | Markit |
PMI Composto - EUA | Maio | 10:45 | Markit |
ISM Serviços - EUA | Maio | 11:00 | ISM |
Na semana
Indicador | Data de referência | Horário de divulgação | Órgão responsável |
Vendas no varejo - Alemanha | Abril | - | GFSO |
PMI Serviços - China | Maio | - | Caixin |
PMI Composto - China | Maio | - | Caixin |
Não há escapatória: Ibovespa reage a balanços e Super Quarta enquanto espera detalhes de acordo propalado por Trump
Investidores reagem positivamente a anúncio feito por Trump de que vai anunciar hoje o primeiro acordo no âmbito de sua guerra comercial
Chora mais quem pode menos: os bastidores do encontro de EUA e China que pode colocar fim às tarifas
Representantes de Washington e de Pequim devem se reunir no próximo sábado (10) na Suíça; desfecho das conversas é difícil de prever até mesmo para Trump
Selic chega a 14,75% após Copom elevar os juros em 0,5 ponto percentual — mas comitê não crava continuidade do ciclo de alta
Magnitude do aumento já era esperada pelo mercado e coloca a taxa básica no seu maior nível em quase duas décadas
Vem coisa boa aí: Nvidia dispara com chance de revogação de restrições aos chips por Trump
Governo norte-americano estuda não aplicar a chamada regra de “difusão de IA” quando ela entrar em vigor, no próximo dia 15, animando o mercado de chips de inteligência artificial
Bitcoin (BTC) sobrevive ao Fed e se mantém em US$ 96 mil mesmo sem sinal de corte de juros no horizonte
Outra notícia, que também veio lá de fora, ajudou os ativos digitais nas últimas 24 horas: a chance de entendimento entre EUA e China sobre as tarifas
Governo pode usar recursos do Tesouro para bancar fraude do INSS? Veja o que já se sabe até agora
A estimativa é que cerca de 4,1 milhões de beneficiários do INSS tenham sido atingidos por descontos indevidos, com prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024
Não vai meter a colher onde não é chamado: Fed mantém taxa de juros inalterada e desafia Trump
Como era amplamente esperado, o banco central norte-americano seguiu com os juros na faixa entre 4,25% e 4,50%, mas o que importa nesta quarta-feira (7) é a declaração de Powell após a decisão
O conclave começou: os favoritos, a fumaça branca e o que você precisa saber sobre a escolha do novo papa
Os 133 religiosos já estão reunidos para a votação secreta na Capela Sistina; cardeais brasileiros participam em peso da eleição
Bola de cristal monetária: Ibovespa busca um caminho em dia de Super Quarta, negociações EUA-China e mais balanços
Investidores estão em compasso de espera não só pelas decisões de juros, mas também pelas sinalizações do Copom e do Fed
Como ver a Aurora Boreal? Especialistas detalham a viagem ideal para conferir o fenômeno
Para avistar as luzes coloridas no céu, é preciso estar no lugar certo, na hora certa — e contar com a sorte também
Luiz Fernando Figueiredo, ex-diretor do BC, explica por que o Copom não vai antecipar seus próximos passos na reunião de hoje
O executivo, que hoje é chairman da JiveMauá, acredita em um aumento de meio ponto percentual nesta reunião do Copom, sem nenhuma sinalização no comunicado
Campos Neto no Nubank: ex-presidente do BC deve assumir como vice chairman a partir de julho
RCN foi convidado para assumir os cargos de vice chairman, diretor global de políticas públicas e conselheiro da fintech; ele deve assumir funções a partir de 1º de julho, depois de cumprir a quarentena do BC
A exuberância americana continua: para gestores, empresas mais valiosas do mundo são dos EUA e valem o investimento
Especialistas afirmam durante o TAG Summit que as empresas americanas podem sair fortalecidas da guerra comercial travada pelo presidente norte-americano
CDI+5% é realista? Gestores discutem o retorno das debêntures no Brasil e destacam um motivo para o investidor se preocupar com esse mercado
Durante evento, gestores da JiveMauá, da TAG e da Polígono Capital destacam a solidez das empresas brasileiras enquanto emissoras de dívida, mas veem riscos no horizonte
Copom deve encerrar alta da Selic na próxima reunião, diz Marcel Andrade, da SulAmérica. Saiba o que vem depois e onde investir agora
No episódio 221 do podcast Touros e Ursos, Andrade fala da decisão de juros desta quarta-feira (7) tanto aqui como nos EUA e também dá dicas de onde investir no cenário atual
UBS herda conta salgada da fusão com Credit Suisse e vai pagar US$ 511 milhões por fraude que ajudou ricaços a sonegar US$ 4 bilhões
O banco suíço já havia enfrentado um processo judicial por ajudar norte-americanos a sonegar impostos por anos, mas seguiu com as práticas ilegais mesmo após acordo com a Justiça dos EUA
Expectativa e realidade na bolsa: Ibovespa fica a reboque de Wall Street às vésperas da Super Quarta
Investidores acompanham o andamento da temporada de balanços enquanto se preparam para as decisões de juros dos bancos centrais de Brasil e EUA
Copenhague gastronômica: do melhor restaurante do mundo à hamburgueria de René Redzepi
Falando pouco e entregando muito, segmento de restaurantes da capital dinamarquesa pega carona no talento de René Redzepi mesmo em segmentos de comida mais popular; visitamos quatro espaços e contamos o que provar por lá
Banqueiros centrais se reúnem para mais uma Super Quarta enquanto o mundo tenta escapar de guerra comercial permanente
Bastou Donald Trump sair brevemente dos holofotes para que os mercados financeiros reencontrassem alguma ordem às vésperas da Super Quarta dos bancos centrais
Felipe Miranda: Ela é uma vaca, eu sou um touro
Diante da valorização recente, a pergunta verdadeiramente relevante é se apenas antecipamos o rali esperado para o segundo semestre, já tendo esgotado o espaço para a alta, ou se, somada à apreciação do começo de 2025, teremos uma nova pernada até o fim do ano?