🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

DESTINOS QUE ABRAÇAM

Lista elege as 20 cidades mais amigáveis ​​do mundo – mas Brasil fica de fora; veja os destaques

Estudo da Time Out perguntou a mais de 18 mil habitantes locais o quão acolhedor é seu lar; as respostas destacam lugares da Europa, África, América do Norte e apenas um da América Latina

Laís Campos
Laís Campos
29 de outubro de 2025
17:28
Porto ficou em 1º lugar entre as cidades mais amigáveis ​​do mundo, segundo a Time Out
Porto ficou em 1º lugar entre as cidades mais amigáveis ​​do mundo, segundo a Time Out - Imagem: iStock / AleksandarGeorgiev

Embora seja conhecido pela cultura acolhedora, parece que o Brasil ficou para trás quando se trata de destinos com habitantes calorosos no mundo. Ao menos é o que aponta uma lista da revista Time Out, divulgada nesta semana, que reuniu as 20 cidades mais amigáveis do planeta. Curiosamente, o vencedor também tem a língua portuguesa como idioma oficial: o Porto, berço do vinho homônimo e que abriga o rio Douro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início deste ano, o veículo entrevistou 18.500 moradores de centros urbanos ao redor do mundo para entender diferentes aspectos que os faziam agradáveis. Entre eles, a presença de espaços verdes, opções para explorar artes e cultura, bem como onde os habitantes se sentiam mais felizes. 

  • LEIA TAMBÉM: Quer saber quais são as tendências de gastronomia, viagem e estilo de vida? Todos os sábados, o Lifestyle do Seu Dinheiro envia uma newsletter especial; cadastre-se

Para elencar especificamente os locais mais cordiais do planeta, o veículo perguntou aos entrevistados qual a probabilidade de eles descreverem seu lar como "acolhedor e amigável".

“Ao caminhar pela rua, qual a probabilidade de você sorrir para um estranho? Qual a probabilidade de ele retribuir o sorriso? Pequenas coisas assim podem realmente mudar a forma como você vivencia um lugar, especialmente quando está de férias”, diz a colaboradora da Time Out, Annie McNamee ao comentar sobre a lista.

Porto como a cidade mais amigável do mundo

De acordo com a Time Out, impressionantes 85% dos moradores portuenses afirmaram que seus vizinhos eram simpáticos, porcentagem que o levou ao top 1 do ranking. "O Porto continua ganhando prêmios", diz Mariana Morais Pinheiro, redatora da revista e especialista local. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Nesta semana, aliás, o local também foi eleito "Melhor Destino Urbano" na premiação World Travel Awards.

Já nos outros quesitos abordados pela revista aos entrevistados, Porto foi reconhecido ainda em 4º lugar em beleza, e 12º em felicidade. Além disso, ficou na 8º posição no ranking de 50 melhores cidades do mundo, divulgado pela revista em janeiro. Tais classificações da cidade, como indica a Time Out, “deixa claro que seus moradores a avaliam muito bem em todos os aspectos”.

Leia Também

Destino universitário que valoriza o espaço público 

Uma curiosidade é que, neste ano, Porto também recebeu o prêmio internacional “Ciudades que Caminan 2025”, pelo modelo inovador de mobilidade urbana centrada no pedestre.

O reconhecimento foi dado pela associação internacional Red de Ciudades que Caminan, a qual premia, além das iniciativas inovadoras em acessibilidade e facilidade de deslocamento a pé, exemplos de gestão urbana que valorizam o espaço público. Não à toa, a convivência agradável é justamente o destaque da lista da Time Out.

Rua de José Falcão e a fachada da Reitoria da Universidade do Porto
Rua de José Falcão e a fachada da Reitoria da Universidade do Porto

Além disso, outro dado curioso em termos de “vizinhança” é que o centro urbano abriga uma uma alta proporção de estudantes universitários em relação aos habitantes em geral. A Universidade do Porto, de acordo com a instituição de ensino, registrou mais de 35.700 inscritos no período entre 2023 e 2025. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando que a população do município é de cerca de 231 mil habitantes, segundo o Instituto Nacional de Estatística português, apenas esses universitários — ou seja, sem contar estudantes de outras instituições locais — representam cerca de 15% a 16% da população total.

Os destaques do pódio

Em 2º lugar no ranking da Time Out ficou Bilbao, na Espanha. De acordo com a revista, 71% dos locais entrevistados disseram que ela era acolhedora, mas não foi a única cidade espanhola a entrar na lista. Aliás, quatro centros urbanos no país entraram no top 20, mais do que qualquer outra nação. “Talvez haja algo no clima quente e nas deliciosas tapas que mantém os espanhóis tão simpáticos”, comenta a colaboradora do veículo Annie McNamee.

Já na 3ª colocação, a América Latina foi representada por Medellín, que é, aliás, a segunda maior cidade da Colômbia. A movimentada metrópole “é repleta de comida deliciosa, vida noturna agitada e pessoas felizes”, diz Annie. Lá, 69% dos habitantes locais acredita que o local “as receberia de braços abertos”, de acordo com o veículo.

A cidade de Medellín, na Colômbia, é a única representante da América Latina no ranking
A cidade de Medellín, na Colômbia, é a única representante da América Latina no ranking

África, Europa e América do Norte no top 10

Os dois destinos que seguem o top 10, ficam no continente africano: a Cidade do Cabo (4º), na África do Sul; e Lagos (5º), na Nigéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na 6ª colocação, ficou Brighton, destino litorâneo no sul da Inglaterra. Em 7º lugar, a Espanha aparece novamente com Madrid, e em 8º, Portugal figura de novo com Lisboa. Inclusive, a cidade portuguesa foi eleita como a mais feliz do mundo para turistas, segundo um estudo divulgado em setembro pela plataforma americana BookRetreats.

A 9ª colocação ficou com Chicago, nos Estados Unidos. Já na 10ª posição, entrou Belfast, capital da Irlanda do Norte.

Os destinos que completam a lista

Veja a lista completa das cidades mais amigáveis do mundo, de acordo com a Time Out:

1. Porto, em Portugal

2. Bilbao, na Espanha

3. Medellín, na Colômbia

4. Cidade do Cabo, na África do Sul

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5. Lagos, na Nigéria.

6. Brighton, na Inglaterra 

7. Madrid, na Espanha

8. Lisboa, em Portugal

9. Chicago, nos Estados Unidos

10. Belfast, na Irlanda do Norte

11. Hanói, no Vietnã

12. Nova Orleans, nos Estados Unidos

13. Valência, na Espanha

14. Glasgow, na Escócia

15. Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos

16. Chiang Mai, na Tailândia

17. Montreal, no Canadá

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

18. Sevilha, na Espanha

19. Brisbane, na Austrália

20. Dubai,  nos Emirados Árabes Unidos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HOSPEDAGEM 5 ESTRELAS

Com spa e chef estrelado, Roma inaugura novo hotel de luxo em palácio histórico em fevereiro; conheça

20 de janeiro de 2026 - 8:16

A sete minutos da Fontana di Trevi, nova unidade da rede hoteleira de luxo Corinthia chega em Campo Marzio, em Roma, e já está disponível para reservas

TURISMO LUNAR

Startup californiana promete abrir primeiro hotel na Lua até 2032; reservas podem chegar a R$ 5 milhões

18 de janeiro de 2026 - 9:16

Projeto tem cronograma ousado de exploração e pesquisadores de universidades envolvidos

"VALEM O HYPE"

Recife e Rio são destaques em lista global de melhores destinos do Tripadvisor; confira o ranking completo

15 de janeiro de 2026 - 8:16

Best of the Best Destinations, do Tripadvisor, listou capitais brasileiras entre as melhores cidades para ficar de olho em todo o mundo 

MUSEU

Ver a Monalisa ficou mais caro: veja o novo preço para visitar o Louvre a partir de hoje (14)

14 de janeiro de 2026 - 16:00

Museu mais visitado do mundo aumenta preço do ingresso para turistas a partir desta quarta-feira (14); veja novas tarifas

GUIA COMPLETO

Rota 66 completa 100 anos: veja o que fazer e onde se hospedar na estrada mais famosa dos Estados Unidos

14 de janeiro de 2026 - 8:16

Conheça a gastronomia, arquitetura e as principais paradas históricas e naturais para a sua road trip na icônica estrada americana

RIVIERA FRANCESA

Já sabemos o hotel da 4ª temporada de The White Lotus – e você pode se hospedar nele a partir de R$ 16 mil

12 de janeiro de 2026 - 16:20

Gravações de The White Lotus se passarão em castelo em Saint-Tropez do século 19; palácio foi presente de casamento de comerciante para filha

NOBRES & OUTSIDERS

Além de Versalhes: 3 castelos para visitar na França a menos de duas horas de Paris

6 de janeiro de 2026 - 8:16

Visitar o castelo mais célebre da França é quase obrigatório para turistas de primeira viagem, mas o país tem outras milhares de opções para os viajantes que querem fugir do clássico

A ERA DOS ESTREMOZ

Michele Marques: a brasileira que transformou 500 euros e um sonho em um refúgio de luxo no Alentejo

3 de janeiro de 2026 - 8:00

Como a intuição de uma carioca transformou um negócio fora do eixo em uma marca reconhecida pelo Guia Michelin

NEW YORK, NEW YORK

Nova York além de Manhattan: o que mantém a cidade no radar imobiliário dos brasileiros

30 de dezembro de 2025 - 8:16

Corretores analisam como geografia, política habitacional e rotina urbana influenciam o comprador brasileiro na Big Apple

LUXO NA FLORESTA

Entre cruzeiros e serviços cinco estrelas, Amazônia redefine o luxo na era das experiências

25 de dezembro de 2025 - 8:45

Floresta brasileira atrai viajantes do mudo todo que buscam conexão com a natureza sem abrir mão do conforto

OS FUTUROS QUERIDINHOS

Analisamos as listas de destinos em alta para 2026 e questionamos: o que é tendência para o brasileiro?

22 de dezembro de 2025 - 8:16

Especialistas afirmam que os viajantes do Brasil “estão escolhendo lugares que parecem especiais e oferecem algo que nunca viveram antes”; confira quais localidades oferecem isso

DEBATE QUENTE

Turismo de última chance: é certo visitar destinos que estão desaparecendo?

19 de dezembro de 2025 - 8:16

Da Grande Barreira de Corais da Austrália às geleiras da Antártica, muitos destinos turísticos estão sucumbindo por causa das mudanças climáticas – se devemos ou não visitá-los é um debate cada vez mais quente

EXPERIÊNCIA COMPLETA

Agora, hóspedes do Rosewood São Paulo têm acesso VIP ao Terminal BTG; veja preços e como reservar

18 de dezembro de 2025 - 15:40

Hóspedes do hotel três chaves Michelin poderão usufruir de entrada reservada, check-in e despacho de bagagem sem filas e transfer privativo até o hotel

SEM DESLIZES

Esqui nos Alpes: destinos, tendências e o que anda quente na temporada de inverno 2025/2026

18 de dezembro de 2025 - 8:16

Jogos Olímpicos de Inverno, hotéis históricos renovados e experiências que vão além do esqui prometem marcar a temporada 

VIAGEM

Vai viajar? Esses são os 5 aeroportos mais movimentados do Brasil e do mundo

17 de dezembro de 2025 - 15:57

Volume global de passageiros ultrapassa níveis pré-pandemia; além disso, Brasil foi o país que liderou o crescimento no tráfego aéreo mundial

LUXO NAS MONTANHAS

Não é Aspen: qual a cidade mais cara para esquiar nos Estados Unidos — e por que os preços são tão altos?

15 de dezembro de 2025 - 15:21

Apesar de Aspen ser o principal cartão postal quando se pensa em turismo de luxo no inverno, não é ela a cidade mais cara para esquiar; veja o ranking dos quatro principais destinos americanos

PARAÍSOS SUBMERSOS

Turismo de mergulho deve dobrar até 2030, mas será que é para você? 5 destinos para entrar de cabeça na tendência

15 de dezembro de 2025 - 8:16

O desejo de experimentar e proteger os oceanos, bem como equipamentos mais seguros e confortáveis, têm impulsionado a busca por essas experiências; especialistas indicam pontos ideais para iniciantes e mergulhadores mais experientes

ROTA DE FUGA

48 horas na Chapada dos Veadeiros: um bate-volta entre a natureza e o luxo no destino brasileiro

13 de dezembro de 2025 - 8:00

Um guia para uma escapada rápida (ou uma combinação de destinos) pela Chapada dos Veadeiros, sem abrir mão de conforto, boa mesa e experiências memoráveis

LUXO CARIOCA

Four Seasons retornará ao Brasil com hotel no Leblon; o que chegada da rede de Bill Gates diz sobre o cenário da hotelaria no Rio? 

10 de dezembro de 2025 - 15:45

Hospedagem da rede hoteleira controlada por Bill Gates será instalada no ao antigo Hotel Marina Palace, com spa premiado, bar e piscina na cobertura; escolha de terreno de frente para o mar reflete raridade na hotelaria carioca hoje

DEMORADOS E CAÓTICOS

Aeroporto americano é eleito o mais estressante do mundo; Lisboa fica com 2º lugar; veja os destaques do ranking 

9 de dezembro de 2025 - 8:00

Estudo da plataforma de comparação de seguros de viagem iSelect avalia critérios como atrasos e cancelamentos de voos, bem como tempo de espera para o check-in, controle de segurança, imigração, alfândega, e restituição de bagagem

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar