Lançamentos 2024: Os carros elétricos e híbridos que chegam ao país neste ano
Com destaque para a BYD, as marcas chinesas chegam com força. Mas as montadoras tradicionais também pretendem avançar nesse mercado
Na segunda parte da série especial do Seu Dinheiro sobre os lançamentos no mercado brasileiro em 2024, chegou a vez dos carros elétricos e híbridos.
Com destaque para a BYD, as marcas chinesas chegam com força. Mas as montadoras tradicionais como Fiat e GM também pretendem avançar nesse mercado.
Destaque ainda para a Volvo, que promete trazer seus modelos elétricos com “preço chinês” ao país.
- LEIA TAMBÉM: Lançamentos de 2024: confira 6 modelos de SUVs “acessíveis” que chegam às lojas neste ano
Então confira a seguir os principais lançamentos de carros elétricos e híbridos para este ano:
Fiat Pulse e Fastback híbridos
Os dois SUVs da Fiat vão estrear no segundo semestre os motores híbridos-flex leves, ou sistema Bio-Hybrid, conjunto que já atende às novas normas de emissões Proconve P8, que entram em vigor a partir de 2025.
Este será o primeiro passo do grupo Stellantis na eletrificação nacional, que avançará para níveis mais elevados. Os motores a combustão serão os atuais 1.0 e 1.3 turbo, que vão operar com o sistema elétrico.
Leia Também
Com essa tecnologia chamada de MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), um motor elétrico alimentado por uma bateria de pequena capacidade auxilia o motor flex em situações como partida, acionamento de sistemas elétricos e em acelerações.
Além da redução de consumo de combustível e emissões, o veículo ganha em desempenho.
BYD Song Pro
Antes de iniciar a produção do híbrido plug-in Song Plus em Camaçari (BA), a BYD vai importar em 2024 a versão Pro do Song, que aqui no Brasil será a opção de entrada do SUV chinês.
Com design atualizado e menos cupê, ele é um pouco maior em comprimento, mas tem entre-eixos 5 cm menor.
Conjunto mecânico e elétrico terão menos potência e a bateria, menor alcance. Ao ter a produção do híbrido nacionalizada, o Song Plus receberá o estilo atualizado, além de opções mais potentes de motor e baterias de maior capacidade.
GWM H6 nacionalizados
A retomada do imposto de importação para eletrificados fez a GWM direcionar seus esforços inicialmente aos SUVs híbridos que já traz da China e são sucesso de vendas.
A linha de produção da fábrica em Iracemápolis (SP) começa a ser adaptada para receber a família Haval H6, para que consiga manter sua estratégia agressiva de preços.
Em princípio, os modelos nacionais seriam montados em regime CKD (quase todos os componentes vindos da China e apenas montados aqui), sem grandes mudanças em relação aos atuais modelos Haval H6 (HEV, PHEV e GT) importados.
Honda CR-V Hybrid

Com a nova geração do SUV grande, a Honda completa o portfólio prometido em 2022 para o Brasil e com mais um modelo híbrido, além de Civic e Accord.
Para ser seu novo topo de linha, o CR-V deve desembarcar nos três primeiros meses do ano no país, vindo do México.
O conjunto motriz é o mesmo e:HEV de 2 litros aspirado de 147 cv que atua em velocidades mais altas. A partir da transmissão e-CVT, funcionam dois motores elétricos, um como gerador e outro para tração com 184 cv. O sistema é híbrido autorrecarregável.
Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid mais potentes
Antes mesmo do início da produção do Yaris Cross, é possível que Corolla Cross e o sedã Corolla recebam atualizações em seu motor 1.8 junto a uma nova geração do sistema híbrido autorrecarregável, com baterias mais eficientes, o que elevará a potência do SUV e sedã eletrificados.
JAC QX PHEV

Apresentado ano passado na China, o QX é o primeiro veículo híbrido plug-in da JAC e será vendido no Brasil este ano. O motor a gasolina é o 1.5 de 110 cv, curiosamente fornecido pela BYD.
Junto com o propulsor elétrico, a autonomia combinada chega a cerca de 1.000 km. Apenas no modo elétrico, segundo a JAC, o SUV roda 110 km. Em porte, aqui no Brasil vai brigar com o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, ambos híbridos plug-in.
JAC Yiwei 3

Há mais tempo no mercado com proposta de eletrificação do portfólio, a JAC quer medir forças com as conterrâneas BYD e GWM.
Aguardado para o primeiro semestre, o Yiwei 3 (ou JAC EV3) é a resposta a Dolphin e Ora 03. Acima do subcompacto EJS-1, o novo compacto elétrico da JAC se destaca pelos faróis e lanternas arredondados, capô arqueado e maçanetas embutidas.
Entre os diferenciais, autonomia superior aos rivais (cerca de 500 km) e ampla tela multimídia de 15,6”. As novas baterias de sódio prometem maior eficiência com custo de produção menor.
BYD Seagull (ou Dolphin Mini)

A próxima cartada da chinesa BYD já foi anunciada: a marca que faz sucesso com o 100% elétrico Dolphin, vai trazer ainda no primeiro trimestre o Seagull ou Dolphin Mini, como deve ser chamado o seu elétrico de entrada.
Embora seja importado e tenha em seu custo o imposto de importação, a BYD deve vir com uma estratégia agressiva de preços.
Com 3,78 m de comprimento, ou 20 cm menor que o Dolphin, o Seagull é um subcompacto urbano. O motor elétrico entrega 74 cv de potência e bateria com capacidade um pouco menor do que a do Dolphin, capaz de levá-lo a cerca de 300 km de autonomia.
Conforme sua recepção, o Dolphin Mini também poderá ter produção na Bahia, junto com o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus.
Chevrolet Blazer EV

Anunciado oficialmente pela GM no ano passado, o Blazer EV é esperado para o Brasil em meados de 2024 e pode atrasar. Isso porque as vendas foram suspensas nos EUA por um problema no software que afeta sistemas elétricos e chegou a causar pane em algumas unidades naquele país.
O SUV elétrico, produzido no México, utiliza a plataforma modular Ultium, que permite diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química mais avançada, segundo a marca.
O atual Blazer em nada lembra o utilitário vendido no Brasil entre 1996 e 2011. O SUV elétrico exibe design moderno e pode ter motor que supera os 500 cv e autonomia acima de 400 km.
Chevrolet Equinox EV
Outro elétrico aguardado para 2024, o novo SUV chega depois do Blazer EV e também em nada lembra o atual Equinox à venda por aqui. Dotado da plataforma Ultium, o SUV será produzido no México, após atrasos em seu cronograma.
Maior que o Blazer, deverá chegar ao Brasil na versão de entrada, 4x2, com motor de 213 cv de potência e autonomia de 330 km. De acordo com a própria GM, o Equinox EV virá ocupar o posto de mais acessível desta nova família de elétricos da marca no Brasil.
- LEIA TAMBÉM: Renegade: SUV amado e odiado chega a quase 500 mil unidades vendidas colecionando polêmicas
Kia EV9

A importadora que representa a marca sul-coreana no Brasil já anunciou a chegada do SUV elétrico para o primeiro semestre de 2024.
Com design ousado e futurista, 5 metros de comprimento e espaço para 7 ocupantes, o EV9 vem equipado com motor elétrico que conforme a versão pode render de 204 a 384 cv de potência. Mas a Kia ainda não anunciou qual modelo trará.
Por dentro, o painel de instrumentos se junta numa peça só com o imenso multimídia, enquanto câmeras atuam nos espelhos retrovisores. A disposição dos assentos é modular: é possível montar três fileiras com 2 poltronas ou ainda girar os bancos da segunda fileira e formar uma espécie de sala de estar.
Volvo EX30

O SUV elétrico da marca sueca representará um novo capítulo de sua história desde quando eletrificou seu portfólio. E também vai revolucionar os elétricos no país por sua proposta ousada.
Com o EX30, a pretensão é dobrar as vendas no Brasil – dos atuais 7.500 para 15 mil unidades ao ano. Para isso, seu SUV de entrada ou “baixo custo”, já em pré-venda, vai custar perto de R$ 240 mil (considerando o repasse do imposto de importação), com chegada prevista em maio.
O preço é praticamente chinês, de onde sai a produção — afinal a marca sueca pertence à Geely. Com porte de SUV compacto, o EX30 terá bateria de 51 ou 69 kWh para o mesmo motor de 276 cv. O que muda é a autonomia: 240 km ou 330 km conforme a capacidade da bateria.
Volvo EX90
Diferentemente do EX30, o EX90 representa o que há de mais moderno na marca sueca em eletrificação. Aliás, essa é uma evolução do XC90, agora sobre nova plataforma e tecnologias avançadas de direção, conectividade e segurança.
Com previsão de estrear no Brasil no segundo semestre, o SUV de 7 lugares conta, na versão topo de linha, com dois motores com potência combinada de 517 cv, enquanto a bateria de 111 kWh tem estimativa de lhe dar alcance de 420 km.
A DINHEIRISTA - FUI AMANTE DE UM HOMEM RICO E ELE MORREU. NÃO TEMOS FILHOS. TENHO DIREITOS, DINHEIRISTA?
Governo estabelece valor do salário mínimo que deve ser pago a partir de 1º de janeiro; veja em quanto ficou
A correção foi de 6,79%, acima da inflação, mas um pouco abaixo do reajuste do ano anterior
Caso Master: Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central vão depor frente a frente no STF
O objetivo é esclarecer as diferentes versões dos envolvidos na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB
Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste
Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental
ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas
A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR
Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem
Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace
Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha
Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal
Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário
Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores
Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026
Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano
Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde
Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho
Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial
Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara
Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada
Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro
Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco
Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo
“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE
Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais
Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez
Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada
Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja
Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial
Último sorteio da Mega-Sena: R$ 62 milhões vão a jogo hoje no concurso 2.954. Depois, só a Mega da Virada
O concurso 2.954 da Mega-Sena sorteia na noite deste sábado (20) prêmio estimado de R$ 62 milhões. A partir de amanhã as apostas se concentram na Mega da Virada
Com R$ 1,82 trilhão só para pagar juros da dívida e R$ 61 bilhões para emendas, veja os detalhes do Orçamento para 2026
Texto aprovado pelo Congresso prevê despesas de R$ 6,5 trilhões, meta de superávit e destina quase um terço do orçamento fiscal ao pagamento de juros da dívida pública
Silvio Santos vira nome de rodovia em São Paulo — e o trecho escolhido não foi por acaso
Lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas rebatiza trecho da Rodovia Anhanguera, entre São Paulo e Jundiaí, em homenagem ao comunicador e empresário
Banco Central se precipitou com a liquidação do Banco Master? TCU dá 72 horas para o regulador se explicar
O Tribunal de Contas da União requer esclarecimentos do Banco Central sobre a decisão de liquidar o Banco Master; entenda
Inflação da ceia de Natal 2025 surpreende e reforça a importância de pesquisar preços
Estudo da FGV aponta variação quase nula nos itens natalinos em 12 meses; alimentos básicos recuam, proteínas seguem em alta e presentes voltam a encarecer após dois anos de alívio