🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

BC NA MIRA DO GOVERNO

Lula volta a soltar farpas contra Campos Neto e cita “nervosismo especulativo” com dólar

Presidente também chamou o líder do Banco Central de “adversário político”

Campos Neto e Lula
Lula destaca responsabilidade fiscal, mas mercado segue desconfiado - Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

Após o Copom interromper o ciclo de cortes da Selic, mantendo a taxa básica de juros em 10,5%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou farpas ao Banco Central (BC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (21), o petista voltou a criticar o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto. Em entrevista à Rádio Mirante News, do Maranhão, Lula disse que Campos Neto é seu “adversário político” e o associou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

"O presidente do Banco Central é um adversário político, ideológico e adversário do modelo de governança que nós fazemos. Ele foi indicado pelo governo anterior e faz questão de dar demonstração de que não está preocupado com a nossa governança", declarou Lula.

Ele relembrou que o mandato de Campos Neto se encerra em 2024 e que o governo poderá indicar um novo nome para o posto. "Nós estamos chegando no momento de trocar o presidente do Banco Central", destacou. "Eu acho que as coisas vão voltar à normalidade, porque o Brasil é um País de muita confiabilidade."

Logo após a decisão do Copom, na última quarta-feira (19), Lula lamentou a manutenção da taxa, em passagem pelo Nordeste. O presidente também acusou bancos privados de preferirem “ganhar dinheiro com a alta taxa de juros”, em vez de oferecerem crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presidente cita “nervosismo especulativo” com dólar

Além das críticas a Campos Neto, Lula citou ainda o que chamou de “nervosismo especulativo” em relação ao dólar, e que isso não afetará a economia brasileira. 

Leia Também

NÃO TEM MAIS VOLTA

Veja os números da Lotofácil da Independência 2026; rateio será conhecido em instantes

CHEGOU A HORA

Assista ao vivo ao sorteio da Lotofácil da Independência 2026

O presidente voltou a dizer que "os bancos não querem emprestar dinheiro" e que "querem especular e ganhar com a taxa de juros". “Nós estamos tranquilos, ou seja, esse nervosismo especulativo que está acontecendo não vai mexer com a economia brasileira", acrescentou.

Nas últimas semanas, o dólar vem registrando altas em meio às preocupações dos investidores com o cenário fiscal e as farpas de Lula direcionadas à política monetária do Banco Central.

Apesar das declarações de Luiz Inácio, o dólar encerrou a sessão desta sexta-feira em queda de 0,39%, cotada a R$ 5,441. O recuo acontece após a moeda americana ter atingido na véspera o maior valor em quase dois anos. No acumulado da semana, a alta foi de 1,1%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tela de smartphone exibindo CNH digital; imagem ilustra renovação automática da CNH, prazo extra para CNH vencida e mudanças previstas no novo Código de Trânsito regulamentadas pelo Contran. 15 de setembro de 2026 - 13:13
imóveis 15 de setembro de 2026 - 11:59
casamento donald trump jr putin presidentes 15 de setembro de 2026 - 11:13
savegnago supermercados (1) 15 de setembro de 2026 - 10:20
lotofácil da independência 15 de setembro de 2026 - 6:57
casas bahia biah3 leilão descontos liquidação 14 de setembro de 2026 - 14:55
furacão el niño 14 de setembro de 2026 - 14:06
melhores cidades da europa londres inglaterra turismo viagem viagens 14 de setembro de 2026 - 11:15

EL NIÑO

Calor extremo cria nova ameaça imobiliária em Londres

14 de setembro de 2026 - 11:15
Aplicativo de IA de internet de ícones de inteligência artificial, ChatGPT, da OpenAi 13 de setembro de 2026 - 18:03
Imagem feita com inteligência artificial. Notas de dinheiro e moedas e, ao fundo, prédios em São Paulo 13 de setembro de 2026 - 14:35
Chuva pode baratear preço da energia elétrica, mas cenário pode mudar até 2027 12 de setembro de 2026 - 10:30
Em um fundo que traz uma montagem com cédulas e gráficos, Roberto Padovani, economista-chefe do Banco BV, aparece do lado direito usando blazer azul e camisa branca. Do lado esquerdo, a pergunta: Por que os juros não caem? 11 de setembro de 2026 - 17:32
lotofácil da independência 11 de setembro de 2026 - 9:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar