🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Ricardo Archilha

Ricardo Archilha

Ricardo Archilha é jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, especialista em cultura, entretenimento e mídias sociais. Já colaborou para veículos como Papel Pop, Hollywood Forever TV e CARAS Brasil.

HORA CERTA

Cidadania portuguesa: quem tem direito e como solicitar em meio a novas propostas?

Em meio a discussões que ameaçam endurecer o acesso à nacionalidade portuguesa, especialistas detalham o cenário e adiantam o que é preciso para garantir a sua

Ricardo Archilha
Ricardo Archilha
2 de julho de 2025
8:16 - atualizado às 17:33
Cidadania portuguesa: o que muda meio a novas propostas?
Cidadania portuguesa: o que muda meio a novas propostas? - Imagem: istock.com/gustavomellossa e istock.com/Olga Tarasyuk

As recentes discussões no cenário político português acenderam um alerta para brasileiros que sonham em obter a nacionalidade europeia. Com um novo governo sinalizando uma postura mais rígida e propostas de lei que podem dificultar o acesso à cidadania portuguesa, a janela de oportunidade pode estar se fechando. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A incerteza crescente levanta uma questão fundamental: quem ainda tem direito e como garantir a cidadania portuguesa antes que as regras mudem?

Diferente do caso espanhol, onde a Lei da Memória Democrática criou um caminho claro com prazo definido, em Portugal o momento é de transição. Uma alteração já entrou em vigor em 2024, mas novas propostas mais restritivas estão em debate no Parlamento, gerando uma corrida contra o tempo para quem se enquadra nos critérios atuais. 

Guiados por especialistas, detalhamos o cenário e o que fazer para navegar neste período de mudanças.

O que já mudou? 

Para entender o momento atual da cidadania portuguesa, é preciso dividir o cenário em duas partes: de um lado, uma alteração recente e pontual que já está em vigor e beneficiou muitos imigrantes; de outro, um conjunto de propostas de restrição que tramitam no Parlamento e podem mudar drasticamente as regras do jogo no futuro próximo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio a tantas discussões sobre endurecimento, uma mudança positiva já é realidade. Trata-se da Lei Orgânica n.º 1/2024, que entrou em vigor em 1º de abril de 2024. A alteração mais significativa impacta diretamente quem busca a cidadania por tempo de residência.

Leia Também

Antes, os cinco anos de residência legal exigidos para a naturalização só começavam a ser contados a partir da data em que a autorização de residência era, de fato, concedida. Agora, a contagem inicia-se no momento em que a autorização de residência temporária é solicitada. 

A advogada Rebeca Albuquerque, advogada e CEO da Acestra Cidadania Europeia, explica a importância prática dessa alteração. 

“A mudança veio como resposta à situação enfrentada por muitos imigrantes que chegaram ao país nos últimos cinco ou seis anos e encontraram obstáculos devido à lentidão do antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a transformação do SEF na AIMA (Agência de Integração, Migrações e Asilo) e a alta demanda, os pedidos de residência "levavam entre um e dois anos para serem analisados e aprovados, tempo que anteriormente não era contabilizado para a concessão da nacionalidade", detalha Albuquerque. Com a nova regra, esse tempo de espera passa a contar.

Outra alteração relevante, segundo a advogada, foi a ampliação do direito para filhos de portugueses cuja filiação foi reconhecida já na maioridade, desde que "por decisão judicial com trânsito em julgado".

O que pode mudar?

No entanto, o futuro indica um endurecimento das regras. O novo governo português já deixou claro que pretende rever a legislação, e no Parlamento, projetos de lei buscam tornar o acesso à cidadania mais rigoroso. 

"O próprio primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, já anunciou a intenção de rever a Lei da Nacionalidade, e a expectativa é de que uma proposta oficial seja apresentada em breve", alerta Tammy Cavalero, co-founder e head of legal do Você Europeu. Além disso, outras propostas restritivas estão em debate. O partido CHEGA, por exemplo, sugere mudanças drásticas, como explica Cavalero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A proposta é endurecer a regra de nacionalidade por nascimento em solo português, ampliando o tempo mínimo de residência para seis anos no caso de pais nacionais de países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e dez anos para os demais”. Para Renata Albuquerque, “a justificativa, portanto, é garantir uma ligação mais sólida entre o imigrante e a sociedade portuguesa”. 

Porto, Portugal
Porto, Portugal

Outra barreira

Além do tempo de residência, pode surgir uma nova barreira: a revisão da nacionalidade por filiação. 

“Estuda-se a introdução de critérios mais rigorosos, como entrevistas e comprovação mais forte de vínculos com o país, para evitar atribuições automáticas e garantir maior integração dos requerentes”, conta Albuquerque. 

Outra proposta em debate no Parlamento português discute a possibilidade de revogar a cidadania em casos excepcionais. A ideia é permitir a perda da nacionalidade para pessoas que cometeram crimes graves, como terrorismo ou atentados contra a segurança do Estado, por exemplo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer, que, caso aprovada, a mudança afetaria apenas cidadãos naturalizados: ou seja, aqueles que se tornaram portugueses por tempo de residência, casamento ou outra via que não seja de sangue.

“Essa é mais uma sinalização de que o governo português caminha para uma política migratória e de nacionalidade mais rigorosa, acompanhando, aliás, uma tendência já observada em outros países da União Europeia”, diz Cavalero. 

Quem se beneficia?

Atualmente, existem diferentes caminhos para brasileiros obterem a cidadania portuguesa. As especialistas detalham os principais grupos que se beneficiam das regras vigentes.

Filhos e Netos de Portugueses (Direito de Sangue)

Este é o caminho mais direto. “Filhos e netos de portugueses têm direito à cidadania, independentemente de onde tenham nascido”, afirma Tammy Cavalero. Ela ressalta que, para estes casos, o processo é uma "atribuição de nacionalidade" e não exige comprovação de vínculos com o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Conforme as regras atuais, não é necessário comprovar qualquer vínculo cultural, afetivo ou de residência em Portugal para ter direito à cidadania por descendência", detalha a especialista.

Netos, Bisnetos e a Regra da "Escadinha"

Para gerações mais distantes, o direito existe, mas de forma indireta. “Para que um bisneto obtenha a cidadania, primeiro é necessário que alguém da geração anterior (o pai ou o avô/avó) também se torne oficialmente cidadão português.

“Chamamos de escadinha”, explica Cavalero. Se o ascendente direto já faleceu sem ter adquirido a cidadania em vida, o direito do bisneto se interrompe.

Cônjuges e Companheiros de Cidadãos Portugueses

O casamento ou união estável com um cidadão português também confere o direito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Atualmente, cidadãos estrangeiros que sejam casados ou vivam em união estável com um português, ou uma portuguesa, há mais de três anos podem solicitar a cidadania portuguesa por vínculo conjugal”, informa Rebeca Albuquerque. 

Contudo, ela alerta que, se não houver filhos em comum, "a única forma de validar o pedido será por meio da comprovação de conhecimento da língua portuguesa. Nesse caso, o tempo mínimo de união exigido sobe para cinco anos". Para brasileiros, se presume essa exigência do idioma.

Cidadania por Tempo de Residência

Brasileiros que vivem legalmente em Portugal podem solicitar a nacionalidade. "A cidadania por tempo de residência continua sendo uma via totalmente viável. O requisito atual permanece sendo o de cinco anos de residência legal em território português", esclarece Cavalero. Esta, aliás, é justamente uma das vias que está no centro dos debates sobre o endurecimento das regras.

Passo a passo e documentação necessária

Para quem se enquadra nos critérios, o processo exige organização e atenção aos detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Independentemente de qual seja o caminho para a cidadania portuguesa  – por residência, descendência ou casamento  – existe um documento obrigatório em todos os casos: a certidão de nascimento original em formato inteiro teor reprográfico”, orienta Tammy Cavalero. 

Ela também frisa a importância da Apostila de Haia em todos os documentos emitidos no Brasil e a necessidade de um documento de identificação atualizado.

Os documentos específicos variam:

Por descendência, é fundamental localizar a certidão de nascimento portuguesa do ascendente. No caso de casamento, além da certidão do cônjuge português, é preciso transcrever o casamento em Portugal antes do pedido. Mas para tempo de residência, é imprescindível comprovar os cinco anos de residência legal, além de apresentar documentos que validem esse período. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo pode ser iniciado no Brasil, mas a decisão final é portuguesa. 

"O processo é de via administrativa e é possível que o próprio requerente faça a solicitação perante o consulado português, mas a tramitação do processo e a decisão final sempre cabe às Conservatórias de Registo Civil portuguesas", esclarece Rebeca Albuquerque. Ela informa, aliás, que os processos "têm demorado em média entre um ano e meio e três anos para a conclusão".

Lisboa, Portugal
Lisboa, Portugal

A hora de agir é agora?

Diante do cenário de incerteza, a recomendação das especialistas é unânime: não espere. “Para quem sonha em imigrar para Portugal ou obter a cidadania portuguesa, a principal recomendação é agir o quanto antes. O cenário político aponta para um endurecimento nas regras”, aconselha Tammy Cavalero.

Rebeca Albuquerque concorda e reforça a urgência: “É importante entrar com o processo o quanto antes para se analisar conforme as regras atuais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evitar erros comuns é crucial, especialmente agora. 

Albuquerque lista os principais equívocos: "instrução insuficiente do processo, com documentos em formato não aceitos ou a menos do que o exigido; e a submissão de documentos sem apostilamento de Haia e a ausência de uma análise jurídica sobre inconsistências".

Para quem tem o direito, organizar a documentação e iniciar o pedido rapidamente pode ser a chave para garantir a cidadania antes que novas e mais rígidas barreiras sejam impostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESG EM RISCO

Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração

17 de agosto de 2025 - 10:34

A Net-Zero Banking Alliance sofreu sucessivas baixas logo no começo de 2025 e ainda há o receio de possíveis mudanças das agendas de instituições multilaterais, como o Banco Mundial

MADE IN USA

Agenda de tarifas do Trump: próximas semanas reservam novas taxas sobre chips e aço que podem chegar a 300%

16 de agosto de 2025 - 9:40

Presidente dos EUA fala em taxações que podem começar mais baixas e subir depois, mirando semicondutores e metais em setores estratégicos da economia

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

SEM 'JEITINHO'

Green Card, vistos e cidadania americana: o que mudou após Donald Trump?

11 de agosto de 2025 - 8:16

Com cerco migratório como bandeira, Donald Trump mudou o jogo para quem quer obter vistos e cidadania nos EUA; saiba o que mudou, como se proteger e quais caminhos continuam abertos para morar e trabalhar legalmente no país

ENCONTRO MARCADO

Trump e Putin se preparam para negociar cessar-fogo na guerra da Ucrânia; republicano quer Zelensky na mesa, mas acordo preocupa Kiev

10 de agosto de 2025 - 18:22

O encontro vem na esteira do fim do prazo de Trump para que Putin concordasse com um cessar-fogo; entenda o que está em jogo agora

CORRIDA DA TECNOLOGIA

China pressiona EUA para aliviar controle sobre exportação de chips de IA em meio às negociações do tarifaço de Trump

10 de agosto de 2025 - 12:51

Essa não é a primeira vez que Pequim indica a exportação de chips como um ponto-chave para as negociações

GUERRA COMERCIAL

Um beco sem saída? Vice-secretário de Trump culpa Moraes pela crise entre EUA e Brasil

10 de agosto de 2025 - 9:55

Christopher Landau afirmou que o ministro destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos

ALÔ, COMPANHEIRO

Putin liga para…Lula? Veja o que o presidente russo falou sobre guerra na Ucrânia em meio às pressões de Trump pelo fim do conflito

9 de agosto de 2025 - 16:22

Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, os líderes russo e brasileiro também compartilharam informações sobre as negociações com os Estados Unidos

BRILHO TARIFADO

Ouro continua renovando recordes — e a culpa agora é do tarifaço de Trump

8 de agosto de 2025 - 15:07

Decisão da alfândega dos EUA surpreende mercado, atinge em cheio refinadores suíços e ameaça fluxo global do metal

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Aposta no corte de juros nos EUA aumenta com novo indicado de Trump para diretoria; saiba quem é Stephen Miran

7 de agosto de 2025 - 18:09

Ele vai ocupar a vaga de Adriana Kugler, que renunciou ao cargo na semana passada, mas sua indicação ainda precisa do aval do Senado norte-americano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar