Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PESQUISA ATLASINTEL/BLOOMBERG

STF, Congresso e governo Lula estão envolvidos com o escândalo do Banco Master? Mais da metade dos brasileiros acredita que sim

Investigações do caso Master continuam e brasileiros suspeitam dos Três Poderes, indica pesquisa; confira os números

banco master pesquisa atlasintel bloomberg
Imagem: IA/Copilot

A fraude bilionária do Banco Master e a investigação do seu CEO, Daniel Vorcaro, seguem dando o que falar. Depois do envolvimento de funcionários do alto escalão do Banco Central e do vazamento de mensagens do banqueiro, muitos brasileiros ficaram com "pé atrás" sobre os nomes que podem ter ligação com o caso. Uma pesquisa da AtlasIntel/Bloomberg mediu as suspeitas em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso Nacional e ao governo Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (26), mais da metade dos brasileiros acredita que o STF, o governo federal e o Congresso estão envolvidos em diferentes graus no caso Master.

O principal alvo de suspeitas mais intensas é o STF. Para 47% dos entrevistados, o órgão está "totalmente envolvido" com o escândalo. A pesquisa também indica que 10% acreditam que o tribunal está "muito envolvido"; 12% veem "algo envolvido"; e 13%, "pouco envolvido".

Ou seja, para 82% das pessoas, há algum nível de envolvimento.

O STF foi parar no centro do escândalo com a revelação de que a mulher de Alexandre de Moraes — vice-presidente do STF —, a advogada Viviane Barci de Moraes, manteve um contrato milionário com o Banco Master.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também houve trocas de mensagens entre Daniel Vorcaro e Moraes no dia da primeira prisão do banqueiro, em novembro do ano passado.

Leia Também

ECONOMIA

Brasil na encruzilhada: Itaú endurece projeções e vê cenário pior para a economia local e internacional

TATU-BOLA

Ameaçada de extinção, espécie que inspirou o mascote da Copa de 2014 ganha um novo plano de proteção

Em outra frente, uma empresa da qual o ministro do STF José Antonio Dias Toffoli é sócio teria recebido dinheiro de um fundo ligado ao banco. Com a revelação, Toffoli se declarou suspeito para participar dos julgamentos sobre o caso.

Congresso, governo Lula e Banco Central também são indicados como envolvidos

A pesquisa não se restringiu às percepções sobre o STF e incluiu também o Congresso Nacional, o governo Lula, o Banco Central e governos estaduais e municipais.

Em relação ao Congresso:

  • 45% acreditam que está "totalmente envolvido";
  • 26% veem como "muito envolvido";
  • 15% indicam "algo envolvido";
  • 3% "pouco envolvido";
  • 2% "nada envolvido"; e
  • 10% não souberam opinar.

No total, 89% dos brasileiros enxergam algum grau de envolvimento do Congresso Nacional no caso Master.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o governo Lula:

  • 43% apontam "total envolvimento";
  • 8% "muito envolvido";
  • 6% "algo envolvido";
  • 8% "pouco envolvido";
  • 23% "nada envolvido"; e
  • 11% não souberam responder.

Embora o percentual de "total envolvimento" seja semelhante ao do Congresso e STF, a soma dos brasileiros que enxergam o governo federal como envolvido é menor. Neste caso, o total chega a 65%.

Banco Central:

  • 28% acreditam em "total envolvimento";
  • 16% "muito envolvido";
  • 21% enxergam "algo envolvido";
  • 13% veem "pouco envolvido";
  • 13% acreditam em "nada envolvido"; e
  • 10% não opinaram.

Ou seja, 78% dos brasileiros enxergam algum grau de envolvimento.

Dois funcionários do Banco Central estão nas investigações do Master. Segundo a decisão do ministro André Mendonça, do STF, o ex-diretor de Fiscalização, Paulo Sérgio Neves de Souza, e o ex-chefe de departamento de Supervisão Bancária do BC, Belline Santana, atuaram como "consultores informais" de Vorcaro.

Em troca, eles teriam recebido dinheiro e até ajuda em viagens à Disney para passar informações ao banqueiro e ajudar na elaboração de pedidos ao BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governos estaduais e municipais:

  • 25% percebem "total envolvimento";
  • 18% "muito envolvimento";
  • 25% "algum envolvimento";
  • 10% "pouco envolvimento";
  • 7% "nenhum envolvimento"; e
  • 15% não souberam responder.

Assim como no caso do BC, 78% dos entrevistados enxergam algum grau de envolvimento.

A pesquisa foi realizada com 5.028 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro é de um ponto porcentual, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

Relembre o caso Master

O escândalo Master começou após a Polícia Federal investigar um esquema de fraudes financeiras no banco, com a Operação Compliance Zero.

A operação começou depois de o Banco Central encontrar falhas graves nas contas do Master, com indícios de que o banco criou e negociou carteiras de crédito que não existiam ou não tinham lastro suficiente para sustentar suas operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As investigações resultaram em duas prisões do dono do banco, Daniel Vorcaro, além de buscas, apreensão de documentos, afastamento de executivos e liquidação de empresas do grupo Master.

O caso segue em andamento e apura crimes como fraude contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
suplemento alimentar anvisa (1) 25 de junho de 2026 - 14:42
Henrique Meirelles 25 de junho de 2026 - 10:44
copa do mundo seleção brasileira 25 de junho de 2026 - 10:10
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar