🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Monique Lima

Monique Lima

Repórter de finanças pessoais e investimentos no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo, também escreve sobre mercados, economia e negócios. Já passou por redações de VOCÊ S/A, Forbes e InfoMoney.

NOVIDADE NO PIX

Pix Automático vem aí: Banco Central lança nova funcionalidade, que pode substituir débito automático e cartão de crédito; veja como vai funcionar

A nova função vai ao ar no próximo dia 16 e promete facilitar pagamentos de contas como academia, condomínio e assinaturas de streaming

Monique Lima
Monique Lima
4 de junho de 2025
10:16 - atualizado às 14:03
Lançamento do Pix Automático pelo Banco Central - Imagem: Reprodução/Banco Central

Em evento nesta quarta-feira (4), em São Paulo, o Banco Central oficializou o lançamento do Pix Automático, nova função do sistema de pagamentos instantâneos da autarquia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o BC, o Pix Automático melhora a já conhecida função do débito automático, e simplifica pagamentos recorrentes como contas de telefone, de água ou de luz, assinaturas de streaming, mensalidade de escolas e academias, entre outros. 

Para o público, a funcionalidade entra no ar no próximo dia 16 de junho

Mas o lançamento antecipado é estratégico, para já apresentar e explicar a funcionalidade para o público e garantir a adesão da população quando estiver no ar. 

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, afirmou na sua apresentação que o Pix é tão bem-sucedido porque é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo. Ele disse que acredita que essa nova função vai permitir uma inclusão ainda maior do que já foi conquistado até aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa nova infraestrutura do Pix Automático permite que empresas e pessoas possam inovar e se conectar com menos custo para as empresas e maior controle das contas pelos consumidores. As 60 milhões de pessoas que não têm cartão de crédito vão ter mais acesso a serviços que não tinham antes. E mesmo quem tem o cartão vai ter mais conveniências”, afirmou Galípolo.

Leia Também

O que é e como funciona o Pix Automático 

O Pix Automático permite o cadastro de contas recorrentes para que o pagamento seja feito de forma automática, direto da conta do usuário, assim como o Pix regular. 

Parece o débito automático? Sim, porém é mais amplo. 

Para cadastrar uma conta em débito automático é necessário que a empresa de cobrança tenha um convênio com o banco em que o dinheiro será debitado. Com o Pix Automático, não. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema permite o cadastro de empresas de todos os portes, de diferentes negócios, que serão identificadas como recebedoras

Desta forma, serviços que normalmente não têm a opção de débito automático, como escolas e universidades, academias de ginástica, assinaturas de streaming, imobiliárias e proprietários de imóveis, condomínio e outros, poderão ser cadastrados para pagamento via Pix Automático

A periodicidade de pagamento é livre: os vencimentos podem ser semanais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. 

Não há prazo máximo para cadastro nem um número máximo de agendamentos previstos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para as cobranças serem feitas em conta é necessário que o usuário dê uma autorização direta. A partir daí, os pagamentos serão feitos de forma recorrente — mas podem ser cancelados a qualquer momento, até um dia antes da cobrança. 

Passo a passo na prática 

  1. O primeiro passo para aderir ao Pix Automático deve vir da empresa prestadora do serviço. Ela deve oferecer ao cliente o Pix Automático como forma de pagamento. 
  1. A partir daí o cliente deve aderir à proposta via aplicativo do banco, QR Code, site da empresa ou ao pagar boletos. 
  1. A proposta deve ter todas as informações relativas ao pagamento: quem é a empresa recebedora, qual é o valor e a periodicidade. 
  1. O cliente terá a opção de cadastrar alguns critérios para o pagamento recorrente, como limite de valores para a cobrança (máximo e mínimo) e se irá pagar com saldo da conta-corrente ou com limite de crédito. 
  1. Após a autorização, até dez dias antes do vencimento, a empresa prestadora do serviço irá notificar o banco para agendar o pagamento do cliente. 
  1. O banco agenda e notifica sobre o pagamento — o cliente, por sua vez, pode conferir se está tudo certo na sua conta ou cancelar a operação. 
  1. No dia da cobrança o pagamento é efetuado conforme as regras definidas. 

Outro diferencial do Pix Automático são as múltiplas possibilidades de cobrança na data de vencimento. 

Caso não haja saldo na conta, o Banco Central estabeleceu até três tentativas posteriores de conclusão da operação. Se o pagamento ocorrer com atraso, os juros e multas são cobrados no pagamento seguinte.

  • E MAIS: Alta nas projeções para o IPCA em 2025 abre oportunidades para o investidor buscar retornos reais de 8,36% ao ano; confira recomendações

Evolução do Pix 

Desde o lançamento do Pix, em 16 de novembro de 2020, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central já cresceu bastante — não só no uso pelos brasileiros, mas em suas funcionalidades. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Pix Automático é a quinta função nova anunciada pelo BC. 

Antes de completar um ano do lançamento, a autarquia anunciou a primeira função nova do sistema de pagamentos, que foi o Pix Cobrança — um recurso para gerar QR Codes de cobrança com datas futuras, similar ao boleto. 

Próximo ao aniversário, em 29 de novembro de 2021, chegou o Pix Saque e Pix Troco — uma função que possibilita a retirada de dinheiro em espécie em estabelecimentos comerciais, como se fosse um caixa eletrônico.

Então veio o Pix Agendado, em 2023, para usuários agendarem manualmente transferências de um valor fixo, em datas definidas, de forma recorrente ou única.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em fevereiro deste ano, teve o lançamento do Pix por aproximação. A função permite pagamentos ao encostar o celular em maquininhas, como é feito por cartões de crédito ou débito, por meio da tecnologia NFC, que dispensa a necessidade de QR Code ou chave PIX.

Por fim, após alguns adiamentos, chega agora o Pix Automático — mas não para por aí. 

O próximo lançamento previsto pelo BC é o Pix Garantido: para que o usuário parcele uma compra via Pix, com garantia de pagamento para o vendedor — o consumidor escolhe as parcelas normalmente, enquanto o comerciante recebe o valor total à vista. A previsão é que seja lançado em novembro de 2025.

Outra iniciativa que está no forno é a segunda versão do Mecanismo Especial de Devolução (MED). O BC está aprimorando a rede de monitoramento para conseguir identificar todo o caminho do dinheiro que é roubado em fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O MED 1.0 tem apenas 7% de sucesso em monitorar esse dinheiro e recuperá-lo. A versão 2.0, que também conta algumas tecnologias do Open Finance, deverá aumentar esse indicador de sucesso.

A primeira versão será disponibilizada em dezembro de 2025, e a adesão final e mandatória está prevista para fevereiro de 2026.

Pix Automático é cartão de crédito e débito automático 2.0? 

A troca do débito automático pelo Pix Automático é a expectativa mais óbvia. Entretanto, o setor financeiro também vislumbra a possibilidade de substituição do cartão de crédito

Atualmente, serviços que requerem pagamentos recorrentes usam o cartão de crédito para cadastro e fazem as cobranças mensais para não comprometer o limite do cliente. É o caso de serviços de streaming e clubes de assinatura, por exemplo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o Pix Automático, o método de pagamento poderá ser substituído. 

Um relatório da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), sobre as principais formas de pagamentos na América Latina em 2025, destacou o Pix Automático como o lançamento do ano no Brasil. 

Segundo a empresa de dados, com a nova funcionalidade, o Pix deverá superar o cartão de crédito como modelo mais adotado pelos brasileiros. 

O argumento é que o Pix é um modelo em franca expansão, enquanto o cartão de crédito estagnou nos últimos anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A projeção do PCMI é de que o Pix dê uma guinada com a funcionalidade automática e supere os cartões de crédito com folga ao fim do ano. 

A pesquisa estima que o Pix alcance US$ 200 bilhões em transações até o fim do ano, enquanto os cartões de crédito devem ficar abaixo de US$ 150 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NA BASE DA CONVERSA

Preço apertou? Em São Paulo, proprietários aceitam negociar descontos no aluguel e na venda de imóveis

4 de dezembro de 2025 - 18:41

Pesquisa da Loft mostra que a aceitação de desconto cresceu de forma consistente ao longo do ano

BUSCAS DO ANO

João Fonseca supera Donald Trump nas buscas do Google Brasil e lidera ranking de 2025; veja os destaques

4 de dezembro de 2025 - 16:47

Tenista de 19 anos desbanca presidente dos EUA, atrizes premiadas, influenciadores investigados e nomes de casos criminais em um dos rankings mais reveladores do ano

LAR, DOCE LAR

Microapartamentos, imóvel por assinatura, comunidades e ‘repúblicas’ — brasileiros topam novos modelos de moradia, mas com uma condição

3 de dezembro de 2025 - 16:31

Pesquisa do QuintoAndar mostra que a possibilidade de reduzir o custo de vida é atraente nos novos modelos, mas falta de privacidade pesa contra as opções compartilhadas

VEJA O LOCAL DA PROVA

Enem dos Concursos: convocados para a prova discursiva já podem consultar o local de prova; veja como acessar

1 de dezembro de 2025 - 15:51

FGV libera às 16h desta segunda (1) o cartão de confirmação do CNU; mais de 42,4 mil candidatos farão a prova discursiva no domingo (7)

RUMO AO BILHÃO

Quanto tempo leva para o prêmio da Mega da Virada de 2025 chegar a R$ 1 bilhão? Calculamos para você

1 de dezembro de 2025 - 14:56

Prêmio da Mega da Virada de 2025 é estimado em R$ 850 milhões; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

PRÊMIOS MILIONÁRIOS

Loterias da Caixa entram em dezembro com R$ 6 milhões na Super Sete e R$ 56 milhões na Timemania

1 de dezembro de 2025 - 10:00

Super Sete abre a semana com o maior prêmio do dia, enquanto Quina, Lotomania e Dupla Sena chegam acumuladas; Timemania oferece o maior prêmio da semana

PARA DEZEMBRO

Bolsa Família é antecipado em dezembro: confira o calendário do programa neste final de ano

1 de dezembro de 2025 - 8:55

O pagamento do benefício será realizado antecipadamente neste mês e seguirá a ordem estabelecida pelo último número do NIS; confira

REFORMA DA RENDA

Quem vai pagar 10% de IR sobre dividendos em 2026? Além de herdeiros e grandes empresários, há mais profissionais na mira do Leão

1 de dezembro de 2025 - 6:02

Nova lei não distingue entre pequenos, médios e grandes recebedores de dividendos — e dá pouca margem para minimizar o impacto

BLACK FRIDAY SEGURA

Guia básico da Black Friday 2025: como comparar preços, evitar golpes e usar a IA a seu favor

27 de novembro de 2025 - 20:15

Com golpes em alta e consumidores mais cautelosos, veja como comparar preços, evitar fraudes e usar a IA para tomar decisões mais seguras na Black Friday

NOVO MODELO DE COBRANÇA

Pedágio automático (free flow) está prestes a passar a valer no caminho para o aeroporto, mas há jeito de não ser cobrado sem fazer nada ilegal

27 de novembro de 2025 - 11:25

Novo pedágio automático (Free Flow) da Dutra começa em 6 de dezembro com cobrança apenas na pista expressa; pista marginal continua gratuita

ROTINA MILIONÁRIA

Hábitos de milionários que qualquer pessoa pode (e deve) adotar

26 de novembro de 2025 - 14:06

Cinco hábitos reais de bilionários que não dependem de renda alta, apenas disciplina, constância e mentalidade de longo prazo

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Leilão da Receita Federal tem Tiguan por menos de 20% do valor, iPhone por um oitavo do preço e muito mais; confira

25 de novembro de 2025 - 12:44

Carros, celulares e diversos produtos aparecem com grandes descontos no leilão da Receita Federal; saiba como participar e quais são os destaques

PROGRAMA SOCIAL

NIS final 7 recebe Bolsa Família e Gás do Povo de novembro nesta terça (25)

25 de novembro de 2025 - 5:41

O pagamento do benefício ocorre entre os dias 14 e 28 deste mês e segue ordem definida pelo último número do NIS

SEUS DIREITOS

Black Friday: os direitos do consumidor que podem evitar prejuízos nas promoções

24 de novembro de 2025 - 16:25

Da desistência em sete dias à entrega obrigatória, veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor para quem compra na temporada de descontos

IMPACTOS DA MEDIDA

CNH sem autoescola: conforme medida avança, empresas fecham as portas

24 de novembro de 2025 - 15:35

Com a proposta de CNH sem autoescola avançando no Contran, empresas do setor já relatam fechamentos e forte impacto financeiro

13° do INSS

INSS começa a pagar o décimo terceiro de novos aposentados: veja quem recebe e como consultar

24 de novembro de 2025 - 11:31

Quem entrou na folha após junho recebe o 13º integral do INSS nesta rodada; confira as datas e valores

MILHÕES EM JOGO

Loterias da Caixa voltam ao ritmo normal após feriados de novembro; Timemania sorteia R$ 51,5 milhões amanhã

24 de novembro de 2025 - 9:46

Após dois feriados nacionais, as loterias da Caixa retomam o ritmo normal com uma semana marcada por grandes acumulados e prêmios que chegam a R$ 51,5 milhões.

NIS FINAL 6

Bolsa Família e Gás do Povo: NIS final 6 recebe pagamentos hoje (24)

24 de novembro de 2025 - 5:55

O pagamento do benefício ocorre entre os dias 14 e 28 deste mês e segue ordem definida pelo último número do NIS

RICO DE QUÊ?

Esses insights já nasceram com a Geração Z, mas ele só entendeu depois de conquistar tudo e continuar infeliz

23 de novembro de 2025 - 11:11

Ele conquistou tudo antes dos 30, mas descobriu que faltava o essencial — uma inquietação que também move a Geração Z

HÁ ALTERNATIVAS MELHORES

Dividendos altos não convencem, e XP mantém cautela para este fundo imobiliário

22 de novembro de 2025 - 15:34

Desde sua estreia, o HABT11 acumula retorno de 78,3%, considerando valorização da cota e rendimentos distribuídos, o que equivale a IPCA +9,4% ao ano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar