Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
eleições 2024

Corrida eleitoral: 24 candidatos a prefeito das maiores cidades do País podem ser eleitos no 1º turno

Levantamento considera 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, condição para que haja segundo turno

urna eletrônica eleições 2022, 2024 votação bolsa bolsas ibovespa dólar
Urna eletrônica - Imagem: Reprodução

Quase uma em cada quatro das principais cidades do País caminham para ter um desfecho eleitoral no primeiro turno das eleições municipais deste ano, marcado para ocorrer em 6 de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo levantamento do Broadcast Político com base em pesquisas de intenção de voto, 24 candidatos a prefeito nas 103 maiores cidades do País estão acima dos 50% das intenções de voto e são favoritos para se eleger no primeiro turno de votação.

Essas 103 cidades são justamente aquelas que, por terem mais de 200 mil eleitores, podem realizar segundo turno caso nenhum dos candidatos tenha a maioria dos votos válidos - cálculo que desconta as ausências e os votos em branco e nulo.

Nesses 103 municípios, estão concentrados 60,5 milhões dos 155 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar neste ano.

O levantamento desta reportagem levou em conta as últimas pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os candidatos com mais de 50% das intenções de voto foram considerados os favoritos a vencer a disputa sem precisar do segundo turno.

Leia Também

"SALTO MAIS ALTO"

Depois da fala de Lula, Haddad reage a especulações sobre candidatura à presidência

FRAUDES

Fundos de pensão federais não aplicaram dinheiro no Banco Master, diz ministro da Previdência

Como o cálculo das intenções de voto também inclui eleitores indecisos, por exemplo, esses candidatos teriam ainda mais que 50% dos votos válidos nesses casos, dando a eles uma margem mais confortável para se elegerem em 6 de outubro.

O caso mais emblemático é o de Dr. Furlan (MDB), atual prefeito de Macapá e candidato à reeleição. Ele tem 91% das intenções de voto, segundo Pesquisa Quaest realizada de 23 a 25 de agosto.

O favoritismo de Furlan é tamanho que levou adversários a desistirem da disputa. Irmão do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um dos políticos mais influentes em Brasília e favorito para presidir o Senado a partir do ano que vem, Josiel Alcolumbre (União Brasil) costurou uma candidatura para tentar derrotar Furlan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2020, os dois foram ao segundo turno, mas o irmão de Alcolumbre acabou derrotado. Diante do amplo favoritismo do adversário, Josiel desistiu de concorrer a prefeito e será candidato a vereador na cidade.

O levantamento do Broadcast Político mostra ainda que a ampla maioria dos candidatos que podem vencer no primeiro turno é de prefeitos que buscam a reeleição, o que indica o poder de ter sob comando a máquina pública. Dos 24 candidatos favoritos a vencer a disputa no primeiro turno, 19 já estão no cargo.

Nas capitais, outros prefeitos que, assim como Dr. Furlan, buscam a reeleição e são favoritos para ganhar no primeiro turno são Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Bruno Reis (Salvador), João Campos (Recife), Eduardo Braide (São Luís), JHC (Maceió), Cícero Lucena (João Pessoa), Lorenzo Pazolini (Vitória) e Arthur Henrique (Boa Vista).

O MDB tem quatro candidatos como favoritos a vencer a eleição no primeiro turno. O PP tem três candidatos nessa situação. PL, PT, Podemos, PSB, Republicanos e PSD têm dois postulantes favoritos a ganhar no primeiro turno. Novo e Avante têm um cada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, todas as cidades em que a disputa deve ser resolvida no primeiro turno, segundo as pesquisas de intenção de voto mais recentes registradas no TSE:

  • Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (PSD), 56% - Datafolha (20 e 21 de agosto);
  • Salvador (BA): Bruno Reis (União Brasil), 66% - Quaest (24 a 26 de agosto);
  • Recife (PE): João Campos (PSB), 76% - Datafolha (20 e 21 de agosto);
  • São Luís (MA): Eduardo Braide (PSD), 50,2% - Instituto Qualitativa (28 a 31 de julho);
  • São Gonçalo (RJ): Capitão Nelson (PL), 75% - Instituto Ágora (23 e 24 de agosto);
  • Maceió (AL): JHC (PL), 65,5% - Futura/100% Cidades (2 a 5 de agosto);
  • João Pessoa (PB): Cícero Lucena (PP), 53% - Quaest (24 a 26 de agosto);
  • Sorocaba (SP): Rodrigo Manga (Republicanos), 72,1% - Paraná Pesquisas (25 a 28 de agosto);
  • Contagem (MG): Marília Campos (PT), 66% - Real Time Big Data (27 a 29 de julho);
  • Joinville (SC): Adriano Silva (Novo), 66,3% - 100% Cidades (9 a 13 de agosto);
  • Campos dos Goytacazes (RJ): Wladimir Garotinho (PP), 63% - Paraná Pesquisas (22 a 25 de agosto);
  • Porto Velho (RO): Mariana Carvalho (União Brasil), 51% - Quaest (24 a 26 de agosto);
  • Ananindeua (PA): Dr. Daniel (PSB), 59,7% - Amazzo Data (13 a 15 de agosto)
  • Vila Velha (ES): Arnaldinho Borgo (Podemos), 77% - Futura/100% Cidades (10 a 12 de agosto)
  • Macapá (AP): Dr. Furlan (MDB), 91% - Quaest (23 a 25 de agosto);
  • Maringá (PR): Silvio Barros (PP), 57% - Paraná Pesquisas (15 a 18 de agosto);
  • Barueri (SP): Gil Arantes (União Brasil), 50,8% - Paraná Pesquisas (12 a 15 de agosto);
  • Cariacica (ES): Euclério Sampaio (MDB), 65% - Ipec (23 a 25 de agosto);
  • Vitória (ES): Lorenzo Pazolini (Republicanos), 50,9% - Paraná Pesquisas (22 a 25 de agosto);
  • Praia Grande (SP): Alberto Mourão (MDB), 65,8% - Ipat (26 e 27 de agosto);
  • São Vicente (SP): Kaio Amado (Podemos), 75,9% - Ipat (23 e 24 de agosto);
  • Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB), 62,4% - Futura/100% Cidades (9 a 13 de agosto);
  • Parauapebas (PA): Aurélio Goiano (Avante), 62,4% - Instituto Gauss (10 a 12 de agosto);
  • Diadema (SP): José de Filippi Jr. (PT), 50,3% - Data News Brasil (6 e 7 de agosto).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flávio Bolsonaro durante entrevista 15 de maio de 2026 - 18:05
Imagem criada por inteligência artificial mostra o presidente dos EUA, Donald Trump, em primeiro plano. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata azul clara. Ao fundo, Lula veste terno de mesma cor, com gravata escura. 4 de maio de 2026 - 14:04
Jorge Messias 29 de abril de 2026 - 19:49
Marcha Global dos Povos Indígenas (2025) 19 de abril de 2026 - 15:03
O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Proposta de reforma tributária foi encabeçada por vice de Lula. 31 de março de 2026 - 16:55
30 de março de 2026 - 11:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia