Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
O QUE ESPERAR DO CENÁRIO MACRO

“Campos Neto está certo”: André Esteves, do BTG Pactual, diz que mercado está mais pessimista com o fiscal do que fundamentos sugerem

Para o chairman do banco de investimentos, o mercado está "ressabiado" após a perda de credibilidade do governo quanto à questão fiscal

André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual, discursa na CEO Conference 2022
André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual, discursa na CEO Conference 2022 - Imagem: BTG Pactual/Divulgação

Às vésperas de mais uma decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), André Esteves, chairman e sócio sênior do BTG Pactual, afirmou que Roberto Campos Neto, presidente do BC, está correto a respeito da precificação exagerada do mercado sobre o atual cenário fiscal brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu acho que o presidente Roberto Campos está certo. O mercado brasileiro está mais pessimista do que os fundamentos sugerem. Teve uma perda de credibilidade e o mercado está meio ressabiado”, disse Esteves nesta segunda-feira (4) durante o AgroForum, evento para profissionais e investidores do agronegócio promovido pelo banco de investimentos.

Vale relembrar que a expectativa é que Campos Neto e os demais dirigentes do Copom elevem a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano na próxima quarta-feira (6). Além da provável aceleração no ritmo de aperto monetário de curto prazo, os juros futuros dispararam na semana passada em quase toda a curva.

As taxas registraram um alívio na sessão de hoje com a expectativa de que o governo irá anunciar um novo pacote de corte de gastos ainda na noite desta segunda-feira. Mas ainda exibem percentuais acima dos 13% nas pontas de médio e longo prazo.

“Todos nós reclamamos dos juros altos. Precisamos dar um passinho a mais e, como sociedade, temos que continuar ajudando a nossa classe política a entender que o equilíbrio fiscal leva a juros neutros mais baixos”, afirmou Esteves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump ou Harris: a eleição norte-americana em pauta

Antes da reunião de Campos Neto e os demais membros do Copom, o evento mais importante para a economia global nesta semana é a eleição dos Estados Unidos, marcada para a próxima terça-feira (5). Para Esteves, porém, o mercado tem uma visão “um pouco minimalista” sobre o pleito.

Leia Também

RENDA EXTRA

Sai Tim (TIMS3), entra Vale (VALE3): veja 5 ações para buscar dividendos em junho, segundo a Ágora

RECADOD URO

China sobe o tom e ameaça retaliação contra a Europa; tensão comercial entra em nova fase

“Se o Trump for eleito teremos tarifas, se a Kamala for eleita veremos o dólar mais fraco. Eu acho que vai muito além disso, as implicações são mais de médio e longo prazo do que essa visão curto-prazista”, afirmou ele.

Na visão do chairman do BTG Pactual, uma possível vitória de Harris continuaria guiando os Estados Unidos para políticas intervencionistas, mas com mais previsibilidade. Por outro lado, Esteves criticou a ausência de membros com experiência empresarial na equipe econômica.

“Do lado do Trump eu vejo uma coisa claramente negativa que é essa visão pessoal do Trump sobre tarifas muito ligada à China, mas que tem chance de desarranjar o mercado global. Por outro lado, tem uma equipe mais experiente”, argumentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Citados os prós e contras de ambos os lados, Esteves afirma que sua grande preocupação nos Estados Unidos atualmente é um denominador comum entre os dois candidatos: a ausência de discussão sobre o déficit norte-americano.

“É incrível que os EUA estejam em um all time high de déficit para tempos de paz e não se discute. Aqui no Brasil temos uma situação parecida, mas está todo dia no jornal, o déficit está na pauta.”

Apesar da preocupação com as contas públicas, Esteves destaca que a economia norte-americana está “dando show”. “O que mais influencia o dólar é o microeconômico, a pujança dos EUA tem sido tão grande que está atraindo dinheiro de todo lugar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Troféu da Copa do Mundo 2026 com estádio atrás - Imagem: Reprodução/Metlife Stadium 29 de maio de 2026 - 12:06
profissões mais bem pagas 29 de maio de 2026 - 11:51
carteira de trabalho clt SD 28 de maio de 2026 - 14:57
28 de maio de 2026 - 14:10
instagram meta m1ta34 (1) 28 de maio de 2026 - 13:35
Site da CVM 27 de maio de 2026 - 16:29
Cybertruck, utilitário da Tesla 27 de maio de 2026 - 15:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia