🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

PGBL e VGBL

Previdência privada não entra em inventário, mas existe um caso em que esta regra não se aplica; entenda

Entendimento do STJ no ano passado abriu a porta para que previdência privada pudesse eventualmente integrar inventário

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
27 de setembro de 2024
14:30 - atualizado às 14:11
Martelo de juiz e dinheiro, representando a Justiça em casos de precatórios, herança e recuperação judicial
Imagem: Shutterstock

Uma das vantagens dos planos de previdência privada é o fato de que eles não entram em inventário quando seu titular morre. Assim, os recursos aplicados em PGBL e VGBL são transmitidos aos beneficiários desses planos automaticamente, sem burocracia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso acontece porque a previdência privada é considerada um produto de natureza securitária, isto é, com características de seguro, um tipo de produto que, por Lei, não passa por inventário.

Afinal, o objetivo principal dos planos de previdência é receber as contribuições do titular ao longo dos anos para que, na aposentadoria, ele receba uma renda por sobrevivência.

Pela mesma razão, esses produtos ficam isentos de ITCMD, o imposto estadual sobre heranças.

Finalmente, PGBLs e VGBLs permitem que o titular indique como beneficiárias pessoas que não sejam suas herdeiras obrigatórias, o que possibilita a transmissão de recursos para elas sem a necessidade de testamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previdência privada para planejamento sucessório

Por estes motivos, planos de previdência costumam ser muito utilizados para planejamento sucessório, prática de definir, ainda em vida, a transmissão de recursos aos seus futuros herdeiros.

Leia Também

Os produtos preferidos para esta finalidade são os planos tipo VGBL, que não permitem a dedução das contribuições na declaração de imposto de renda, mas também são tributados apenas sobre a rentabilidade, e não sobre o valor total do resgate, como no caso dos PGBLs.

Quando a previdência pode cair em inventário

Entretanto, existe uma situação em que a previdência privada pode sim acabar sendo integrada ao inventário de uma pessoa falecida: caso ela tenha sido utilizada pelo titular para tentar driblar as regras da partilha e um ou mais herdeiros se sintam prejudicados, questionando o uso do produto na Justiça.

Nesse caso, o juiz pode considerar que o plano foi usado não com um intuito securitário, mas sim como um investimento. Em outras palavras, que a intenção da sua contratação não era garantir uma renda para o titular na sua aposentadoria, mas sim investir recursos para evitar o inventário e favorecer as pessoas indicadas como beneficiárias, em detrimento de herdeiros necessários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Código Civil, seguro não é considerado herança, mas no momento em que a previdência privada é utilizada como investimento, pode-se questionar se essa proteção [não entrar em inventário] se mantém intacta.

Quando considerado um investimento, o plano de previdência deve, assim como outras aplicações financeiras, passar por inventário, além de poder sofrer a cobrança de ITCMD como o restante da herança.

As regras da partilha de herança

Pela Lei brasileira, são considerados herdeiros necessários ou obrigatórios os descendentes (filhos, netos e bisnetos), os ascendentes (pais, avós e bisavós) e o cônjuge ou companheiro (no caso dos regimes de comunhão parcial ou separação total de bens).

Quando uma pessoa que tinha bens morre, tudo aquilo que puder ser considerado herança – isto é, tirando a meação a que o cônjuge porventura tenha direito, a depender do regime de bens do casamento –, será dividido igualmente entre os herdeiros, a menos que, durante o planejamento sucessório, o autor da herança tenha definido algo diferente, por meio de um testamento, doações em vida ou uma previdência privada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, pelo menos metade do valor da herança – a chamada legítima – deve ser dividida irmãmente entre os herdeiros necessários, independentemente de qualquer mecanismo de planejamento sucessório utilizado.

Apenas a outra metade, chamada de parcela disponível da herança, pode ser distribuída livremente, se o autor da herança assim tiver definido. Desta forma, ele pode, por exemplo, ter deixado em testamento ou via VGBL uma parte para pessoas que não sejam suas herdeiras necessárias; ou ainda, distribuir essa metade de maneira desigual entre os herdeiros obrigatórios, de modo que, no fim da partilha, uns recebam mais que outros.

Entendimento do STJ

Em março de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou um recurso especial que resultou no entendimento de que, se considerado um investimento, o plano de previdência deveria passar por inventário.

O caso em questão se referia à contratação de um VGBL por uma mulher de 78 anos, que aportou no plano os valores obtidos com a venda de seu único imóvel, o que correspondia à quase totalidade dos seus bens – ou seja, mais da metade daquilo que viria, após sua morte, a ser considerada sua herança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de contratar o plano voltado para a aposentadoria com uma idade já avançada, ela ainda escolheu para início do pagamento dos benefícios a idade de 100 anos. Já ao escolher os beneficiários do plano, ela deixou de fora um dos seus herdeiros necessários.

Quando ela faleceu – antes de completar 100 anos de idade –, este herdeiro se sentiu lesado e questionou a partilha na Justiça. O caso chegou ao STJ, onde os ministros entenderam que houve um desvirtuamento da finalidade da previdência privada a fim de se evitar o inventário e desrespeitar as regras da legítima.

Contribuíram para este entendimento justamente a idade avançada de contratação do plano e de início do pagamento dos benefícios – o que indica uma intenção de investimento, e não de geração de renda na aposentadoria, que é o que se esperaria de uma previdência com características de seguro; e o fato de que o arranjo feito pela titular do plano excluía um de seus herdeiros necessários da parte que lhe era de direito.

Sendo assim, o STJ entendeu que o plano deveria ser inventariado, para que se atendessem as regras de partilha definidas em Lei. Desta forma, o VGBL ficou também sujeito à cobrança de ITCMD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer dizer que um VGBL contratado só para planejamento sucessório corre o risco de entrar em inventário?

A princípio não, desde que as regras de partilha sejam respeitadas na contratação do plano e no uso de outros instrumentos de planejamento sucessório, como doações em vida e testamento.

Os VGBLs contratados apenas com a finalidade de facilitar a transmissão de bens e evitar os altos custos do inventário, ou mesmo para que os herdeiros tenham liquidez imediata logo após a morte do titular, ainda não costumam entrar em inventário, nem sofrer a cobrança de ITCMD, a menos que o processo de partilha seja questionado na Justiça.

Em outras palavras, a mera contratação da previdência para fins de planejamento sucessório não tende a fazer com que ela seja vista como um investimento financeiro.

Mas caso algum herdeiro se sinta lesado pelo planejamento sucessório feito pelo autor da herança em vida e leve o caso aos tribunais, os juízes olharão com mais atenção para a natureza desta previdência, e poderão entender que seu uso foi desvirtuado, levando-a a inventário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, se realmente não quiser que a previdência entre em inventário ou sofra cobrança de ITCMD, você deve respeitar todas as regras da partilha ao fazer planejamento sucessório, até para evitar brigas de herdeiros na Justiça, inventários intermináveis e custos ainda mais altos no processo.

Uma observação sobre o ITCMD

O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) é um tributo estadual cobrado sobre heranças e doações e cujas alíquotas variam de 2% a 8%, a depender do estado.

Ele não deve, a princípio, ser cobrado sobre valores aportados em planos de previdência privada, uma vez que esses recursos não são considerados herança. Mas, caso sejam entendidos como investimentos e precisem ser inventariados, os planos PGBL e VGBL também acabam sujeitos à cobrança de ITCMD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LOTERIAS

Lotofácil e Quina prometem prêmios milionários hoje, mas não fazem nem cócegas nos valores acumulados na Mega-Sena e na Timemania

15 de dezembro de 2025 - 9:47

A maior parte das loterias da Caixa Econômica Federal segue sem vencedores, com Mega-Sena e Timemania na dianteira da disputa pelos maiores prêmios da semana.

UMA DAS MENORES DO BRASIL

Este estado derrubou o IPVA para uma das menores alíquotas do país — e ainda dará desconto para pagamento à vista

11 de dezembro de 2025 - 16:29

Redução leva a alíquota do IPVA 2026 no Paraná para 1,9%, uma das menores do país, com desconto extra de 6% no pagamento à vista

OPORTUNIDADE SUSTENTÁVEL

5 tendências ESG que devem orientar os investimentos em 2026, segundo relatório da XP

11 de dezembro de 2025 - 13:40

Data centers de alto desempenho e minerais críticos são temas que devem estar na agenda do próximo ano

CAI HOJE

Caixa deposita hoje o Bolsa Família para quem tem NIS final 2

11 de dezembro de 2025 - 12:02

Valor médio sobe para R$ 691,37 com adicionais; antecipação antes do Natal já alcança 18,7 milhões de lares

BOLADA ACUMULADA

Mega-Sena sorteia R$ 38 milhões e Timemania dispara a R$ 64 milhões nas Loterias da Caixa; veja os prêmios do dia

11 de dezembro de 2025 - 9:44

Mega-Sena e Timemania lideram com as maiores cifras, enquanto Lotofácil, Quina, Dia de Sorte e outras modalidades continuam acumulando nas Loterias da Caixa.

TOUROS E URSOS #251

Previdência privada ainda vale a pena? Cobrança de IOF balançou o setor, mas INSS em declínio é um impulso poderoso

10 de dezembro de 2025 - 14:12

No Touros e Ursos desta semana, o diretor da Bradesco Vida e Previdência, Estêvão Scripilliti, fala sobre as mudanças na previdência privada e para onde caminha essa possibilidade de investimento

BOAS NOTÍCIAS

Segunda parcela do 13º salário será depositada mais cedo neste ano; veja quando

9 de dezembro de 2025 - 11:06

Com o prazo legal coincidindo com o fim de semana, a segunda parte do décimo terceiro deve ser paga até 19 de dezembro

INVESTIMENTOS NA PALMA MÃO

Novo aplicativo da B3 (B3SA3) centraliza investimentos e quer ir além: oferecer da portabilidade à votação em assembleias

8 de dezembro de 2025 - 6:00

As funcionalidades têm como objetivo ser uma porta de entrada para o investidor se sentir confortável para experimentar cada vez mais serviços

PARA LER AINDA EM 2025

Bill Gates indica cinco livros imperdíveis — e a escolha é mais diversa do que você imagina

7 de dezembro de 2025 - 10:10

Fundador da Microsoft destaca obras que ajudam a entender o mundo e a nós mesmos; veja os títulos e por que cada um entrou na lista

NÃO FAÇA ISSO

O que não fazer na festa da firma (se quiser manter sua reputação intacta)

6 de dezembro de 2025 - 9:50

Encontros corporativos são oportunidades de networking, mas podem ser armadilhas para quem escorrega no comportamento

LANÇAMENTOS NETFLIX

De “Jay Kelly” a “Stranger Things”: os lançamentos da Netflix em dezembro 

5 de dezembro de 2025 - 11:32

Último mês de 2025 chega com filmes cotados a prêmios, retornos aguardados e clássicos do cinema, além de eventos ao vivo

NA BASE DA CONVERSA

Preço apertou? Em São Paulo, proprietários aceitam negociar descontos no aluguel e na venda de imóveis

4 de dezembro de 2025 - 18:41

Pesquisa da Loft mostra que a aceitação de desconto cresceu de forma consistente ao longo do ano

BUSCAS DO ANO

João Fonseca supera Donald Trump nas buscas do Google Brasil e lidera ranking de 2025; veja os destaques

4 de dezembro de 2025 - 16:47

Tenista de 19 anos desbanca presidente dos EUA, atrizes premiadas, influenciadores investigados e nomes de casos criminais em um dos rankings mais reveladores do ano

LAR, DOCE LAR

Microapartamentos, imóvel por assinatura, comunidades e ‘repúblicas’ — brasileiros topam novos modelos de moradia, mas com uma condição

3 de dezembro de 2025 - 16:31

Pesquisa do QuintoAndar mostra que a possibilidade de reduzir o custo de vida é atraente nos novos modelos, mas falta de privacidade pesa contra as opções compartilhadas

VEJA O LOCAL DA PROVA

Enem dos Concursos: convocados para a prova discursiva já podem consultar o local de prova; veja como acessar

1 de dezembro de 2025 - 15:51

FGV libera às 16h desta segunda (1) o cartão de confirmação do CNU; mais de 42,4 mil candidatos farão a prova discursiva no domingo (7)

RUMO AO BILHÃO

Quanto tempo leva para o prêmio da Mega da Virada de 2025 chegar a R$ 1 bilhão? Calculamos para você

1 de dezembro de 2025 - 14:56

Prêmio da Mega da Virada de 2025 é estimado em R$ 850 milhões; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

PRÊMIOS MILIONÁRIOS

Loterias da Caixa entram em dezembro com R$ 6 milhões na Super Sete e R$ 56 milhões na Timemania

1 de dezembro de 2025 - 10:00

Super Sete abre a semana com o maior prêmio do dia, enquanto Quina, Lotomania e Dupla Sena chegam acumuladas; Timemania oferece o maior prêmio da semana

PARA DEZEMBRO

Bolsa Família é antecipado em dezembro: confira o calendário do programa neste final de ano

1 de dezembro de 2025 - 8:55

O pagamento do benefício será realizado antecipadamente neste mês e seguirá a ordem estabelecida pelo último número do NIS; confira

REFORMA DA RENDA

Quem vai pagar 10% de IR sobre dividendos em 2026? Além de herdeiros e grandes empresários, há mais profissionais na mira do Leão

1 de dezembro de 2025 - 6:02

Nova lei não distingue entre pequenos, médios e grandes recebedores de dividendos — e dá pouca margem para minimizar o impacto

BLACK FRIDAY SEGURA

Guia básico da Black Friday 2025: como comparar preços, evitar golpes e usar a IA a seu favor

27 de novembro de 2025 - 20:15

Com golpes em alta e consumidores mais cautelosos, veja como comparar preços, evitar fraudes e usar a IA para tomar decisões mais seguras na Black Friday

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar