O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Políticas consistentes de longo prazo são o motivo do sucesso da mobilidade verde neste país de 5,5 milhões de habitantes
Em apenas 14 anos, este país viu os carros elétricos saírem de 1% para 88,9% do total de vendas de automóveis. O que pode parecer até mesmo paradoxal, porque o mesmo país tem reservas significativas de óleo e gás e é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo.
E mais: a tendência dos EVs (carros elétricos, na sigla em inglês) não dá nenhum sinal de desaceleração. Nas primeiras semanas de 2025, um órgão oficial publicou que mais de 96% dos veículos vendidos no país eram elétricos.
Com isso, esta pequena nação de apenas 5,5 milhões de habitantes está no caminho para se tornar o primeiro país do mundo a “extinguir” os carros a gasolina e a diesel e fazer a transição completa para a mobilidade elétrica.
Qual é o país em questão? A Noruega.
Não dá para dizer que foi “do nada”: esta já era uma meta estabelecida pelo governo em 2017.
A expectativa é que, até o final deste ano, os EVs representem entre 95% e 100% das vendas automotivas.
Leia Também
Há tanta esperança para o atingimento desse marco que os noruegues vão comemorar antecipadamente: segundo a secretária-geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos (NEVA, na sigla em inglês), Christina Bu, vários políticos e stakeholders da indústrias já estão convidados para uma festa no dia 13 de fevereiro para celebrar o marco.
Em entrevista para a CNBC, a secretária-geral aproveitou para dar uma alfinetada em Donald Trump. “Em tempos como esse, com Trump tirando os Estados Unidos dos acordos climáticos e tudo mais, eu acho que precisamos celebrar essas conquistas.”
Somente 8,1% dos carros vendidos nos EUA em 2024 eram elétricos, de acordo com dados da Cox Automotive. O número representa um aumento singelo de 0,3 pontos percentuais em relação a 2023.
Já no Reino Unido, a porcentagem sobe para 20%. Ainda no contexto europeu, a Alemanha acabou abruptamente com os subsídios para EVs no final de 2023, a fins de ajuste fiscal.
Segundo o ministro dos transportes da Noruega, Cecilie Knibe Kroglund, o segredo para o sucesso do país escandinavo na transição elétrica foram as políticas consistentes de longo prazo para apoiar a adoção dos carros elétricos pela população.
“Toda a nossa sociedade passou por uma mudança de mentalidade. Não é como se os noruegueses fossem mais ‘verdes’ ou mais propensos a fazer esse tipo de coisa do que os outros. Foram as políticas que fizeram isso e as pessoas entenderam rapidamente e mudaram a visão [sobre os carros elétricos]”, comenta Christina Bu, da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos.
Para Kroglund, essas mudanças marcam um “novo normal” para o país escandinavo.
"O transporte é uma parte importante da resposta para soluções amigáveis ao clima. Portanto, precisamos garantir que parte do sucesso que tivemos com carros possa ser utilizado em outras áreas do setor de transporte”, comentou em entrevista à CNBC.
Por esse motivo, as políticas devem continuar firmes: ainda em 2025, a Noruega quer fazer uma transição completa para ônibus elétricos, e 75% dos veículos pesados devem ser movidos por energias renováveis até 2030.
Em suma, o “segredo” está mais em impulsionar o uso dos EVs do que em proibir os veículos movidos a combustão.
Esta atitude vai contra as políticas adotadas pela União Europeia, que pretende proibir a venda de carros a diesel e a gasolina em 2035.
Nesse contexto, é também importante lembrar que o bloco econômico está em um embate judicial com várias montadoras – incluindo Tesla, BYD e BMW – sobre as tarifas de carros elétricos produzidos na China e importados para o continente europeu. Leia mais sobre isso aqui.
* Com informações da CNBC.
A equipe ainda não venceu nenhuma partida pela Premier League em 2026, acumula cinco derrotas consecutivas na competição e olha para o precipício.
A Memvid afirma ter criado uma camada de memória capaz de permitir que sistemas de IA realmente lembrem do que foi perguntado
A estrutura passou por ondas de quase 10 metros de altura e ventos intensos antes de alcançar a Antártica.
Gigante da tecnologia pretendia captar até US$ 42 bilhões, mas interesse massivo pode colocar operação entre as maiores já registradas no mercado de bonds dos EUA
Fifa pode tomar qualquer medida que considerar necessária caso uma nação desista ou seja excluída da Copa do Mundo
BofA analisa o impacto do conflito no Oriente Médio e aponta quais empresas brasileiras oferecem o melhor colchão contra a aceleração da inflação e a alta dos juros
Considerada por muitos fãs e críticos como a melhor parte de JoJo’s Bizarre Adventure, a saga Steel Ball Run finalmente ganhará adaptação em anime. A aguardada estreia acontece no dia 19 de março, quando a plataforma de streaming lança o primeiro episódio da história criada por Hirohiko Araki. Publicada originalmente entre 2004 e 2011, a […]
Assembleia alcança consenso unânime sobre o novo líder supremo do Irã, sob o critério de ser ‘odiado pelo inimigo’
Presidente dos Estados Unidos fez novas ameaças ao Irã em seu perfil no Truth Social neste sábado (7)
Walter Maciel diz que os Estados Unidos têm algo que o Brasil não tem: uma política de Estado que olha para gerações
Governo cubano adota nova estratégia de sobrevivência diante de sanções dos EUA, que ameaçam causar um apagão total no país
De acidente natural a centro nervoso das tensões entre potências, Ormuz mostra como geografia ainda determina quem tem vantagem no tabuleiro mundial
A TAG Investimentos explica como a inteligência artificial está operando uma seleção natural no mercado de trabalho e o que isso significa para a bolsa
Brent sobe 12% em três dias com risco no Estreito de Ormuz; para o banco, Petrobras ganha fôlego para reforçar caixa e sustentar proventos
O Kospi vinha de uma valorização estrondosa de 75% no ano passado, impulsionado pelo hype da inteligência artificial
O banco avalia o choque da alta dos preços do petróleo na região e diz quem ganha, quem perde e como ficam inflação e juros no Brasil, na Argentina, na Colômbia, no Chile e no México; confira a análise
Com quedas de até 15% no ano, as empresas de software brasileiras estão no olho do furacão da IA, mas, segundo o Bank of America, a barreira de dados e a chance de proventos ainda pesam mais que o risco tecnológico
Queda de aeronave militar carregada com 18 toneladas de papel-moeda gera onda de saques e vandalismo
As agências de classificação de risco S&P Global, Fitch Ratings e Moody’s lançam um olhar sobre o Oriente Médio e dizem o que pode acontecer se o conflito durar muito tempo
O banco realizou algumas alterações na carteira de ações internacionais em março, com novas oportunidades de ganho em meio ao ciclo de juros do Fed