O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números

A fraude bilionária do Banco Master e a investigação do seu CEO, Daniel Vorcaro, seguem dando o que falar. Depois do envolvimento de funcionários do alto escalão do Banco Central e do vazamento de mensagens do banqueiro, muitos brasileiros ficaram com "pé atrás" sobre os nomes que podem ter ligação com o caso. Uma pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg mediu as suspeitas em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso Nacional e ao governo Lula.
Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (26), mais da metade dos brasileiros acredita que o STF, o governo federal e o Congresso estão envolvidos em diferentes graus no caso Master.
O principal alvo de suspeitas mais intensas é o STF. Para 47% dos entrevistados, o órgão está "totalmente envolvido" com o escândalo. A pesquisa também indica que 10% acreditam que o tribunal está "muito envolvido"; 12% veem "algo envolvido"; e 13%, "pouco envolvido".
Ou seja, para 82% das pessoas, há algum nível de envolvimento.
O STF foi parar no centro do escândalo com a revelação de que a mulher de Alexandre de Moraes — vice-presidente do STF —, a advogada Viviane Barci de Moraes, manteve um contrato milionário com o Banco Master.
Também houve trocas de mensagens entre Daniel Vorcaro e Moraes no dia da primeira prisão do banqueiro, em novembro do ano passado.
Leia Também
Em outra frente, uma empresa da qual o ministro do STF José Antonio Dias Toffoli é sócio teria recebido dinheiro de um fundo ligado ao banco. Com a revelação, Toffoli se declarou suspeito para participar dos julgamentos sobre o caso.
A pesquisa não se restringiu às percepções sobre o STF e incluiu também o Congresso Nacional, o governo Lula, o Banco Central e governos estaduais e municipais.
No total, 89% dos brasileiros enxergam algum grau de envolvimento do Congresso Nacional no caso Master.
Embora o percentual de "total envolvimento" seja semelhante ao do Congresso e STF, a soma dos brasileiros que enxergam o governo federal como envolvido é menor. Neste caso, o total chega a 65%.
Ou seja, 78% dos brasileiros enxergam algum grau de envolvimento.
Dois funcionários do Banco Central estão nas investigações do Master. Segundo a decisão do ministro André Mendonça, do STF, o ex-diretor de Fiscalização, Paulo Sérgio Neves de Souza, e o ex-chefe de departamento de Supervisão Bancária do BC, Belline Santana, atuaram como "consultores informais" de Vorcaro.
Em troca, eles teriam recebido dinheiro e até ajuda em viagens à Disney para passar informações ao banqueiro e ajudar na elaboração de pedidos ao BC.
Assim como no caso do BC, 78% dos entrevistados enxergam algum grau de envolvimento.
A pesquisa foi realizada com 5.028 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro é de um ponto porcentual, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
O escândalo Master começou após a Polícia Federal investigar um esquema de fraudes financeiras no banco, com a Operação Compliance Zero.
A operação começou depois de o Banco Central encontrar falhas graves nas contas do Master, com indícios de que o banco criou e negociou carteiras de crédito que não existiam ou não tinham lastro suficiente para sustentar suas operações.
As investigações resultaram em duas prisões do dono do banco, Daniel Vorcaro, além de buscas, apreensão de documentos, afastamento de executivos e liquidação de empresas do grupo Master.
O caso segue em andamento e apura crimes como fraude contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
POLÍTICA MONETÁRIA
TOME NOTA
O VALOR DA PACIÊNCIA
ETERNA VIGILÂNCIA
CLIMA DE COPA
RUÍDO NA FALA DO BC
COPA X TRABALHO
Conteúdo Empiricus
JÁ VIMOS ESSE FILME ANTES
ANVISA
TOUROS E URSOS #276
TCHAU, OZEMPIC
PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO
SD Select
Conteúdo SD Select
GOL FORA DE CAMPO
MÁQUINA DE MILIONÁRIOS
ESQUENTA DA COPA
DE OLHO NO GOLFO
SD Select