De Minas a Paris, 6 destinos de turismo movido a queijo
As diferentes localizações pelo mundo se destacam por trazer autenticidade por meio de história e sabor do queijo
Viajar é bom, mas turistar e ainda saborear um bom queijo é ainda melhor. E quem atesta isso são os viajantes no Brasil e no mundo. Segundo a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, que, de acordo com uma pesquisa do Sebrae, é um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia. Como indica o estudo, seu crescimento é de quase 30% ao ano.
Além disso, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo
Já a especialista em queijos e guia turística Jennifer Greco, residente da França há 20 anos, diz à BBC que tem visto mais visitantes internacionais interessados em queijo. "Durante a Covid, todos estavam em casa comendo comidas reconfortantes, mas depois começaram a pensar: 'Gostaria de saber mais sobre isso – que queijo é esse que estou comendo?'”, relata.
Que a França é uma das principais referências quando se trata de queijos, não é novidade. Mas, além do país de gastronomia renomada, veja a seguir, outros destinos de turismo movidos a queijo. Inclusive, no Brasil.
Musée Vivant du Fromage (Museu Vivo do Queijo), em Paris
Inaugurado em junho de 2024, o novo museu fica a poucos passos da recém-restaurada Catedral de Notre-Dame. Segundo a BBC, ele é pequeno, mas rico em detalhes.
Exposições em inglês e francês explicam como os queijos são feitos. Além disso, conta sobre as pessoas e as tradições por trás deles, bem como a ciência do envelhecimento e do sabor. É possível também fazer uma exploração mais aprofundada por meio de telas interativas.
Leia Também

Já o balcão da loja oferece uma viagem gastronômica pela França por meio dos queijos à venda. A experiência se completa com um som de fundo de sinos de vaca, como se os próprios campos estivessem à fora.
Rota do Queijo do Serro, em Minas Gerais
A Rota do Queijo do Serro, que percorre a Cordilheira do Espinhaço e abrange 11 municípios, conecta mais de 300 anos de história do Queijo Minas Artesanal, que começou a ser desenvolvido no final do século 17 e início do 18. Inclusive, os "Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” se destacam como o primeiro produto gastronômico brasileiro reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em dezembro de 2024 .

Neste programa, é possível fazer visitas a fazendas premiadas mundialmente como a Fazenda Santo Antônio, que ganhou nota máxima de 100 pontos no Mundial da França, e a Fazenda Córrego Taboão que mantém um museu próprio com peças históricas , moinho d'água e degustações ao lado do fogão à lenha.
La Maison du Gruyère (Casa do Gruyère), Cantão de Friburgo, na Suíça
Localizada na pitoresca vila de Pringy, próxima ao castelo de Gruyères, esta queijaria demonstrativa opera desde 1969. Ela é a única produtora moderna do queijo autêntico Gruyère AOC aberta ao público na região histórica de Gruyères, segundo o Switzerland Tourism, a organização nacional de turismo do governo suíço.
O queijo tem denominação de origem protegida, que atesta sua qualidade e origem na região de Gruyères, no cantão de Friburgo, na Suíça.
A experiência na Maison du Gruyère inclui exposição interativa guiada, demonstrações ao vivo da produção (melhor e degustação de queijos em diferentes estágios de maturação.
O cenário medieval da cidade, com seu castelo imponente e a Cordilheira do Jura ao fundo dão à ambientação um toque especial.
Museo del Parmigiano Reggiano (Museu do Parmesão Reggiano), em Soragna, na Itália
Localizado em Soragna, este museu celebra o queijo italiano em um cenário histórico da família Meli-Lupi, que governou Soragna há mais de 800 anos.
Lá, é possível explorar exposições em linha cronológica desde a época romana até hoje, além de assistir a demonstrações do processo tradicional de produção.

Degustação guiada do queijo com diferentes idades de maturação e tours de fábricas ativas com maestros queijeiros trabalhando também fazem parte da experiência. As cavernas de maturação, onde milhares de rodas de queijo envelhecem por anos, completam a viagem no tempo. Atualmente, no entanto, as visitas ao museu estão suspensas para trabalhos de manutenção.
Trilha do Queijo, em Vermont, nos Estados Unidos
A Trilha do Queijo, no estado de Vermont, nos Estados Unidos, inclui um circuito de aproximadamente 450 quilômetros conectando mais de 45 produtores artesanais.
Entre os destaques está a Plymouth Cheese Factory, segunda fábrica mais antiga dos EUA, na propriedade histórica de Presidente Coolidge, em uma pequena comunidade situada nas Green Mountains.
Além disso, a fabricante artesanal de laticínios localizada em Websterville, Vermont Creamery, especializada em queijos de cabra estilo europeu, coleciona mais de 100 prêmios internacionais.
Cheese World and Museum (Mundo do Queijo e Museu), na Austrália
O Cheese World and Museum, na cidade de Allansford, na Austrália, oferece uma experiência turística que busca combinar história com sabor.
O museu está localizado em frente à Warrnambool Cheese and Butter Factory, empresa histórica australiana de laticínios fundada em 1888, considerada o mais antigo processador de laticínios em operação contínua da Austrália, segundo o Australian Food Timeline.

O complexo permite aos visitantes degustar gratuitamente queijos premiados da linha Warrnambool Matured e Vintage a cada meia hora, além de aprender sobre o processo de fabricação por meio de projeções ao vivo e DVDs educativos.
Shutdown nos EUA: como a paralisação mais longa da história do país afeta o turismo em solo americano
Além dos diversos pontos turísticos fechados, haverá redução de 10% do tráfego aéreo em aeroportos de grande movimento; prejuízo para o setor de viagens dos Estados Unidos já supera os R$ 37,45 bilhões
Saúde nas Maldivas: arquipélago proíbe o consumo de tabaco para nascidos em ou após 2007
O país torna-se o primeiro no mundo a implementar tal proibição geracional; a medida impede que qualquer pessoa nascida em ou depois de 1º de janeiro de 2007 compre, use ou fume tabaco
Catalunha 2025: um guia de comida e luxo na Capital Mundial da Gastronomia
O luxo de azeite, arte e tempo ganha contornos saborosos, com a elevação da região ao título de Capital Mundial da Gastronomia; aqui, um guia de onde comer, dormir e viver bem
Quanto custa se hospedar em 7 dos melhores hotéis do mundo, segundo o 50 Best Hotels 2025
O Seu Dinheiro compilou preços em hospedagens na Ásia, Europa, África e América do Sul; a diária na suíte mais exclusiva pode chegar a R$ 428.400
Copacabana Palace é eleito o 11º melhor hotel do mundo; Rosewood São Paulo fica na 24ª posição
Hotéis carioca e paulista são destaques no The World’s 50 Best Hotels 2025 campeão é asiático
Cobrança por bagagem de mão: taxa abusiva? Entenda por que o preço disfarçado de economia não beneficia o consumidor
Após a aprovação no Senado do projeto de lei que proíbe tal cobrança, profissionais do direito e do turismo discutem sobre como a medida abre espaço para um futuro mais favorável aos passageiros
Lista elege as 20 cidades mais amigáveis do mundo – mas Brasil fica de fora; veja os destaques
Estudo da Time Out perguntou a mais de 18 mil habitantes locais o quão acolhedor é seu lar; as respostas destacam lugares da Europa, África, América do Norte e apenas um da América Latina
Lado asiático de Istambul é o mais cool da cidade (e também o mais barato)
Muitas vezes esquecida pelos viajantes, a parte oriental da cidade turca é muito mais eclética do que o lado europeu, e agrega boa parte da vida noturna local
Quais as 10 taxas mais abusivas cobradas por companhias aéreas? Ranking aponta as piores de 2025
Entre as políticas, está a restrição do direito à bagagem de mão tradicional, bem como cobranças para reclinar os assentos ou fazer check-in no balcão
Premiação elege os melhores aeroporto e companhia aérea internacional de 2025; veja quais são e confira os destaques
Entre as categorias de “Verified Air Travel Awards”, do Forbes Travel Guide, também estão primeira classe e executiva, bem como sala vip, lounge e inovação do ano
Guia aponta bairro brasileiro como um dos melhores lugares para se visitar em 2026; saiba qual é e veja os destaques da lista
O destino é descrito pelo guia ‘Best in Travel 2026’, da editora Lonely Planet, como “ideal para um cruzamento de cultura e gastronomia”
Fiordes, bacalhau e A-ha: a Noruega é um destino na Europa para quem quer escapar do hype e do overtourism
Oslo é o destino para quem quer fugir da obviedade de roteiros europeus como Paris, Londres ou Roma; a capital da Noruega une a tradição viking à modernidade — e ainda conta com um restaurante Michelin três estrelas e sua própria “Monalisa”
Cidade brasileira está entre os melhores lugares do mundo para se visitar em 2026; saiba qual é e confira os destaques da lista
Embora o destino seja conhecido por suas belas praias, a cultura é o elemento destacado pela National Geographic em sua publicação anual ‘Best of the World 2026’
Escapada com luxo: 5 hotéis que são refúgios exclusivos próximos de São Paulo
Natureza, arquitetura e conforto se unem nestes endereços de luxo nos arredores da metrópole paulista
Brasil é o 19º passaporte mais poderoso do mundo em índice; EUA saem do top 10
No 12º lugar, os Estados Unidos ficam de fora das dez primeiras colocações pela primeira vez na história do índice Henley Passport Index
Brasil tem destaque na primeira lista estendida do The World’s 50 Best Hotels; saiba qual o hotel listado
Hospedagem brasileira aparece na 76ª colocação do ranking com posições entre o 51º e 100º lugar; veja qual é
Vai a Paris? Confeitaria de Cédric Grolet é atração imperdível para muitos turistas na França
Cerca de 90% dos clientes do chef Cédric Grolet são estrangeiros que querem provar as sobremesas mais famosas da internet – incluindo ‘frutas’ hiper-realistas
Michelin para hotéis? Veja quanto custa se hospedar nos brasileiros premiados com as “Chaves Michelin”
20 estabelecimentos do setor hoteleiro no Brasil entraram para a nova lista renomada com uma, duas e três Chaves
Verão no fim do mundo: um guia para Ushuaia na alta temporada
De pinguins no Canal Beagle a trekkings na Laguna Esmeralda, confira dicas para se aventurar por Ushuaia durante a alta temporada
Check-in nas alturas: hotel mais alto do mundo será inaugurado em Dubai
Ciel Dubai Marina inaugura em novembro, com cerca de 377 metros de altura; edifício também abriga a piscina de borda infinita mais alta do planeta
