O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O presidente do BC brasileiro contou, durante participação em evento nesta quarta-feira (28), que esteve perto de intervir no câmbio e diz que segue pronto para ajustar a política monetária se for necessário
“O Banco Central está com o dedo no gatilho”. Foi assim que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, referiu-se ao fato de que a autoridade monetária está pronta para agir, caso seja necessário.
Mas RCN não se referia à Selic quando disse isso nesta quarta-feira (28), durante a participação na conferência anual do Santander, e sim ao câmbio.
"A gente chegou muito perto de pensar em fazer intervenção em alguns momentos. Significa que o Banco Central vai atuar se for preciso, e está sempre ali com o dedo no gatilho", afirmou Campos Neto.
O presidente do BC apontou que o fato de o câmbio ser flutuante não significa que nunca haverá uma intervenção. Ele ponderou, no entanto, que essas intervenções no câmbio precisam ser cuidadosas para evitar transbordamento a outros mercados.
Mais uma vez, Campos Neto frisou que o BC só intervém quando há disfuncionalidade no câmbio, observando também um princípio de separação no qual a política monetária é para juros, enquanto a estabilidade financeira é assegurada via medidas macroprudenciais.
Campos Neto fez as declarações em um momento no qual o mercado opera sob a perspectiva de corte de juros nos EUA e aumento da Selic no Brasil.
Leia Também
Sobre isso, ele disse: “Temos enfatizado que o BC vai fazer o que for preciso para atingir a meta [de 3% de inflação]”, reforçando a indicação recente dos diretores da autarquia, de que o BC vai aumentar a Selic se for necessário.
RCN afirmou ainda que as inflações implícitas aceleraram muito, o que causa grande desconforto ao BC.
Ele, no entanto, reconheceu que o IPCA-15, divulgado na terça-feira (27), com desaceleração na margem, veio um pouco melhor — mas ainda sem dar conforto para a autoridade monetária.
RCN também voltou a negar que o BC, seja por declarações de seus diretores ou demais comunicados oficiais, tenha estabelecido um novo forward guidance (orientação futura) para a política monetária.
"A melhor forma para se ter credibilidade é fazer política monetária sob o framework técnico e com comunicação", disse ele. "Não demos guidance porque neste momento é importante ter flexibilidade", acrescentou.
Ao mesmo tempo, Campos Neto citou a questão fiscal como uma espécie de driver para o direcionamento da política monetária.
"Queda sustentável de juros sempre esteve associada à melhora fiscal", disse ele, observando que apesar da evolução das receitas, no campo fiscal, as despesas do governo têm subido mais.
Sobre a economia brasileira, Campos Neto disse que está mais forte em um contexto de mão de obra apertada em um mercado de trabalho em que a desocupação vem caindo sistematicamente.
Segundo ele, o BC procura entender de onde vem o crescimento no Brasil. O fato, segundo observou Campos Neto, é que o mercado de trabalho ganhou maior flexibilidade com a reforma trabalhista. De forma geral, disse, as reformas tiveram influência em maior crescimento da economia.
Campos Neto também voltou a falar dos impactos que os ruídos exercem na economia. "Sempre digo que precisamos atravessar ruídos", afirmou.
Campos Neto também falou sobre o fim do seu mandato do comando do BC — ele fica até o final do ano — e voltou a dizer hoje que está à disposição para uma transição suave.
Ele voltou a defender que o anúncio do nome que irá sucedê-lo seja antecipado, ponderando, no entanto, que esta é uma prerrogativa do governo. O mais cotado para ocupar a vaga é o atual diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo.
“Sempre disse que queria fazer uma transição suave, assim como o Ilan fez comigo”, disse Campos Neto, referindo-se a seu antecessor, Ilan Goldfajn, na presidência do BC.
Campos Neto repetiu que é importante que o indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha tempo para participar da transição e se preparar para a sabatina do Senado.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer