🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

NOVA FRONTEIRA DA TECNOLOGIA

Brasil pode se tornar país chave para o desenvolvimento da Inteligência Artificial em um futuro sustentável, diz Itaú BBA — mas encontra 5 problemas no caminho

Brasil tende a se destacar mais no ramo de data centers, onde são armazenadas as informações que darão base aos LLM, como o ChatGPT

Renan Sousa
Renan Sousa
16 de julho de 2024
19:04 - atualizado às 16:07
Nvidia (BDR: NVDC34 / Nasdaq: NVDA), a ação queridinha no setor de inteligência artificial
Nvidia (BDR: NVDC34 / Nasdaq: NVDA), a ação queridinha no setor de inteligência artificial - Imagem: Montagem Seu Dinheiro / Inteligência Artificial Leonardo.Ia

Não é novidade que o ramo de inteligência artificial (IA) é a joia da coroa do ramo de tecnologia dos tempos atuais. Praticamente o mundo inteiro tem voltado suas atenções para esse setor, que vem se apresentando como o pedaço mais nobre da carne dos investimentos.

Como de costume, o Brasil não poderia ficar de fora desse “churrasco” internacional — mas, segundo um relatório do Itaú BBA, o país não deve ficar com a parte mais macia desse filé. 

Recapitulando rapidamente, inteligência artificial é um ramo vasto, que vai desde o treinamento de  modelos de linguagem (LLM, no jargão), até o desenvolvimento de computadores e infraestrutura para comportar os novos softwares (programas) e locais de armazenamento dessas informações.

Dentro desse contexto, o Brasil tende a se destacar mais no ramo de data centers, onde são armazenadas as informações que darão base aos LLM, como o ChatGPT e o Gemini, por exemplo. 

É verdade que virar um grande repositório de dados usados para IAs generativas pode não parecer um benefício à primeira vista. No entanto, o Brasil pode ser escolhido como o destino preferido das empresas do setor pela sua variedade na sua matriz energética.

  • LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

Inteligência artificial e geração verde de energia

Diversas empresas que estão desenvolvendo seus modelos de IAs, como a Alphabet, dona do Google, a Microsoft e a Amazon, encontraram uma pedra no caminho. Isso porque as estimativas apontam que a demanda global IA deva demandar um total de 12 terawatts-hora (TWh) até 2028. 

Leia Também

E essa pedra é o crescimento da emissão de gases de efeito estufa, que vão na contramão das metas de zerar ou reduzir tais emissões, dentro de um contexto de economia sustentável. 

A maior parte dos data centers dessas empresas está em países da Ásia e do Pacífico, onde a espinha dorsal da produção de energia é o carvão ou o petróleo. Assim, manter o armazenamento de dados nessas regiões é altamente poluente.

E é aí que entra o Brasil. De acordo com o Itaú BBA, o país tem uma matriz energética já com grande participação de energias renováveis.

Em números: o Brasil nessa corrida

Cerca de 89% do suprimento energético brasileiro vem de fontes do gênero e ainda há espaço para que aumente ainda mais esse percentual. 

Quando comparado com a matriz energética de outros países do G20, o Brasil se torna um player ainda mais relevante, tendo a segunda menor quantidade de emissão equivalente por unidade de energia de gases de efeito estufa (33,34 kgCO2/GJ). 

Esse número é bem abaixo de outros mercados emergentes, como:

  • Argentina (52,75 kgCO2/GJ);
  • México (57,98 kgCO2/GJ);
  • China (66,19 kgCO2/GJ);
  • Índia (71,23 kgCO2/GJ);
  • e África do Sul (87,23 kgCO2/GJ).

“Desde a sua criação, a capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional (SIN) é composta principalmente por usinas hidrelétricas distribuídas por bacias hidrográficas em diferentes regiões do país. Nos últimos anos, a instalação de parques eólicas e solares, principalmente na região Nordeste, vem apresentando forte crescimento, tornando-se agora um elemento chave na matriz energética”, destaca o relatório. 

Inteligência artificial: pode vir que o Brasil tem vento

Considerando os dados disponíveis atualmente, o Brasil possui mais de 179 mil quilômetros  de linhas de transmissão em operação. Esse total deve chegar a pouco mais de 220 mil quilômetros até o final de 2032. 

Com isso, o país amplia ainda mais sua capacidade instalada de energia renovável, ao mesmo tempo em que visa uma operação otimizada da rede elétrica.

Um dos destaques do relatório do Itaú é a força dos ventos brasileiros, e o país vem aumentando cada vez mais o seu parque eólico.

As instalações, inclusive, têm batido recordes um atrás do outro durante a “safra de ventos” (período de junho ao final do ano), chegando a ponto de abastecer toda a região Nordeste por um dia inteiro e cerca de 20% do país como um todo.

O desenvolvimento da energia eólica no Brasil já acumula investimentos superiores a US$ 42 bilhões nos últimos 11 anos. Sendo um dos países que mais investem em energia eólica no mundo, o Brasil foi classificado como potência eólica e já ocupa a sexta posição no Ranking de Capacidade Instalada da GWEC, o Conselho Global de Energia Eólica.

E os riscos a seguir 

Nem tudo serão flores para o mercado brasileiro, e os analistas do Itaú BBA enxergam isso. 

No relatório, são destacados cinco pontos de atenção para o investidor que quer aproveitar um ramo que deve crescer exponencialmente nos próximos anos. E são eles:

  • Complexidade da regulação tributária: os data centers estão expostos a diversos impostos sobre suas operações, tanto em níveis municipais quanto federais. Além disso, a construção de data centers também deve enfrentar uma grande carga tributária. Com as discussões em torno da reforma tributária ainda acontecendo, poderia haver uma melhora nessa frente;
  • Revogação dos compromissos de neutralidade de carbono das grandes empresas de tecnologia: a principal razão pela qual essas companhias se tornaram as maiores compradoras de energias renováveis é o compromisso de alcançar emissões líquidas zero de carbono nesta década. Se esses objetivos começarem a parecer muito distantes ou custosos no curto e médio prazo, essas empresas podem abandonar a estratégia; 
  • Avanços tecnológicos: o ritmo de mudança na indústria de semicondutores tem sido impressionante, e não se pode descartar os avanços que podem mudar a relação entre oferta e demanda global no ramo da computação. Essas novidades podem influenciar na demanda por energia, tanto para mais — quando, em algumas previsões, para menos;
  • Gargalos de infraestrutura: assim como a demanda por energia deve crescer, a infraestrutura para comportar todo o mercado de IA também precisa acompanhar esse ritmo;
  • Marco legal: por último, os analistas enxergam com preocupação os impactos do projeto de lei (PL) 2338/2023, que visa criar o marco regulatório para a IA no Brasil. Na visão dos especialistas, o marco legal proposto parece muito mais restritivo em comparação com outros países e estabelece uma nova agência pública para governar o setor. Essa decisão vai na direção errada na percepção dos agentes do setor e deve continuar sendo observada por aqueles que querem investir nesse segmento. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços, PIB, inflação e emprego estão no radar em semana cheia no Brasil e no exterior

28 de abril de 2025 - 7:03

Semana traz IGP-M, payroll, PIB norte-americano e Zona do Euro, além dos últimos balanços antes das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos de maio

CALENDÁRIO ECONÔMICO

Agenda intensa: semana tem balanços de gigantes, indicadores quentes e feriado

27 de abril de 2025 - 17:12

Agenda da semana tem Gerdau, Santander e outras gigantes abrindo temporada de balanços e dados do IGP-M no Brasil e do PIB nos EUA

LIDERANÇA BRASILEIRA

Primeiro ETF de XRP do mundo estreia na B3  — marco reforça protagonismo do Brasil no mercado de criptomoedas

25 de abril de 2025 - 17:10

Projeto da Hashdex com administração da Genial Investimentos estreia nesta sexta-feira (25) na bolsa de valores brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale

25 de abril de 2025 - 8:23

Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar

24 de abril de 2025 - 8:11

China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam

BONS VENTOS A CAMINHO?

Desempenho acima do esperado do Nubank (ROXO34) não justifica a compra da ação agora, diz Itaú BBA

23 de abril de 2025 - 19:15

Enquanto outras empresas de tecnologia, como Apple e Google, estão vendo seus papéis passarem por forte desvalorização, o banco digital vai na direção oposta, mas momento da compra ainda não chegou, segundo analistas

ROBÔS NO COMANDO?

B3 adota agentes autônomos de IA para automatizar tarefas do dia a dia e ganhar em eficiência; entenda

23 de abril de 2025 - 17:30

Dona da bolsa adotará IA a partir de 2025 para otimizar processos e aumentar a eficiência do mercado financeiro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia

23 de abril de 2025 - 8:06

Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell

CRIPTO PRA VOCÊ

Solana (SOL) no Itaú: banco expande sua oferta de criptomoedas e adiciona 3 novos tokens no app

22 de abril de 2025 - 18:15

Além do bitcoin (BTC) e do ethereum (ETH), disponíveis desde 2024, Itaú adiciona XRP, solana (SOL) e USDC ao seu catálogo de investimentos

SELIC VS DÓLAR

Banco Central acionou juros para defender o real — Galípolo detalha estratégia monetária brasileira em meio à guerra comercial global

22 de abril de 2025 - 15:50

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Gabriel Galípolo detalhou a estratégia monetária do Banco Central e sua visão sobre os rumos da guerra comercial

DEMANDA CRESCENTE

Mercado valoriza empresas de energia renovável em quase 20% a mais que as de fontes fósseis, diz PwC

22 de abril de 2025 - 13:57

Estudo global analisou mais de 3 mil empresas e revela que fontes limpas são vistas como mais lucrativas e estáveis pelo mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Orgulho e preconceito na bolsa: Ibovespa volta do feriado após sangria em Wall Street com pressão de Trump sobre Powell

22 de abril de 2025 - 8:11

Investidores temem que ações de Trump resultem e interferência no trabalho do Fed, o banco central norte-americano

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: é dada a largada dos balanços do 1T25; CMN, IPCA-15, Livro Bege e FMI também agitam o mercado

21 de abril de 2025 - 8:15

Semana pós-feriadão traz agenda carregada, com direito a balanço da Vale (VALE3), prévia da inflação brasileira e reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)

SD Select

Nvidia cai mais de 6% com ‘bloqueio’ de Trump em vendas de chips para China e analista prefere ação de ‘concorrente’ para investir agora; entenda

21 de abril de 2025 - 8:00

Enquanto a Nvidia sofre com as sanções de Donald Trump, presidente americano, sobre a China, outra ação de inteligência artificial está se destacando positivamente

RUÍDOS NA IMAGEM

Inteligência artificial e Elon Musk podem manchar a imagem das empresas? Pesquisa revela os maiores riscos à reputação em 2025

19 de abril de 2025 - 16:42

A pesquisa Reputation Risk Index mostrou que os atuais riscos à reputação das empresas devem aumentar no decorrer deste ano

PERCEPÇÃO BRASILEIRA

Guerra comercial de Trump está prejudicando a economia do Brasil? Metade dos brasileiros acredita que sim, diz pesquisa

18 de abril de 2025 - 15:37

A pesquisa também identificou a percepção dos brasileiros sobre a atuação do governo dos Estados Unidos no geral, não apenas em relação às políticas comerciais

REFÚGIO COM ARTE E NATUREZA

Hotel de Minas Gerais é o único do Brasil na lista de melhores novos resorts de 2025; conheça e veja preços das diárias

18 de abril de 2025 - 14:41

Seleção da Travel + Leisure contempla 26 hotéis de alto padrão ao redor do mundo

ALÍVIO

Sobrevivendo a Trump: gestores estão mais otimistas com a Brasil e enxergam Ibovespa em 140 mil pontos no fim do ano

17 de abril de 2025 - 17:03

Em pesquisa realizada pelo BTG, gestores aparecem mais animados com o país, mesmo em cenário “perde-perde” com guerra comercial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar