🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Paulo Guedes tem um sopro de esperança para o Brasil

Ex-ministro da Economia explica por que acredita que o mundo vai voltar os olhos para o país

Paulo Guedes
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Se fosse para resumir o cenário que Paulo Guedes traçou para o Brasil nas próximas décadas, seria com sua seguinte frase: “quando dois brigam, o terceiro que se dá bem. O Brasil está bem posicionado neste acirramento geopolítico global”. Explico:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paulo Guedes é esperançoso com o Brasil e enxerga o mundo convergindo cada vez mais para nossas terras tupiniquins. Para Guedes, outras nações vão querer ser o Brasil daqui 10 a 20 anos, independentemente dos governos que passarem por Brasília. Afinal, o longo ciclo de crescimento sincronizado mundial (e que a gente ficou de fora) acabou, abrindo uma janela que favorece nosso país.

Contextualizando melhor, os países do “primeiro mundo” enfrentam hoje problemas geopolíticos, de segurança alimentar, cibernética e outras questões dramáticas que fazem deles economias declinantes. Já o Brasil... Não tem briga com ninguém e ainda por cima possui 80% de energia limpa e renovável, dando-lhe um enorme potencial de ganho de eficiência que é muito atrativo para outras nações.

Em outras palavras, o Brasil é o cara mais arrumadinho para o futuro de longo prazo, mas não por mérito, e sim porque é um país atrasado: todo mundo estava curtindo a festa, nós ficamos de fora e chegamos para dançar no fim da noite, quando todo mundo já estava bêbado. “Quando quiserem produzir aço verde, estaremos aqui. Temos energia limpa e barata. Então as economias declinantes, como a Europa e a China, terão que vir aqui. 

Por isso não podemos nos dar o luxo de entrar na briga de ninguém. Podemos dançar com todo mundo. Alemão, chinês... todo mundo”, contou num evento recente da Spectra Investments, que eu, Thiago Salomão, participei e levei em primeira mão para os assinantes da CompoundLetter, a newsletter gratuita do Market Makers. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guedes vê, inclusive, que esse declínio global ativou o “modo sobrevivência no Ocidente”, com países buscando novas lideranças — sobretudo de direita — em busca de políticas que os coloquem de volta na rota da prosperidade. Como exemplo, ele cita Hungria, Itália, Portugal, Nova Zelândia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Leia Também

ALERTA DE PROMOÇÃO!

Leilão da Casas Bahia promete eletrodomésticos com até 75% de desconto; veja como participar

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Oceano Atlântico bate recorde negativo em temporada de furacões — e a culpa é do El Niño

Mas há um porém: Na visão do ex-ministro da Economia, apesar de o Brasil ter uma escala que outros países não têm, não podemos nos dar o luxo de brigar e tampouco fugir do que ele chama de “caminho da prosperidade”, que é seguir com a agenda de privatizações e não aumentar impostos sobre empresas.

Hoje, Paulo Guedes vê o Brasil como uma nação que “não briga com ninguém, só briga com ela mesma”, mas no meio dessa confusão interna, vê uma virtude que era pouco vista na sua juventude: cada vez mais jovens animados com o empreendedorismo. “O empreendedor é a chave do futuro. Quando eu era jovem, eram 5 ou 6 que acreditaram em liberalismo. Hoje são muitos. Não desistam.”

Aos 74 anos de idade, Paulo Guedes vê um Brasil melhor no longo prazo. Talvez esse cenário não se realize. Só o futuro dirá. O otimismo, no entanto, é algo que todo brasileiro deveria guardar dentro de si.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com doses críticas, um quê de ceticismo em algumas coisas e apontando ressalvas que podem atrapalhar o tal caminho da prosperidade? Com certeza sim. Mas é a fagulha de esperança que nos dá a força de seguir em frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aplicativo de IA de internet de ícones de inteligência artificial, ChatGPT, da OpenAi 13 de setembro de 2026 - 18:03
Imagem feita com inteligência artificial. Notas de dinheiro e moedas e, ao fundo, prédios em São Paulo 13 de setembro de 2026 - 14:35
Chuva pode baratear preço da energia elétrica, mas cenário pode mudar até 2027 12 de setembro de 2026 - 10:30
Em um fundo que traz uma montagem com cédulas e gráficos, Roberto Padovani, economista-chefe do Banco BV, aparece do lado direito usando blazer azul e camisa branca. Do lado esquerdo, a pergunta: Por que os juros não caem? 11 de setembro de 2026 - 17:32
lotofácil da independência 11 de setembro de 2026 - 9:45
Imagem gerada por inteligência artificial mostra muitos condôminos discutindo em um condomínio com diversas torres de prédios. Ao fundo, há ainda uma churrasqueira e uma piscina 10 de setembro de 2026 - 12:35
Botijões de gás de cozinha do programa Gás do Povo em destaque, com identidade visual do governo federal, representando benefício social para recarga gratuita de gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda. 10 de setembro de 2026 - 9:01
Bomba de combustível diesel e gasolina 9 de setembro de 2026 - 19:15
Chuva forte em São Paulo 9 de setembro de 2026 - 16:02
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar o projeto da OpenAI, dona do ChatGPT, para Wall Street. 9 de setembro de 2026 - 15:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar