🔴 [GRATUITO] +20 IDEIAS DE ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO – VEJA AQUI

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
PESQUISA ELEITORAL

Quaest aponta vitória de Fuad em BH, empate técnico em Campo Grande e Sebastião Melo à frente da disputa em Porto Alegre

O atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), tem 52% de votos válidos, enquanto o deputado estadual Bruno Engler (PL) registra 48%

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
26 de outubro de 2024
20:39 - atualizado às 20:40

Pesquisa Quaest sobre o cenário eleitoral de Belo Horizonte (MG) divulgada neste sábado (26) aponta que o atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), tem 52% de votos válidos, enquanto o deputado estadual Bruno Engler (PL) registra 48%. 

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, os índices indicam empate técnico no limite da margem de erro.

Os votos válidos são utilizados pela Justiça Eleitoral para declarar o eleito. Vence o pleito o candidato que conquistar mais de 50% dos votos válidos.

O cálculo dos votos válidos tradicionalmente exclui os eleitores indecisos e os que responderam que anularão o voto ou votarão em branco. A Quaest, contudo, também considera o nível de probabilidade dos eleitores de cada candidato saírem de casa para votar.

A Quaest realizou 1.602 entrevistas presenciais na capital mineira entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue o protocolo MG-03892/2024.

Cenário estimulado

Nos votos totais, considerando o cenário estimulado, Fuad tem 46% e Engler, 41%. No comparativo com a pesquisa anterior, o prefeito mantém o resultado numérico, enquanto Engler oscilou um ponto para cima. 

Os votos em branco e nulos somam 10% e 3% estão indecisos. Os índices indicam um cenário estável, sem variações para além da margem de erro.

Na espontânea, modalidade de pesquisa em que as opções de voto no pleito não são apresentadas aos entrevistados, Fuad registra 39% de menções e Engler, 32%. 

Nessa modalidade de pesquisa, 4% afirmam que pretendem votar nulo ou branco e 25% estão indecisos.

Quaest em Campo Grande

A pesquisa Genial Quaest também apresenta uma disputa em aberto na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, com o empate técnico entre a candidata Rose Modesto (União Brasil), que lidera com 51% dos votos válidos, e a atual prefeita Adriane Lopes (PP), com 49%.

Ao calcular os votos totais, Modesto tem 43% das intenções e Lopes, 42%. Os indecisos são 3% e outros 12% afirmam que vão votar em branco ou anular. 

As duas candidatas empatam na pesquisa espontânea com 37% das intenções de voto.

A Quaest ouviu 1.000 pessoas de Campo Grande entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. 

A pesquisa foi encomendada pela TV Morena e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MS-03943/2024.

Quaest em Porto Alegre

O levantamento Quaest em Porto Alegre aponta que o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), deve ser reeleito neste domingo (27). Melo tem 63% dos votos válidos enquanto a oponente dele, a deputada federal Maria do Rosário (PT) aparece com 37%.

A Quaest ouviu 1.002 eleitores de Porto Alegre entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-00882/2024.

Na pesquisa de intenção de votos totais, onde os votos em branco e nulos não são excluídos do levantamento, Sebastião Melo tem 54% e Maria do Rosário, 31%. Indecisos somam 4%, e 11% dos eleitores paulistanos pretendem votar em branco ou nulo.

Comparada com a última pesquisa do instituto, divulgada no último dia 17, Sebastião Melo oscilou dois pontos porcentuais para cima e Maria do Rosário variou positivamente um ponto porcentual.

No primeiro turno da eleição em Porto Alegre, realizado no dia 6, Sebastião Melo quase foi reeleito ao obter 345.420 votos (49,7% dos votos válidos). Maria do Rosário ficou com a segunda vaga ao conquistar 182.553 votos (26,3% dos votos válidos).

Cenário espontâneo

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não têm contato com a lista oficial de candidatos e falam o nome de preferência, Melo foi citado por 47% e Maria do Rosário foi lembrada por 26%. 

Outros 20% dos eleitores se mostraram indecisos e 7% declararam voto em branco ou nulo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar