O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Em simpósio dos banqueiros centrais nos Estados Unidos, presidente do BC brasileiro disse que inflação está convergindo para meta, mas num processo mais lento que o esperad
Em excesso, mesmo algo bom pode ser negativo. A Economia, ciência do cobertor curto, está repleta de exemplos, e os mais evidentes talvez apareçam na política monetária.
Se a deflação e a recessão são deletérios, uma atividade econômica e um mercado de trabalho aquecidos demais podem não ser muito melhores, levando a inflação para as alturas.
Em sua apresentação no simpósio de Jackson Hole, no estado americano do Wyoming, o presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto, tratou de nos lembrar dessas máximas ao apontar o "vilão" para a inflação brasileira neste momento, aquilo que impede a taxa básica de juros de cair mais: o mercado de trabalho aquecido.
"Tem sido desafiador ter um processo de desinflação com o mercado de trabalho aquecido, especialmente em mercados emergentes como o Brasil", disse Campos Neto no último sábado (24), durante a conferência anual do Federal Reserve de Kansas City, que reúne banqueiros centrais do mundo todo.
Para Campos Neto, este desafio tem tornado o processo de levar a inflação de volta à meta mais lento que o esperado. Ele também afirmou que os índices de preços ao consumidor estão acelerando em toda a América Latina.
"O Brasil sempre teve um histórico de inflação mais alta do que outros mercados emergentes, mas estamos neste momento em que o processo de desinflação está estagnado", disse o presidente do BC brasileiro. Parte disso "tem a ver com 'como você continua esse processo com o mercado de trabalho aquecido?'"
Leia Também
A taxa básica de juros, a Selic, tem sido mantida em 10,50% desde junho, e agora as perspectivas do mercado são de novas elevações, mesmo com a expectativa de cortes de juros pelo Federal Reserve, o banco central americano, a partir de setembro.
O próprio Campos Neto e o diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, cotado para ser o novo presidente da autarquia, têm sinalizado que o Copom aumentará os juros se necessário.
A inflação brasileira atingiu o teto da meta em julho, e os indicadores de atividade econômica vêm superando as estimativas. Dentro do índice, a pressão maior vem dos preços de serviços, o que está diretamente ligado ao emprego.
Campos Neto disse ainda, no evento de ontem, que programas de transferência de renda do governo, antes usados para suavizar os impactos da pandemia no mercado de trabalho, aumentaram recentemente.
No entanto, a melhoria nas expectativas sobre o cenário fiscal do país ajudou a reduzir as taxas de juros do Brasil no passado, apoiando a ideia de que, quanto mais coordenadas são as políticas fiscal e monetária, "mais eficaz você é", disse o presidente do BC.
Banqueiros centrais em todo o mundo "precisam entender que a inflação está convergindo, mas o processo teve um custo significativo para a sociedade", acrescentou Campos Neto.
*Com informações da Bloomberg
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 14 de abril. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
Pagamento do Bolsa Família segue calendário por NIS, garante valor mínimo de R$ 600 e pode incluir adicionais
Até o momento, Anvisa recebeu pedidos de registro de 16 medicamentos à base de semaglutida e de sete que têm liraglutida como princípio ativo
Enquanto os brothers do BBB26 ainda entregam conteúdo, Globo já está de olho no BBB27
Lance inicial teto do leilão do Detran-Sp é de um Renault Logan Dyna, modelo 2016, por 7 mil reais
Prêmio em jogo na Lotofácil dispara depois de acúmulo em concurso com final zero, mas Mega-Sena, Quina e Timemania pagam valores maiores nesta terça-feira (14).
Com o Brasil como exportador líquido, alta do petróleo impulsiona a balança comercial e leva BTG a revisar projeções para até US$ 90 bilhões
Novo aporte resolve um dos principais entraves do túnel Santos-Guarujá e acelera plano do governo para iniciativa virar realidade
Modelo de tempo compartilhado representa 17,7% da demanda hoteleira no Brasil, mas pesquisa indica que há espaço para esse mercado crescer mais; veja como aproveitar o potencial
Casos mais severos do problema podem gerar desligamento do motor ou até princípio de incêndio
Participantes do CadÚnico precisam estar com cadastro regularizado; edital traz novidade sobre o uso do nome social
Hackers que invadiram a Rockstar Games impuseram data-limite para receberem pagamento
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa. Concurso 7000 da Quina é o destaque desta segunda-feira (13).
No Brasil, a semana começa com a tradicional divulgação do Boletim Focus, para calibrar as apostas do mercado nacional
As indicações ao Cade seguem emperradas e dependem da aprovação de outras nomeações que precisam passar pelo Senado Federal
Enquanto a “máquina de milionários” da Caixa segue parada para manutenção, o ganhador do prêmio principal da Lotomania 2910 também embolsou a bolada dos azarados
Ouro perde força nesta sexta-feira (10), mas acumula alta na semana; veja o que explica o vai e vem do metal
O bilionário Bill Ackman é o fundador da Pershing Square, gestora conhecida pelo perfil ativista e pelo foco em negócios grandes e previsíveis
“É uma anomalia. Talvez, o desafio desta geração seja descobrir como normalizar a política monetária no Brasil”, afirmou Galípolo, sobre o alto nível dos juros no Brasil
Objetivo da lei é possibilitar uma maneira mais acessível para que famílias possam se despedir de seus animais de estimação