Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Imagem criada por inteligência artificial mostra o presidente dos EUA, Donald Trump, em primeiro plano. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata azul clara. Ao fundo, Lula veste terno de mesma cor, com gravata escura.
Imagem gerada por inteligência artificial com Trump (esquerda) e Lula (direita) - Imagem: Aurora / Grok

O clima tenso entre Brasil e Estados Unidos não dá sinais de que vai esfriar tão cedo. Nesta quinta-feira (14), o presidente norte-americano, Donald Trump, aproveitou uma conversa com jornalistas para endurecer o tom contra Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao falar sobre a relação comercial entre os dois países, o republicano afirmou que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível”. Já sobre a política interna brasileira Trump classificou o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como “execução política”.

Questionado sobre as tarifas de 50% aos produtos brasileiros nos EUA, Trump defendeu a política atual da Casa Branca e disse que o governo brasileiro “cobra tarifas muito maiores do que nós cobramos. Nós essencialmente não estávamos cobrando nada. Sempre tornaram muito difícil fazer qualquer coisa”.

“Então agora estão sendo cobrados com tarifas de 50% e não estão felizes. Mas é assim que funciona”.

As críticas não se limitaram ao campo econômico. Trump voltou a mirar na política interna brasileira e no Judiciário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O Brasil tem algumas leis muito ruins acontecendo... Quando eles pegam um presidente e eles o colocam na prisão ou estão tentando prendê-lo. Eu conheço esse homem e vou lhe dizer, eu sou bom em avaliar pessoas, acho que ele é um homem honesto. Acho que o que fizeram é uma coisa… Isso é realmente uma execução política que estão tentando fazer com o Bolsonaro", disse.

Leia Também

STATUS DE RELACIONAMENTO

Trump e Xi Jinping renovam votos de “união estável”, mas Taiwan continua sendo o “ex” proibido

IRRITATOR

O dinossauro da discórdia: Brasil negocia retorno de fóssil contrabandeado há décadas para a Alemanha

Lula e Trump no ringue retórico

As declarações de Trump ocorreram um dia depois das críticas do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça dos EUA.

Na quarta-feira (13), ao anunciar um pacote de resgate para empresas afetadas pelas tarifas impostas por Trump, Lula endureceu o discurso.

“O que estamos fazendo é algo que só acontece em países democráticos – julgar alguém com base em provas coletadas de testemunhas e com plena presunção de inocência. Isso é democracia elevada à enésima potência... Eles estão sendo julgados com base em acordos de delação premiada e declarações de pessoas que participaram da tentativa de golpe”, disse Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“E eu disse ao presidente Trump: se o que aconteceu no Capitólio tivesse acontecido no Brasil, ele também estaria sendo julgado aqui no Brasil”, acrescentou, rejeitando a ideia de que houvesse algo “arbitrário” no julgamento de Bolsonaro.

Notícias do front

Compradores de café nos Estados Unidos começaram a adiar importações do produto brasileiro após a tarifa de 50% imposta por Trump, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe). 

A indústria norte-americana, grande compradora do grão, aguarda definições nas negociações e dispõe de estoque para 30 a 60 dias, segundo o presidente da entidade, Marcio Ferreira.

O adiamento afeta exportadores que usam adiantamentos em contratos de câmbio (ACCs), elevando juros, taxas e custos indiretos. Com o mercado futuro invertido, postergar embarques de setembro para dezembro pode gerar perda adicional de US$ 10 por saca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de a tarifa ter entrado em vigor neste mês, as exportações brasileiras de café já têm sentido o baque.

As exportações de café verde caíram 28,1% em julho na comparação anual, para 2,45 milhões de sacas de 60 kg. Já os embarques de arábica recuaram 20,6%, para 1,98 milhão de sacas, e os de robusta quase 49%, para cerca de 461 mil.

Eduardo Bolsonaro avisa sobre tarifas, Lula exige afastamento do deputado

Em entrevista à Reuters em Washington nesta quinta-feira, após reuniões com autoridades norte-americanas de alto escalão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou não ver como o Brasil possa negociar uma redução de tarifas sem concessões do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que espera novas tarifas.

“Os ministros do Supremo Tribunal têm que entender que perderam o poder”, declarou. “Não existe cenário em que a Suprema Corte saia vitoriosa desse imbróglio todo. Eles estão tendo um conflito com a maior potência econômica do mundo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo dia, Lula disse que o deputado está “traindo o país” e defendeu sua cassação.

"Ele [o ex-presidente Jair Bolsonaro] mandou o filho para os EUA. Filho que é deputado federal e vocês [deputados] têm que pedir a cassação dele porque ele está traindo o país. Esta é a verdadeira traição da pátria. Ele foi para lá para instigar os americanos contra nós. Não dá para a gente ficar quieto", disse Lula durante discurso em Pernambuco.

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 3 de maio de 2026 - 11:30
Imagem mostra Jerome Powell como grande estrela do mercado financeiro 29 de abril de 2026 - 16:54
Representação de um astrolábio. 28 de abril de 2026 - 9:57
O presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 17:49
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 11:29
jensen-huang-fundador-da-nvidia-divulgacao-nvidia-1 24 de abril de 2026 - 18:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia