🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

A PARADA DA CHINA

“O mundo deve escolher entre a paz e a guerra”, diz Xi Jinping em discurso aberto — mas um microfone capta o que ninguém deveria ter ouvido

A quarta-feira (3) foi marcada por um dos maiores desfiles militares que a China já fez e contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas Vladimir Putin e Kim Jong-un; enquanto a parada acontecia em Pequim, Trump usava as redes sociais para falar de conspiração

Carolina Gama
3 de setembro de 2025
13:38 - atualizado às 14:21
Foto mostra dezenas de autoridades caminhando em um tapete vermelho. Do lado esquerdo, em primeiro plano, o russo Vladimir Putin; ao centro, chinês Xi Jinping; e do lado direto, Kim Jong-un
Dezenas de autoridades caminham lideradas por Vladimir Putin (esquerda); Xi Jinping (centro) e Kim Jong-un (direita) - Imagem: Governo da China/Divulgação

Poderia ser o clube da luta, mas é o clube de Xi (Jinping) e ele não tem nada de secreto como foi possível ver na demonstração de força militar desta quarta-feira (3). Mísseis hipersônicos, drones subaquáticos e veículos blindados desfilaram pelo centro de Pequim em um evento que também exibiu o peso da influência da China no mundo — e uma conversa vazada ao pé do ouvido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Junto com Xi estavam o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, além de outras 20 autoridades. O Brasil foi representado pelo assessor especial da presidência para assuntos internacionais Celso Amorim. A ex-presidente Dilma Rousseff também estava presente. 

Xi, Putin e Kim caminharam juntos por um tapete vermelho em direção à Praça Tiananmen para a celebração do 80º aniversário do fim da 2ª Guerra. Donald Trump assistiu a tudo de longe — mas não calado. Em Washington, o presidente norte-americano, que se gabou algumas vezes do relacionamento com Putin, acusou os líderes de conspiração em uma postagem em sua rede social.

“Que o presidente Xi e o maravilhoso povo da China tenham um grande e duradouro dia de celebração. (Xi) mande minhas calorosas saudações a Vladimir Putin e a Kim Jong-un enquanto conspiram contra os EUA.”

Esse é o primeiro grande desfile militar no país desde 2019, quando comemorou o 70º aniversário da fundação da China comunista, e grande parte do armamento e equipamento foi exibida ao público pela primeira vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O post abaixo, do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, mostra os principais momentos do desfile de hoje:

Leia Também

O discurso de Xi

Um dos maiores desfiles da história da China não contou apenas com mísseis montados em caminhões, tanques, veículos autônomos, soldados em formação e caças sobrevoando a capital: Xi também falou à nação. 

O presidente chinês disse que o mundo enfrenta uma escolha entre "paz ou guerra". “Hoje, a humanidade está diante da escolha entre paz ou guerra, diálogo ou confronto, ganhos mútuos ou soma zero”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Xi elogiou as forças armadas e expôs sua visão para a ascensão "imparável" da China. "O grande rejuvenescimento da nação chinesa é imparável. A nobre causa da paz e do desenvolvimento para a humanidade certamente triunfará", disse.

Essa não é uma frase qualquer. Por anos, Xi tem se referido ao "rejuvenescimento da nação chinesa", instando a ascensão do país no cenário mundial e a evolução para uma superpotência global.

O presidente chinês também repetiu o apelo pela construção de um Exército de "classe mundial" — parte de sua visão para modernizar o Exército de Libertação Popular da China (ELP) e garantir que ele possa "lutar e vencer guerras".

O presidente da China, Xi Jinping, discursa no 80º aniversário do fim da 2ª Guerra. Foto: Ministério das Relações Exteriores da China

Pequim tem buscado um impressionante aumento das capacidades militares sob o governo de Xi, durante o qual o ELP, que antes nem sequer era um dos mais fortes da Ásia, começou a rivalizar, ou em alguns aspectos, superar as forças armadas dos EUA, segundo analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que as tensões entre EUA e China aumentaram em abril com a imposição de tarifas retaliatórias. Desde então, os dois lados concordaram em remover a maioria das tarifas adicionais até meados de novembro, com a esperança de que um encontro presencial entre Trump e Xi nos próximos meses possa aliviar o atrito.

Embora o presidente norte-americano seja imprevisível, especialistas dizem que é pouco provável que o encontro entre Xi, Putin e Kim inviabilize as negociações comerciais entre EUA e China, já que ambos os lados parecem favoráveis ​​a um acordo.

Putin responde Trump

Putin aproveitou o momento para ter um encontro bilateral com Kim Jong-un — os dois líderes se reuniram formalmente na casa de hóspedes estatal Diaoyutai, após participarem do desfile militar na capital chinesa. 

O russo não comentou sobre o que foi acertado nesse encontro, mas fez questão de responder a Trump, que acusou os líderes de estarem conspirando contra os EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin disse que o presidente norte-americano tem senso de humor por sugerir a conspiração e afirmou que todos os países com os quais a Rússia manteve conversações na China apoiam a cúpula Rússia-EUA no Alasca e expressaram esperanças de que as conversações poderiam ajudar a acabar com a guerra na Ucrânia.

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

A conversa que não deveria ser ouvida

Xi discursou, Trump reagiu e Putin respondeu. Mas uma conversa não deveria ter vazado: o papo entre os presidentes da China e da Rússia que foi capturado por um microfone que estava aberto. 

Nessa conversa, os dois líderes falaram sobre transplantes de órgãos e a possibilidade de que os seres humanos possam viver até os 150 anos de idade.

O momento ocorreu enquanto Putin e Xi caminhavam com Kim Jong-un à frente de uma delegação de mais de duas dezenas de líderes estrangeiros para assistir ao desfile militar na capital chinesa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tradutor de Xi pode ser ouvido dizendo em russo: "antigamente, as pessoas mal chegavam aos 70 anos, mas hoje, aos 70, você ainda é uma criança". O tradutor de Putin, então, fala sobre como a biotecnologia está se desenvolvendo. Após um trecho inaudível, acrescenta: "os órgãos humanos podem ser continuamente transplantados, e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, chegando até mesmo a alcançar a imortalidade".

Em resposta, Xi, que estava fora da câmera, foi ouvido dizendo em chinês: "alguns preveem que, neste século, os seres humanos possam viver até 150 anos".

A cena foi transmitida ao vivo pela emissora estatal CCTV para outros meios de comunicação. A administração da emissora chinesa informou que, só na internet, a cobertura foi assistida 1,9 bilhão de vezes e, na TV, por mais de 400 milhões de pessoas.

*Com informações da Reuters, da CNBC e da CNN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

POSSÍVEL SUCESSOR?

Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher

30 de novembro de 2025 - 17:09

O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA

CONFLITO E DIPLOMACIA

Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos

29 de novembro de 2025 - 17:11

Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia

PAZ NO MUNDO?

Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses

26 de novembro de 2025 - 15:55

Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar

2ª OBRA MAIS CARA DA HISTÓRIA

Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão

25 de novembro de 2025 - 15:17

Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025

24 de novembro de 2025 - 12:12

Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul

ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

CHANCE DE TÍTULO INÉDITO

Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús

22 de novembro de 2025 - 12:37

Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir

ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar