🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Da fila do telefone fixo à expansão do 5G: uma ação para ficar de olho, e o que esperar do mercado hoje

Investidores aguardam o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole

22 de agosto de 2025
8:17
Telefone fixo e smartphone
Imagem: iStock

Houve um tempo, quando tudo ainda era mato, que as pessoas entravam numa fila de espera para ter uma linha telefônica em casa. O negócio era tão sério que o tal ativo entrava até na declaração do Imposto de Renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E havia tão pouca linha disponível que os números tinham só seis dígitos, o que ajudava na hora de decorar o número de casa, do vizinho, dos avós, dos amigos… Sim, porque naquele tempo, a gente decorava essas coisas.

Hoje os números de telefones já têm nove dígitos e temos mais linha de celular do que gente no Brasil. Segundo um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de junho deste ano, temos 1,3 smartphone por habitante.

É tão simples comprar um celular e um chip ou instalar wi-fi em casa atualmente que a gente nem se dá conta de como isso é verdadeiramente sofisticado e revolucionário.

Com a chegada do 5G ao país, por exemplo, a velocidade de conexão se multiplica, e isso traz uma gama de novas possibilidades para as pessoas e as empresas — como carros autônomos, telemedicina avançada e automações na indústria, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, o setor de telecomunicações é pouco “sexy” e zero atraente para quem está de olho em ações na bolsa. Porém, se você está em busca de bons rendimentos, deveria olhar para uma telefônica com mais atenção: ela já acumula valorização de mais de 50% só neste ano e é boa pagadora de dividendos.

Leia Também

A dica é do analista da Empiricus Ruy Hungria, e você pode conferir aqui.

ESQUENTA DOS MERCADOS

O Ibovespa (IBOV) voltou a cair ontem (21) e encerrou o pregão com queda de 0,12%, aos 134.511. A aversão a risco acompanha um novo cenário eleitoral por causa do tarifaço de Donald Trump.

Já nesta sexta-feira (22), todos os olhares se voltam para o Simpósio de Jackson Hole, evento anual promovido pelo Federal Reserve que reúne a nata dos banqueiros centrais e economistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O destaque da reunião hoje fica por conta do discurso do presidente do Fed, Jerome Powell. A expectativa é que ele sinalize os próximos passos do BC norte-americano e da trajetória dos juros no país.

Para o investidor não ser pego de surpresa, a jornalista Carolina Gama explica aqui o que o presidente do Fed pode revelar.

Em meio às expectativas com Jackson Hole, as bolsas asiáticas fecharam o dia majoritariamente em alta. Na Europa, os principais índices também operam no azul, assim como os futuros de Nova York.

Outros destaques do Seu Dinheiro:

ENTRE O RISCO E O RETORNO
A nova jogada dos gestores de crédito para debêntures incentivadas em meio à incerteza da isenção do IR. Com spreads cada vez mais apertados e dúvidas sobre a isenção do imposto de renda, gestores recorrem ao risco intermediário e reforçam posições em FIDCs para buscar retorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DANÇA DAS CADEIRAS
Petrobras (PETR4) já tem novo chefe no conselho de administração; saiba quem é Bruno Moretti.
Ele foi escolhido nesta quinta-feira (21) para comandar o colegiado no lugar de Pietro Mendes, que renunciou ao cargo no dia anterior para ocupar uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

VEM ‘SECA’ POR AÍ?
Por que o Banco do Brasil (BBAS3) descartou a chance de dividendos antecipados aos acionistas? O BB avisou que os acionistas devem receber o pagamento integral dos dividendos do terceiro trimestre em dezembro; entenda o que está por trás da decisão.

QUEM QUER DINHEIRO?
Receita libera consulta do quarto lote de restituição do Imposto de Renda; saiba se o Leão vai “fazer o Pix” para você. Os brasileiros que terão direito a receber a restituição vão ver o dinheiro cair na conta já na sexta-feira (22).

ALÉM DO CUBO BRANCO
Arte ao ar livre: Inhotim e outros 5 museus que transformam a paisagem em galeria. Endereço brasileiro que transformou percepção sobre arte em espaço aberto completa 20 anos de abertura ao público em 2026; aqui, nos debruçamos sobre seis complexos onde o ambiente é a própria obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FOI BOM PRA VOCÊ?
Do elogio ao bronzeado ao caso de amor bilionário: os detalhes do acordo entre Trump e a Europa que fixou tarifas em 15%. O acordo foi firmado no mês passado, mas novos detalhes sobre a estrutura desse entendimento só foram revelados agora e incluem tarifas sobre produtos farmacêuticos e semicondutores.

APOSENTADORIA
INSS suspende Crefisa após detectar irregularidades em pagamentos de benefícios: como fica a situação dos aposentados? Com a suspensão, a Crefisa fica impedida de processar os pagamentos de novos benefícios até que os problemas sejam resolvidos.

MUDANÇAS NO ALTO ESCALÃO
Ação da Westwing (WEST3) dispara 10% após troca de CEO, mas queda de 96% desde o IPO ainda pesa. O que muda agora? Entenda os motivos por trás do otimismo no pregão de hoje e o que a mudança de liderança pode significar para a empresa.

BRILHANTE
Mercado Livre (MELI34) é considerada a ‘joia’ mais preciosa do e-commerce da América Latina pelo Safra; entenda por que a empresa é a top pick do setor. Apesar de alguns desafios de crescimento que podem gerar volatilidade no curto prazo, na visão do banco há um futuro brilhante para o Meli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUINTA MARCHA
Aposta do Itaú BBA: Sabesp (SBSP3) acelera investimentos com revisão de tarifas no horizonte; entenda o que vem pela frente para a companhia. Com capex de R$ 70 bilhões até 2029 e turnaround em curso, a Sabesp mira expansão e pode se consolidar como protagonista no setor de saneamento.

GUERRA TECNOLÓGICA
É o fim do reinado da Nvidia (NVDC34)? China fixa meta e traça plano para autossuficiência em chips. A DeepSeek já deu o primeiro passo e lançou uma atualização de seu principal modelo de IA apoiado em componentes fabricados no país.

TROCAS NO CONSELHO
Mudanças no comando: dois executivos renunciam ao conselho da BB Seguridade (BBSE3); entenda o que está em jogo. Dois membros do conselho de administração da seguradora apresentaram pedidos de renúncia aos cargos.

BAJO NUEVA DIRECCIÓN
Novo comando do Nubank (ROXO34) no México: Armando Herrera assume como CEO no lugar de Ivan Canales. A mudança de chefe acontece em momento de expansão para o banco digital, que foca na expansão de seus serviços no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL
Bolsonaro na Argentina? Indiciamento do ex-presidente e possível fuga repercutem no exterior; veja o que os principais jornais disseram. Na minuta endereçada ao presidente argentino, Bolsonaro afirma que é “um perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos”.

CONSTATAÇÃO EMPÍRICA
Seu salário dura até o fim do mês? Para a maioria dos brasileiros a resposta ainda é ‘não’ — mas isso já foi pior. Pesquisa conduzida por subsidiária da Serasa Experian mostra, para 54% dos brasileiros, o salário não chega ao fim do mês.

DA ELITE AO POVÃO
Camisaria Colombo: a queda de um ícone do varejo que já teve Arminio Fraga como sócio. Camisaria Colombo já chegou a ter 434 lojas em todo o Brasil e teve gestora de Arminio Fraga como sócio, mas fechou mais da metade delas nos últimos anos.

OFERTAS SAMSUNG
Black Friday antecipada da Samsung? Veja os modelos em liquidação que valem a pena agora. Smartphones e acessórios da marca estão com descontos antes da Black Friday oficial; veja os modelos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Pão de queijo, doce de leite e… privatização, e o que mexe com os mercados nesta quarta-feira (8)

8 de outubro de 2025 - 8:10

No Brasil, investidores de olho na votação da MP do IOF na Câmara e no Senado; no exterior, ata do Fomc e shutdown nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O declínio do império americano — e do dólar — vem aí? Saiba também o que mexe com os mercados hoje

7 de outubro de 2025 - 8:26

No cenário nacional, investidores repercutem ligação entre Lula e Trump; no exterior, mudanças políticas na França e no Japão, além de discursos de dirigentes do Fed

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O dólar já não reina sozinho: Trump abala o status da moeda como porto seguro global — e o Brasil pode ganhar com isso

7 de outubro de 2025 - 7:37

Trump sempre deixou clara sua preferência por um dólar mais fraco. Porém, na prática, o atual enfraquecimento não decorre de uma estratégia deliberada, mas sim de efeitos colaterais das decisões que abalaram a confiança global na moeda

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Lições de uma semana em Harvard

6 de outubro de 2025 - 20:00

O foco do curso foi a revolução provocada pela IA generativa. E não se engane: isso é mesmo uma revolução

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo para ontem — ou melhor, amanhã, no caso do e-commerce — e o que mexe com os mercados nesta segunda-feira (6)

6 de outubro de 2025 - 7:54

No cenário local, investidores aguardam a balança comercial de setembro; no exterior, mudanças de premiê na França e no Japão agitam as bolsas

DÉCIMO ANDAR

Shopping centers: é melhor investir via fundos imobiliários ou ações?

5 de outubro de 2025 - 8:00

Na última semana, foi divulgada alteração na MP que trata da tributação de investimentos antes isentos. Com o tema mais sensível retirado da pauta, os FIIs voltam ao radar dos investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A volta do campeão na ação do mês, o esperado caso da Ambipar e o que move os mercados nesta sexta-feira (3)

3 de outubro de 2025 - 8:06

Por aqui, investidores ainda avaliam aprovação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; no exterior, todos de olho no shutdown nos EUA, que suspendeu a divulgação de dados econômicos

SEXTOU COM O RUY

Tragédia anunciada: o que a derrocada da Ambipar (AMBP3) ensina sobre a relação entre preço e fundamento

3 de outubro de 2025 - 7:03

Se o fundamento não converge para o preço, fatalmente é o preço que convergirá para o fundamento, como no caso da Ambipar

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As críticas a uma Petrobras ‘do poço ao posto’ e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (2)

2 de outubro de 2025 - 8:04

No Brasil, investidores repercutem a aprovação do projeto de isenção do IR e o IPC-Fipe de setembro; no exterior, shutdown nos EUA e dados do emprego na zona do euro

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolhas de pus, bolhas de sabão e outras hipóteses

1 de outubro de 2025 - 20:00

Ainda que uma bolha de preços no setor de inteligência artificial pareça improvável, uma bolha de lucros continua sendo possível

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um ano de corrida eleitoral e como isso afeta a bolsa brasileira, e o que move os mercados nesta quarta-feira (1)

1 de outubro de 2025 - 7:59

Primeiro dia de outubro tem shutdown nos EUA, feriadão na China e reunião da Opep

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tão longe, tão perto: as eleições de 2026 e o caos fiscal logo ali, e o que mexe com os mercados nesta terça-feira (30)

30 de setembro de 2025 - 7:53

Por aqui, mercado aguarda balança orçamentária e desemprego do IBGE; nos EUA, todos de olho nos riscos de uma paralisação do governo e no relatório Jolts

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleições de 2026 e o nó fiscal: sem oposição organizada, Brasil enfrenta o risco de um orçamento engessado

30 de setembro de 2025 - 7:18

A frente fiscal permanece como vetor central de risco, mas, no final, 2026 estará dominado pela lógica das urnas, deixando qualquer ajuste estrutural para 2027

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: O Fed e as duas economias americanas

29 de setembro de 2025 - 20:00

Um ressurgimento de pressões inflacionárias ou uma fraqueza inesperada no mercado de trabalho dos EUA podem levar a autarquia norte-americana a abortar ou acelerar o ciclo de queda de juros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

B3 deitada em berço esplêndido — mas não eternamente — e o que mexe com os mercados neste segunda-feira (29)

29 de setembro de 2025 - 7:54

Por aqui, investidores aguardam IGP-M e Caged de agosto; nos EUA, Donald Trump negocia para evitar paralisação do governo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Pequenas notáveis, saudade do que não vivemos e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (26)

26 de setembro de 2025 - 8:07

EUA aguardam divulgação do índice de inflação preferido do Fed, enquanto Trump volta a anunciar mais tarifas

SEXTOU COM O RUY

A microcap que garimpa oportunidades fora da bolsa e vem sendo recompensada por isso

26 de setembro de 2025 - 6:02

Há ótimas empresas fora da bolsa, mas não conseguimos nos tornar sócios delas; mas esta pequena empresa negociada na B3, sim

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais água no feijão e o que sobra para os acionistas minoritários, e o que mexe com os mercados nesta quinta (25)

25 de setembro de 2025 - 7:54

Por aqui temos prévia da inflação e reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN); nos EUA, PIB do segundo trimestre e mais falas de dirigentes do Fed

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O amor pode estar do seu lado

24 de setembro de 2025 - 20:00

Não serei eu a querer estragar o story telling de ninguém, mas o (eventual) rali eleitoral no Brasil sequer começou

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A chama que não se apaga das debêntures incentivadas e o que esperar dos mercados hoje

24 de setembro de 2025 - 7:48

Após renovar recorde ontem, Ibovespa tem dia de agenda esvaziada; destaques são fluxo cambial no Brasil e falas de dirigentes do Fed nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar