🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

REAÇÕES AO CONFLITO

Líderes e autoridades mundiais se posicionam sobre o conflito entre Irã e Israel; veja as declarações

Aliados e rivais de ambos os países expressam preocupação com a escalada de tensões e pedem moderação para resolver o embate

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
14 de junho de 2025
17:54 - atualizado às 17:57

Diversos líderes e autoridades internacionais têm se manifestado diante da escalada de tensões no Oriente Médio, com críticas aos ataques mútuos e apelos por moderação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sábado (14), Israel e Irã intensificaram o conflito, trocando ataques com mísseis e bombardeios, além de uma escalada nas ameaças militares entre autoridades de ambos os países.

Aliados e rivais de ambos os países condenam a escalada na região após o primeiro ataque realizado por forças israelenses na noite de quinta-feira (12) e pedem moderação para resolver o embate que ocorre devido ao programa de enriquecimento nuclear do Irã.

Governo Lula condena ataques feitos por Israel

Na sexta-feira (13), o governo brasileiro condenou a ofensiva aérea israelense lançada na madrugada de quinta-feira (12) contra o Irã e classificou como uma “clara violação à soberania desse país e ao direito internacional”.

Segundo nota divulgada pelo Itamaraty à imprensa, os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades.”

Leia Também

Donald Trump foi um dos primeiros a se manifestar

O presidente dos EUA, Donald Trump, não perdeu tempo para se manifestar sobre o conflito, criticando o Irã por ainda não ter fechado um acordo sobre seu programa nuclear, horas depois de Israel atacar Teerã.

"Dei a chance atrás de chance para o Irã um acordo [...] Eu disse, com a maior veemência, para 'simplesmente irem em frente', mas não importa o quanto [o Irã] tentassem, não importa o quão perto chegassem [de um acordo], eles simplesmente não conseguiram", afirmou Trump em sua rede social, a Truth Social, na sexta-feira.

Trump reforçou seu pedido para que o Irã feche um acordo "antes que não sobre nada e salve o que antes era conhecido como Império Iraniano".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin pede resolução por por meios diplomáticos

Ainda na sexta, o governo russo informou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, conversou por telefone com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Conforme informado pelo Kremlin, Putin afirmou que a Rússia condena as ações de Israel, realizadas em violação da Carta da ONU e do direito internacional.

Mas como foram as conversas com os homólogos de Israel e Irã? Segundo o comunicado oficial do governo russo, com Netanyahu, o papo girou em torno da importância de retomar o processo de negociações e resolver todas as questões relacionadas ao programa nuclear iraniano exclusivamente por meios político-diplomáticos.

Já com Pezeshkian, Putin expressou condolências à liderança e ao povo do Irã pelas numerosas vítimas humanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nota também afirma que a Rússia continuará a promover a redução das tensões no conflito entre Irã e Israel e que apoia esforços para resolver pacificamente a questão do programa nuclear iraniano.

O Papa Leão XIV fez um forte apelo neste sábado para que Israel e Irã afastem-se da guerra e busquem o diálogo, enfatizando que a situação se deteriorou gravemente nos últimos dias. 

Em nota divulgada pelo Vaticano, o pontífice ressaltou a importância de responsabilidade e razão neste momento crítico, além de reforçar o compromisso global de construir um mundo seguro, livre da ameaça nuclear.

“Continuam chegando notícias que causam grande preocupação. A situação no Irã e em Israel se deteriorou gravemente e, em um momento tão delicado, desejo renovar veementemente um apelo à responsabilidade e à razão”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leão XIV defendeu ainda que o compromisso de construir um mundo mais seguro, livre da ameaça nuclear, deve ser perseguido por meio de encontros respeitosos e do diálogo sincero, a fim de construir uma paz duradoura.

Ministro das Relações Exteriores da China condena os ataques 

O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reafirmou que o país condena os ataques iniciados por Israel e acusou os israelenses de violarem os princípios da Carta da ONU.

O chefe da diplomacia chinesa fez as declarações durante ligações com seus homólogos do Irã e Israel.

Wang "afirmou que as ações de Israel violaram gravemente os princípios da Carta da ONU e as normas básicas das relações internacionais", e que "o ataque às instalações nucleares iranianas cria um precedente perigoso com consequências potencialmente catastróficas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro também reafirmou o apoio da China ao Irã na defesa da sua soberania.

Macron pediu contenção máxima na região

O presidente da França, Emmanuel Macron, em publicação no X, antigo Twitter, afirmou que conversou com Pezeshkian e pediu contenção máxima para evitar uma escalada na região.

“Diante do grave risco de desestabilização em toda a região, solicitei que nossas instalações diplomáticas e cidadãos no Irã e em toda a região não fossem alvos em nenhuma circunstância”, escreveu Macron.

Macron ressalta que o programa nuclear iraniano é uma preocupação séria e deve ser resolvido por meio de negociação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o presidente francês convidou Pezeshkian a retornar à mesa de negociações.

“Estamos prontos para contribuir e mobilizar todos os nossos esforços para alcançar esse objetivo.”

Von der Leyen reiterou o direito de defesa de Israel

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou há pouco que conversou com o presidente israelense, Issac Herzog, sobre a escalada da situação no Oriente Médio e reiterou o direito de Israel de se defender e proteger seu povo.

"Ao mesmo tempo, a preservação da estabilidade regional é vital", pontou a presidente em postagem no X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A presidente do bloco pede que todas as partes do conflito ajam com o máximo de moderação e trabalhem para reduzir a escalada da situação, reforçando a importância dos esforços diplomáticos nesse contexto.

*Com informações da CNBC, The Times of Israel, Agência Brasil e CNN Internacional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

É MUITO BILHÃO

Como o novo pacote de remuneração da Tesla coloca Elon Musk no caminho de se tornar o primeiro trilionário da história

5 de setembro de 2025 - 14:45

Com metas audaciosas e ações avaliadas em trilhões de reais, o CEO da Tesla, Elon Musk, pode ampliar seu império e consolidar liderança em carros elétricos, robótica e inteligência artificial

CHIP CARO

Quanto vale um jantar com Trump? Para Zuckerberg, Cook e figurões do Vale do Silício pode custar bilhões de dólares

5 de setembro de 2025 - 13:40

Executivos das big techs estiveram reunidos na noite de quinta-feira (4) com o presidente norte-americano, que fez questão de reforçar o aviso: em breve o governo norte-americano taxará a importação de semicondutores

A PARADA DA CHINA

“O mundo deve escolher entre a paz e a guerra”, diz Xi Jinping em discurso aberto — mas um microfone capta o que ninguém deveria ter ouvido

3 de setembro de 2025 - 13:38

A quarta-feira (3) foi marcada por um dos maiores desfiles militares que a China já fez e contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas Vladimir Putin e Kim Jong-un; enquanto a parada acontecia em Pequim, Trump usava as redes sociais para falar de conspiração

QUEM VAI VENCER?

O quarteto fantástico contra Trump: como Xi, Putin, Modi e Kim articulam o novo eixo que quer tirar os EUA do tabuleiro global

2 de setembro de 2025 - 15:01

Enquanto o republicano enaltece suas relações próximas com os presidentes de China, Rússia e Índia, eles se juntam ao líder norte-coreano para reforçar os planos de uma nova ordem mundial

MALA VAZIA E BOLSO CHEIO

US Open 2025: Mesmo eliminados de maneira precoce, Bia Haddad e João Fonseca embolsaram juntos mais de R$ 3 milhões

2 de setembro de 2025 - 13:13

Enquanto João Fonseca subiu no ranking da ATP, Bia Haddad perderá algumas posições, mas seguirá no Top 30 ao término do US Open 2025

US OPEN 2025

US Open 2025: após bater freguesa, Bia Haddad encara a 9ª melhor do mundo, Amanda Anisimova; veja horário e onde assistir

1 de setembro de 2025 - 10:26

Após vencer a ‘freguesa’ Maria Sakkari, Bia Haddad enfrenta Amanda Anisimova nas oitavas-de-final do US Open

EFEITO TUVALU 2.0

Como uma minúscula ilha do Caribe está aproveitando um bônus acidental da inteligência artificial para faturar milhões de dólares

1 de setembro de 2025 - 9:53

Assim como ocorreu com Tuvalu e o domínio .tv nos anos 1990, Anguilla recorre ao boom da inteligência artificial para capitalizar o domínio .ai, mas com uma estratégia diferente

DECISÃO DO TRIBUNAL

A maioria das tarifas de Trump é ilegal, afirma Tribunal Federal dos EUA. O republicano vai ter que voltar atrás das sobretaxas?

30 de agosto de 2025 - 16:01

Decisão do Tribunal de Apelações dos EUA aponta uso excessivo de poderes de emergência por Trump; entenda o que esperar dos próximos capítulos

VISÃO DOS GRINGOS

Brasil tem muito o que ensinar aos EUA, diz The Economist; para revista, julgamento de Jair Bolsonaro é “lição de democracia”

28 de agosto de 2025 - 13:03

Reportagem de capa da publicação britânica traça paralelo entre os dois países e elogia a postura da Suprema Corte brasileira — também diz que julgamento do ex-presidente será exemplo para o mundo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar