O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Opep mantém projeções otimistas para o país, mas alerta para alguns gatilhos negativos, como inflação e aumento nos custos da produção offshore
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está otimista com o Brasil e com o potencial de produção de combustíveis do país. É isto que revela o relatório mensal publicado pela organização nesta segunda (14).
Apesar de ter reduzido as projeções de produção de petróleo no país, o cartel acredita que o Brasil será um dos grandes impulsionadores da oferta global da commodity, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Canadá e China.
VEJA MAIS: SD Select e Market Makers reúnem especialistas em economia para evento gratuito sobre eleições americanas; garanta sua vaga clicando aqui
A organização ainda fez projeções otimistas para o PIB brasileiro, elevando-o de 2,2% para 2,5% para 2024.
Como propulsor desse crescimento, o relatório cita a "força contínua da economia doméstica brasileira", com sinais positivos de demanda do consumidor e robustez do setor de serviços.
Por outro lado, a Opep nota que há volatilidade no setor industrial e que o declínio nas taxas de desemprego e aumento salarial devem criar pressão inflacionária sobre a economia.
Leia Também
Neste cenário, o cartel alerta que as incertezas sobre a inflação devem se estender até o próximo ano e que possibilidade de novas altas de juros são esperadas pelo Banco Central, com o aperto monetário contrabalançando a força do crescimento econômico.
Dado esse cenário, a Opep decidiu manter a projeção para o PIB brasileiro em 2025 em 1,5%, inalterada em relação ao relatório anterior.
"Uma potencial transição na liderança do BCB em janeiro de 2025 pode influenciar a coordenação política, mas a efetividade dessas mudanças ainda será observada", pondera o relatório.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADECONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto ao PIB global, a organização manteve a previsão de 3% para 2024 e 2,9% para 2025.
O cartel elevou sua previsão de crescimento econômico este ano para os EUA, de 2,4% a 2,5%, mas manteve as da zona do euro, em 0,8%, e da China, em 4,9%.
O cartel cortou as expectativas para a oferta de combustíveis líquidos do Brasil nos próximos dois anos, mas manteve o país como um dos quatro países de fora da Opep que mais deverão impulsionar o avanço da oferta global em 2024.
A Opep espera que a oferta de combustíveis líquidos do Brasil suba cerca de 60 mil barris por dia (bpd) neste ano, para uma média de 4,2 milhões de bpd. Segundo o relatório, o corte de 50 mil bpd deve-se à produção brasileira aquém do previsto nos últimos meses.
O cartel espera um aumento na produção em alguns campos de petróleo - como Búzios, Tupi e Itapu - e início da operação de outros projetos petrolíferos em 2024, mas reconhece que "problemas técnicos e operacionais podem atrasar o calendário de produção das plataformas".
No próximo ano, a Opep ainda prevê atrasos provocados por aumento nos custos de produção offshore e da inflação, além de um arrefecimento do crescimento econômico de curto prazo.
Para 2025, a projeção da Opep é de alta de 200 mil bpd, a 4,4 milhões de bpd. O número também representa um corte em relação aos 4,5 milhões de bpd estimados no relatório anterior.
A organização cortou a previsão para o crescimento da demanda global pela commodity este ano em 106 mil bpd, para 1,9 milhão de bpd.
Para 2025, o cartel também reduziu a projeção para o aumento na demanda mundial por petróleo, em 102 mil bpd, para 1,6 milhão de bpd.
Apenas a demanda em países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) deve registrar aumento neste ano e no próximo, segundo projeções.
Fora da OCDE, a expectativa é de alta de 1,8 milhão de bpd em 2024 e de 1,5 milhão de bpd em 2025.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Escalada do Brent e bloqueio das importações aumentam pressão sobre a política de preços da estatal
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (12). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania acumularam. Consequentemente, os prêmios em jogo aumentaram.
Briga entre o bilionário e o ministro do STF se estende desde 2024 com investigações sobre a plataforma X
Chocolate, batata-doce e café solúvel lideraram as altas do IPCA no período, enquanto arroz, azeite de oliva e frutas registraram as maiores quedas de preço.
Estas pessoas jogaram coisas no lixo achando que não valiam nada — e depois descobriram que estavam diante de verdadeiras fortunas
Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset e ex-Secretário do Tesouro Nacional, conta como o choque externo chega na inflação, nos juros e no seu bolso
O objetivo é conter os efeitos da alta da commodity no bolso do consumidor, em meio à escalada das tensões no Oriente Médio
No total, já são 13 as estações de Metrô de São Paulo que adotaram o sobrenome de companhias
Lotofácil é dividida entre dois ganhadores. Quina desencanta e sai para bolão com dez participantes. Todas as demais loterias sorteadas pela Caixa Econômica Federal na noite de quarta-feira (11) acumularam.
Gigantes da tecnologia anunciam projetos bilionários de data centers no país, mas o consumo massivo de energia e água levanta alertas entre especialistas e ambientalistas
A surpreendente história de como George Clooney transformou gratidão em 14 malas com um milhão de dólares em cada para seus melhores amigos
O Mercado Livre ganhou os naming rights do estádio com uma proposta de aproximadamente R$ 1 bilhão para explorar o espaço por 30 anos.
Velha guarda de Wall Street diz estar constrangida com o ensaio fotográfico dos jovens banqueiros do Goldman Sachs
Com o fechamento do Estreito de Ormuz, as exportações de carne de frango e bovina brasileiras podem ser afetadas com multas por atraso, aumento no custo de combustível e até uma taxa extra para passar pela região
Mega-Sena saiu apenas duas vezes desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (11).
MacBook Neo no “precinho” poderá ser comprado no site oficial da Apple a partir desta quarta-feira (11)
Para diretor, disputa tributária envolvendo créditos de ICMS pode pressionar tarifas nos próximos anos; entenda
Também fazem parte da lista de bilionários os irmãos Batista e membros da família Salles
Outro ponto que chama atenção no top 10 dos bilionários é o domínio do setor de tecnologia entre os mais ricos do planeta.
Cerca de uma em cada quatro pessoas físicas e jurídicas brasileiras têm direto para resgatar dinheiro esquecido nos bancos