🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Lucia Camargo Nunes

AUTOMÓVEIS

Lançamentos 2024: Os carros elétricos e híbridos que chegam ao país neste ano

Com destaque para a BYD, as marcas chinesas chegam com força. Mas as montadoras tradicionais também pretendem avançar nesse mercado

Lucia Camargo Nunes
15 de janeiro de 2024
10:03 - atualizado às 9:06
Kia EV9
Kia EV9 - Imagem: Kia

Na segunda parte da série especial do Seu Dinheiro sobre os lançamentos no mercado brasileiro em 2024, chegou a vez dos carros elétricos e híbridos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com destaque para a BYD, as marcas chinesas chegam com força. Mas as montadoras tradicionais como Fiat e GM também pretendem avançar nesse mercado.

Destaque ainda para a Volvo, que promete trazer seus modelos elétricos com “preço chinês” ao país.

Então confira a seguir os principais lançamentos de carros elétricos e híbridos para este ano:

Fiat Pulse e Fastback híbridos

Os dois SUVs da Fiat vão estrear no segundo semestre os motores híbridos-flex leves, ou sistema Bio-Hybrid, conjunto que já atende às novas normas de emissões Proconve P8, que entram em vigor a partir de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este será o primeiro passo do grupo Stellantis na eletrificação nacional, que avançará para níveis mais elevados. Os motores a combustão serão os atuais 1.0 e 1.3 turbo, que vão operar com o sistema elétrico.

Leia Também

Com essa tecnologia chamada de MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), um motor elétrico alimentado por uma bateria de pequena capacidade auxilia o motor flex em situações como partida, acionamento de sistemas elétricos e em acelerações.

Além da redução de consumo de combustível e emissões, o veículo ganha em desempenho.

BYD Song Pro

Antes de iniciar a produção do híbrido plug-in Song Plus em Camaçari (BA), a BYD vai importar em 2024 a versão Pro do Song, que aqui no Brasil será a opção de entrada do SUV chinês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com design atualizado e menos cupê, ele é um pouco maior em comprimento, mas tem entre-eixos 5 cm menor.

Conjunto mecânico e elétrico terão menos potência e a bateria, menor alcance. Ao ter a produção do híbrido nacionalizada, o Song Plus receberá o estilo atualizado, além de opções mais potentes de motor e baterias de maior capacidade.

GWM H6 nacionalizados

A retomada do imposto de importação para eletrificados fez a GWM direcionar seus esforços inicialmente aos SUVs híbridos que já traz da China e são sucesso de vendas.

A linha de produção da fábrica em Iracemápolis (SP) começa a ser adaptada para receber a família Haval H6, para que consiga manter sua estratégia agressiva de preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em princípio, os modelos nacionais seriam montados em regime CKD (quase todos os componentes vindos da China e apenas montados aqui), sem grandes mudanças em relação aos atuais modelos Haval H6 (HEV, PHEV e GT) importados.

Honda CR-V Hybrid

Honda CR-V Hybrid
Honda CR-V Hybrid

Com a nova geração do SUV grande, a Honda completa o portfólio prometido em 2022 para o Brasil e com mais um modelo híbrido, além de Civic e Accord.

Para ser seu novo topo de linha, o CR-V deve desembarcar nos três primeiros meses do ano no país, vindo do México.

O conjunto motriz é o mesmo e:HEV de 2 litros aspirado de 147 cv que atua em velocidades mais altas. A partir da transmissão e-CVT, funcionam dois motores elétricos, um como gerador e outro para tração com 184 cv. O sistema é híbrido autorrecarregável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid mais potentes

Antes mesmo do início da produção do Yaris Cross, é possível que Corolla Cross e o sedã Corolla recebam atualizações em seu motor 1.8 junto a uma nova geração do sistema híbrido autorrecarregável, com baterias mais eficientes, o que elevará a potência do SUV e sedã eletrificados.

JAC QX PHEV

JAC QX
JAC QX

Apresentado ano passado na China, o QX é o primeiro veículo híbrido plug-in da JAC e será vendido no Brasil este ano. O motor a gasolina é o 1.5 de 110 cv, curiosamente fornecido pela BYD.

Junto com o propulsor elétrico, a autonomia combinada chega a cerca de 1.000 km. Apenas no modo elétrico, segundo a JAC, o SUV roda 110 km. Em porte, aqui no Brasil vai brigar com o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, ambos híbridos plug-in.

JAC Yiwei 3

JAC Yiwei 3
JAC Yiwei 3

Há mais tempo no mercado com proposta de eletrificação do portfólio, a JAC quer medir forças com as conterrâneas BYD e GWM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aguardado para o primeiro semestre, o Yiwei 3 (ou JAC EV3) é a resposta a Dolphin e Ora 03. Acima do subcompacto EJS-1, o novo compacto elétrico da JAC se destaca pelos faróis e lanternas arredondados, capô arqueado e maçanetas embutidas.

Entre os diferenciais, autonomia superior aos rivais (cerca de 500 km) e ampla tela multimídia de 15,6”. As novas baterias de sódio prometem maior eficiência com custo de produção menor.

BYD Seagull (ou Dolphin Mini)

BYD Seagull
BYD Seagull

A próxima cartada da chinesa BYD já foi anunciada: a marca que faz sucesso com o 100% elétrico Dolphin, vai trazer ainda no primeiro trimestre o Seagull ou Dolphin Mini, como deve ser chamado o seu elétrico de entrada.

Embora seja importado e tenha em seu custo o imposto de importação, a BYD deve vir com uma estratégia agressiva de preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 3,78 m de comprimento, ou 20 cm menor que o Dolphin, o Seagull é um subcompacto urbano. O motor elétrico entrega 74 cv de potência e bateria com capacidade um pouco menor do que a do Dolphin, capaz de levá-lo a cerca de 300 km de autonomia.

Conforme sua recepção, o Dolphin Mini também poderá ter produção na Bahia, junto com o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus.

Chevrolet Blazer EV

Chevrolet Blazer
Chevrolet Blazer

Anunciado oficialmente pela GM no ano passado, o Blazer EV é esperado para o Brasil em meados de 2024 e pode atrasar. Isso porque as vendas foram suspensas nos EUA por um problema no software que afeta sistemas elétricos e chegou a causar pane em algumas unidades naquele país.

O SUV elétrico, produzido no México, utiliza a plataforma modular Ultium, que permite diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química mais avançada, segundo a marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O atual Blazer em nada lembra o utilitário vendido no Brasil entre 1996 e 2011. O SUV elétrico exibe design moderno e pode ter motor que supera os 500 cv e autonomia acima de 400 km.

Chevrolet Equinox EV

Outro elétrico aguardado para 2024, o novo SUV chega depois do Blazer EV e também em nada lembra o atual Equinox à venda por aqui. Dotado da plataforma Ultium, o SUV será produzido no México, após atrasos em seu cronograma.

Maior que o Blazer, deverá chegar ao Brasil na versão de entrada, 4x2, com motor de 213 cv de potência e autonomia de 330 km. De acordo com a própria GM, o Equinox EV virá ocupar o posto de mais acessível desta nova família de elétricos da marca no Brasil.

Kia EV9

Kia EV9
Kia EV9

A importadora que representa a marca sul-coreana no Brasil já anunciou a chegada do SUV elétrico para o primeiro semestre de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com design ousado e futurista, 5 metros de comprimento e espaço para 7 ocupantes, o EV9 vem equipado com motor elétrico que conforme a versão pode render de 204 a 384 cv de potência. Mas a Kia ainda não anunciou qual modelo trará.

Por dentro, o painel de instrumentos se junta numa peça só com o imenso multimídia, enquanto câmeras atuam nos espelhos retrovisores. A disposição dos assentos é modular: é possível montar três fileiras com 2 poltronas ou ainda girar os bancos da segunda fileira e formar uma espécie de sala de estar.

Volvo EX30

Volvo EX30
Volvo EX30

O SUV elétrico da marca sueca representará um novo capítulo de sua história desde quando eletrificou seu portfólio. E também vai revolucionar os elétricos no país por sua proposta ousada.

Com o EX30, a pretensão é dobrar as vendas no Brasil – dos atuais 7.500 para 15 mil unidades ao ano. Para isso, seu SUV de entrada ou “baixo custo”, já em pré-venda, vai custar perto de R$ 240 mil (considerando o repasse do imposto de importação), com chegada prevista em maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O preço é praticamente chinês, de onde sai a produção — afinal a marca sueca pertence à Geely. Com porte de SUV compacto, o EX30 terá bateria de 51 ou 69 kWh para o mesmo motor de 276 cv. O que muda é a autonomia: 240 km ou 330 km conforme a capacidade da bateria.

Volvo EX90

Diferentemente do EX30, o EX90 representa o que há de mais moderno na marca sueca em eletrificação. Aliás, essa é uma evolução do XC90, agora sobre nova plataforma e tecnologias avançadas de direção, conectividade e segurança.

Com previsão de estrear no Brasil no segundo semestre, o SUV de 7 lugares conta, na versão topo de linha, com dois motores com potência combinada de 517 cv, enquanto a bateria de 111 kWh tem estimativa de lhe dar alcance de 420 km.

A DINHEIRISTA - FUI AMANTE DE UM HOMEM RICO E ELE MORREU. NÃO TEMOS FILHOS. TENHO DIREITOS, DINHEIRISTA?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CINEMA

Zootopia 2: Animação da Disney supera bilheteria de Divertida Mente 2, mas não alcança produção chinesa (ainda)

19 de janeiro de 2026 - 14:11

Continuação de Zootopia arrecadou US$ 1,7 bilhão enquanto animação chinesa lucrou US$ 2,25 bilhões

ESG

Cortes de geração, dificuldades de conexão e alta do dólar: mercado de energia solar cai 29% no Brasil 

19 de janeiro de 2026 - 13:20

A potência adicionada no País, que considera tanto as grandes usinas quanto os sistemas de pequeno porte instalados em telhados e terrenos, somou 10,6 gigawatts (GW) no ano passado

FGC

Banco Master: FGC começa a pagar credores; veja como evitar golpes

19 de janeiro de 2026 - 10:24

Quase dois meses depois da liquidação extrajudicial do Banco Master, R$ 40,6 bilhões começam a ser distribuídos pelo FGC

POLUIÇÃO SONORA

Cidade brasileira está entre as mais barulhentas do mundo, mas há outras piores; confira ranking

19 de janeiro de 2026 - 7:05

Spoiler: o lugar mais barulhento do mundo não é Nova Iorque nem Tóquio.

COMEÇA HOJE

Caixa inicia hoje o pagamento do Bolsa Família de janeiro; confira o calendário completo

19 de janeiro de 2026 - 5:41

Os repasses seguem um cronograma escalonado de acordo com o dígito final do NIS; o valor mínimo é de R$ 600, com acréscimos para famílias com crianças, gestantes e adolescentes

ASSINATURA

Ganhos para indústria e suco de laranja, cooperação tecnológica e criação de empregos: quais os impactos do acordo UE-Mercosul

18 de janeiro de 2026 - 16:27

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou um levantamento que aponta que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), quando entrar em vigor, vai aumentar de 8% para 36% o acesso brasileiro ao mercado de importações mundiais de bens. Isso porque a União Europeia, sozinha, respondeu por 28% do comércio global em 2024. […]

ALGO NÃO CHEIRA BEM

Delegados da PF estão ‘perplexos’ e apontam cenário ‘atípico’ em inquérito do STF sobre Master

18 de janeiro de 2026 - 14:14

Em nota divulgada neste sábado (17), a classe reage ao cenário “manifestamente atípico” na investigação, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o grupo, tal contexto causa “legítima perplexidade institucional”

ENVOLVIMENTO PESSOAL

Caso Master: Transparência Internacional diz que PGR deveria pedir impedimento de Toffoli

18 de janeiro de 2026 - 13:07

O cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro é o dono dos fundos de investimento que compraram parte da participação dos irmãos de Toffoli no resort Tayayá, no interior do Paraná

FLORESTA NO DESERTO?

A Grande Muralha Verde: China planta floresta em um dos desertos mais inóspitos do planeta

18 de janeiro de 2026 - 12:12

China combate a desertificação do Deserto de Taklamakan com uma mistura improvável de árvores, ciência e megaprojetos de energia solar

COMPRA DA ILHA

Tarifaço pela Groenlândia: Trump anuncia tarifas de 25% para oito países europeus

18 de janeiro de 2026 - 11:02

O presidente norte-americano tem dito repetidamente que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA devido à sua localização estratégica e aos grandes depósitos minerais, e não descartou o uso da força para tomá-la

MERCADO DE TRABALHO

Quando o anúncio de uma vaga de trabalho é uma roubada? Esses sinais servem de alerta

18 de janeiro de 2026 - 10:15

Antes de se inscrever para centenas de processos seletivos, conheça quais pontos de atenção que podem evitar problemas no futuro

OS DESTAQUES DA SEMANA

Vamos (VAMO3) lidera os ganhos do Ibovespa, enquanto Hapvida (HAPV3) é a ação com pior desempenho; veja os destaques da semana

17 de janeiro de 2026 - 17:23

Os investidores acompanharam os novos desdobramentos do caso Master, as atualizações da corrida eleitoral e as publicações de indicadores econômicos

O SOM DO SILÊNCIO

Silêncio! O show está prestes a começar: Cidade do interior de São Paulo é a mais silenciosa do Brasil

17 de janeiro de 2026 - 16:02

Município com pouco menos de 15 mil habitantes segue à risca o limite de 55 decibéis, estabelecido por lei

26 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial sem a presença de Lula; entenda o que falta para o tratado valer na prática

17 de janeiro de 2026 - 12:04

A assinatura, no entanto, não faz o acordo valer imediatamente. Após o evento, o texto será submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país do Mercosul

DINHEIRO DE VOLTA

FGC vai começar a pagar CDBs do Master na próxima semana; veja como solicitar os valores e evitar golpes

17 de janeiro de 2026 - 11:12

Para fugir de criminosos, o FGC alerta que não solicita o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores

LOTERIAS

Máquina de milionários emperrada? Mega-Sena 2960 acumula e prêmio sobe para R$ 41 milhões; confira os sorteios do fim de semana

17 de janeiro de 2026 - 10:03

Enquanto os apostadores se preparam para o sorteio da Mega-Sena, outras quatro loterias também voltam a correr neste sábado

ENTRE POLÊMICAS, RUMORES E INVESTIGAÇÕES

Caso Master: o mapa das conexões entre Nelson Tanure e o banco de Daniel Vorcaro — e o que o empresário nega

16 de janeiro de 2026 - 12:50

Entenda os pontos sob investigação e o que o empresário diz sobre sua relação com o banco

SURPRESA

IBC-Br: Prévia do PIB brasileiro interrompe queda e sobe 0,70% em novembro, acima da expectativa

16 de janeiro de 2026 - 10:19

O indicador da atividade industrial foi um dos que registrou as maiores altas; veja como a divulgação movimenta o mercado hoje

CIÊNCIA

O “sol artificial” da China ajuda a responder uma antiga questão: afinal, entre fusão e fissão nuclear, qual é mais segura?

16 de janeiro de 2026 - 9:49

Entenda como a China está mudando a percepção sobre energia nuclear e explorando novas tecnologias com seu ‘sol artificial’

ONDA DE CALOR

Para fugir do calor: Esses destinos de viagem proporcionam um clima mais ameno, mesmo durante o verão, sem precisar sair do Brasil

16 de janeiro de 2026 - 9:15

Confira os 6 melhores locais para se refugiar das altas temperaturas da estação mais quente do ano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar