O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Em entrevista ao podcast Touros e Ursos, Reinaldo Le Grazie afirmou que o BC deve promover pequeno ciclo de alta da Selic nas próximas reuniões
Enquanto a dúvida filosófica entre ser ou não ser era a grande questão para Hamlet — personagem-título de uma das principais peças de William Shakespeare —, subir ou não subir a taxa Selic é o dilema que enfrenta o Banco Central brasileiro.
Mas para Reinaldo Le Grazie, ex-diretor do BC e CEO da Panamby Capital, não há muito espaço para dilema neste momento. "Não sobrou nada ao Copom a fazer exceto subir os juros", afirmou em entrevista ao podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro.
As perspectivas para os juros brasileiros ganharam ares de tragédia shakespeariana. Afinal, menos de dois meses após o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) interromper o ciclo de cortes, já há discussões sobre um potencial novo aperto na Selic.
O comunicado divulgado após o último encontro não deu muitas pistas sobre qual será a rota adotada por Roberto Campos Neto, presidente da instituição, e seus diretores na próxima reunião, marcada para setembro.
Por outro lado, o Copom incluiu mais um fator de risco para a inflação: a "taxa de câmbio persistentemente mais depreciada". O dólar já se valoriza mais de 12% frente ao real em 2024.
Além disso, a ata publicada no início deste mês reforçou o compromisso do comitê em fazer o que estiver a seu alcance para trazer o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao centro da meta de 3% ao ano estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.
Leia Também
Mas, poucos dias depois, a divulgação do IPCA de julho mostrou que a inflação voltou a acelerar e alcançou os 4,5% no acumulado de 12 meses, batendo no teto da meta.
Para Le Grazie, que participou do Copom entre 2016 e 2019, o BC deve promover um pequeno ciclo de alta da Selic nas próximas reuniões. "Não faz sentido subir [os juros] em uma reunião só", afirmou, na entrevista. Assista abaixo a íntegra do Touros e Ursos:
Vale relembrar que, enquanto o Brasil discute um possível aperto nos juros, as economias dos países desenvolvidos caminham na direção oposta.
No caso do Federal Reserve, o BC dos Estados Unidos, a ampla maioria do mercado aposta em um corte na reunião de setembro. E, segundo o presidente do Fed, Jerome Powell, essa é uma opção que está na mesa.
“A questão do corte dos juros agora é se a totalidade dos dados darão a confiança necessária para um afrouxamento no próximo encontro. Se os dados passarem nesse teste, a resposta virá em setembro. Hoje, posso dizer que ainda não chegamos nesse ponto”, afirmou Powell.
A provável queda dos juros nos EUA ajuda o trabalho do Banco Central brasileiro. Mas isso não deve ser suficiente para evitar um aumento da Selic por aqui, de acordo com o CEO da Panamby Capital.
A dúvida Shakespeariana, portanto, recai mais na magnitude do que na alta da Selic em si, de acordo com Le Grazie.
Confira o bate-papo na íntegra, incluindo os eleitos como Touros e Ursos da semana, neste link no Spotify ou no tocador abaixo:
Levantamento também indica ritmo de forte expansão do mercado logístico, impulsionado pelo e-commerce
Mega-Sena 30 anos tem regras parecidas com as da Mega da Virada: prêmio não acumula e 90% do dinheiro é destinado a quem acertar as seis dezenas; veja os detalhes do sorteio especial
Índice acelera de 0,44% em março para 0,89% em abril, e qualitativo preocupa: alimentação e transportes pressionam; saiba o que pode acontecer com a Selic daqui para frente
Companhia avalia incorporar parte de ativo que hoje está nas mãos da controladora; entenda o que está em discussão
Lotofácil 3671 acumula e Lotomania 2917 é a única a pagar o prêmio principal na rodada de segunda-feira (27) das loterias da Caixa
De acordo com o conselheiro da Casa Branca, o nível de concentração das quatro maiores companhias reduz a concorrência e cria condições para a formação de preços
Mercado ilegal, uso sem acompanhamento médico e incidência de doenças graves acendem alerta das autoridades sobre canetas emagrecedoras como Mounjaro e Ozempic
Pensando em homenagear a mãe, britânico pretende correr 32 maratonas em 32 dias para angariar fundos para pesquisa
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa. Agora ela paga mais do que todas as outras juntas.
Ninguém levou o prêmio máximo no concurso 3.000; entenda quanto você precisa investir para aumentar as probabilidades — e por que o custo dispara
Decisões no Banco Central e no Federal Reserve (Fed) dividem atenções com IPCA-15 e PIB dos EUA; confira tudo o que irá rolar nos mercados na próxima semana
Pé-de-Meia é um programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público; pagamentos começam amanhã
O terminal é considerado estratégico, já que vai ampliar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres do Porto de Santos, o maior da América Latina
Entre nostalgia e especulação, cartas de Pokémon deixam de ser apenas coleção e passam a circular como ativo de alto risco
A decisão de acionar a bandeira amarela na conta de luz se relaciona ao volume de chuva abaixo da média nos reservatórios
Por se tratarem de concursos com final zero, os prêmios de Loteria em jogo neste sábado são maiores; confira os valores
Plataformas como Kalshi e Polymarket deixam de operar como investimento e passam a seguir regras de apostas; norma vale a partir de maio
Nem mesmo a campeã do BBB 26, Ana Paula Renault, vai conseguir fugir da mordida do leão
Paris e Bigi estão em disputas na justiça e o Rancho de Neverland foi vendido; veja como está a herança de Michael Jackson
A Caixa Econômica Federal liderou a concessão de credito imobiliário com recursos da poupança no primeiro trimestre