Da fila do telefone fixo à expansão do 5G: uma ação para ficar de olho, e o que esperar do mercado hoje
Investidores aguardam o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole
Houve um tempo, quando tudo ainda era mato, que as pessoas entravam numa fila de espera para ter uma linha telefônica em casa. O negócio era tão sério que o tal ativo entrava até na declaração do Imposto de Renda.
E havia tão pouca linha disponível que os números tinham só seis dígitos, o que ajudava na hora de decorar o número de casa, do vizinho, dos avós, dos amigos… Sim, porque naquele tempo, a gente decorava essas coisas.
Hoje os números de telefones já têm nove dígitos e temos mais linha de celular do que gente no Brasil. Segundo um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de junho deste ano, temos 1,3 smartphone por habitante.
É tão simples comprar um celular e um chip ou instalar wi-fi em casa atualmente que a gente nem se dá conta de como isso é verdadeiramente sofisticado e revolucionário.
Com a chegada do 5G ao país, por exemplo, a velocidade de conexão se multiplica, e isso traz uma gama de novas possibilidades para as pessoas e as empresas — como carros autônomos, telemedicina avançada e automações na indústria, entre outros.
Apesar disso, o setor de telecomunicações é pouco “sexy” e zero atraente para quem está de olho em ações na bolsa. Porém, se você está em busca de bons rendimentos, deveria olhar para uma telefônica com mais atenção: ela já acumula valorização de mais de 50% só neste ano e é boa pagadora de dividendos.
Leia Também
Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?
As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje
A dica é do analista da Empiricus Ruy Hungria, e você pode conferir aqui.
ESQUENTA DOS MERCADOS
O Ibovespa (IBOV) voltou a cair ontem (21) e encerrou o pregão com queda de 0,12%, aos 134.511. A aversão a risco acompanha um novo cenário eleitoral por causa do tarifaço de Donald Trump.
Já nesta sexta-feira (22), todos os olhares se voltam para o Simpósio de Jackson Hole, evento anual promovido pelo Federal Reserve que reúne a nata dos banqueiros centrais e economistas.
O destaque da reunião hoje fica por conta do discurso do presidente do Fed, Jerome Powell. A expectativa é que ele sinalize os próximos passos do BC norte-americano e da trajetória dos juros no país.
Em meio às expectativas com Jackson Hole, as bolsas asiáticas fecharam o dia majoritariamente em alta. Na Europa, os principais índices também operam no azul, assim como os futuros de Nova York.
Outros destaques do Seu Dinheiro:
ENTRE O RISCO E O RETORNO
A nova jogada dos gestores de crédito para debêntures incentivadas em meio à incerteza da isenção do IR. Com spreads cada vez mais apertados e dúvidas sobre a isenção do imposto de renda, gestores recorrem ao risco intermediário e reforçam posições em FIDCs para buscar retorno.
DANÇA DAS CADEIRAS
Petrobras (PETR4) já tem novo chefe no conselho de administração; saiba quem é Bruno Moretti.
Ele foi escolhido nesta quinta-feira (21) para comandar o colegiado no lugar de Pietro Mendes, que renunciou ao cargo no dia anterior para ocupar uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
VEM ‘SECA’ POR AÍ?
Por que o Banco do Brasil (BBAS3) descartou a chance de dividendos antecipados aos acionistas? O BB avisou que os acionistas devem receber o pagamento integral dos dividendos do terceiro trimestre em dezembro; entenda o que está por trás da decisão.
QUEM QUER DINHEIRO?
Receita libera consulta do quarto lote de restituição do Imposto de Renda; saiba se o Leão vai “fazer o Pix” para você. Os brasileiros que terão direito a receber a restituição vão ver o dinheiro cair na conta já na sexta-feira (22).
ALÉM DO CUBO BRANCO
Arte ao ar livre: Inhotim e outros 5 museus que transformam a paisagem em galeria. Endereço brasileiro que transformou percepção sobre arte em espaço aberto completa 20 anos de abertura ao público em 2026; aqui, nos debruçamos sobre seis complexos onde o ambiente é a própria obra.
FOI BOM PRA VOCÊ?
Do elogio ao bronzeado ao caso de amor bilionário: os detalhes do acordo entre Trump e a Europa que fixou tarifas em 15%. O acordo foi firmado no mês passado, mas novos detalhes sobre a estrutura desse entendimento só foram revelados agora e incluem tarifas sobre produtos farmacêuticos e semicondutores.
APOSENTADORIA
INSS suspende Crefisa após detectar irregularidades em pagamentos de benefícios: como fica a situação dos aposentados? Com a suspensão, a Crefisa fica impedida de processar os pagamentos de novos benefícios até que os problemas sejam resolvidos.
MUDANÇAS NO ALTO ESCALÃO
Ação da Westwing (WEST3) dispara 10% após troca de CEO, mas queda de 96% desde o IPO ainda pesa. O que muda agora? Entenda os motivos por trás do otimismo no pregão de hoje e o que a mudança de liderança pode significar para a empresa.
BRILHANTE
Mercado Livre (MELI34) é considerada a ‘joia’ mais preciosa do e-commerce da América Latina pelo Safra; entenda por que a empresa é a top pick do setor. Apesar de alguns desafios de crescimento que podem gerar volatilidade no curto prazo, na visão do banco há um futuro brilhante para o Meli.
QUINTA MARCHA
Aposta do Itaú BBA: Sabesp (SBSP3) acelera investimentos com revisão de tarifas no horizonte; entenda o que vem pela frente para a companhia. Com capex de R$ 70 bilhões até 2029 e turnaround em curso, a Sabesp mira expansão e pode se consolidar como protagonista no setor de saneamento.
GUERRA TECNOLÓGICA
É o fim do reinado da Nvidia (NVDC34)? China fixa meta e traça plano para autossuficiência em chips. A DeepSeek já deu o primeiro passo e lançou uma atualização de seu principal modelo de IA apoiado em componentes fabricados no país.
TROCAS NO CONSELHO
Mudanças no comando: dois executivos renunciam ao conselho da BB Seguridade (BBSE3); entenda o que está em jogo. Dois membros do conselho de administração da seguradora apresentaram pedidos de renúncia aos cargos.
BAJO NUEVA DIRECCIÓN
Novo comando do Nubank (ROXO34) no México: Armando Herrera assume como CEO no lugar de Ivan Canales. A mudança de chefe acontece em momento de expansão para o banco digital, que foca na expansão de seus serviços no país.
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL
Bolsonaro na Argentina? Indiciamento do ex-presidente e possível fuga repercutem no exterior; veja o que os principais jornais disseram. Na minuta endereçada ao presidente argentino, Bolsonaro afirma que é “um perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos”.
CONSTATAÇÃO EMPÍRICA
Seu salário dura até o fim do mês? Para a maioria dos brasileiros a resposta ainda é ‘não’ — mas isso já foi pior. Pesquisa conduzida por subsidiária da Serasa Experian mostra, para 54% dos brasileiros, o salário não chega ao fim do mês.
DA ELITE AO POVÃO
Camisaria Colombo: a queda de um ícone do varejo que já teve Arminio Fraga como sócio. Camisaria Colombo já chegou a ter 434 lojas em todo o Brasil e teve gestora de Arminio Fraga como sócio, mas fechou mais da metade delas nos últimos anos.
OFERTAS SAMSUNG
Black Friday antecipada da Samsung? Veja os modelos em liquidação que valem a pena agora. Smartphones e acessórios da marca estão com descontos antes da Black Friday oficial; veja os modelos.
CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana
Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD
A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje
Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso
Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa
Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento
Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?
Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto
A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje
Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje
O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje
Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor
Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?
Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador
Os CDBs que pagam acima da média, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje
Quando o retorno é maior que a média, é hora de desconfiar dos riscos; investidores aguardam dados dos EUA para tentar entender qual será o caminho dos juros norte-americanos
Direita ou esquerda? No mundo dos negócios, escolha quem faz ‘jogo duplo’
Apostar no negócio maduro ou investir em inovação? Entenda como resolver esse dilema dos negócios
Esse número pode indicar se é hora de investir na bolsa; Log corta dividendos e o que mais afeta seu bolso hoje
Relação entre preço das ações e lucro está longe do histórico e indica que ainda há espaço para subir mais; veja o que analistas dizem sobre o momento atual da bolsa de valores brasileira
Investir com emoção pode custar caro: o que os recordes do Ibovespa ensinam
Se você quer saber se o Ibovespa tem espaço para continuar subindo mesmo perto das máximas, eu não apenas acredito nisso como entendo que podemos estar diante de uma grande janela de valorização da bolsa brasileira — mas isso não livra o investidor de armadilhas
Seca dos IPOs ainda vai continuar, fim do shutdown e o que mais movimenta a bolsa hoje
Mesmo com Regime Fácil, empresas ainda podem demorar a listar ações na bolsa e devem optar por lançar dívidas corporativas; mercado deve reagir ao fim do maior shutdown da história dos EUA, à espera da divulgação de novos dados
Rodolfo Amstalden: Podemos resumir uma vida em uma imagem?
Poucos dias atrás me deparei com um gráfico absolutamente pavoroso, e quase imediatamente meu cérebro fez a estranha conexão: “ora, mas essa imagem que você julga horripilante à primeira vista nada mais é do que a história da vida da Empiricus”
Shutdown nos EUA e bolsa brasileira estão quebrando recordes diariamente, mas só um pode estar prestes a acabar; veja o que mais mexe com o seu bolso hoje
Temporada de balanços, movimentos internacionais e eleições do ano que vem podem impulsionar ainda mais a bolsa brasileira, que está em rali histórico de valorizações; Isa Energia (ISAE4) quer melhorar eficiência antes de aumentar dividendos
Ibovespa imparável: até onde vai o rali da bolsa brasileira?
No acumulado de 2025, o índice avança quase 30% em moeda local — e cerca de 50% em dólar. Esse desempenho é sustentado por três pilares centrais
Felipe Miranda: Como era verde meu vale do silício
Na semana passada, o mitológico investidor Howard Marks escreveu um de seus icônicos memorandos com o título “Baratas na mina de carvão” — uma referência ao alerta recente de Jamie Dimon, CEO do JP Morgan, sobre o mercado de crédito
Banco do Brasil (BBAS3) precisará provar que superou crise do agro, mercado está otimista com fim do shutdown nos EUA no horizonte, e o que mais você precisa saber sobre a bolsa hoje
Analistas acreditam que o BB não conseguirá retomar a rentabilidade do passado, e que ROE de 20% ficou para trás; ata do Copom e dados de inflação também mexem com os mercados
Promovido, e agora? Por que ser bom no que faz não te prepara para liderar pessoas
Por que seguimos promovendo técnicos brilhantes e esperando que, por mágica, eles virem líderes preparados? Liderar é um ofício — e como todo ofício, exige aprendizado, preparo e prática
Novo nome da Eletrobras em nada lembra mercado de energia; shutdown nos EUA e balanço da Petrobras também movem os mercados hoje
Depois de rebranding, Axia Energia anuncia R$ 4 bilhões em dividendos; veja o que mais mexe com a bolsa, que bate recorde depois de recorde
Eletrobras agora é Axia: nome questionável, dividendos indiscutíveis
Mesmo com os gastos de rebranding, a empresa entregou bons resultados no 3T25 — e há espaço tanto para valorização das ações como para mais uma bolada em proventos até o fim do ano
