O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais divulgou novas diretrizes sobre o uso de inteligência artificial na análise de valores mobiliários, destacando a importância da supervisão humana
Já é fato que a inteligência artificial (IA) invadiu a vida das pessoas. Seja nos aplicativos de celular, na arte ou no trabalho, não há como escapar da mais recente onda tecnológica que promete mais rapidez e eficiência na resolução de problemas complexos. Mas e nos investimentos, as IAs realmente podem escolher qual é a melhor ação para o seu portfólio?
Para a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), a resposta não é um simples "sim" ou "não".
A entidade civil, que procura regular a atividade dos analistas no Brasil, divulgou uma nova diretriz sobre o uso de inteligência artificial na análise de valores mobiliários. O documento reconhece o potencial da tecnologia, mas estabelece parâmetros claros para garantir um uso responsável e seguro.
Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia se tornou essencial. Com o volume crescente de dados disponíveis, a inteligência artificial tem sido uma aliada poderosa dos analistas, ajudando a organizar e processar informações em uma escala sem precedentes.
A Apimec reconhece esse avanço, mas estabelece a linha vermelha na análise e decisão final das recomendações de investimento.
"A IA não deve ser usada para gerar recomendações automáticas ou relatórios sem supervisão humana", afirma em nota Bruno dos Santos Fernandes, superintendente de autorregulação da Apimec.
"A verificação dos dados por um analista é essencial para assegurar a confiabilidade e a transparência das informações", acrescenta.
Para garantir o equilíbrio entre eficiência, qualidade e expertise profissional dos analistas, a entidade recomenda alguns cuidados.
Leia Também
Um dos principais pontos é a proteção dos dados, garantindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e preservando a privacidade das informações.
Outro aspecto fundamental é que toda informação processada por IA precisa passar pelo crivo de um analista, assegurando que as fontes sejam confiáveis, atualizadas e alinhadas com as diretrizes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além disso, as empresas devem implementar protocolos internos, revisões periódicas e diretrizes claras para o uso da tecnologia. E, claro, investir na capacitação contínua dos profissionais para acompanhar a evolução dos sistemas de IA.
O uso desregulado da inteligência artificial também apresenta riscos. Um dos mais conhecidos é o fenômeno das "alucinações" — quando a IA gera informações falsas ou imprecisas como se fossem verdadeiras.
Isso acontece quando o sistema cruza dados incorretos, incompletos ou não relacionados, resultando em respostas equivocadas.
Outro problema é a superficialidade das respostas, já que sem um profissional para orientar os comandos e avaliar os resultados, a IA pode produzir análises genéricas e pouco aprofundadas.
Com a evolução da tecnologia, a tendência é que esses problemas diminuam e a qualidade das respostas melhore. Mas, por enquanto, a Apimec mantém uma posição firme.
"O julgamento crítico e a expertise dos analistas são insubstituíveis, sendo de responsabilidade desses profissionais a análise final e a recomendação", reforça Fernandes.
A diretriz divulgada agora chega em um momento em que a inteligência artificial já faz parte do mercado financeiro.
Segundo o relatório State of AI in Financial Services, da Nvidia, 52% das empresas do setor já integram a tecnologia em seus processos.
Além dos analistas que adotam IA de forma independente, grandes instituições como a XP e o BTG Pactual já utilizam a ferramenta em diversos serviços, indo além do simples uso de um chatbot como o ChatGPT.
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.