Quer mudar de país? Ranking aponta o melhor lugar para se viver como estrangeiro e o campeão é…
Lazer, possibilidade de trabalho remoto e cultura amigável são alguns dos indicativos que levaram o país ao topo do ranking Expat Insider 2025

Na hora de mudar de país, a busca por qualidade de vida, segurança e lazer é a preocupação na cabeça de muitos estrangeiros. Engana-se, no entanto, quem pensa que a melhor opção de país está muito acima da linha do Equador: na verdade, fica bem próxima dela. Estamos falando do Panamá, que ocupa o primeiro lugar no ranking Expat Insider 2025, divulgado pela InterNations.
Construída a partir de uma pesquisa realizada entre 1 a 28 de fevereiro de 2025, a lista inclui 46 países. A InterNations conduziu um questionário online com todos os tipos de expatriados. Dentre eles, colaboradores transferidos para atuação internacional, estrangeiros aposentados e aqueles que conquistaram um trabalho após se mudarem para o novo país.
- A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber
Kathrin Chudoba, editora-chefe da InterNations, relatou à Forbes que é difícil definir o que exatamente torna o Panamá tão atraente. "Provavelmente, simplesmente a combinação quase perfeita de uma infraestrutura decente a preços acessíveis, aliada a um clima agradável e, principalmente, a uma cultura aberta, amigável e de fácil integração."
Este é o segundo ano consecutivo que o Panamá ocupa a liderança no ranking, aliás. Em 2024, o país subiu do 3º lugar para o top 1, superando o México, que estava em 1º lugar em 2023.
Os cinco principais índices da pesquisa são trabalho no exterior, facilidade de adaptação, finanças pessoais, essenciais do expatriado (que inclui tópicos como moradia, administração, vida digital e idioma), e qualidade de vida. Em todos eles, o Panamá se classifica entre os três primeiros.
Não à toa, segundo a pesquisa, mais de um terço dos expatriados entrevistados planejam ficar lá para sempre.
Leia Também
Uma Disney da Netflix? Onde empresa quer chegar com complexos anunciados para 2025
Lazer e segurança
Dentre as categorias monitoradas, o maior avanço panamenho acontece em qualidade de vida. No último ano, o país saltou do 16º lugar entre 53 destinos listados para a 3º posição.
Quando o assunto são opções de lazer, o Panamá também ocupa o 3º lugar. Aqui o que é levado em conta são as oportunidades esportivas disponíveis, a cultura e a vida noturna de um lugar.

O beisebol, por exemplo, é popular no país devido a influência dos Estados Unidos durante a construção do Canal do Panamá no início do século 20. Já suas praias caribenhas e do Pacífico facilitam esportes aquáticos como surf, stand-up paddle, snorkeling e mergulho.
A variedade culinária e as opções gastronômicas também foram avaliadas positivamente por 74% dos entrevistados. E aparece em opções como o Maito, por exemplo, restaurante de influência afro-caribenha que figurou na 14ª colocação no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants em 2024.
Segurança é outro destaque na pesquisa. Neste quesito, o país ocupa o 5º lugar. Quase todos os entrevistados, mais precisamente 97%, afirmaram se sentir seguros no Panamá. Além disso, 80% concordam que podem expressar abertamente suas opiniões. Um total de 75% avalia ainda a estabilidade política como positiva.
Encontrar moradia, aponta a InterNations, é um desafio para muitos expatriados, mas não para 90% dos entrevistados no Panamá. Essa parcela, quase dominante, considera a tarefa fácil. Além disso, no tópico de residência acessível, o país ocupa o 5º lugar entre as nações avaliadas.
Trabalho remoto
Quando o assunto é a vida de estrangeiro, o home office vira assunto prioritário. A combinação de local agradável e conectividade de rede, portanto, são essenciais. Segundo a pesquisa, o Panamá oferece exatamente isso.
Já quando se trata de “vida digital”, o Panamá subiu do 16º lugar em 2024 para o 10º lugar neste ano. A internet de alta velocidade em casa destacou o país, que ocupa o 3º lugar neste indicativo. Para os trabalhadores remotos, um paraíso.
Cultura amigável
Mas é claro que nem só de trabalho vive o estrangeiro, especialmente em um lugar como o Panamá. E isso, os aposentados sabem bem. O país ficou no topo do Índice Global de Aposentadoria Anual mais recente da International Living, que destaca os melhores lugares para se mudar em 2025.
Já na pesquisa da InterNations, 5% dos entrevistados relatam já estar aposentados e 18% afirmam que sua principal motivação para se mudar foi a aposentadoria.
Talvez, a socialização seja até um atrativo àqueles que terão mais tempo livre. Mais de quatro em cada cinco expatriados afirmam que os moradores locais são amigáveis, em geral, e especificamente com residentes estrangeiros.
Assim, qualquer adaptação fica mais mais fácil. Não por acaso, o Panamá mostrou que abraça os novatos, figurando em 2º lugar no índice de facilidade de adaptação.

Destaques do top 10
Falando dos outros destaques apontados como melhores lugares para se viver como estrangeiro, não houve muitas mudanças no top 10 do ranking de 2025. Os únicos dois novos países foram China, em 6º lugar, e Malásia, na 10º posição.
A Ásia, aliás, representa a região dominante de metade da lista. Além dos dois países já citados, a Tailândia (4º), Vietnã (5º) e Indonésia (8º) figuram entre os dez melhores para viver como estrangeiro.
O custo de vida nestes destinos, indica ser um dos motivos para isso. O Vietnã, a China, a Tailândia, a Indonésia e a Malásia ficaram também entre os 10 países mais acessíveis financeiramente para expatriados. Veja aqui o ranking feito pelo Seu Dinheiro, conforme o estudo Expat Insider 2025.
O 2º e 3º lugares ficaram com países da América Latina. A Colômbia, levou o top 2 e o México, a terceira posição do pódio. Segundo a pesquisa, os pontos em comum que elevaram a classificação dos destinos no ranking não foi uma surpresa para nós, latinos. A cultura amigável e acolhedora, bem como a vida social animada impulsionaram o índice de facilidade de adaptação.
Os Emirados Árabes Unidos (7º) e a Espanha (9º) completam o ranking dos top 10. O principal responsável pela figuração desses países no grupo foi o alto índice de qualidade de vida, apontado pelos entrevistados.
Viagens premium superaram crescimento da classe econômica em 2024, diz relatório global
Informação é do report mundial da International Air Transport Association (IATA), com dados e o perfil de viagens para o último ano
Sol, areia e críticas: ranking aponta as praias com mais reclamações no mundo (e tem Brasil na lista)
Medindo filas, sujeira, barulho e lotação, lista elegeu as piores praias do mundo, na avaliação dos turistas pelo TripAdvisor
A história do único (e mais odiado) arranha-céu de Paris acaba de ganhar um novo capítulo
O conselho municipal da capital francesa aprovou no mês passado um protocolo de acordo para relançar a reforma da Torre Montparnasse, um polêmico prédio dos anos 1970 que ficou conhecido como a “cicatriz” da cidade
Safári na África: o que você precisa para organizar a viagem — preços, hospedagem, dicas e mais
Cada vez mais procurada por turistas de alto padrão, a viagem de safári demanda planejamento com antecedência para hospedar-se nos lodges mais completos
Nova Zelândia planeja nova taxa para turistas, mas proposta gera críticas de ambientalistas
Segundo opositores, medida prevista para 2027 deve acompanhar avanço de setores da economia sobre política de conservação ambiental do país
Estados Unidos vão cobrar ‘seguro’ de quase R$ 83 mil para visto de turismo; entenda
A caução será aplicada no caso de vistos B-1 e B-2 e será definida pelos próprios oficiais do Consulado americano
6 hotéis brasileiros com experiências de imersão, de refúgio pantaneiro a Amazônia sob medida
Seguindo tendências de personalização e autenticidades, estes seis hotéis brasileiros redefinem as estadias, transformando-se em próprio destinos de imersão
Lima ou Machu Picchu: qual roteiro peruano tem mais a sua cara?
De um lado, gastronomia e conforto em Lima; de outro, a imersão cultural roots de Machu Picchu. Qual é o ideal para você? No guia abaixo, comparamos o estilo, a gastronomia e a hospedagem de cada destino peruano
Caribe em seis tempos, um guia para diferentes tipos de viajante
Barbados, Jamaica, St. Barths e mais: do all-inclusive à sofisticação silenciosa, um guia para explorar o Caribe além do clichê
Visto para a Europa será obrigatório em 2026 — e ele acaba de ficar mais caro
Documento eletrônico, chamado de ETIAS, está sendo discutido desde 2018 e será obrigatório para brasileiros que querem passar até 90 dias no continente
Este hotel cobra R$ 10 mil por diária em seu ‘laboratório do sono’
Expoente máximo da indústria do turismo do sono, o Equinox hotel, em Nova York, acaba de inaugurar o The Sleep Lab, suite feita sob medida para a viagem dos sonhos (literalmente)
Passaporte mais forte do mundo é de um lugar da Ásia; Brasil sobe de posição
O critério principal do ranking é a entrada facilitada em diversos lugares do mundo, sem necessidade de vistos ou com documentos fáceis de obter
O verão na Grécia vai ficar mais caro, com nova taxa para cruzeiros; duas ilhas cobram ainda mais dos turistas
Medida visa combater o turismo de massa que afeta profundamente os ecossistemas do país
Festival de Gramado ganha força com sucesso do cinema brasileiro no exterior; veja como organizar sua viagem para o evento
Entre os dias 13 e 23 de agosto, cidade gaúcha recebe grandes nomes do audiovisual brasileiro e é palco de estreias importantes para a indústria nacional
Mudanças na Virgin Atlantic aumentam a primeira classe (mas acabam com o bar a bordo)
Faturamento recorde levou empresa a aumentar a disponibilidade de cabines de luxo e oferta de WiFi a bordo – mas icônico serviço de bar a bordo deve ser encerrado
A nova classe executiva: conheça as business mais exclusivas do mundo e quanto custa voar em cada uma delas
Mais tecnológica, personalizada e exclusiva, a classe executiva assume o protagonismo no céu e redefine o que é voar com conforto e personalidade
Visto americano vai ficar mais caro em quase R$ 1,4 mil após Big Beautiful Bill de Trump; entenda
Nova taxa se aplica para turistas, estudantes, jornalistas, Au pairs, diplomatas e pessoas que fazem tratamento médico
Cidade mexicana fora do radar é eleita a melhor do mundo por viajantes; saiba qual é e quanto custa
Travel + Leisure premiou este destino como o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo
A cidade mais cara dos EUA para turistas não é Nova York, nem Los Angeles; confira o ranking
Novo levantamento apontou as cidades mais caras dos Estados Unidos para visitantes – e o resultado é um banho de água fria em quem pretendia tirar férias em certo destino de esqui…
Um dos países mais baratos da Europa está virando a sensação do verão no Hemisfério Norte
Com praias paradisíacas e preços que são “pechincha”, a Albânia entrou de vez na lista de desejo dos viajantes europeus