🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

Vladimir Putin e Donald Trump em Anchorage, Alasca, August 15, 2025 - Imagem: Sérgio Bobuliev/ Wikimedia Commons

Donald Trump recebeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na base conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, em sua tentativa mais ambiciosa até agora de encerrar a guerra na Ucrânia. O presidente dos EUA abriu a reunião com uma recepção calorosa ao líder russo, que não visitava o país há mais de uma década.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado, porém, ficou aquém das expectativas. Trump e Putin não anunciaram nenhum cessar-fogo ou avanço concreto. O russo falou em um “entendimento” e alertou a Europa para não atrapalhar o processo. Trump respondeu que “não há acordo até que haja um acordo”.

“Tivemos uma reunião extremamente produtiva, e muitos pontos foram acertados”, disse Trump ao lado de Putin em pronunciamento posterior ao encontro. "Restam apenas alguns poucos [pontos]. Alguns não são tão significativos. Um é provavelmente o mais significativo, mas temos boas chances de chegar lá.”

No fim, os dois encerraram a coletiva sem responder a perguntas. Para Trump, a responsabilidade de “concretizar” um acordo pode recair sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Putin, por sua vez, buscou consolidar os ganhos da Rússia no campo de batalha neste encontro com Trump, e reforçar a posição de Moscou contra a entrada da Ucrânia na Otan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A guerra, iniciada em fevereiro de 2022, já dura mais de três anos e meio. Kiev resiste, mas enfrenta dificuldades diante do poder militar russo.

Leia Também

VALE FICAR DE OLHO

O cartão de crédito de Paris estourou: como a França virou a dor de cabeça dos mercados e o sinal de uma crise na Europa

CÂMBIO

O trade mais manjado e lucrativo da década está mudando de endereço — e o investidor brasileiro leva vantagem sem fazer esforço

Nos últimos dias, Moscou intensificou os bombardeios com drones e mísseis contra regiões como Sumy, Dnipropetrovsk, Donetsk e Chernigov. Essa ofensiva ampliou a pressão por uma solução, mesmo que distante.

Zelensky entra em cena

No dia seguinte ao encontro no Alasca, Trump falou por telefone com o presidente da Ucrânia e confirmou que os dois se reunirão em Washington na segunda-feira (18). Será a primeira visita do líder ucraniano aos EUA desde que Trump o repreendeu publicamente por ser "desrespeitoso" em fevereiro.

Zelensky agradeceu o convite e disse que a conversa foi “longa e substancial”. Ele afirmou que discutirá com o americano “todos os detalhes sobre o fim da matança e da guerra”. Segundo informações da AFP, os EUA propuseram à Ucrânia uma garantia de segurança semelhante à prevista no Artigo 5 da Otan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A garantia estaria vinculada a um acordo prévio com a Rússia, com a contrapartida de não ter um ingresso formal da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A proposta foi feita a Kiev neste sábado (16), durante a ligação entre Trump e Zelensky, e "reiterada" depois, em conversa com dirigentes europeus. Trump também acenou com a possibilidade de agendar um novo encontro, desta vez com a presença de Putin.

O presidente ucraniano apoia a ideia de uma negociação trilateral entre EUA, Rússia e Ucrânia, considerando-a o formato mais adequado para tratar das “questões-chave”.

Moscou, no entanto, ainda não confirmou interesse nessa configuração. Yuri Ushakov, assessor de Putin, disse que o tema “não foi abordado” nas conversas no Alasca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto diplomatas discutem os próximos passos, os ataques seguem. A Força Aérea Ucraniana informou que a Rússia lançou um míssil balístico e 85 drones Shahed durante a noite, e que abateu 61 deles. Já o Ministério da Defesa russo disse ter interceptado 29 drones ucranianos sobre seu território e o Mar de Azov.

Entre gestos de aproximação diplomática e novas ofensivas no front, a guerra continua sem perspectiva imediata de cessar-fogo.

*Com informações da Associated Press

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 19 de agosto de 2026 - 15:33

OPORTUNIDADE OU CILADA

Renda fixa nos EUA: vale a pena comprar Treasury com a disparada dos juros?

19 de agosto de 2026 - 15:33
Em um fundo que mescla o prédio da B3, a bandeira do Brasil e um globo, um homem de barba e terno azul está ao lado direito da imagem. No centro, a frase: Só ser barato não adianta 14 de agosto de 2026 - 14:40
Montagem representando as tarifas dos EUA contra os produtos brasileiros 14 de agosto de 2026 - 13:31
A mão de um robô humanoide segura várias cédulas de dólar 9 de agosto de 2026 - 17:01
Ilustração do genoma criado pela IA 7 de agosto de 2026 - 15:51
Ilustração gerada por IA de uma igreja moderna branca no meio de um campo de flores roxas. 7 de agosto de 2026 - 0:09
Em um cenário que lembra a lua, robôs humanoides e de quatro patas da Unitree estão enfileirados. 6 de agosto de 2026 - 19:51
Estátua de menina em frente ao touro de Wall Street 6 de agosto de 2026 - 19:21
Em um fundo com a bandeira dos EUA, o megainvestidor Michael Burry aparece do lado direito, em primeiro plano 5 de agosto de 2026 - 16:30

ELE ESTÁ VENDIDO

O tsunami que pode arrastar o S&P 500, segundo Michael Burry

5 de agosto de 2026 - 16:30
imagem da Ponte das Correntes que atravessa o rio Dánubio em Budapeste, na Hungria, vista de cima 5 de agosto de 2026 - 14:28
Imagem criada por IA de um executivo dentro de um barco de madeira, remando na direção da B3. Em vez de água, ele navega sobre dólares. 3 de agosto de 2026 - 19:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar