🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

PROBLEMAS À VISTA

A Europa em ruínas: o que as crises políticas na França e na Alemanha significam para uma economia já doente

Após a derrubada do governo francês, agora é a vez de os alemães encararem um voto de confiança que também pode levar à queda do governo de coalizão

Carolina Gama
11 de dezembro de 2024
15:48
Bandeira da França e da Alemanha com um estilhaço de vidro no meio
Imagem: DAll E / ChatGPT

O governo da França caiu, mas uma das maiores economias da Europa não é a única a estar dividida — e distraída — por disputas políticas internas em um momento crucial para o Velho Continente. A Alemanha está prestes a realizar eleições antecipadas após o governo de coalizão desmoronar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cinco semanas após o colapso da coalizão governamental de três partidos em uma disputa sobre como revitalizar a economia estagnada da Alemanha, o gabinete de Olaf Scholz informou que o chanceler havia solicitado o voto de confiança na câmara baixa do Parlamento, ou Bundestag, para segunda-feira (16). O objetivo é realizar eleições parlamentares em 23 de fevereiro, sete meses antes do inicialmente previsto.

A Alemanha não tem um voto de confiança desde 2005, quando o então chanceler Gerhard Schröder convocou e perdeu um, ao arquitetar uma eleição antecipada que foi vencida por uma pequena margem pela desafiante de centro-direita Angela Merkel.

Scholz devia ir pelo mesmo caminho. Pesquisas mostram que o partido do chanceler está atrás do principal bloco sindical de oposição, de centro-direita, do desafiante Friedrich Merz. O vice-chanceler Robert Habeck, cujos Verdes estão mais atrás, também concorre ao cargo principal.

A Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, que registra fortes intenções de voto, nomeou Alice Weidel como sua candidata a chanceler, mas não tem hipóteses de aceitar o cargo porque outros partidos se recusam a trabalhar com ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na França, o presidente Emmanuel Macron nomeará um novo primeiro-ministro, mas mesmo assim o parlamento permanecerá dividido entre três blocos políticos, que podem manter o futuro premiê refém na aprovação de reformas necessárias e de novo orçamento.

Leia Também

O impasse no parlamento francês é o resultado de uma eleição antecipada que Macron convocou na França e na qual seu partido, o Renaissance, levou uma surra.

Pela lei francesa, nenhuma nova eleição parlamentar pode ser realizada por pelo menos um ano, o que significa nenhum novo orçamento até meados de 2025, mesmo que outras eleições produzam um resultado político claro — algo não indicado em pesquisas de opinião.

E assim, entre os numerosos oponentes políticos de Macron, há cada vez mais pedidos para que ele renuncie sob o argumento de que a saída do atual presidente romperia com o impasse político na França.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crise política (e econômica) na Alemanha e na França

Esse vácuo político na França e na Alemanha — dois dos maiores e mais influentes atores da Europa — significa problemas para uma economia europeia já doente.

Com um déficit de 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB), a França já tem o pior desequilíbrio fiscal da zona do euro. 

Do outro lado, o maior membro do bloco também terá o pior desempenho econômico no ano que vem: a Comissão Europeia prevê que a Alemanha cresça 0,7% em 2025, após encolher em 2024.

DÓLAR nas ALTURAS e TRUMP de volta: Onde INVESTIR no Cenário INTERNACIONAL

O efeito do vácuo político para a Europa

O cenário econômico da Europa provavelmente deve continuar sombrio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A promessa de campanha do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 10% sobre produtos europeus representará uma dor de cabeça adicional — impondo um custo econômico direto aos exportadores da UE e uma escolha difícil para os líderes da região sobre como retaliar.

A ameaça de agressão russa e o possível afastamento dos EUA da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também significam que a Europa precisa colocar a mão no bolso para investir nas forças armadas.

Há ainda relação cada vez mais frias com a China, um grande parceiro comercial, à medida que a UE busca "desarriscar" um inimigo geopolítico crescente.

A saída para a Europa

Nos últimos meses, dois ex-primeiros-ministros italianos, Mario Draghi e Enrico Letta, emitiram alertas sombrios sobre a competitividade europeia, que foi superada em muito pelos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas com pouca orientação de Paris e Berlim, as duas capitais vistas como os motores do projeto europeu, não está claro se as soluções propostas serão ouvidas.

Draghi e Letta propuseram algumas ideias politicamente difíceis: empréstimos comuns via eurobonds, construção de mercados de capital ou um novo fundo de investimento pan-europeu — que equipara os enormes subsídios de tecnologia verde dos EUA.

Na prática, essas ideias podem envolver compartilhamento de risco com outros governos, aumento de contribuições financeiras para Bruxelas, reforma adicional dos sistemas de pensões ou eliminação de fiscalizadores financeiros nacionais. 

A questão é que essa é uma mistura política tóxica para qualquer governo nacional defender e piora ainda mais para um governo fatalmente enfraquecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Euro News e da Associated Press

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
APERTA O PLAY!

China vs. Estados Unidos: começou uma nova guerra fria? O que está em jogo na disputa entre Trump e Xi

23 de outubro de 2025 - 15:25

Convidado desta edição do podcast Touros e Ursos, Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) S.A. e professor da FGV, comenta os impactos da disputa e se ela pode afetar a reaproximação entre Brasil e EUA

NOVA RECEITA?

Trump quer Coca-Cola com açúcar “de verdade” — e o Brasil pode acabar ajudando a adoçar o ícone americano

23 de outubro de 2025 - 11:45

O refrigerante 100% americano pode acabar com um ingrediente made in Brazil

OUVERT!

As medidas adotadas pelo Museu do Louvre para reabrir as portas 3 dias após roubo de meio bilhão de reais 

22 de outubro de 2025 - 13:45

Embora as principais atrações do Louvre tenham sido reabertas, a Galeria de Apolo, lar dos Diamantes da Coroa Francesa, continua interditada

CORRIDA ESPACIAL

A Nasa não espera por ninguém, nem por Elon Musk. Na corrida contra a China, um comportamento da SpaceX coloca em risco contrato bilionário 

21 de outubro de 2025 - 11:38

O chefe interino da Nasa já deu o alerta: se a empresa de Elon Musk não for capaz de cumprir com os planos, ela será deixada para trás

CENA DE CINEMA

Roubo no Louvre: veja séries e filmes sobre crimes em museus — todos disponíveis no streaming

21 de outubro de 2025 - 9:32

De ‘Lupin’ a ‘O Código Da Vinci’, confira produções que unem arte, crime e suspense em grandes museus

WHAT A COINCIDENCE!

O sumiço que antecedeu o roubo: pintura de Picasso desaparece na Espanha dias antes de assalto ao Louvre

20 de outubro de 2025 - 16:30

A peça desaparecida é “Naturaleza muerta con guitarra”, uma pequena pintura em guache que deveria ser exibida ao público em Granada em 9 de outubro

FORA DO AR

De redes sociais a companhia aéreas: o que a falha da AWS revela sobre a dependência mundial da nuvem

20 de outubro de 2025 - 13:41

A falha global da Amazon Web Services (AWS) nesta segunda-feira (20) deixou milhões de pessoas sem acesso a sites, aplicativos e serviços que sustentam a vida digital

ROTEIRO DE FILME

Roubo no Louvre, Mona Lisa desaparecida, pé-de-cabra no MASP: os grandes assaltos a museus de arte da história

20 de outubro de 2025 - 12:33

De privadas de ouro até “quadros para viagem”, a história da arte foi entalhada por roubos dignos de um bom roteiro policial. Confira aqui alguns dos assaltos mais emblemáticos

DEU TILT

Falha global da AWS derruba plataformas e atrapalha até companhias aéreas; Amazon diz que serviço em nuvem está voltando ao normal

20 de outubro de 2025 - 9:33

A Amazon Web Services (AWS) confirmou sinais de recuperação após a falha global que afetou grandes plataformas digitais nesta segunda-feira (20)

FRAQUEZA GLOBAL

O dólar vai cair mais? Confiança na moeda como reserva de valor ‘erodiu um pouco’, e alta do ouro é sinal disso, diz presidente do BCE

19 de outubro de 2025 - 17:39

Enquanto o metal precioso dispara, o dólar perde valor no mercado internacional. E Christine Lagarde acredita que incertezas trazidas por Trump não são benéficas para a moeda

COISA DE FICÇÃO

Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado

19 de outubro de 2025 - 12:45

Ladrões invadiram a Galeria de Apolo, no primeiro andar, e levaram nove peças; uma delas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi encontrada danificada do lado de fora do museu

RETOMADA DO CONFLITO

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e volta a bombardear Gaza

19 de outubro de 2025 - 10:40

Forças israelenses alegam que grupo terrorista atacou seus militares na área de Rafah, o que os militantes negam

UMA NOVA PANDEMIA VEM AÍ?

Variante da gripe detectada na China preocupa cientistas; conheça o vírus influenza D (IDV)

17 de outubro de 2025 - 14:44

Pesquisadores identificam “taxas alarmantes” de exposição ao vírus em humanos; origem é animal, mas estudo indica possível transmissão aérea entre pessoas

MOVIMENTO TECTÔNICO

O sertão vai virar mar: como é a vida no país que vai ser cortado por um novo oceano em formação

16 de outubro de 2025 - 14:49

Um novo oceano pode surgir na África, começando na Etiópia e avançando por países como Quênia, Tanzânia, Moçambique e África do Sul até transformar parte do continente em uma imensa ilha

Economia em alta

Ritmo chinês: conheça o país da América do Sul que vai crescer 4 vezes mais que o Brasil em 2025

15 de outubro de 2025 - 19:14

Enquanto o Brasil tenta acelerar o PIB, um vizinho do continente deve registrar expansão digna da China — quatro vezes maior que a economia brasileira

CULTO À PERSONALIDADE

Polêmica até no ‘cara ou coroa’: Como é a moeda de 1 dólar com a qual o Tesouro dos EUA quer homenagear Donald Trump

15 de outubro de 2025 - 12:47

Uma moeda, dois lados: de um, a independência americana; do outro, o rosto de Donald Trump.

IAs em guerra (de narrativas)

Inteligência artificial tem lado? As visões das IAs de EUA, China e UE para encerrar a guerra Rússia-Ucrânia

15 de outubro de 2025 - 9:21

DeepSeek, Mistral e ChatGPT respondem às mesmas perguntas sobre guerra e paz — e mostram que até a inteligência artificial pode ter lado

OPERAÇÃO NARCO BET

Por trás do luxo, esquema de R$ 630 milhões misturava apostas, criptomoedas e narcotráfico

14 de outubro de 2025 - 13:16

A Operação Narco Bet revelou como funcionava o esquema em que o dinheiro do crime circulava por plataformas digitais

PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Juntos conseguimos o que muitos achavam que era impossível, diz Trump sobre fim da guerra em Gaza

13 de outubro de 2025 - 19:25

Em discurso nesta segunda-feira (13), o presidente norte-americano afirmou que, com a paz, inicia-se a reconstrução em Gaza, mas ponderou que “essa será a parte mais fácil”

PARALISAÇÃO

Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’

13 de outubro de 2025 - 10:59

Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar