🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Eduardo do Valle

Eduardo do Valle

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Novas Tecnologias em Jornalismo (PUCPR) e em Jornalismo Cultural (FAAP/SP). Especialista em cultura e lifestyle com experiência em produção e edição de conteúdo para marcas como a LATAM Airlines e veículos como Rolling Stone Brasil, GQ Brasil e GNT.

EDIFÍCIO PIETRO MARIA BARDI

MASP: conheça as cinco mostras que marcam a inauguração do novo prédio do museu

Com Renoir e Fernanda Montenegro, MASP preparou cinco exposições para a abertura de seu novo e aguardado espaço, o Edifício Pietro Maria Bardi. Aqui, contamos mais de cada mostra

Eduardo do Valle
Eduardo do Valle
28 de março de 2025
8:31 - atualizado às 19:58
Edifício Pietro Maria Bardi (à direita) inaugura com cinco exposições nesta sexta-feira (28)
Edifício Pietro Maria Bardi (à direita) inaugura com cinco exposições nesta sexta-feira (28) - Imagem: Leonardo Finotti

Foram meses de expectativa, mas o Edifício Pietro Maria Bardi, novo prédio do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, finalmente está aberto. A partir desta sexta-feira (28), o grande público poderá finalmente conhecer o novo edifício, que amplia em 66% o espaço expositivo do museu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, espelhando justamente essa a impressão de expansão, o museu escolheu não uma, mas cinco mostras previstas para marcar sua abertura. Uma grandeza refletida no “elenco” da abertura, que inclui nomes como Pierre-Auguste Renoir, Hélio Oiticica, Beatriz Milhazes, Pedro Ivo Cipriano e Isaac Julien, além de participações especialíssimas de Fernanda Montenegro e de Fernanda Torres.

Reunidas sob o título Cinco ensaios sobre o MASP, as exposições de abertura devem ocupar cinco dos 14 andares do novo edifício.

E as mostras escolhidas para esse momento foram Isaac Julien: Lina Bo Bardi — Um Maravilhoso Emaranhado, no 2º andar; Artes da África, no 3º andar; Geometrias, no 4º e no 10º andar; Pierre-Auguste Renoir, no 5º andar, e Histórias do MASP, no 6º andar.

Fora do novo prédio, mas ainda integrando a programação da inauguração estão uma performance e uma instalação, que retomam as atividades do vão livre do MASP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhe do Edifício Pietro Maria Bardi
Detalhe do Edifício Pietro Maria Bardi

Abaixo, detalhamos cada uma das cinco exposições que você confere na abertura do Edifício Pietro Maria Bardi, o novo prédio do MASP.

Leia Também

Lina Bo Bardi – Um maravilhoso emaranhado 

Uma Lina Bo Bardi que caminha por um tempo não linear – ou em Um Maravilhoso Emaranhado, caso prefira. Essa videoinstalação do artista britânico Isaac Julien promete ser um dos destaques da abertura do novo prédio do MASP. Isso porque pega carona sem querer em outro objeto de orgulho da cultura brasileira recente, o filme Ainda Estou Aqui.

Estrelada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, a instalação recorre aos escritos da arquiteta, ícone do modernismo brasileiro. Aqui ela é vivida por mãe e filha em diferentes pontos desse tempo. 

Isaac Julien (Londres, Reino Unido [UK], 1960) 
Lina Bo Bardi - A Marvellous Entanglement [A Maravilhosa Encruzilhada], 2023
Vista da instalação [Installation view], Tate Britain 
Cortesia do artista [Courtesy of the artist]
Foto [Photo]: Henrik Kam
Lina Bo Bardi - Um Maravilhoso Emaranhado, 2023

Gravado em 2019, muito antes do frisson do Oscar 2025, o filme combina imagens de arquivo, registros arquitetônicos e performances encenadas em nove projeções simultâneas, sobre cubos de concreto que remetem aos cavaletes de cristal do MASP. Em cada tela, Lina é uma Fernanda, refletindo sobre o papel social da arte e da arquitetura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A filmagem foi realizada em locais projetados pela arquiteta em São Paulo e Salvador – em um momento, ela aparece no Teatro Oficina, com participação saudosa do diretor Zé Celso, símbolo do lugar. Outras participações incluem o Balé Folclórico da Bahia e do coletivo ÀRÀKÁ.

Lina Bo Bardi – Um maravilhoso emaranhado fica em cartaz até 3 de agosto de 2025 no 2º andar do Edifício Pietro Maria Bardi e tem curadoria do diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa, com assistência de Matheus de Andrade.

Artes Africanas

No 3º andar do novo edifício, visitantes poderão entrar em contato com a coleção (bastante respeitada, diga-se de passagem) de arte africana do MASP. Em Artes da África, o museu disponibiliza cerca de 120 obras e artefatos do continente, que vão de peças do Egito Antigo a produções contemporâneas, com destaque para estatuetas e máscaras do século 20, majoritariamente adquiridas nas primeiras décadas do museu.

Cerca de 70 dessas obras têm origem na porção ocidental do continente africano, de grupos como os Iorubás, Guro, Senufo, Dogon, Ashanti, entre outros. O destaque vai para um tambor Chokwe, da Angola, incorporado recentemente ao acervo do museu, e para as obras inéditas dos artistas brasileiros biarritzzz e Pedro Ivo Cipriano, criadas em diálogo com a coleção, para destacar os vínculos e ressignificações das tradições africanas dentro da cultura brasileira contemporânea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Iorubá (Nigéria, Tribo Yoruba [Nigeria, Yoruba Tribe]) 
Exu [Título atribuído] [Attributed Title], sem data [undated]
Escultura em madeira, metal, couro e conchas [Sculpture in wood, metal, leather, and shells], 57 x 16.5 x 27.5 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, doação [gift] Cecil Chow Robilotta e [and] Manoel Roberto Robilotta, em memória de [in memory of] Ruth Arouca e [and] Domingos Robilotta, 2012, MASP.01588
Foto [Photo]: Felipe Scappatura
Iorubá (Nigéria, Tribo Yorubá), Exu [Título atribuído]

Essa mostra se destaca por expandir a pesquisa do museu sobre a produção simbólica do continente africano – vale lembrar que, em 2018, o MASP fez história com seu ciclo Histórias Afro-atlânticas, uma reunião de 450 obras dedicadas à representação dos fluxos e experiências decorrentes do tráfico transatlântico de escravos.

  • Posteriormente, em 2020 e em 2022, a exposição Histórias Afro-Atlânticas chegou a ser exposta no Museum of Fine Arts, de Houston, e na National Gallery of Art, de Washington D.C., nos Estados Unidos. 

A curadoria de Artes da África ficou por conta de Amanda Carneiro e de Leandro Muniz, curador-assistente. Já a montagem foi feita pelo escritório da arquiteta Gabriela de Matos,que buscou atualizar o espaço expositivo para fora das convenções de museus etnográficos.

Geometrias

Também sob curadoria de Adriano Pedrosa, com coordenação de Regina Teixeira de Barros e assistência de Matheus de Andrade, a exposição Geometrias se debruça sobre a abstração geométrica.

Ao todo, são 40 trabalhos do acervo de artistas concretos e neoconcretos, como Judith Lauand (1922-2022) e Hélio Oiticica (1937-1980), além de nomes contemporâneos como Delson Uchoa e Beatriz Milhazes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta é identificar a diversidade na aplicação de formas geométricas na arte, formando um diálogo entre diferentes épocas, técnicas e perspectivas culturais -- também, uma especialidade curatorial do MASP.

Assim, entre os trabalhos selecionados, encontra-se espaço para obras de nomes como Rubem Valentim (1922-1991), Alfredo Volpi (1896-1998) e mesmo a coleção fotografias de Geraldo de Barros (1923-1998).

Pierre-Auguste Renoir

Mais um destaque dessa coleção inaugural de mostras do Edifício Pietro Maria Bardi: Pela primeira vez desde 2002, o MASP exibe novamente, em sua totalidade, as treze obras de Pierre-Auguste Renoir pertencentes ao acervo do museu.

São doze pinturas e uma escultura que atravessam praticamente toda a trajetória do artista francês, oferecendo ao público um panorama raro e íntimo de sua produção. Trata-se, aliás, do maior número de obras de um único artista europeu na coleção do MASP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mostra dialoga com a própria história do museu e o período das grandes aquisições, quando Pietro Maria Bardi, em busca de fortalecer o acervo com nomes fundamentais da arte francesa e italiana, mediou a compra de 11 retratos de Renoir, mais uma paisagem e uma escultura.

Pierre-Auguste Renoir, Rosa e Azul — As Meninas Cahen d’Anvers (1881)
Pierre-Auguste Renoir, Rosa e Azul — As Meninas Cahen d’Anvers (1881)

Entre as pinturas expostas estão  “Rosa e Azul — As Meninas Cahen d’Anvers” (1881), “Retrato da Condessa de Pourtalès” (1877), e os retratos de Jean Renoir e Claude, os filhos do pintor francês.

Nome central do impressionismo francês, Renoir explora em sua obra a luz, a cor e o movimento com pinceladas soltas. Seu destaque foi manter o olhar voltado à figura humana — em especial às mulheres e crianças da burguesia francesa.

Pierre-Auguste Renoir acontece no quinto andar do novo prédio e a curadoria é de Fernando Oliva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Histórias do MASP

Encerrando o quinteto de exposições dedicadas à inauguração no novo prédio, Histórias do MASP se dedica à trajetória de sete décadas do museu.

Do endereço inicial na rua Sete de Abril à abertura do Edificio Pietro Maria Bardi, segue viés cronológico do espaço, consolidado hoje como um dos museus mais importantes do Hemisfério Sul.

Histórias do MASP acontece no 6º andar do novo edifício. A curadoria é assinada por Adriano Pedrosa, Regina Teixeira de Barros, Guilherme Giufrida e Laura Cosendey.

Vão livre

A programação da inauguração ainda inclui a ocupação do vão livre do MASP com uma performance e uma instalação. A performance é Entrevidas, da artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino, que começou a ser apresentada ainda ontem. E a instalação é Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros, que inaugura no vão livre dia 10 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
01310-200 São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: terças grátis e primeira quinta-feira do mês grátis; terças, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas.
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 75 (entrada); R$ 37 (meia-entrada)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ANÁLISE

‘A Fraude’: romance histórico de Zadie Smith volta ao passado para iluminar o presente 

26 de novembro de 2025 - 8:16

Ao reler a Inglaterra vitoriana com o olhar de uma romancista contemporânea, Zadie Smith transforma a história em espelho do presente em ‘A Fraude’ 

ROCK IN RIO

Rock in Rio anuncia Elton John e Gilberto Gil para edição 2026

25 de novembro de 2025 - 15:31

Músico britânico e lenda brasileira foram os primeiros nomes revelados da edição que vai de 4 a 12 de setembro do próximo ano; Elton John já teve passagem polêmica pelo Rock in Rio

ANÁLISE

‘Mercadores da Dúvida’: livro acena à COP30 e expõe como estratégia do tabaco foi adotada por negacionismo climático

22 de novembro de 2025 - 8:00

Edição brasileira de livro de 2010 revela os detalhes da chamada Estratégia do Tabaco com direito a paralelos com a manipulação do debate ambiental

JUSTIÇA PARA OS FÃS

Cambistas na mira: governo do Reino Unido planeja proibir a revenda de ingressos por valores acima do preço original

20 de novembro de 2025 - 8:46

Nesta quarta-feira (19), foi anunciado o compromisso público de apresentar e implementar uma nova legislação; entre as medidas futuras também está a imposição de limite para as taxas de serviço cobradas pelas plataformas

BRAND EXPERIENCE

Na fila A: conferimos um espetáculo no novíssimo BTG Pactual Hall de perto e contamos como foi a experiência

18 de novembro de 2025 - 9:16

Como é conferir um clássico do teatro musical com vista privilegiada e em um teatro renovado? O que mudou no espaço do antigo Teatro Alfa? Assistimos ‘Hair’, que marcou a estreia do BTG Pactual Hall, e relatamos os detalhes

MÚSICA BRASILEIRA

Grammy Latino 2025: Liniker é o grande destaque brasileiro na premiação; veja os outros vencedores do Brasil

14 de novembro de 2025 - 16:51

Hamilton de Holanda Trio, Sorriso Maroto e Chitãozinho & Xororó também receberam prêmios

ARTE LATINA

Obra de Frida Kahlo pode bater o recorde de obra mais cara já vendida, feita por uma mulher ou qualquer artista latino-americano

11 de novembro de 2025 - 16:15

A pintura é a estrela de um leilão com mais de 100 obras surrealistas que será realizado pela Sotheby’s no dia 20 de novembro

LUTO

Morre aos 73 anos o cantor, compositor e guitarrista brasileiro Lô Borges; relembre a relevância da sua obra para a MPB

3 de novembro de 2025 - 12:04

Músico estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o dia 17 de outubro; sua passagem encerra uma trajetória de mais de cinco décadas nas quais contribuiu para a revolução da música popular brasileira

NO TOPO DO MUNDO

O Engraxate que Escalou o Everest, Rosier Alexandre fala de documentário: “Minha história é sobre não desistir”

3 de novembro de 2025 - 10:40

Documentário “O Engraxate que Escalou o Everest”, que venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme no Rio Mountain Festival, resgata a jornada inspiradora de um cearense que superou a pobreza para chegar ao topo do planeta  

MAQUIAVEL HUMANIZADO

Nada Maquiavélico: nova edição d’O Príncipe revela o homem por trás do mito

31 de outubro de 2025 - 8:16

Manual clássico de liderança ganha nova edição acompanhada da correspondência que revela um autor humanizando, a construção do pensamento e até um Maquiavel com “papo de boteco”

ENTREVISTA

Neurocientista Miguel Nicolelis publica sátira iniciada há meio século: “o Brasil era, e continua sendo, um país totalmente surreal”

24 de outubro de 2025 - 8:16

Com Ré volução no País do Carnaval, livro iniciado na juventude, o neurocientista que colocou a ciência em campo na Copa de 2014 retoma as ironias de um Brasil surrealista

NOVO PALCO PAULISTA

BTG Pactual Hall inaugura dedicado à cultura brasileira: “teatro icônico, renovado e de altíssima qualidade”

21 de outubro de 2025 - 16:30

Espaço que abrigava antigo Teatro Alfa reabre com os musicais Hair e Vozes Negras na programação: “é nossa oportunidade de ajudar a economia criativa com mais um ponto de contato com a sociedade”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual

TRADUZINDO PRÊMIOS

Nobel, Jabuti e Camões: entenda os ganhadores e indicados da temporada de prêmios literários 2025

20 de outubro de 2025 - 8:16

Os consensos e dissensos de três premiações e o que elas indicam sobre limites e fronteiras entre mercado editorial e literatura em 2025

ENTREVISTA

Marisa Monte: entrevistamos o maestro André Bachur, que acompanha a cantora em nova turnê

17 de outubro de 2025 - 8:16

Após apresentar-se com cantora em 2024, Bachur segue turnê na regência de orquestra em ‘Phonica – Marisa Monte e Orquestra Ao Vivo’, que começa este fim de semana em Belo Horizonte

HISTÓRIAS CRUZADAS

Frieze London abre seção que explora a relação cultural histórica entre o Brasil e a África

16 de outubro de 2025 - 18:59

Chamado ‘Echoes in the Present’, espaço reúne oito galerias com dez artistas brasileiros e africanos

PASSAGEM DOS IMPERADORES

Um túnel secreto sob o Coliseu será aberto para visitação neste mês

15 de outubro de 2025 - 8:46

A partir de 27 de outubro, visitantes do monumento em Roma poderão ter uma rara visão do local por onde passavam secretamente os imperadores romanos

VALE O HYPE?

Coisa de Rico, livro de Michel Alcoforado que promete uma investigação da riqueza no Brasil, vale o burburinho?

11 de outubro de 2025 - 8:00

Lançado em agosto, Coisa de Rico (Todavia R$ 89,90) narra a trajetória do “antropólogo do luxo” Michel Alcoforado, que se infiltrou entre os mais ricos do país para entender o que, afinal, torna alguém rico no Brasil

MEMÓRIA EM QUATRO RODAS

Kombi, Gol e Ferrari: veículos históricos serão expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

7 de outubro de 2025 - 8:16

Em parceria com o museu CARDE, o evento que acontecerá em novembro traz em uma exposição os modelos icônicos junto a outros veículos que marcaram a história automobilística nacional e internacional

ENTREVISTA

Nelson Motta detalha os “terremotos musicais” do Doce Maravilha 2025, que começa hoje (26) no Rio de Janeiro

26 de setembro de 2025 - 8:16

Marisa Monte, Ney Matogrosso, BaianaSystem  Liniker se apresentam até domingo (28) no Jockey Club do Rio de Janeiro; ao Seu Dinheiro, produtor lendário (e DJ) por trás do festival entrega os bastidores do evento

HYPE À PAULISTANA

Bairro brasileiro é eleito o 3º mais cool do planeta; saiba qual é e confira os destaques do ranking

25 de setembro de 2025 - 15:00

O contraste do passado industrial com a atual vida noturna agitada e pluralidade de estabelecimentos gastronômicos e culturais definem o destino classificado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar