O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
No primeiro turno, Melo obteve 49,72% do total dos votos válidos e Maria do Rosário ficou com 26,28%

Os gaúchos deram a Sebastião Melo (MDB) um segundo mandato em Porto Alegre. Ele venceu a deputada federal Maria do Rosário (PT) com folga: o atual prefeito obteve 61,53% (406.467 votos) contra 38,47% (254.128 votos) da rival.
Melo teve apoio do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), neste segundo turno. Já Rosário era apoiada pelo presidente Lula (PT) e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo, Paulo Pimenta (PT).
O PDT, de Juliana Brizola, candidata derrotada no primeiro turno, também declarou que estaria com Maria do Rosário na segunda etapa.
No primeiro turno, Melo obteve 49,72% do total dos votos válidos (345.420 votos) e Maria do Rosário ficou com 26,28% (182.553 votos).
Além de Melo e Rosário, mais seis candidatos concorriam à prefeitura de Porto Alegre neste ano: Carlos Alan (PRTB), César Pontes (PCO), Fabiana Sanguiné (PSTU), Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), Luciano do MLB (UP).
Veja os números da apuração do segundo turno em Porto Alegre:
Leia Também
No início da campanha, Melo amargou uma alta rejeição por conta do impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram mais de 4 mil desabrigados entre abril e maio deste ano.
O prefeito reeleito, no entanto, ganhou fôlego na reta final da campanha, aparecendo como favorito nas pesquisas.
Para o segundo mandato, Melo pretende adotar um projeto de reconstrução de Porto Alegre, dividido em cinco eixos: habitação, mudanças climáticas, urbanização, infraestrutura e economia.
Maria do Rosário, por sua vez, até conseguiu avançar, mas enfrentou dificuldades para unir a esquerda em torno da sua candidatura.
A petista ainda encarou uma divisão de votos Juliana Brizola, que acabou apoiando a deputada neste segundo turno.
FRAUDES
PESQUISA ATLAS/BLOOMBERG
TROCA DE AUTOMÓVEL
ENTREVISTA
APESAR DO ÁUDIO
FORAGIDO DA JUSTIÇA
ELEIÇÕES EM JOGO
CENÁRIO ELEITORAL PEGA FOGO
DIPLOMACIA À BRASILEIRA
OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO
REALTIME BIG DATA
FRENTE A FRENTE
REVÉS POLÍTICO RARO
ELEIÇÕES 2026
DIREITOS HUMANOS
DISPUTA ACIRRADA
ELEIÇÕES 2026
FORA DO RADAR
ELEIÇÕES 2026
TOUROS E URSOS #265