Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
COM A PALAVRA, O PRESIDENTE

‘Não abrirei mão da responsabilidade fiscal’: o recado dado por Lula ao mercado em rede nacional

Em mensagem para celebrar um ano e meio de governo, o presidente contou que uma das lições que aprendeu com sua mãe, Dona Lindu, foi não gastar mais do que ganha

Fotografia do presidente Lula
Presidente Lula - Imagem: Agência Brasil

A preocupação com o ritmo de crescimento dos gastos públicos foi um dos principais ruídos que atrapalharam a performance da bolsa de valores brasileira e impulsionaram o dólar nas últimas semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o pregão da próxima segunda-feira (29) já deve começar repercutindo um recado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a situação das contas da União.

"Não abrirei mão da responsabilidade fiscal", afirmou Lula em pronunciamento em rede nacional neste domingo (28), acrescentando que uma das lições que aprendeu com sua mãe, Dona Lindu, foi não gastar mais do que ganha.

A fala contradiz declarações recentes do próprio presidente, que disse neste mês não ver problema se o déficit fiscal for zero, de 0,1% ou de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele afirmou ainda que seria aceitável não cumprir a meta fiscal se houvesse "coisas mais importantes para serem feitas".

Lula destaca PIB, salário mínimo e reforma tributária

Além da situação fiscal, o foco do pronunciamento de hoje foi repercutir os feitos do governo Lula um ano e meio após a posse e "prestar contas às famílias brasileiras".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os destaques, o presidente citou o crescimento acima do previsto do PIB em 2023, o aumento acima da inflação do salário mínimo e a atualização na tabela do Imposto de Renda — que isentou da cobrança de IR quem ganha até dois salários.

Leia Também

PLANALTO DOBRA A APOSTA

Lula anuncia R$ 70 bilhões da Petrobras (PETR4) em Sergipe, promete insistir em Jorge Messias no STF e sobe o tom contra os EUA

TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA

Enquanto o Brasil debate o fim da escala 6×1, neste país a jornada média é de apenas 32 horas por semana

Lula ressaltou ainda que o Brasil registra a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos e viu o retorno de programas voltados à população de baixa renda como o Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida.

"Aprovamos uma reforma tributária que vai descomplicar a economia e baixar o preço de diversos produtos, incluindo a carne. O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial e o mundo voltou a acreditar no Brasil."

  • Uma recomendação de investimento por dia é tudo que você precisa para começar a construir o seu patrimônio. E é justamente isso que o analista Matheus Spiess quer enviar no seu e-mail. Clique aqui para saber como receber.

Os planos para a Petrobras (PETR4)

Já ao falar sobre a Petrobras, Lula afirmou que a estatal "está produzindo mais e importando menos".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale relembrar que, mesmo antes de vencer as eleições, o presidente já fazia campanha contra a venda das refinarias da companhia e pressionou a petroleira a acelerar os investimentos e gerar empregos.

Depois, já com Lula no Planalto e seus indicados na estatal, a Petrobras interrompeu os planos de desinvestimentos e, segundo informações da imprensa, tenta recomprar um dos ativos vendidos durante o governo anterior.

De acordo com a Reuters, a companhia já estaria avançando no processo para retomar a Refinaria de Mataripe. O ativo foi negociado com o Mubadala, o fundo soberano de Abu Dhabi, por US$ 1,65 bilhão em 2021.

Fontes informaram à agência de notícias que a estatal brasileira já concluiu o processo de due diligence — etapa fundamental para fusões ou aquisições — para uma oferta pela refinaria de Mataripe.

  • Petrobras, 3R, Prio: Qual petroleira vai ser a “vencedora” da temporada de resultados do 2T24? Confira as análises da Empiricus Research gratuitamente – clique AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CNH bom motorista 18 de maio de 2026 - 15:36
Flávio Bolsonaro durante entrevista 15 de maio de 2026 - 18:05
Imagem criada por inteligência artificial mostra o presidente dos EUA, Donald Trump, em primeiro plano. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata azul clara. Ao fundo, Lula veste terno de mesma cor, com gravata escura. 4 de maio de 2026 - 14:04
Jorge Messias 29 de abril de 2026 - 19:49
Marcha Global dos Povos Indígenas (2025) 19 de abril de 2026 - 15:03
O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Proposta de reforma tributária foi encabeçada por vice de Lula. 31 de março de 2026 - 16:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia