O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami
A Art Basel Miami Beach, maior feira de arte moderna e contemporânea das Américas, abre ao público nesta sexta-feira (5), no Miami Beach Convention Center. O evento ocorre anualmente durante a Miami Art Week, que inclui uma série de outras mostras e eventos, com um total de 1.200 galerias e 20 feiras. Este ano a semana artística teve início nesta segunda-feira (1) e vai até domingo (7).
Além de focar na exibição, a Art Basel se dedica também à compra de arte e ocorre em outros locais pelo mundo. Dentre eles, Hong Kong, Paris e Catar. A feira da Flórida, aliás, foi “originalmente instalada em Miami Beach em grande parte porque é o ponto de conexão geográfica e cultural entre a América do Norte, do Sul e Central”, diz Bridget Finn, diretora da feira da Art Basel na Flórida, ao The Art Newspaper.
Neste ano, a feira reunirá 283 galerias de 43 países e territórios. Os destinos são dos continentes América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oceânia. De acordo com a CNBC, haverá galerias de renome e outras emergentes.
“Elas trabalharam muito para refletir sobre quais obras trazer, como definir seus programas e qual público desejam alcançar em cada exibição. As pessoas realmente estão ansiosas por esta feira para encerrar o ano de uma forma positiva”, acrescenta Bridget.
De acordo com a CNBC, entre as principais mudanças estruturais deste ano está a realocação de duas seções importantes. Nova e Positions foram movidas para a entrada leste da feira, ao longo da Washington Avenue, mais próxima da praia de South Beach. Antes, ambas — dedicadas a artistas emergentes — ficavam nas duas extremidades ao sul, separadas pela seção Meridians, voltada a grandes instalações.
Segundo Finn, esta é a primeira vez que a Art Basel coloca as galerias mais emergentes próximas a uma entrada. Ela afirma ao The Art Newspaper que esta foi uma mudança planejada para criar um fluxo maior de visitantes interessados em novos talentos.

Além disso, outra novidade é o lançamento da Zero 10, uma plataforma que busca integrar arte digital ao conjunto de feiras globais da Art Basel. A ideia é conectar o ecossistema digital (de NFTs, arte generativa, instalações imersivas, robótica, videoarte, etc.) às mesmas estruturas de mercado e curadoria que já existem para a arte contemporânea “tradicional” dentro da feira.
Entre os participantes inaugurais estão a Pace Gallery e a Art Blocks, plataforma especializada em NFTs de arte generativa. Além disso, estreia o estúdio Beeple Studios, do artista digital Beeple, pseudônimo de Mike Winkelmann. Após sua estreia na feira de Miami, a Zero 10 será implementada em outras mostras selecionadas da Art Basel em 2026.
Bridget Finn conta que haverá uma participação maior de galerias locais neste ano, ou seja, da própria cidade de Miami. Ao todo, sete estarão presentes: David Castillo, Central Fine, El Apartamento (que também tem unidades em Havana e Madrid), Nina Johnson, Fredric Snitzer Gallery, Piero Atchugarry Gallery (com espaços em Garzón, Uruguai) e Voloshyn Gallery (que também tem sede em Kiev).
Leia Também
O Art Newspaper cita como destaque Nina Johnson, que incluirá obras de Anna Betbeze, Rochelle Feinstein, Patrick Dean Hubbell e Katie Stout, entre outros. Em conjunto, esses nomes circulam no campo da abstração, identidade, referências queer, bem como uma abordagem experimental de design e escultura.
Ao lado deles, a feira reúne as grandes “megagalerias” globais como Gagosian, Hauser & Wirth, David Zwirner, Pace, White Cube, Acquavella, entre outras. Elas levarão obras de nomes já canonizados como Pablo Picasso, Louise Bourgeois, Sam Gilliam e Jeff Koons.
Na Art Basel Miami Beach 2025, a arte da América Latina aparece tanto em galerias da própria região (de países como Brasil, México, Argentina, Uruguai, Cuba, Colômbia), quanto de grandes estabelecimentos internacionais. Entre os nomes brasileiros, estão as galerias Almeida & Dale e Galeria Vermelho, de São Paulo, bem como Simões de Assis, que tem sedes em Curitiba e São Paulo.
A primeira leva para a mostra artistas brasileiros como Ana Elisa Egreja, Alex Červený, Lidia Lisbôa, Maya Weishof, Paulo Pasta, Rebeca Carapiá. Além disso, no setor Kabinett, apresenta um projeto solo do artista brasileiro Maxwell Alexandre, da série Clube: Looking Up From Inside. Ela reúne um conjunto de pinturas que retratam cenas observadas por ele, do cotidiano vivido no Clube do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Já a Galeria Vermelho terá um elenco que combina nomes de gerações anteriores e artistas contemporâneos já bem-posicionados no circuito internacional. Alguns destaques são André Komatsu, Carlos Motta, Carmela Gross, Chiara Banfi, bem como Marcelo Cidade.
A Simões de Assis, por sua vez, inclui obras de artistas como Ascânio MMM, Carlos Cruz-Diez, Hélio Oiticica, Mira Schendel, Sergio Camargo, Rubem Valentim e Zéh Palito.
Segundo o The Art Newspaper, o momento é de reajuste no mercado global de arte. Como indica o relatório mais recente do Art Market Report, publicado pela Art Basel e pelo UBS, as vendas realizadas em eventos presenciais têm ficado abaixo do volume que existia antes da pandemia de Covid‑19.
Bridget Finn, no entanto, compartilha que encara esta edição de Miami com um otimismo reforçado. As fortes vendas registradas na mostra de Paris, realizada em outubro, afirma, foram um indicador “excelente” para o mercado de arte, com os galeristas e colecionadores satisfeitos e “cheios de energia durante todo o evento”. Ela acredita que esse clima se estenderá à feira de Miami Beach.
Endereço: Miami Beach Convention Center (MBCC) — 1901 Convention Center Drive, Miami Beach, FL 33139, EUA
Horário: das 11h às 18h
Ingressos
Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower
Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC
Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso
Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.
De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil
A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo
Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco
Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano
Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira
Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia
James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor
Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar
Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados
Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios
Após reunir mais de 60 mil pessoas no Rio de Janeiro, exposição em tributo ao poeta e ícone brasileiro da música desembarca na capital paulista dia 22 de dezembro
Ao reler a Inglaterra vitoriana com o olhar de uma romancista contemporânea, Zadie Smith transforma a história em espelho do presente em ‘A Fraude’
Músico britânico e lenda brasileira foram os primeiros nomes revelados da edição que vai de 4 a 12 de setembro do próximo ano; Elton John já teve passagem polêmica pelo Rock in Rio
Edição brasileira de livro de 2010 revela os detalhes da chamada Estratégia do Tabaco com direito a paralelos com a manipulação do debate ambiental
Nesta quarta-feira (19), foi anunciado o compromisso público de apresentar e implementar uma nova legislação; entre as medidas futuras também está a imposição de limite para as taxas de serviço cobradas pelas plataformas
Como é conferir um clássico do teatro musical com vista privilegiada e em um teatro renovado? O que mudou no espaço do antigo Teatro Alfa? Assistimos ‘Hair’, que marcou a estreia do BTG Pactual Hall, e relatamos os detalhes