Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Combustíveis

Gasolina mais barata está fora do radar: Petrobras (PETR4) descarta reduzir preço dos combustíveis mesmo com queda do petróleo

'Estamos confortáveis com o nível dos preços', afirmou a presidente da estatal

petrobras combustíveis renúncia CAPA SD
Imagem: Shutterstock/Montagem Giovanna Figueredo

A queda na cotação do petróleo no mercado internacional não deve influenciar nenhuma redução nos preços dos combustíveis produzidos pela Petrobras (PETR4). Foi o que afirmou a presidente da estatal, Magda Chambriard, nesta quarta-feira (4) após evento em Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Não vamos fazer nada com isso. Estamos confortáveis ​​com o nível dos preços", afirmou a executiva.

Na véspera, a notícia de um possível acordo para restaurar a produção e exportação de petróleo na Líbia, enquanto a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) estuda a oferta em outubro, pressionou forte queda nas cotações do óleo no mercado internacional.

  • Petrobras, 3R, Prio: Qual petroleira vai ser a “vencedora” da temporada de resultados do 2T24? Confira as análises da Empiricus Research gratuitamente – clique AQUI.

A presidente da Petrobras enfatizou que, apesar desse movimento na cotação do óleo bruto, os preços dos combustíveis produzidos pela estatal estão abaixo do que era praticado 20 meses atrás.

“A população não percebe isso. Não é um assunto direto, por conta das margens que são agregadas, com distribuição e revenda", disse Magda Chambriard.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faz quase um ano que a Petrobras reduziu o preço da gasolina pela última vez. O último corte foi anunciado pela petroleira em outubro do ano passado - uma redução de R$ 0,12 por litro repassado às distribuidoras.

Leia Também

ECONOMIA

Brasil na encruzilhada: Itaú endurece projeções e vê cenário pior para a economia local e internacional

TATU-BOLA

Ameaçada de extinção, espécie que inspirou o mascote da Copa de 2014 ganha um novo plano de proteção

Novo reajuste no preço do combustível foi praticado pela Petrobras em julho deste ano, um aumento de R$ 0,15 por litro.

QAV sem nova queda

Nova redução do preço do querosene de aviação (QAV) também está descartada no curto prazo, conforme afirmou a presidente da Petrobras.

"Neste momento, nós não estamos mexendo com isso", disse Magda Chambriard ao ser questionada por um jornalista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Petrobras anunciou redução de 8,8% do QAV vendido às refinarias no dia 1º de setembro.

O setor de companhias aéreas recupera o preço do combustível, que, apesar das baixas registradas desde janeiro de 2023, ainda é vendido a custos elevados na comparação com os níveis anteriores à pandemia, período de acúmulo de altas.

Conforme base de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dos valores praticados por produtores e importadores, o QAV é, na comparação com a gasolina e o diesel, o combustível que mais encareceu entre a média de 2019, antes da pandemia, e a média de 2023.

Nesse recorte, o QAV acumula alta de 88%, contra 51% na gasolina e no diesel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que defende encontrar caminho para redução do preço para colaborar com a saúde financeira do setor aéreo, afirma que está em diálogo com a Petrobras.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
suplemento alimentar anvisa (1) 25 de junho de 2026 - 14:42
Henrique Meirelles 25 de junho de 2026 - 10:44
copa do mundo seleção brasileira 25 de junho de 2026 - 10:10
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar