🔴 5 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA INVESTIR AGORA –  CONHEÇA AQUI

Tatiana Vaz

ANO DE RENOVAÇÕES

Sob nova direção: Petrobras (PETR4), Cosan (CSAN3) … relembre algumas das principais empresas que anunciaram novos CEOs para 2025

CEOs: Para relembrar as trocas anunciadas no segundo semestre, reunimos as principais empresas do país que começam o ano sob nova direção

Tatiana Vaz
2 de janeiro de 2025
6:00 - atualizado às 7:04
Navio-plataforma Marechal Duque de Caxias, da Petrobras, na China
Navio-plataforma Marechal Duque de Caxias, da Petrobras, na China. - Imagem: Divulgação MISC e Petrobras

Ano Novo é sempre aquela época da gente renovar esperanças, impulsionar projetos e focar no caminho até as conquistas que queremos perseguir. E com as empresas não é diferente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2024 foi um ano marcado por desafios para os negócios, que incluíram mudanças nos comportamentos de consumo, desvalorização da moeda brasileira, alta dos juros e outras incertezas macroeconômicas dentro e fora do país. Desafios que seguem para 2025, talvez até com pitadas de maior instabilidade. 

Por isso, a missão do capitão de cada barco dentro deste mar de incertezas econômicas que virou o mundo é tão essencial - e muitas companhias decidiram renovar o comando já neste início de ano. Para relembrar as trocas de CEO e presidentes anunciadas de julho a dezembro, reunimos algumas das principais empresas do país que começam o ano sob nova direção. Confira a seguir.

Petrobras (PETR4): troca técnica e mais alinhada 

Começamos por nada mais, nada menos que a maior estatal do país e uma das maiores petroleiras do mundo, a Petrobras (PETR4). Em maio de 2024, a estatal anunciou a saída do CEO Jean Paul Prates e do diretor financeiro Sergio Caetano Leite. Em seu lugar, Magda Chambriard foi nomeada como CEO, fato visto como uma tentativa de  fortalecer a governança corporativa da estatal, além de balancear as pressões políticas, econômicas e ambientais da companhia.

Ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Chambriard tem uma trajetória de décadas no setor, com proximidade das diretrizes públicas relacionadas à transição energética, exploração de petróleo e políticas industriais. Durante sua gestão na ANP (2012-2016), ela foi reconhecida por sua capacidade de gerenciar leilões de blocos exploratórios e negociar questões regulatórias com empresas do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale (VALE3): nomeação de novo CEO antecipada 

Em setembro, depois de um processo conturbado de escolha, Gustavo Pimenta assumiu o cargo de CEO da Vale, lugar ocupado antes por Eduardo Bartolomeo, que ficaria no comando da empresa até o final de 2024. A troca, no entanto, foi antecipada em cerca de dois meses e o conselho de administração ainda aprovou a indicação de novos conselheiros independentes na mesma época. Tudo para acalmar os ânimos do mercado e agilizar mudanças práticas por conta do cenário de caos em que a Vale se encontrava. 

Leia Também

É que 2024 realmente foi pesado para a mineradora que, em setembro, quando a decisão foi tomada, sofria com a desvalorização do minério de ferro e das ações VALE3, em meio a crise de lenta recuperação econômica da China – que influencia diretamente nos negócios da companhia, já que o país é o principal destino de exportação da commodity. 

Além de aprovar a transição antecipada de comando, o Conselho de Administração da companhia também aprovou a nomeação, em caráter interino, de Murilo Muller, atual diretor global de controladoria, para a posição de vice-presidente executivo responsável pelas áreas de Finanças e Relações com Investidores, no período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2024. Os economistas Reinaldo Castanheira Filho e Heloisa Belotti Bedicks foram indicados como novos conselheiros independentes.

Grupo Cosan (CSAN3): dança das cadeiras completa

Outubro foi o mês da Cosan (CSAN3) fazer uma série de troca de comandos, uma completa reestruturação no alto escalão do grupo que pegou o mercado de surpresa. Foi um tal de um CEO passar pra lá e outro pra cá que, de fato, virou uma dança das cadeiras completa e de uma vez só.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As mudanças, que entraram em vigor em 1º de novembro, começaram com o Nelson Gomes deixando o comando do grupo para assumir o controle da Raízen (RAIZ4). Gomes foi substituído por Marcelo Eduardo Martins, atual diretor vice-presidente de estratégia, na Cosan.

Na Raízen o então CEO Ricardo Mussa foi para a posição de presidente da Cosan Investimentos (que tem capital fechado) e foi indicado como membro do conselho de administração da Raízen. Ainda por lá, Rafael Bergman, que era vice-presidente financeiro e RI da Rumo (RAIL3), assumiu o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores no lugar de Carlos Alberto Bezerra de Moura, que renunciou ao cargo.

Por último, com a saída de Bergman, Guilherme Machado, que era o diretor financeiro da Compass, assumiu o cargo de CFO.

Na época do anúncio, o mercado reagiu mal às mudanças porque elas aconteceram há menos de um ano da alta administração da Cosan ter sido mudado e em um momento de vários desafios para as companhias do grupo. Entre eles, a desistência do IPO da Moove nos Estados Unidos e os altos níveis de endividamento da companhia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambev (ABEV3): Lisboa no lugar de Jereissati

Em agosto foi a vez da Ambev fazer trocas de comando. Carlos Lisboa, que atualmente lidera a operação da AB-Inbev, controladora da Ambev, na América Central, será o novo CEO do grupo brasileiro a partir de janeiro

O executivo “trocará de lugar” com o CEO da Ambev, Jean Jereissati, que vai liderar as operações da companhia na América Central, maior mercado da AB-InBev

No grupo há mais de 30 anos, Lisboa ocupou cargos de liderança sênior em todas as unidades de negócios da Ambev, além de ser conselheiro da empresa. Também já atuou como CMO (Chief Marketing Officer) no Brasil e liderou as operações da companhia no Canadá, América do Sul e Caribe. 

Meliuz: novo CEO e fundador no conselho

Em novembro, a Méliuz (CASH3), dono da Promobit e do Melhor Plano, anunciou que elegeu Gabriel Loures como novo CEO. Ele substitui o fundador Israel Salmen, que passou a assumir a posição de presidente do conselho de administração no lugar de Ofli Guimarães, co-fundador da Méliuz, que renunciou ao cargo para “focar em assuntos pessoais”, segundo nota da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de presidente do conselho, Israel também vai atuar como executive chairmain e ocupar um “papel mais estratégico” como presidente institucional do grupo CASH3. Já Gabriel Loures integrava o time da Méliuz desde 2018 e nos últimos anos estava na posição de diretor de growth, estratégia e novos negócios. 

A substituição parece estar mais relacionada à estratégia do que aos resultados da companhia, que registrou receita líquida consolidada de R$ 90,3 milhões no terceiro trimestre, um crescimento de 38% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Microsoft: ano novo, CEO nova

Outra empresa que resolveu trocar seu comando no Brasil ainda em 2024 foi a Microsoft. Tania Cosentino, que comandava a companhia no país desde 2019, assume em 1 de janeiro o cargo de general manager (VP) de vendas para o setor de Segurança da Microsoft América Latina. A Microsoft Brasil passa a ser comandada, então, por Priscyla Laham.  

Laham tem 14 anos na Microsoft e já ocupou cargos nos Estados Unidos, na Argentina e no Uruguai. Foi diretora de vendas no Facebook/Meta antes de voltar à Microsoft em 2017 como VP de vendas para o setor de Consumo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cosentino era presidente da Schneider Electric antes de ingressar na Microsoft. Ela é hoje considerada uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo levantamento da Bloomberg Línea

Neon e a ida do fundador para o Conselho

A fintech Neon anunciou a promoção de Fernando Miranda ao cargo de CEO. Por alguns meses ele atuou como co-presidente ao lado do fundador Pedro Conrade, que agora passa para o cargo de presidente do Conselho de Administração. 

Miranda tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado como vice-presidente do Nubank e CEO da Easynvest e da Webmotors. No cargo ele terá agora a missão de fortalecer o crescimento da Neon, que registrou um aumento de 62% nos primeiros nove meses de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVA POLÊMICA NO RADAR

Compra do Banco Master pelo BRB sofre novo revés por envolvimento com a Reag, alvo de operação contra o crime organizado

29 de agosto de 2025 - 12:49

Pelo menos 18 dos 34 fundos declarados pelo Banco Master são administrados pela Reag e pela Trustee DTVM, ambos alvos da Polícia Federal

FICÇÃO E REALIDADE

Vale tudo na novela: o que aconteceria se Odete Roitman tentasse passar a perna em Raquel na vida real

29 de agosto de 2025 - 12:34

Especialista em direito societário analisa rasteira de Odete Roitman em Raquel Accioly que agitou a trama da novela Vale Tudo nos últimos dias

SAINDO DO RADAR?

Na mira de investigações, Trustee e Banco Genial renunciam à gestão de fundos alvos de operação contra o PCC

29 de agosto de 2025 - 11:39

Ontem, a Operação Carbono Oculto desmantelou um megaesquema de lavagem de dinheiro envolvendo centenas de fintechs, gestoras e empresas ligadas ao mercado financeiro

NA ROTA DA REESTRUTURAÇÃO

Raízen (RAIZ4) é a maior alta do Ibovespa após venda bilionária de usinas no Mato Grosso do Sul

29 de agosto de 2025 - 11:28

Segundo a companhia, os ativos contam com capacidade instalada de aproximadamente 6 milhões de toneladas por safra

O ELEFANTE NA SALA

O jogo arriscado dos Coelho Diniz no Pão de Açúcar (PCAR3): afinal, o que eles querem com a varejista?

29 de agosto de 2025 - 7:01

De acordo com um gestor com quem o Seu Dinheiro conversou, a resposta é simples: comprar um player relevante a preço de banana. Mas esta é uma aposta arriscada

REDUÇÃO DE DANOS

Minerva (BEEF3) aprova redução de capital social em R$ 577,3 milhões para absorver os prejuízos de 2024

28 de agosto de 2025 - 19:50

Com a aprovação da assembleia geral extraordinária, o capital social da companhia passa de R$ 3,6 bilhões divididos em 994.534.197 ações ordinárias

COME TO BRAZIL

OpenAI abrirá o primeiro escritório na América Latina — e o Brasil foi o escolhido; veja os planos da companhia dona do ChatGPT

28 de agosto de 2025 - 19:30

Atualmente, o Brasil está entre os três países com maior uso semanal do ChatGPT, registrando mais de 140 milhões de mensagens enviadas para o chatbot

O SOL NASCE DIFERENTE?

O segredo do Japão para atrair Warren Buffett: a estratégia do bilionário por trás da compra de mais de 10% da Mitsubishi

28 de agosto de 2025 - 18:31

Para se ter uma ideia, as participações da Berkshire nos conglomerados japoneses saltaram de valor, passando de US$ 6 bilhões inicialmente para US$ 23,5 bilhões ao final de 2024

O VALOR DA JUSTIÇA

Ultrapar (UGPA3), Raízen (RAIZ4) e Vibra (VBBR3) disparam após operação contra o PCC; entenda os motivos

28 de agosto de 2025 - 17:50

As três empresas têm atuação no setor de combustíveis, que está no centro da Operação Carbono Oculto, que atingiu até mesmo a Faria Lima hoje

EMPREENDEDORISMO

Sebrae lança um fundo de fundos com o BTG Pactual; saiba que tipo de empresas estarão na mira

