Guarulhos entra (por pouco) em ranking de aeroportos mais conectados do mundo
O maior e mais movimentado aeroporto do Brasil caiu da 46ª posição em 2024 para a 48ª de 50, na lista global Megahubs 2025, da OAG
Se estamos falando do maior e mais movimentado aeroporto do Brasil e da América Latina, é de se esperar que ele tenha voos para diversos destinos no mundo.
De fato, Guarulhos entrou para o ranking Megahubs 2025. Publicado na última quarta-feira (24) pela plataforma de dados de viagens OAG, ele destaca os hubs mais conectados globalmente. No entanto, foi por pouco. O aeroporto figurou na 48ª posição entre os 50 internacionais listados pela empresa.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo
O primeiro lugar ficou com o Aeroporto de Heathrow (LHR), em Londres (pelo terceiro ano consecutivo, aliás). Porém todos os outros aeroportos entre os 10 primeiros mudaram de posição em comparação ao ranking de 2024.
Um dado interessante divulgado pelo relatório deste ano, no entanto, é o avanço global do setor. A capacidade de assentos no mundo, por exemplo, aumentou em um terço na última década, atingindo mais de seis bilhões por ano.
“Nosso ranking de 2025 destaca o equilíbrio entre gateways estabelecidos e concorrentes ambiciosos em todo o mundo, desenvolvido ao longo de dez anos de Megahubs”, diz John Grant, analista-chefe da OAG. A companhia publicou sua primeira lista em 2015.
Como a conectividade dos aeroportos é medida
Para ranquear os aeroportos, a OAG se baseia nos dados de voos dos 100 maiores aeroportos e dos 100 maiores hubs internacionais do mundo, considerando a oferta total de assentos entre setembro de 2024 e agosto de 2025.
Leia Também
A análise usa como base o dia mais movimentado do período, que, segundo a empresa, foi 1º de agosto de 2025. Então, são contabilizadas todas as conexões possíveis entre voos de chegada e partida dentro de uma janela de seis horas, desde que pelo menos um deles seja internacional.
Só são consideradas conexões com uma única escala, em rotas que não desviem mais de 50% da distância direta entre origem e destino, e que respeitem o tempo mínimo exigido por cada aeroporto para a troca de voos.
Segundo a empresa, esse método permite classificar quais hubs oferecem as melhores oportunidades de conexão globais, levando em conta tanto a malha de voos quanto as facilidades operacionais específicas de cada terminal
Guarulhos entrou – mas caiu
No ranking Megahubs 2025, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU), ficou na 48ª posição, entre os 50 colocados. Além de ter entrado por pouco na lista, o hub também caiu duas posições em comparação ao ano passado, quando figurou em 46º.
Embora os últimos anos não tenham sido os melhores para o aeroporto no tange conectividade global, parece que o hub não pretende permanecer para trás. Neste ano, o GRU reabriu rotas internacionais para Casablanca, em Marrocos, e Munique, na Alemanha, que foram suspensas durante a pandemia. Além disso, implementou novos voos da GOL para Aruba e para San José, na Costa Rica; e da Avianca para Medellín, na Colômbia.

Segundo a Panrotas, o aeroporto ultrapassou a marca histórica de 4,4 milhões de passageiros apenas em julho deste ano. O veículo aponta ainda que, atualmente, o hub concentra mais de 20% de todos os passageiros de longa distância da América do Sul, atende mais de 50 destinos nacionais (100% da malha nacional) e 54 internacionais.
“O crescimento e expansão da conectividade internacional do Aeroporto de Guarulhos é um foco constante da companhia. O objetivo é ser ainda mais estratégico para o Brasil e América Latina em novas rotas, serviços e estrutura”, disse Julia Orrico, gerente de negócios aéreos da GRU Airport, que controla o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A executiva deu esta declaração durante o evento Routes América 2025, que aconteceu em fevereiro deste ano.
No recorte da América Latina, um resultado melhor
Quando analisado o recorte regional da América Latina, entre as 10 posições destacadas neste ano pela OAG, o GRU apareceu em 4º lugar. Acima, na 3ª posição, estão o Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), no Panamá; e o Aeroporto Internacional Benito Juárez da Cidade do México (MEX), em 2º lugar.
Já a 1ª colocação ficou com o Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), em Bogotá, na Colômbia, que levou o título de aeroporto mais conectado da região.
Veja a seguir o ranking completo dos top 10 aeroportos na América Latina:
- 1. Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), em Bogotá, na Colômbia,
- 2. Aeroporto Internacional Benito Juárez (MEX), na Cidade do México
- 3. Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), no Panamá
- 4. Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos
- 5. Aeroporto Internacional Jorge Chávez (LIM), em Lima, Peru;
- 6. Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez (SCL), em Santiago, no Chile;
- 7. Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín (SJU), em Porto Rico
- 8. Aeroporto Internacional de Cancún (CUN), no México;
- 9. Aeroporto Internacional de Guadalajara (GDL), no México
- 10. Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) na República Dominicana.
O aeroporto mais conectado do mundo
O primeiro lugar do ranking dos aeroportos mais conectados do mundo é o Aeroporto de Londres Heathrow (LHR), que mantém seu título pelo terceiro ano consecutivo.
Segundo a OAG, o hub oferece mais de 59 mil conexões possíveis para 226 destinos no dia mais movimentado avaliado pela empresa.

Além disso, como aponta a plataforma Heathrow também detém o título de aeroporto mais movimentado da Europa em capacidade de assentos.
“O domínio sustentado de Heathrow reflete seu papel vital no turismo global”, diz John Grant, analista-chefe da OAG.
Movimentações no top 10 global
Como mencionado anteriormente, tirando o Heathrow, todos os outros aeroportos entre os 10 primeiros, mudaram de posição, em comparação ao ranking de 2024.
O Aeroporto de Istambul (IST), por exemplo, saltou do 8º lugar para o 2º. Já o Amsterdã Schiphol (AMS) subiu do 4º para o 3º.
O Aeroporto de Frankfurt (FRA) subiu da 10ª posição para dividir a 4ª posição com o Kuala Lumpur (KUL), que ficou em 2º lugar no ano passado.
O megahub da Malásia não é o único aeroporto asiático a cair no quesito da perder conectividade no top 10. O Aeroporto Internacional de Incheon (ICN), em Seul, desceu do 5º para o 6º lugar. Já o Aeroporto Haneda (HND), em Tóquio, Haneda caiu seis posições, do 3º para o 9º lugar.
Os Estados Unidos, por outro lado, apresentaram ganhos. O Chicago O'Hare (ORD), subiu duas posições e se tornou o 7º aeroporto mais conectado do mundo. Por fim, o Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL), por sua vez, voltou a entrar no top 10 global, subindo da 11ª para a 8ª posição.
Esqui nos Alpes: destinos, tendências e o que anda quente na temporada de inverno 2025/2026
Jogos Olímpicos de Inverno, hotéis históricos renovados e experiências que vão além do esqui prometem marcar a temporada
Vai viajar? Esses são os 5 aeroportos mais movimentados do Brasil e do mundo
Volume global de passageiros ultrapassa níveis pré-pandemia; além disso, Brasil foi o país que liderou o crescimento no tráfego aéreo mundial
Não é Aspen: qual a cidade mais cara para esquiar nos Estados Unidos — e por que os preços são tão altos?
Apesar de Aspen ser o principal cartão postal quando se pensa em turismo de luxo no inverno, não é ela a cidade mais cara para esquiar; veja o ranking dos quatro principais destinos americanos
Turismo de mergulho deve dobrar até 2030, mas será que é para você? 5 destinos para entrar de cabeça na tendência
O desejo de experimentar e proteger os oceanos, bem como equipamentos mais seguros e confortáveis, têm impulsionado a busca por essas experiências; especialistas indicam pontos ideais para iniciantes e mergulhadores mais experientes
48 horas na Chapada dos Veadeiros: um bate-volta entre a natureza e o luxo no destino brasileiro
Um guia para uma escapada rápida (ou uma combinação de destinos) pela Chapada dos Veadeiros, sem abrir mão de conforto, boa mesa e experiências memoráveis
Four Seasons retornará ao Brasil com hotel no Leblon; o que chegada da rede de Bill Gates diz sobre o cenário da hotelaria no Rio?
Hospedagem da rede hoteleira controlada por Bill Gates será instalada no ao antigo Hotel Marina Palace, com spa premiado, bar e piscina na cobertura; escolha de terreno de frente para o mar reflete raridade na hotelaria carioca hoje
Aeroporto americano é eleito o mais estressante do mundo; Lisboa fica com 2º lugar; veja os destaques do ranking
Estudo da plataforma de comparação de seguros de viagem iSelect avalia critérios como atrasos e cancelamentos de voos, bem como tempo de espera para o check-in, controle de segurança, imigração, alfândega, e restituição de bagagem
Ranking aponta o melhor país para se aposentar em 2026 e o campeão é…
Descubra os destinos ideais para aposentados, combinando contato com a natureza, vida social, bem como vistos de residência descomplicados e custos de vida favoráveis
China sem visto: como planejar sua primeira viagem ao gigante asiático
Com a burocracia suspensa até 2026, especialista ensina como dominar os aplicativos, o transporte e os custos para desbravar o país sem perrengues
Faria Lima estreia no ranking das ruas mais caras das Américas; veja as outras brasileiras na lista
Com um aluguel de cerca de R$ 5.710 por m² ao ano, o endereço dos “faria limers” entra na lista como um reflexo da valorização acelerada da região; Oscar Freire é a única rua brasileira no ranking global este ano
Roteiro de viagem feito por IA? Entenda como a Inteligência Artificial Generativa pode ajudar o turista, de fato
A IA vai mesmo mudar a forma como viajamos? Especialistas discutem as oportunidades, os limites e a importância do elemento humano, especialmente no turismo de alto padrão
Natal na Europa: 10 hotéis com programações especiais para celebrar – e seus valores
Entre as grandes redes de luxo e hotéis-boutique fora das capitais, as hospedagens no continente europeu têm se dedicado cada vez mais nos programas natalinos, indo além da tradicional ceia
Cristiano Ronaldo abrirá um clube privado em Madrid; veja os detalhes e quanto custará ser membro
O Vega tem inauguração está prevista para até o final deste ano e é uma parceria da empresa Mabel Hospitality, do jogador português e de Manuel Campos Guallar, com o empresário espanhol Íñigo Onieva
Sem espaço para bagunça: França pode multar em até R$ 124,5 mil passageiros que quebrarem as regras do voo
Violações sujeitas a multas de 10 mil a 20 mil euros incluem utilizar dispositivos eletrônicos quando proibidos, não cumprir as instruções da tripulação, além de agressões verbais ou físicas contra tripulantes ou outros passageiros
Férias de verão: como a Conta Jovem do BTG Pactual pode ajudar pais e filhos a aproveitarem o melhor da estação
A Conta Jovem do BTG Pactual oferece ferramentas para jovens planejarem gastos e desenvolverem autonomia financeira com a supervisão dos pais
48 horas em Marfa: um roteiro essencial pelo oásis artístico texano
Hotéis históricos, restaurantes premiados e obras monumentais no meio do nada: o que fazer e ver na cidade que virou ícone do deserto
Escapada com luxo: 5 hotéis que são refúgios exclusivos próximos do Rio de Janeiro
Cinco refúgios de luxo a menos de três horas do Rio, onde natureza, arquitetura e boa gastronomia transformam a escapada em experiência
Universal revela detalhes do novo parque infantil que será aberto em 2026 no Texas; confira as principais atrações
O Universal Kids Resort localizado na cidade de Frisco contará com sete áreas temáticas; entre os personagens que as inspiram estão Shrek, os Minions e o Gato de Botas
11 mercados de Natal autênticos que valem a visita na Europa
O final de ano é uma das épocas mais bonitas e encantadoras para viajar para o continente — e o motivo são os mercados de Natal
World Golf Awards 2025: por dentro dos melhores hotéis e campos de golfe do mundo e do Brasil
Na premiação deste ano, os vencedores se destacam por trazer desafios variados aos golfistas e cenários naturais deslumbrantes
