🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

ACONTECE ESTE ANO

Por que os investidores da bolsa também deveriam prestar atenção nas eleições municipais

Eleições municipais têm potencial para servir de prévia para 2026, bem como para impactar formação de alianças

Renan Sousa
Renan Sousa
14 de junho de 2024
6:30 - atualizado às 8:56
Sede da prefeitura da cidade de São Paulo: candidatos miram cadeira nas eleições para prefeitura. municipio. municipal. municipais
Sede da prefeitura da cidade de São Paulo: candidatos miram cadeira nas eleições para prefeitura - Imagem: Divulgação

As eleições municipais estão chegando e os eleitores irão escolher os prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país. O primeiro turno ocorre no dia 6 de outubro e, em caso de uma nova rodada, ela acontecerá no dia 27 daquele mesmo mês. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de mexer com o dia a dia da população, muitos não sabem qual o papel do prefeito e dos vereadores. 

Em resumo, o prefeito é o administrador da cidade, que executa as leis e representa o município como um todo, enquanto os vereadores são os legisladores, que criam e fiscalizam essas leis e representam os interesses da população.

A maior parte dos leitores aqui do Seu Dinheiro vem do Sudeste — e uma boa parcela deles é aqui da cidade de São Paulo. Essa preferência regional não é coincidência: o município também é a casa da Bolsa de Valores brasileira, a B3.

Mas as eleições para prefeitos e vereadores não têm o mesmo potencial de mexer com a bolsa como foi o pleito para presidência, por exemplo. Ao menos, não tinham esse potencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas para dar um exemplo: durante o processo de privatização da Sabesp (SBSP3), ficou claro que a cidade desempenharia um papel decisivo que poderia desencadear ou travar a desestatização, já que o município corresponde a algo entre 45% e 50% da receita total da empresa de águas.

Leia Também

“Se o [deputado Guilherme] Boulos vencer, a gente pode esperar um movimento de contramão da privatização da Sabesp, por exemplo” explica Pierre Oberson, professor da FGV-EAESP (EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo).

Ele explica que esse é um exemplo bastante pontual e que nem sempre todas as cidades passarão por algo da mesma magnitude.

Porém, a privatização de serviços não é o único ponto no qual os investidores devem ficar de olho nas eleições municipais. Elas não apenas são uma prévia do que pode acontecer em 2026 — como também são uma peça fundamental para que o governo atual consiga atingir seus objetivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque as cidades são uma peça fundamental para que o governo consiga atingir a meta de déficit zero em 2025 — e é interessante para a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os prefeitos eleitos estejam alinhados com esse objetivo.

Desoneração da folha e as eleições municipais

Para Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, e Erich Decat, head de análises políticas da mesma casa de análise, o ponto mais importante das eleições de 2024 seria a judicialização da desoneração da folha de pagamento

Recapitulando, a desoneração da folha de pagamento foi uma medida que começou em 2012 na qual as empresas beneficiadas poderiam substituir o recolhimento de 20% de imposto sobre a folha de salários por alíquotas de 1% até 4,5% sobre a receita bruta.

Porém, o governo federal editou uma medida provisória (MP) no fim do ano passado, que extinguiu progressivamente os benefícios da desoneração. O caso virou um campo de batalha com os legisladores que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Congresso pretende manter a desoneração porque se trata dos 17 setores da economia que mais empregam no país — em contrapartida, também poderia afetar a arrecadação em R$ 12 bilhões até 2027, segundo os novos cálculos do governo.

Assim, esse debate afeta diretamente as cidades, que defendem a volta da cobrança de impostos para evitar ainda mais problemas fiscais — em especial no que diz respeito às despesas previdenciárias.

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente. 

E os municípios nisso tudo? 

“A nosso ver, como já havíamos indicado em notas anteriores, o embasamento técnico é bastante forte”, escrevem os analistas da Warren.

Em outras palavras, a decisão do governo de suspender a desoneração visando a arrecadação seria a tese com mais chances de ser aceita pela Suprema Corte. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem engrossa o coro daqueles que defendem um aumento progressivo da arrecadação é o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Ele participou de uma audiência na última segunda-feira (13) sobre a desoneração e citou a situação crítica para as administrações regionais, que já têm um excesso de obrigações que comprometem as finanças municipais.

“Propomos a questão da desoneração para que os Municípios paguem a alíquota de 10% no ano que vem e subiria para 12% e 14% nos outros anos. Também estamos querendo a extensão da Reforma da Previdência. O nosso pedido é que seja colocada em votação”, solicitou Ziulkoski ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Há ainda uma questão adicional: a lei de responsabilidade fiscal, que proíbe a aprovação de leis que tenham impacto fiscal sem a devida compensação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prévia de 2026

Como dito anteriormente, as eleições municipais também são uma espécie de “esquenta” para as eleições presidenciais, que acontecem em dois anos.

Oberson, da FGV, ainda destaca que é interessante para o governo federal ter prefeitos alinhados com seu campo político.

“Em geral, os prefeitos têm uma influência importante nos deputados do Estado que vão votar matérias lá na Câmara”, comenta. “Mais prefeitos alinhados reforçam a posição atual do governo e evitam resistências nas propostas em Brasília.”

Ele destaca, porém, que esse efeito é limitado, tendo em vista o cenário bastante dividido nas eleições atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um cenário muito discrepante, como uma vitória massiva de prefeitos pró ou contra o governo, poderia, sim, ser um problema — mas não é o que vem se desenhando no pleito municipal deste ano.

Outros pontos para ficar atento nas eleições municipais

Oberson lança luz sobre uma questão que pode afetar a operação de algumas empresas, como aquelas do ramo de transporte ou tecnologia, por exemplo.

Existem alguns incentivos que o município pode adotar para atrair essas empresas, como isenções fiscais e cessão de terrenos. “É muito importante para a empresa olhar após as eleições candidatos mais pró-mercado e ver onde elas podem se encaixar”, comenta.

O professor da FGV relembra o exemplo dos patinetes elétricos em São Paulo. O que começou como uma ideia inovadora transformou-se em um problema de mobilidade urbana. Os patinetes elétricos acabaram banidos em 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar também que as eleições para vereadores das Câmaras municipais também devem ser um ponto de atenção. 

Isso porque é muito comum o voto em vereadores com pautas específicas e que não necessariamente estão alinhadas com a prefeitura.

“A gente pode ver um mesmo eleitor votando no Boulos para prefeito e em um vereador alinhado com o Bolsonaro por conta dessas pautas”, diz ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

ENCONTRO NACIONAL DO PT

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

3 de agosto de 2025 - 16:49

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

3 de agosto de 2025 - 16:18

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

PESQUISA

Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha

3 de agosto de 2025 - 15:47

O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País

SEM GANHO EXTRA

Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha

2 de agosto de 2025 - 13:59

Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

31 de julho de 2025 - 16:48

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

O ANTICABO ELEITORAL

Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa

31 de julho de 2025 - 12:43

O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula

NA MIRA DO STF

Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada

30 de julho de 2025 - 16:53

Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar

PRESSÃO PELA ANISTIA

Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky

30 de julho de 2025 - 16:17

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia

NEGOCIAÇÃO

Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA

27 de julho de 2025 - 15:45

Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.

JULGAMENTO DO 8 DE JANEIRO

General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento

25 de julho de 2025 - 12:07

O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis

BARREIRA PARA NEGOCIAÇÃO

Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”

24 de julho de 2025 - 18:10

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar