Manaus e outras três capitais do Norte já têm favoritos; Bolsonarismo e reeleição dão o tom na maior parte da região
Em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) aparece com 36% dos votos válidos na pesquisa da Quaest divulgada ontem, à frente de Alberto Neto (PL), com 21%

Na maioria das sete capitais do Norte, os favoritos têm apoio dos governantes no cargo ou são ligados ao bolsonarismo. Nomes ligados ao PT têm dificuldade até para chegar ao segundo turno.
Em quatro cidades, há indicação de favoritismo dos atuais prefeitos: Manaus (AM), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Macapá (AP).
Em Manaus, na busca pela reeleição, o prefeito David Almeida (Avante) aparece com 36% dos votos válidos em pesquisa Quaest divulgada ontem, à frente de Alberto Neto (PL), com 21%.
- Eleições municipais: como impacta nos investimentos? Confira guia completo
Em Rio Branco, Tião Bocalom (PL) tem 58% dos votos válidos, depois de uma campanha que recebeu apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Seu principal adversário é Marcus Alexandre (MDB), que se desfiliou do PT, e que pela pesquisa tem 32% das intenções de voto.
Em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique (MDB) deve conseguir a reeleição ainda em 1.º turno. Ele tem 72% dos votos válidos, segunda a Quaest.
Mas o que chamou a atenção foi a briga no União. A deputada estadual Catarina Guerra, em segundo lugar nas pesquisas, com 25%, teve de obter na Justiça a candidatura do partido, na disputa com o deputado federal Antonio Carlos Nicoletti.
Leia Também
Em Macapá, a eleição já marca a derrota do senador Davi Alcolumbre (União). Ele não conseguiu emplacar o irmão, Josiel Alcolumbre (União), como oposição ao atual prefeito, Dr. Furlan (MDB).
Porto Velho (RO) tem o prefeito Hildon Chaves (PSDB) trabalhando para eleger a sucessora, a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União). Pela pesquisa Quaest, ela aparece com 52% dos votos válidos, seguida por Léo (Podemos), com 22%.
No Estado considerado um dos mais bolsonaristas, o candidato Célio Lopes (PDT) - em quarto lugar na sondagem, com 10% - tentou "esconder" a relação com os petistas na campanha.
- Eleições municipais podem facilitar ou ser entrave para privatizações; e-book gratuito elenca outros 3 pontos de atenção para investidores
Belém é a exceção?
Só Belém (PA) apresenta cenário diferenciado. Lá, o único prefeito do PSOL em capitais, Edmilson Rodrigues, é mal avaliado e pode perder a reeleição. Ele tem 13% das intenções de voto.
A disputa tem favoritismo do candidato do clã Barbalho, o deputado estadual Igor Normando (MDB), com 43%. Ele tem o apoio do governador, Helder Barbalho, do senador Jader Barbalho e do ministro Jader Filho, das Cidades.
VEJA TAMBÉM — O que as eleições de 2024 revelarão sobre o Brasil: A REVANCHE DE BOLSONARO?
E AS CONTAS PÚBLICAS?
Tarifa zero no fim de semana: Lula anuncia PEC para passe livre e sugere custeio via emendas parlamentares
15 de outubro de 2026 - 18:44UM ACENO AOS EMPRESÁRIOS
Fim da escala 6×1 em xeque? Flávio Bolsonaro sinaliza revisão da PEC a empresários caso seja eleito
15 de outubro de 2026 - 10:45ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados na primeira pesquisa Quaest para o segundo turno
14 de outubro de 2026 - 18:28PESQUISAS ELEITORAIS
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro e Lula encurtam distância na disputa do segundo turno, aponta PoderData/AYA
13 de outubro de 2026 - 11:16CORRIDA PRESIDENCIAL
Disputa acirrada: Flávio Bolsonaro e Lula estão empatados tecnicamente no segundo turno, mostra BTG/Nexus
13 de outubro de 2026 - 8:49VOTOS RECALCULADOS
Rio de Janeiro não terá 2º turno: Douglas Ruas é eleito governador após retotalização dos votos
11 de outubro de 2026 - 9:10ESQUENTA DO 2º TURNO
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro (PL) amplia vantagem contra Lula (PT) no segundo turno, mostra Atlas/Bloomberg
9 de outubro de 2026 - 10:54ELEIÇÕES 2026
Segundo turno das eleições: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 45% de Lula, segundo Datafolha
8 de outubro de 2026 - 18:59ELEIÇÕES 2026
Com placar de 5 x 2, TSE anula votos de Garotinho; Douglas Ruas (PL) será declarado governador do Rio sem 2º turno
8 de outubro de 2026 - 12:38ELEIÇÕES 2026
Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
7 de outubro de 2026 - 19:49Conteúdo Empiricus
Resultado do 1º turno fez esta carteira subir em média 11% em um único dia, mas novas ‘pernadas’ podem acontecer em breve; confira os ativos
7 de outubro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Garotinho desiste de recurso, e Douglas Ruas (PL) pode ser eleito governador do RJ sem segundo turno
5 de outubro de 2026 - 16:22ELEIÇÕES 2026
Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest
4 de outubro de 2026 - 22:14EXPECTATIVA
Ibovespa a 200 mil pontos? Flávio Bolsonaro à frente e força da direita nas urnas animam mercado para segunda-feira (5)
4 de outubro de 2026 - 22:08ELEIÇÕES 2026
Com eleições de 2026, PL, partido de Flávio Bolsonaro, passa a ter um terço das cadeiras no Senado. Quem são os novos senadores?
4 de outubro de 2026 - 22:05ELEIÇÕES 2026
Eleições contradizem pesquisas eleitorais e Flávio dispara para 84% no Polymarket após votos acima do esperado
4 de outubro de 2026 - 21:17RESULTADO HISTÓRICO
Eleições 2026: Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
4 de outubro de 2026 - 19:58ELEIÇÕES 2026
Flávio à frente ou empatado com Lula no 1º turno pode encerrar a eleição, diz José Dezene
4 de outubro de 2026 - 19:11ELEIÇÕES 2026
Após fechamento de embaixadas, Polícia Federal inicia apuração sobre possível intervenção externa na eleições
4 de outubro de 2026 - 17:27ELEIÇÕES 2026