🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Ricardo Archilha

Ricardo Archilha

Ricardo Archilha é jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, especialista em cultura, entretenimento e mídias sociais. Já colaborou para veículos como Papel Pop, Hollywood Forever TV e CARAS Brasil.

HORA CERTA

Cidadania portuguesa: quem tem direito e como solicitar em meio a novas propostas?

Em meio a discussões que ameaçam endurecer o acesso à nacionalidade portuguesa, especialistas detalham o cenário e adiantam o que é preciso para garantir a sua

Ricardo Archilha
Ricardo Archilha
2 de julho de 2025
8:16 - atualizado às 17:33
Cidadania portuguesa: o que muda meio a novas propostas?
Cidadania portuguesa: o que muda meio a novas propostas? - Imagem: istock.com/gustavomellossa e istock.com/Olga Tarasyuk

As recentes discussões no cenário político português acenderam um alerta para brasileiros que sonham em obter a nacionalidade europeia. Com um novo governo sinalizando uma postura mais rígida e propostas de lei que podem dificultar o acesso à cidadania portuguesa, a janela de oportunidade pode estar se fechando. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A incerteza crescente levanta uma questão fundamental: quem ainda tem direito e como garantir a cidadania portuguesa antes que as regras mudem?

Diferente do caso espanhol, onde a Lei da Memória Democrática criou um caminho claro com prazo definido, em Portugal o momento é de transição. Uma alteração já entrou em vigor em 2024, mas novas propostas mais restritivas estão em debate no Parlamento, gerando uma corrida contra o tempo para quem se enquadra nos critérios atuais. 

Guiados por especialistas, detalhamos o cenário e o que fazer para navegar neste período de mudanças.

O que já mudou? 

Para entender o momento atual da cidadania portuguesa, é preciso dividir o cenário em duas partes: de um lado, uma alteração recente e pontual que já está em vigor e beneficiou muitos imigrantes; de outro, um conjunto de propostas de restrição que tramitam no Parlamento e podem mudar drasticamente as regras do jogo no futuro próximo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio a tantas discussões sobre endurecimento, uma mudança positiva já é realidade. Trata-se da Lei Orgânica n.º 1/2024, que entrou em vigor em 1º de abril de 2024. A alteração mais significativa impacta diretamente quem busca a cidadania por tempo de residência.

Leia Também

Antes, os cinco anos de residência legal exigidos para a naturalização só começavam a ser contados a partir da data em que a autorização de residência era, de fato, concedida. Agora, a contagem inicia-se no momento em que a autorização de residência temporária é solicitada. 

A advogada Rebeca Albuquerque, advogada e CEO da Acestra Cidadania Europeia, explica a importância prática dessa alteração. 

“A mudança veio como resposta à situação enfrentada por muitos imigrantes que chegaram ao país nos últimos cinco ou seis anos e encontraram obstáculos devido à lentidão do antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a transformação do SEF na AIMA (Agência de Integração, Migrações e Asilo) e a alta demanda, os pedidos de residência "levavam entre um e dois anos para serem analisados e aprovados, tempo que anteriormente não era contabilizado para a concessão da nacionalidade", detalha Albuquerque. Com a nova regra, esse tempo de espera passa a contar.

Outra alteração relevante, segundo a advogada, foi a ampliação do direito para filhos de portugueses cuja filiação foi reconhecida já na maioridade, desde que "por decisão judicial com trânsito em julgado".

O que pode mudar?

No entanto, o futuro indica um endurecimento das regras. O novo governo português já deixou claro que pretende rever a legislação, e no Parlamento, projetos de lei buscam tornar o acesso à cidadania mais rigoroso. 

"O próprio primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, já anunciou a intenção de rever a Lei da Nacionalidade, e a expectativa é de que uma proposta oficial seja apresentada em breve", alerta Tammy Cavalero, co-founder e head of legal do Você Europeu. Além disso, outras propostas restritivas estão em debate. O partido CHEGA, por exemplo, sugere mudanças drásticas, como explica Cavalero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A proposta é endurecer a regra de nacionalidade por nascimento em solo português, ampliando o tempo mínimo de residência para seis anos no caso de pais nacionais de países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), e dez anos para os demais”. Para Renata Albuquerque, “a justificativa, portanto, é garantir uma ligação mais sólida entre o imigrante e a sociedade portuguesa”. 

Porto, Portugal
Porto, Portugal

Outra barreira

Além do tempo de residência, pode surgir uma nova barreira: a revisão da nacionalidade por filiação. 

“Estuda-se a introdução de critérios mais rigorosos, como entrevistas e comprovação mais forte de vínculos com o país, para evitar atribuições automáticas e garantir maior integração dos requerentes”, conta Albuquerque. 

Outra proposta em debate no Parlamento português discute a possibilidade de revogar a cidadania em casos excepcionais. A ideia é permitir a perda da nacionalidade para pessoas que cometeram crimes graves, como terrorismo ou atentados contra a segurança do Estado, por exemplo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer, que, caso aprovada, a mudança afetaria apenas cidadãos naturalizados: ou seja, aqueles que se tornaram portugueses por tempo de residência, casamento ou outra via que não seja de sangue.

“Essa é mais uma sinalização de que o governo português caminha para uma política migratória e de nacionalidade mais rigorosa, acompanhando, aliás, uma tendência já observada em outros países da União Europeia”, diz Cavalero. 

Quem se beneficia?

Atualmente, existem diferentes caminhos para brasileiros obterem a cidadania portuguesa. As especialistas detalham os principais grupos que se beneficiam das regras vigentes.

Filhos e Netos de Portugueses (Direito de Sangue)

Este é o caminho mais direto. “Filhos e netos de portugueses têm direito à cidadania, independentemente de onde tenham nascido”, afirma Tammy Cavalero. Ela ressalta que, para estes casos, o processo é uma "atribuição de nacionalidade" e não exige comprovação de vínculos com o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Conforme as regras atuais, não é necessário comprovar qualquer vínculo cultural, afetivo ou de residência em Portugal para ter direito à cidadania por descendência", detalha a especialista.

Netos, Bisnetos e a Regra da "Escadinha"

Para gerações mais distantes, o direito existe, mas de forma indireta. “Para que um bisneto obtenha a cidadania, primeiro é necessário que alguém da geração anterior (o pai ou o avô/avó) também se torne oficialmente cidadão português.

“Chamamos de escadinha”, explica Cavalero. Se o ascendente direto já faleceu sem ter adquirido a cidadania em vida, o direito do bisneto se interrompe.

Cônjuges e Companheiros de Cidadãos Portugueses

O casamento ou união estável com um cidadão português também confere o direito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Atualmente, cidadãos estrangeiros que sejam casados ou vivam em união estável com um português, ou uma portuguesa, há mais de três anos podem solicitar a cidadania portuguesa por vínculo conjugal”, informa Rebeca Albuquerque. 

Contudo, ela alerta que, se não houver filhos em comum, "a única forma de validar o pedido será por meio da comprovação de conhecimento da língua portuguesa. Nesse caso, o tempo mínimo de união exigido sobe para cinco anos". Para brasileiros, se presume essa exigência do idioma.

Cidadania por Tempo de Residência

Brasileiros que vivem legalmente em Portugal podem solicitar a nacionalidade. "A cidadania por tempo de residência continua sendo uma via totalmente viável. O requisito atual permanece sendo o de cinco anos de residência legal em território português", esclarece Cavalero. Esta, aliás, é justamente uma das vias que está no centro dos debates sobre o endurecimento das regras.

Passo a passo e documentação necessária

Para quem se enquadra nos critérios, o processo exige organização e atenção aos detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Independentemente de qual seja o caminho para a cidadania portuguesa  – por residência, descendência ou casamento  – existe um documento obrigatório em todos os casos: a certidão de nascimento original em formato inteiro teor reprográfico”, orienta Tammy Cavalero. 

Ela também frisa a importância da Apostila de Haia em todos os documentos emitidos no Brasil e a necessidade de um documento de identificação atualizado.

Os documentos específicos variam:

Por descendência, é fundamental localizar a certidão de nascimento portuguesa do ascendente. No caso de casamento, além da certidão do cônjuge português, é preciso transcrever o casamento em Portugal antes do pedido. Mas para tempo de residência, é imprescindível comprovar os cinco anos de residência legal, além de apresentar documentos que validem esse período. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo pode ser iniciado no Brasil, mas a decisão final é portuguesa. 

"O processo é de via administrativa e é possível que o próprio requerente faça a solicitação perante o consulado português, mas a tramitação do processo e a decisão final sempre cabe às Conservatórias de Registo Civil portuguesas", esclarece Rebeca Albuquerque. Ela informa, aliás, que os processos "têm demorado em média entre um ano e meio e três anos para a conclusão".

Lisboa, Portugal
Lisboa, Portugal

A hora de agir é agora?

Diante do cenário de incerteza, a recomendação das especialistas é unânime: não espere. “Para quem sonha em imigrar para Portugal ou obter a cidadania portuguesa, a principal recomendação é agir o quanto antes. O cenário político aponta para um endurecimento nas regras”, aconselha Tammy Cavalero.

Rebeca Albuquerque concorda e reforça a urgência: “É importante entrar com o processo o quanto antes para se analisar conforme as regras atuais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evitar erros comuns é crucial, especialmente agora. 

Albuquerque lista os principais equívocos: "instrução insuficiente do processo, com documentos em formato não aceitos ou a menos do que o exigido; e a submissão de documentos sem apostilamento de Haia e a ausência de uma análise jurídica sobre inconsistências".

Para quem tem o direito, organizar a documentação e iniciar o pedido rapidamente pode ser a chave para garantir a cidadania antes que novas e mais rígidas barreiras sejam impostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

FALHA DE SEGURANÇA

O que o assalto ao Museu do Louvre pode te ensinar sobre como (não) criar uma senha — e 5 dicas para proteger sua vida digital

5 de novembro de 2025 - 11:38

Auditorias revelaram o uso de senhas “fáceis” nos sistemas de segurança de um dos museus mais importantes do mundo

JÁ É RECORDE

Outra façanha de Trump: a maior paralisação da história dos EUA. Quais ações perdem e quais ganham com o shutdown?

5 de novembro de 2025 - 7:01

Além da bolsa, analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro explicam os efeitos da paralisação do governo norte-americano no câmbio

MODELO DO CRESCIMENTO CHINÊS

Como uma vila de pescadores chegou a 18 milhões de habitantes em menos de 50 anos

2 de novembro de 2025 - 11:58

A sexta maior cidade da China é usada pelo país como exemplo de sua política de desenvolvimento econômico adotada no final da década de 1970

PRECISA FICAR DE OLHO

Crianças estão terceirizando pensamento crítico para IAs — e especialistas dão dicas para impedir que isso ocorra

1 de novembro de 2025 - 15:44

Chatbots como Gemini e ChatGPT podem ter efeitos problemáticos para os jovens; especialistas falam como protegê-los diante da popularização dos serviços de IA

OMCIA?

Quem vai controlar a inteligência artificial? A proposta de Xi Jinping para uma governança global sobre as IAs

1 de novembro de 2025 - 12:12

Xi Jinping quer posicionar a China como alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial e na regulamentação da inteligência artificial

BOTANDO A MOTOSSERA PARA TRABALHAR

Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições

31 de outubro de 2025 - 18:40

Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas

A COROA CAIU

O cúmulo da incompetência? Ele nasceu príncipe e perdeu tudo que ganhou de mão beijada — até a majestade

31 de outubro de 2025 - 15:17

O príncipe Andrew perde seu título e residência oficial, enquanto novos detalhes sobre suas ligações com Epstein continuam a afetar a imagem da família real britânica

LA MANO DE DIOS?

Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso

29 de outubro de 2025 - 18:47

Em meio à histórica rivalidade com a Inglaterra, o Banco Central da Argentina lança uma moeda comemorativa que celebra Diego Maradona na Copa de 1986

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar