Guarulhos entra (por pouco) em ranking de aeroportos mais conectados do mundo

Se estamos falando do maior e mais movimentado aeroporto do Brasil e da América Latina, é de se esperar que ele tenha voos para diversos destinos no mundo.
De fato, Guarulhos entrou para o ranking Megahubs 2025. Publicado na última quarta-feira (24) pela plataforma de dados de viagens OAG, ele destaca os hubs mais conectados globalmente. No entanto, foi por pouco. O aeroporto figurou na 48ª posição entre os 50 internacionais listados pela empresa.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo
O primeiro lugar ficou com o Aeroporto de Heathrow (LHR), em Londres (pelo terceiro ano consecutivo, aliás). Porém todos os outros aeroportos entre os 10 primeiros mudaram de posição em comparação ao ranking de 2024.
Um dado interessante divulgado pelo relatório deste ano, no entanto, é o avanço global do setor. A capacidade de assentos no mundo, por exemplo, aumentou em um terço na última década, atingindo mais de seis bilhões por ano.
“Nosso ranking de 2025 destaca o equilíbrio entre gateways estabelecidos e concorrentes ambiciosos em todo o mundo, desenvolvido ao longo de dez anos de Megahubs”, diz John Grant, analista-chefe da OAG. A companhia publicou sua primeira lista em 2015.
Como a conectividade dos aeroportos é medida
Para ranquear os aeroportos, a OAG se baseia nos dados de voos dos 100 maiores aeroportos e dos 100 maiores hubs internacionais do mundo, considerando a oferta total de assentos entre setembro de 2024 e agosto de 2025.
Leia Também
Duas horas em dois minutos: ponte mais alta do mundo é inaugurada na China
Cresce interesse latino por viagens ao Brasil, mas buscas nos EUA caem, diz pesquisa
A análise usa como base o dia mais movimentado do período, que, segundo a empresa, foi 1º de agosto de 2025. Então, são contabilizadas todas as conexões possíveis entre voos de chegada e partida dentro de uma janela de seis horas, desde que pelo menos um deles seja internacional.
Só são consideradas conexões com uma única escala, em rotas que não desviem mais de 50% da distância direta entre origem e destino, e que respeitem o tempo mínimo exigido por cada aeroporto para a troca de voos.
Segundo a empresa, esse método permite classificar quais hubs oferecem as melhores oportunidades de conexão globais, levando em conta tanto a malha de voos quanto as facilidades operacionais específicas de cada terminal
Guarulhos entrou – mas caiu
No ranking Megahubs 2025, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU), ficou na 48ª posição, entre os 50 colocados. Além de ter entrado por pouco na lista, o hub também caiu duas posições em comparação ao ano passado, quando figurou em 46º.
Embora os últimos anos não tenham sido os melhores para o aeroporto no tange conectividade global, parece que o hub não pretende permanecer para trás. Neste ano, o GRU reabriu rotas internacionais para Casablanca, em Marrocos, e Munique, na Alemanha, que foram suspensas durante a pandemia. Além disso, implementou novos voos da GOL para Aruba e para San José, na Costa Rica; e da Avianca para Medellín, na Colômbia.

Segundo a Panrotas, o aeroporto ultrapassou a marca histórica de 4,4 milhões de passageiros apenas em julho deste ano. O veículo aponta ainda que, atualmente, o hub concentra mais de 20% de todos os passageiros de longa distância da América do Sul, atende mais de 50 destinos nacionais (100% da malha nacional) e 54 internacionais.
“O crescimento e expansão da conectividade internacional do Aeroporto de Guarulhos é um foco constante da companhia. O objetivo é ser ainda mais estratégico para o Brasil e América Latina em novas rotas, serviços e estrutura”, disse Julia Orrico, gerente de negócios aéreos da GRU Airport, que controla o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A executiva deu esta declaração durante o evento Routes América 2025, que aconteceu em fevereiro deste ano.
No recorte da América Latina, um resultado melhor
Quando analisado o recorte regional da América Latina, entre as 10 posições destacadas neste ano pela OAG, o GRU apareceu em 4º lugar. Acima, na 3ª posição, estão o Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), no Panamá; e o Aeroporto Internacional Benito Juárez da Cidade do México (MEX), em 2º lugar.
Já a 1ª colocação ficou com o Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), em Bogotá, na Colômbia, que levou o título de aeroporto mais conectado da região.
Veja a seguir o ranking completo dos top 10 aeroportos na América Latina:
- 1. Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), em Bogotá, na Colômbia,
- 2. Aeroporto Internacional Benito Juárez (MEX), na Cidade do México
- 3. Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), no Panamá
- 4. Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos
- 5. Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM), em Lima, Peru;
- 6. Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez (SCL), em Santiago, no Chile;
- 7. Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín (SJU), em Porto Rico
- 8. Aeroporto Internacional de Cancún (CUN), no México;
- 9. Aeroporto Internacional de Guadalajara (GDL), no México
- 10. Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) na República Dominicana.
O aeroporto mais conectado do mundo
O primeiro lugar do ranking dos aeroportos mais conectados do mundo é o Aeroporto de Londres Heathrow (LHR), que mantém seu título pelo terceiro ano consecutivo.
Segundo a OAG, o hub oferece mais de 59 mil conexões possíveis para 226 destinos no dia mais movimentado avaliado pela empresa.

Além disso, como aponta a plataforma Heathrow também detém o título de aeroporto mais movimentado da Europa em capacidade de assentos.
“O domínio sustentado de Heathrow reflete seu papel vital no turismo global”, diz John Grant, analista-chefe da OAG.
Movimentações no top 10 global
Como mencionado anteriormente, tirando o Heathrow, todos os outros aeroportos entre os 10 primeiros, mudaram de posição, em comparação ao ranking de 2024.
O Aeroporto de Istambul (IST), por exemplo, saltou do 8º lugar para o 2º. Já o Amsterdã Schiphol (AMS) subiu do 4º para o 3º.
O Aeroporto de Frankfurt (FRA) subiu da 10ª posição para dividir a 4ª posição com o Kuala Lumpur (KUL), que ficou em 2º lugar no ano passado.
O megahub da Malásia não é o único aeroporto asiático a cair no quesito da perder conectividade no top 10. O Aeroporto Internacional de Incheon (ICN), em Seul, desceu do 5º para o 6º lugar. Já o Aeroporto Haneda (HND), em Tóquio, Haneda caiu seis posições, do 3º para o 9º lugar.
Os Estados Unidos, por outro lado, apresentaram ganhos. O Chicago O'Hare (ORD), subiu duas posições e se tornou o 7º aeroporto mais conectado do mundo. Por fim, o Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL), por sua vez, voltou a entrar no top 10 global, subindo da 11ª para a 8ª posição.
Vai para a Copa do Mundo 2026? Confira os melhores aeroportos da América do Norte e veja por onde chegar
Pesquisa de satisfação com passageiros incluiu aeroportos nos Estados Unidos e Canadá, onde acontecerá a tão aguardada competição de futebol
De turistas a investidores: como brasileiros estão redefinindo Miami entre férias, segurança e retorno financeiro
Com tíquete médio de quase US$ 1 milhão e maioria das compras à vista, o brasileiro redefine sua relação com a cidade, priorizando a segurança do capital e a rentabilidade em dólar na antiga capital das férias
Não chame de cruzeiro: como são os “megaiates” dos hotéis de luxo?
As marcas por trás dos hotéis mais exclusivos do mundo agora querem conquistar os oceanos com megaiates que têm helipontos, suítes gigantes, chefs com estrela Michelin e tíquetes que chegam à casa dos milhões
Dubai é a bola da vez: reservas de brasileiros no destino crescem 82% em 2025
Cidade é o destino internacional que mais cresceu em reservas feitas por brasileiros no último ano, diz estudo; atraente, também cresce na área de turismo de negócios e como moradia de super-ricos
Passageiros elegem Latam e Azul como companhias 5 estrelas em premiação internacional
O grupo Latam recebe o reconhecimento pelo quarto ano consecutivo e a Azul volta ao reconhecimento máximo após três anos de fora
Quer mudar de país? Ranking aponta o melhor lugar para se viver como estrangeiro e o campeão é…
Lazer, possibilidade de trabalho remoto e cultura amigável são alguns dos indicativos que levaram o país ao topo do ranking Expat Insider 2025
Um roteiro pela Escócia para os amantes do uísque, de Highlands a Campbeltown
Um guia de hotéis, destilarias e restaurantes que oferecem um conhecimento profundo sobre a história e a produção de uísque na Escócia
Uma Disney da Netflix? Onde empresa quer chegar com complexos anunciados para 2025
Anunciadas para 2025, Netflix Houses vão colocar fãs dentro de séries e filmes favoritos, mas experiência ainda não é parque de diversão; saiba o que esperar
Orlando para morar e Orlando para visitar: um guia de regiões para turistas e futuros moradores
Na cidade da Disney, conheça os bairros mais procurados por turistas e as regiões que atraem famílias brasileiras em busca de segurança, educação e estabilidade
Quer dormir no antigo palácio do Rei do Marrocos? Prepare-se para um preço digno de realeza
O Royal Mansour Marrakech é um hotel construído a mando rei marroquino Mohammed VI, que não poupou dinheiro para os hóspedes se sentirem parte da realeza
Um roteiro em Cotswolds, a Inglaterra rural que sobreviveu ao tempo; como ir, o que explorar, preços e mais
No sudoeste britânico, essa região preserva o que se tem de mais tradicional na cultura inglesa, entre arquitetura medieval e paisagens bucólicas
Viagens premium superaram crescimento da classe econômica em 2024, diz relatório global
Informação é do report mundial da International Air Transport Association (IATA), com dados e o perfil de viagens para o último ano
Sol, areia e críticas: ranking aponta as praias com mais reclamações no mundo (e tem Brasil na lista)
Medindo filas, sujeira, barulho e lotação, lista elegeu as piores praias do mundo, na avaliação dos turistas pelo TripAdvisor
A história do único (e mais odiado) arranha-céu de Paris acaba de ganhar um novo capítulo
O conselho municipal da capital francesa aprovou no mês passado um protocolo de acordo para relançar a reforma da Torre Montparnasse, um polêmico prédio dos anos 1970 que ficou conhecido como a “cicatriz” da cidade
Safári na África: o que você precisa para organizar a viagem — preços, hospedagem, dicas e mais
Cada vez mais procurada por turistas de alto padrão, a viagem de safári demanda planejamento com antecedência para hospedar-se nos lodges mais completos
Nova Zelândia planeja nova taxa para turistas, mas proposta gera críticas de ambientalistas
Segundo opositores, medida prevista para 2027 deve acompanhar avanço de setores da economia sobre política de conservação ambiental do país
Estados Unidos vão cobrar ‘seguro’ de quase R$ 83 mil para visto de turismo; entenda
A caução será aplicada no caso de vistos B-1 e B-2 e será definida pelos próprios oficiais do Consulado americano
6 hotéis brasileiros com experiências de imersão, de refúgio pantaneiro a Amazônia sob medida
Seguindo tendências de personalização e autenticidades, estes seis hotéis brasileiros redefinem as estadias, transformando-se em próprio destinos de imersão
Lima ou Machu Picchu: qual roteiro peruano tem mais a sua cara?
De um lado, gastronomia e conforto em Lima; de outro, a imersão cultural roots de Machu Picchu. Qual é o ideal para você? No guia abaixo, comparamos o estilo, a gastronomia e a hospedagem de cada destino peruano
Caribe em seis tempos, um guia para diferentes tipos de viajante
Barbados, Jamaica, St. Barths e mais: do all-inclusive à sofisticação silenciosa, um guia para explorar o Caribe além do clichê