Haddad ainda não jogou a toalha sobre a meta fiscal — pelo menos é o que dizem esses dois ministros
Os secretários-executivos do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e do Planejamento e Orçamento, Gustavo Guimarães, afirmam que o governo segue empenhado em entregar a meta fiscal

Dizem que brasileiro não desiste nunca — e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parece empenhado em comprovar isso. Mesmo com os incessantes questionamentos sobre a meta de déficit zero, o ministro ainda não jogou a toalha sobre o arcabouço fiscal.
Pelo menos foi o que disseram dois representantes do governo atual nesta quarta-feira (3), durante o Brazil Investment Forum, evento promovido pelo Bradesco BBI.
Os secretários-executivos do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e do Ministério do Planejamento e Orçamento, Gustavo Guimarães, reforçaram nesta tarde que o governo segue empenhado em entregar a meta.
“Vamos buscar atingir a meta, mas atingi-la ou não pode nos fugir do controle”, disse Durigan.
É importante ressaltar que o déficit zero é uma das metas necessárias para que o arcabouço fiscal fique de pé.
Segundo Guimarães, não existem discussões na mesa para mudar o arcabouço fiscal ou o limite de despesas estipulado pela regra. "Isso não está na mesa, o arcabouço foi construído agora e estamos trabalhando para fazer isso.”
Leia Também
Bicicletas elétricas e patinetes terão limite de velocidade em São Paulo; entenda as novas regras
96% da Lua vai desaparecer na madrugada e fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil; veja horários
O secretário destacou que a Fazenda pretende manter o “plano de voo” da política fiscal conforme o prometido. “A meta de zerar o déficit continua sendo o objetivo”, afirmou Guimarães. “Essa é a mensagem que precisa ficar, sobre o esforço feito para atingir a meta fiscal.”
Para Guimarães, a combinação do controle das contas públicas e de uma dívida pública mais sustentável é necessária para atrair investimentos para o país.
- [Evento online e 100% gratuito] Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg, Marcos Troyjo e outros grandes economistas e gestores debatem cenário macro e oportunidades de investimentos; saiba como participar
Meta fiscal e orçamento
Vale destacar que o mercado há muito especula sobre uma mudança na meta fiscal defendida por Haddad.
Relembrando, o primeiro passo do arcabouço é zerar o déficit em 2024, gerar superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e atingir um saldo positivo de 1% do PIB em 2026.
Parte das preocupações do mercado acompanha questionamentos da viabilidade da regra e temores de que o governo não conseguirá alcançar o déficit zero das contas primárias neste ano.
As dúvidas se intensificaram na semana passada, quando Haddad admitiu encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta de meta fiscal abaixo do superávit de 0,5% do PIB prometido para o ano que vem.
De acordo com Gustavo Guimarães, o Projeto de Lei e Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, que será encaminhado ao Congresso no dia 15, contará com elementos de revisão de gastos.
Segundo o secretário, a intenção desta revisão deve ficar mais clara no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que será enviado ao Legislativo até o final de agosto.
Mas Durigan afirma que o mercado não deve esperar por alterações na PLDO. “O presidente e o ministro Haddad têm dito isso. Aguardem previsibilidade.”
*Com informações de Broadcast.
PLANETA EM ALERTA
Oceanos batem recorde histórico de temperatura e assustam especialistas; e o pior ainda pode estar por vir
25 de agosto de 2026 - 10:50CINEMA BRASILEIRO
Oscar 2027: 15 filmes brasileiros disputam vaga para representar o Brasil; veja a lista e os trailers
25 de agosto de 2026 - 10:18RODADA BARULHENTA
Lotofácil 3770 premia aposta simples e 5 bolões com quase R$ 2 milhões cada; loterias terão duas sessões de sorteios hoje
25 de agosto de 2026 - 6:51É HOJE!
INSS e BPC/LOAS são pagos hoje; confira datas de agosto de 2026 e regras dos benefício
25 de agosto de 2026 - 5:08MORAR NA LUA?
Água na Lua: missão da China é adiada e disputa espacial ganha novo capítulo
24 de agosto de 2026 - 17:07NOVAS RELAÇÕES
Do chat ao altar: os casamentos entre humanos e inteligência artificial que já acontecem pelo mundo
24 de agosto de 2026 - 16:15AZEDOU?
Ração para pets ou sorvete? Como uma mudança de prioridade levou a dona da Häagen-Dazs a encerrar distribuição da marca no Brasil
24 de agosto de 2026 - 15:45HERANÇA DO PIX?
Galípolo acende alerta sobre crédito e prepara novas medidas do BC para conter endividamento das famílias
24 de agosto de 2026 - 14:58MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Simples Nacional muda regra e empresas terão de fazer adesão já em setembro; entenda
24 de agosto de 2026 - 14:06NO PÓDIO
‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’ continua escalando em bilheteria; Tom Holland terá o filme mais vendido da história?
24 de agosto de 2026 - 13:10ENXUGANDO AS DESPESAS
A conta de luz está pesando no bolso? Condomínios podem aliviar gastos com energia; veja como economizar
24 de agosto de 2026 - 12:31CARMA?
CEO que demitiu 900 funcionários por Zoom perde o comando da própria empresa
24 de agosto de 2026 - 12:30CASTELO DE STRANCALLY
Como é o castelo gótico comprado por Mark Zuckerberg para “ficar mais perto do trabalho”
24 de agosto de 2026 - 10:29DANÇA DAS CADEIRAS
Mega-Sena paga R$ 57 milhões em SC e +Milionária volta a oferecer o maior prêmio das loterias da Caixa
24 de agosto de 2026 - 6:44É HOJE!
IRPF 2026: Receita libera hoje consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda
24 de agosto de 2026 - 5:43ATENÇÃO, ESTUDANTES!
Pé-de-Meia volta a ser pago hoje; confira calendário, valores e quem tem direito em agosto de 2026
24 de agosto de 2026 - 5:06Conteúdo Empiricus
Enquanto o mês do ‘desgosto’ castiga o Ibovespa, traders se preparam para uma disputa milionária
23 de agosto de 2026 - 9:00TEMPESTADE À VISTA?
É hora de comprar ouro? Veja se dois bancões gringos acreditam que é hora de correr para a segurança
22 de agosto de 2026 - 16:02AS MAIS LIDAS
O impacto do Wellhub e Total Pass, a pechincha do Banco do Brasil (BBAS3), investimentos para renda passiva: o que chamou a atenção nesta semana
22 de agosto de 2026 - 14:00Conteúdo Empiricus