28 de agosto de 2025 - 16:41

FIC FIP Sebrae Germina começa com R$ 100 milhões do Sebrae Nacional e pode chegar a R$ 450 milhões com a adesão de unidades estaduais da entidade

TUDO PRA FICAR COM ELA

CVM chama a atenção da Braskem (BRKM5), que presta explicações sobre negociações de fatia da empresa — e revela mais um interessado

28 de agosto de 2025 - 16:08

O pedido de esclarecimento aconteceu depois que o jornal O Globo noticiou que a gestora IG4 busca espaço com proposta envolvendo bancos credores e acionistas da petroquímica

OPERAÇÃO POLICIAL

Fintechs invisíveis e o “banco paralelo” do PCC: como criminosos se aproveitaram da Faria Lima para desviar bilhões

28 de agosto de 2025 - 14:27

Da Faria Lima às contas digitais, a Polícia Federal e a Receita miram centenas de empresas e pessoas físicas em um esquema de lavagem de dinheiro, estelionato e fraude fiscal

SANGUE NOVO

Petrobras (PETR4) recebe a indicação de novo membro do conselho de administração; saiba quem é o escolhido pelo governo

28 de agosto de 2025 - 13:05

A indicação foi comunicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) após mudanças que envolveram a renúncia do presidente do colegiado

TOC, TOC, TOC

Quem é a Reag Investimentos, a maior gestora independente do Brasil e que agora está na mira da Receita Federal

28 de agosto de 2025 - 10:37

Fundada em 2013 por João Carlos Mansur, a Reag se tornou a oitava maior gestora de recursos do Brasil — mas hoje ganha os holofotes por conta de uma operação da Receita contra o crime organizado

SOLUÇÃO A CAMINHO

Conselho de administração da Oi (OIBR3) aprova proposta de grupamento de ações para deixar de ser negociada como penny stock

27 de agosto de 2025 - 20:14

Na esteira do anúncio, a operadora também informou que adiou novamente a divulgação dos resultados do segundo trimestre deste ano

RISCO NO VAREJO

Corra de Magazine Luiza (MGLU3) e de Casas Bahia (BHIA3): por que esse banco cortou o preço-alvo e diz que é para vender as ações

27 de agosto de 2025 - 19:26

No caso do Magalu, o preço-alvo caiu de R$ 6,20 para R$ 5,50. Para Casas Bahia, a baixa foi de R$ 3 para R$ 2,50.

BALANÇO DO 2T26 FISCAL

Nvidia (NVDC34) supera previsão de lucro e receita, mas mercado torce o nariz para esse resultado. A culpa é de Trump?

27 de agosto de 2025 - 18:13

A gigante de chips está no centro da corrida pela inteligência artificial entre EUA e China; saiba o que pesou para as ações da empresa caírem 5% após da divulgação do balanço nesta quarta-feira (27)

DA TERRA À MARTE

Starship de Elon Musk, a maior espaçonave do mundo, faz lançamento bem sucedido após sequência de testes explosivos

27 de agosto de 2025 - 17:13

Com 123 metros de altura, a nave foi lançada por volta das 20h30 (horário de Brasília), na última terça-feira (26), das instalações da SpaceX, no Texas

nada de agulhas

Mais forte que Ozempic, mas sem a dor da picada: rival da Novo Nordisk vai pedir aprovação de novo remédio para perda de peso em pílula ainda este ano 

27 de agosto de 2025 - 15:34

Nova aposta da Eli Lilly mostrou maior perda de peso que o Ozempic e, por ser em comprimido, pode atrair pacientes que fogem das injeções

BATALHA DE MARCAS

Nubank, Banco do Brasil e Itaú disputam a preferência do brasileiro — mas um desses bancos já está ganhando a batalha

27 de agosto de 2025 - 15:25

Pesquisa mostra que os bancões tradicionais ainda dominam em lembrança, mas perdem terreno quando os assuntos são relevância e preferência

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar