Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
BTG SUMMIT 2025

Desaceleração econômica e desinflação à vista: a visão dos gestores dos fundos Itaú Janeiro e do BTG Asset para o Brasil

Em evento do BTG Pactual, Bruno Serra Fernandes, da Itaú Asset, diz ver desaceleração econômica e desinflação à frente, ao contrário do que muitos esperam

Bruno Serra Fernandes
Bruno Serra Fernandes, gestor da família de fundos Itaú Janeiro e ex-diretor de política monetária do Banco Central. Imagem: Raphael Ribeiro/Banco Central

Atualmente paira sobre os mercados locais o medo de que o governo tome alguma medida para estimular a economia diante do aperto monetário promovido pelo Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também, pudera. Já andaram pipocando por aí falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido de incentivar o crédito para ao consumo e ministro levantando a possibilidade de reajustar o Bolsa Família para cima em razão da alta dos preços dos alimentos.

Para Bruno Serra Fernandes, gestor dos R$ 10,3 bilhões alocados nos fundos da família Janeiro, da Itaú Asset, esse medo já está no preço dos ativos e, não fosse por ele, a previsão seria de uma desaceleração econômica iminente e de uma inflação que poderia surpreender para baixo.

“Talvez falte agora o que houve no início da gestão de Roberto Campos Neto: um choque de confiança que tranquilize os agentes econômicos”, disse o ex-diretor de política monetária do Banco Central, durante painel no evento BTG Summit 2025.

No entanto, a expectativa do gestor é sim de desaceleração econômica e um movimento desinflacionário, ao contrário do que muitos esperam. "Por isso, há conforto em apostar nesse cenário", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estimativa de Serra para a Selic ao final de 2025 está entre 14,75% e 15,25%, com maior probabilidade de estabilização na faixa inferior desse intervalo, uma visão mais otimista que a média do mercado.

Leia Também

O PLANO BILIONÁRIO DA ESTATAL

Petrobras (PETR4) anuncia R$ 37 bilhões em investimentos em SP e promete diesel autossuficiente até 2030

NEYMAR VAI!

Neymar vai e valor de mercado da seleção brasileira é quase bilionária; veja lista e jogadores mais valiosos

A inflação, segundo o relatório Focus, deve permanecer ao redor de 5%, o que resultará em um juro real próximo de 10%. “Esse patamar deveria ser suficiente para a política monetária operar efetivamente e reduzir a inflação, desde que o governo colabore na frente fiscal”, disse Serra.

Mesmo assim, o gestor dos fundos Itaú Janeiro não descarta que o governo tome decisões que resultem em estagflação: crescimento baixo ou nulo com inflação persistente.

“Isso ocorreria caso medidas equivocadas fossem implementadas. Assim, qualquer aposta exige cautela”. Dessa forma, diz o gestor, o investidor deve combinar ativos mais otimistas com proteções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário externo também contribui para o esfriamento da economia

Na visão de Thiago Berriel, estrategista-chefe do BTG Pactual Asset Management, a política monetária atual já é bastante restritiva, mas é importante lembrar que houve aumento de gastos por parte do governo em 2024.

“Há um certo receio em relação à convicção de que a economia irá desacelerar, especialmente devido à incerteza sobre a reação da política fiscal. Esse é um fator que precisa ser monitorado com atenção", afirmou, durante o mesmo painel.

Berriel, entretanto, lembra que, no cenário externo, as condições não estão favoráveis para países emergentes como o Brasil. “Diante disso, a desaceleração econômica parece inevitável”.

*Com informações do Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
18 de maio de 2026 - 13:05

EL NIÑO?

Qual a chance de um “super” El Niño acontecer?

18 de maio de 2026 - 13:05
vale refeição vr vale alimentação va (1) ID da foto:1174172849 18 de maio de 2026 - 13:05
18 de maio de 2026 - 8:42
Loja da Riachuelo 15 de maio de 2026 - 19:48
desenrola caixa economica federal (1) 15 de maio de 2026 - 16:20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 15 de maio de 2026 - 15:42
Logo Smart Fit e fundo que remete a ESG 15 de maio de 2026 - 13:30
CNH 15 de maio de 2026 - 11:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia