O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Segundo o Cybernews, trata-se de um vazamento sem precedentes que envolve dados críticos de logins que servem de acesso para múltiplos portais e aplicativos
Um vazamento de dados descrito como sem precedentes expôs bilhões de logins e senhas de usuários por todo o mundo. A revelação, feita por pesquisadores do portal Cybernews na última quarta-feira (18), colocou autoridades e especialistas em segurança digital em alerta.
Os dados foram compilados de cerca de 30 bases diferentes, contendo até 3,5 bilhões de registros cada. O vazamento afeta Apple, Google, Facebook, Telegram, GitHub e até plataformas governamentais.
O Cybernews afirma que esta é a maior violação de dados de logins já registrada, ainda que assuma que possam existir dados sobrepostos. Segundo o portal, grande parte dessas informações nunca havia sido vista em vazamentos públicos, indicando ser conteúdo novo e altamente explorável por criminosos.
A dimensão do vazamento de dados, entretanto, tem sido questionada por outros especialistas. O Bleeping Computer refutou a alegação da Cybernews, dizendo não haver evidências de dados novos.
O site de notícias de cibersegurança comparou a situação com o RockYou2024, uma compilação de quase 10 bilhões de senhas vazadas, que chamou a atenção na época, mas boa parte das credenciais já tinha sido revelada três anos antes.
O Cybernews afirma ser impossível saber exatamente quantas pessoas ou contas foram afetadas, porque são muitos bancos de dados, com bilhões de registros.
Leia Também
Entretanto, há grandes chances de vazamento de dados de usuários brasileiros. Segundo o portal, o maior banco de dados encontrado, com mais de 3,65 bilhões de registros, está provavelmente relacionado à população que fala português.
O vazamento de dados teria se dado por meio de infostealers, programas que infectam máquinas e roubam informações pessoais. Isso significa que a violação não partiu de um centro de dados das empresas, como Facebook, Google e Apple, embora as senhas vazadas possam estar relacionadas e essas plataformas.
De acordo com a Forbes, o Google confirmou um ataque a usuários do Gmail esta semana e tem alertado seus usuários para que troquem as senhas de contas por chaves de acesso, principalmente as que exigem mais de uma autenticação.
A própria empresa assume que o sistema de senhas é vulnerável a violações de dados e ataques, de modo que a substituição por chaves de acesso deverá ser obrigatória em algum momento no futuro.
A gigante de tecnologia também defende que adicionar uma chave de acesso a uma conta do Google protege todos os serviços e plataformas que podem ser acessados por meio dessa conta, que não é uma proteção exclusiva ao Gmail, diz a revista norte-americana.
Ainda não se tem clareza se a magnitude do vazamento de dados é a indicada pelo Cybernews — de 16 bilhões de dados vazados — ou se é uma combinação de dados novos e antigos.
A questão é que, independentemente de ser o maior vazamento da história ou não, os riscos para os usuários são significativos.
O Cybernews afirma que os dados foram organizados em formato de URL, login e senha, o que facilita o uso por grupos especializados em ataques cibernéticos. Essa estrutura permite tentativas de invasão automatizadas direcionadas a qualquer tipo de conta online, desde redes sociais a sistemas bancários.
Isso pode levar a sequestro de contas, roubo de identidade digital e ataques de phishing (e-mails fraudulentos que buscam obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários) altamente direcionados.
Não é possível confirmar se o seu e-mail está entre os dados vazados.
Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, que monitora vazamentos de dados e é indicado por especialistas para confirmar vazamentos, afirmou a sites norte-americanos que ainda não está claro todas as informações deste caso, de modo que não sabe se vai atualizar o seu sistema.
Diante disso, a recomendação mais imediata é trocar toda e qualquer senha que seja reutilizada em diferentes serviços. O clássico “login com a senha Google”, ou Facebook, ou Apple.
Caso você defenda que a sua senha é suficientemente complexa, o que os especialistas afirmam é que a complexidade da senha pouco importa se o banco de dados já foi comprometido.
O momento também é classificado como oportuno para trocar as senhas tradicionais por gerenciadores de senha mais complexos ou adicionar camadas de proteção, como a autenticação de múltiplos fatores.
Os repasses seguem um cronograma escalonado de acordo com o dígito final do NIS; o valor mínimo é de R$ 600, com acréscimos para famílias com crianças, gestantes e adolescentes
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou um levantamento que aponta que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), quando entrar em vigor, vai aumentar de 8% para 36% o acesso brasileiro ao mercado de importações mundiais de bens. Isso porque a União Europeia, sozinha, respondeu por 28% do comércio global em 2024. […]
Em nota divulgada neste sábado (17), a classe reage ao cenário “manifestamente atípico” na investigação, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o grupo, tal contexto causa “legítima perplexidade institucional”
O cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro é o dono dos fundos de investimento que compraram parte da participação dos irmãos de Toffoli no resort Tayayá, no interior do Paraná
China combate a desertificação do Deserto de Taklamakan com uma mistura improvável de árvores, ciência e megaprojetos de energia solar
O presidente norte-americano tem dito repetidamente que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA devido à sua localização estratégica e aos grandes depósitos minerais, e não descartou o uso da força para tomá-la
Antes de se inscrever para centenas de processos seletivos, conheça quais pontos de atenção que podem evitar problemas no futuro
Os investidores acompanharam os novos desdobramentos do caso Master, as atualizações da corrida eleitoral e as publicações de indicadores econômicos
Município com pouco menos de 15 mil habitantes segue à risca o limite de 55 decibéis, estabelecido por lei
A assinatura, no entanto, não faz o acordo valer imediatamente. Após o evento, o texto será submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país do Mercosul
Para fugir de criminosos, o FGC alerta que não solicita o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores
Enquanto os apostadores se preparam para o sorteio da Mega-Sena, outras quatro loterias também voltam a correr neste sábado
Entenda os pontos sob investigação e o que o empresário diz sobre sua relação com o banco
O indicador da atividade industrial foi um dos que registrou as maiores altas; veja como a divulgação movimenta o mercado hoje
Entenda como a China está mudando a percepção sobre energia nuclear e explorando novas tecnologias com seu ‘sol artificial’
Confira os 6 melhores locais para se refugiar das altas temperaturas da estação mais quente do ano
Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela segunda vez na semana. Com isso, a Quina promete o maior prêmio desta sexta-feira (16).
Relatório da Global X compilou as tendências globais dos próximos anos e fala como os ETFs podem viabilizar a participação nesses investimentos
Avesso aos holofotes, o empresário morreu aos 45 anos após lutar contra um câncer e deixou como último grande projeto a Cidade Center Norte
O Orçamento aprovado no Congresso prevê aproximadamente de R$ 61 bilhões em emendas parlamentares